Boas...
Tenho andado a pensar nesta situação...
mas não sei o que dizer porque é terreno novo para mim, e quando não sei... faço o que diz no livro, que bate sempre certo...
Hoje encontrei no café um Amigo que foi campião Nacional Junior de MX e que esteve ligado ao MX Nacional e algumas provas de resistência... É daquelas pessoas que tem conhecimentos para dar e vender quando falamos de motas, porque sempre foi ele que fez a manutenção das suas maquinas na sua Oficina, que já foi Representante Oficial da KTM no Norte do País...
Falei com ele sobre este assunto... e a sua resposta foi esta:
Se a suspensão leva 533 cl em cada bainha,
e só temos 1 Litro,
metemos apenas 0,5L em cada uma...o que fica a faltar é 0,033L e não se vai notar nada no seu rendimento final...Sobre meter óleo do motor deve ser evitado a todo custo (não são palavras minhas
)
Eu disse que a meter óleo do motor seria muito pouco (6% da quantidade),
e o que foi respondido, foi :
se é assim tão pouco mais vale deixar por meter, e 0,033L não vai fazer diferença nenhuma...A conversa continuou, e ele deu-me mais umas dicas sobre óleos da suspensão...
Que em ultimo caso podemos usar óleo Dot5 para repor (mas só em ultimo caso...)
Óleo Dot5 é fino suficiente para um bom desempenho e aguenta temperaturas boas de trabalho...
O óleo das suspensões numa prova de MX são expostos a condições mais duras de trabalho que o óleo do motor...
Acontecendo que o deposito de gás da suspensão traseira fica-se de tal forma quente no final duma prova de MX, que quem lá toca queima-se...
Os óleos da suspensão têm que ser finos por natureza (quase como a agua), e o óleo do motor é sempre grosso...
O óleo na suspensão da frente passa por dentro duns pequenos orifícios e isso faz com que aqueça... e quanto mais grosso mais rapidamente aquece... e com óleo que não tenha esta característica de ser fino além de aquecer rebenta com os retentores...
A conversa continuou... e outra coisa que me foi dito...
Não se deve trocar o óleo na suspensão duma mota...
Porquê ??
Para trocar o óleo devemos desmontar e lavar tudo muito bem antes de meter o óleo novo...
e isso dá uma trabalheira do caneco, e os retentores devem ser trocados se desmontarmos a suspensão...
e não fica barato fazer isto tudo... nem há necessidade, e nem na competição ele fazia...
Em competição trocava os seguementos no final de todas as provas (abria o motor),
mas nas suspensões era andar até os retentores aguentarem... e segundo ele as suspensões eram massacradas ao máximo, e no final de cada manga tinham de retirar um parafuso para purgar a pressão de ar que se acumulava em 20 e poucos minutos...
Eu perguntei: quando se deve fazer a troca do óleo ??
Muito simples... quando os retentores forem à vida... até lá.. toca a rolar...
ABR