Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 mudança oleo suspençao

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Edgar
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 12:09 am

Boas...

Tenho andado a pensar nesta situação...
mas não sei o que dizer porque é terreno novo para mim, e quando não sei... faço o que diz no livro, que bate sempre certo... mudança oleo suspençao - Página 2 449138


Hoje encontrei no café um Amigo que foi campião Nacional Junior de MX e que esteve ligado ao MX Nacional e algumas provas de resistência... É daquelas pessoas que tem conhecimentos para dar e vender quando falamos de motas, porque sempre foi ele que fez a manutenção das suas maquinas na sua Oficina, que já foi Representante Oficial da KTM no Norte do País...


Falei com ele sobre este assunto... e a sua resposta foi esta:

Se a suspensão leva 533 cl em cada bainha,
e só temos 1 Litro,
metemos apenas 0,5L em cada uma...


o que fica a faltar é 0,033L e não se vai notar nada no seu rendimento final...

Sobre meter óleo do motor deve ser evitado a todo custo (não são palavras minhas mudança oleo suspençao - Página 2 3438063878 )

Eu disse que a meter óleo do motor seria muito pouco (6% da quantidade),
e o que foi respondido, foi : se é assim tão pouco mais vale deixar por meter, e 0,033L não vai fazer diferença nenhuma...




A conversa continuou, e ele deu-me mais umas dicas sobre óleos da suspensão...
Que em ultimo caso podemos usar óleo Dot5 para repor (mas só em ultimo caso...)
Óleo Dot5 é fino suficiente para um bom desempenho e aguenta temperaturas boas de trabalho...

O óleo das suspensões numa prova de MX são expostos a condições mais duras de trabalho que o óleo do motor...
Acontecendo que o deposito de gás da suspensão traseira fica-se de tal forma quente no final duma prova de MX, que quem lá toca queima-se...
Os óleos da suspensão têm que ser finos por natureza (quase como a agua), e o óleo do motor é sempre grosso...
O óleo na suspensão da frente passa por dentro duns pequenos orifícios e isso faz com que aqueça... e quanto mais grosso mais rapidamente aquece... e com óleo que não tenha esta característica de ser fino além de aquecer rebenta com os retentores...



A conversa continuou... e outra coisa que me foi dito...

Não se deve trocar o óleo na suspensão duma mota...
Porquê ??
Para trocar o óleo devemos desmontar e lavar tudo muito bem antes de meter o óleo novo...
e isso dá uma trabalheira do caneco, e os retentores devem ser trocados se desmontarmos a suspensão...
e não fica barato fazer isto tudo... nem há necessidade, e nem na competição ele fazia...
Em competição trocava os seguementos no final de todas as provas (abria o motor),
mas nas suspensões era andar até os retentores aguentarem... e segundo ele as suspensões eram massacradas ao máximo, e no final de cada manga tinham de retirar um parafuso para purgar a pressão de ar que se acumulava em 20 e poucos minutos...


Eu perguntei: quando se deve fazer a troca do óleo ??
Muito simples... quando os retentores forem à vida... até lá.. toca a rolar... mudança oleo suspençao - Página 2 84716



ABR mudança oleo suspençao - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Figa5
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Figa5


Moto : tt600re

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 1:09 am

lol lá esta a esperiencia conta mais que muitos manuais mudança oleo suspençao - Página 2 12626
eu estou a pensar em mudar porque tenho a suspensao muuuuuuuito mole mesmo...
axam que nao devo mudar o oleo? e esperar que os retentores se finem?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 1:24 am


Podes ter que esperar uma vida mudança oleo suspençao - Página 2 796959

A suspensão da XT600E é mole por natureza mudança oleo suspençao - Página 2 546328

mas se ficou ainda mais mole... mudança oleo suspençao - Página 2 680704 mudança oleo suspençao - Página 2 546328 talvez seja melhor trocar...

Ou o melhor motivo, e mesmo querer mudar, e como vais por 15W, vai ficar mais dura...


Este rapaz com quem eu tive a falar... é um do tipo toca a andar...
e qualquer mota serve para andar rápido ou ter um bom desempenho...
é daquelas pessoas que só perde tempo a melhorar o kit de unhas e esquece o resto...

é como este video... se dizermos que todas as motas deste video tem os pneus de origem...
muita gente não acredita... mas a verdade é que estão todas de origem... como saíram de fabrica ou do stand...
O kit de unhas é que faz a diferença...

https://clubextportugal.forumeiros.com/t1625-loucura-de-xt-750-z-super-tenere mudança oleo suspençao - Página 2 37087


ABR mudança oleo suspençao - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Figa5
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Figa5


Moto : tt600re

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:53 pm

tambem nao é pelos 10€ do oleo que nao o vou trocar, apenas nao desmonto a suspensao toda, tiro so a mola para limpar o oleo velho e siga oleo novo assim nao tenho k mexer nos retentores.

esses kit de unhas é que eu nao me importava de ter mudança oleo suspençao - Página 2 775265
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:10 pm

Figa5 escreveu:
tambem nao é pelos 10€ do oleo que nao o vou trocar, apenas nao desmonto a suspensao toda, tiro so a mola para limpar o oleo velho e siga oleo novo assim nao tenho k mexer nos retentores.

esses kit de unhas é que eu nao me importava de ter mudança oleo suspençao - Página 2 775265



Só posso falar da minha experiencia pessoal com a XT350 troquei o oleo e retentores
e digo-te que nota-se e muito !


É olhar para a cor do oleo que estava lá e compara com a cor do novo

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Figa5
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Figa5


Moto : tt600re

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:23 pm

mas noto mesmo a suspensao muito mole comparando com outras xt...
axo k nao perco nada em mudar e mudo já para um mais grosso 15w, que é o que se adequa mais a mim (sm).
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:46 pm

Boas...

Em todos os manuais que tenho lido... dizem para trocar o óleo regularmente (de 4 em 4 anos +/- ...)

E não ponho em causa que vai melhorar ou alterar...


e nem tenho experiência pratica para poder falar...
mas começo a acreditar que se trocar o meu óleo que tem 6 anos por outro igual (10W) que não ia notar diferença, ou grande diferença... assim como não noto que tenha piorado em nada, e raramente usei o curso total da suspensão...


Na minha XT350 troquei o oleo aos 7 ou 8 anos... mas foi apenas o óleo e não lavei nada... (nem fui eu... Foi na Riquexo)
e não notei nada porque a suspensão da XT350 era carregada com ar (ou podia ser carregada com ar) e quando estava mole dava-lhe uma bombada que ficava ajustada como eu queria... e depois de levar óleo novo continuou igual no comportamento...

Mas este deve ser um mau exemplo... porque o ar que metemos na suspensão influencia a seu desempenho...


Outro exemplodiferente... se não mudarmos o óleo dos travões...
o óleo velho alem de perder características vai começar a atacar os vedantes das pinças e bomba...
No caso da suspensão... não vai atacar nada...
e é como o óleo da suspensão de trás... quem troca isso mudança oleo suspençao - Página 2 546328 é andar até rebentar,
e conforme vai perdendo força vamos dando força na mola... (mas neste caso tem gás em vez de ar)


Uma coisa é certa... Se trocar não vai ficar pior... nem pode ficar porque vai ser novo...
e também não custa nada fazer isso... é meia dúzia de parafusos... mudança oleo suspençao - Página 2 449138

ABR mudança oleo suspençao - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Figa5
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Figa5


Moto : tt600re

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:52 pm

ora ai esta, pior nao vai ficar mudança oleo suspençao - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:58 pm


isso já esta trocado ?? mudança oleo suspençao - Página 2 796959

mudança oleo suspençao - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Figa5
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
Figa5


Moto : tt600re

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 12:01 am

mudança oleo suspençao - Página 2 945103 mudança oleo suspençao - Página 2 945103 mudança oleo suspençao - Página 2 945103
ja ta quase, tou a lavar as peças
mudança oleo suspençao - Página 2 945103 mudança oleo suspençao - Página 2 945103 mudança oleo suspençao - Página 2 945103
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
mudança oleo suspençao - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 9:03 am

Edgar escreveu:
Boas...

Em todos os manuais que tenho lido... dizem para trocar o óleo regularmente (de 4 em 4 anos +/- ...)

E não ponho em causa que vai melhorar ou alterar...


e nem tenho experiência pratica para poder falar...
mas começo a acreditar que se trocar o meu óleo que tem 6 anos por outro igual (10W) que não ia notar diferença, ou grande diferença... assim como não noto que tenha piorado em nada, e raramente usei o curso total da suspensão...


Na minha XT350 troquei o oleo aos 7 ou 8 anos... mas foi apenas o óleo e não lavei nada... (nem fui eu... Foi na Riquexo)
e não notei nada porque a suspensão da XT350 era carregada com ar (ou podia ser carregada com ar) e quando estava mole dava-lhe uma bombada que ficava ajustada como eu queria... e depois de levar óleo novo continuou igual no comportamento...

Mas este deve ser um mau exemplo... porque o ar que metemos na suspensão influencia a seu desempenho...


Outro exemplodiferente... se não mudarmos o óleo dos travões...
o óleo velho alem de perder características vai começar a atacar os vedantes das pinças e bomba...
No caso da suspensão... não vai atacar nada...
e é como o óleo da suspensão de trás... quem troca isso mudança oleo suspençao - Página 2 546328 é andar até rebentar,
e conforme vai perdendo força vamos dando força na mola... (mas neste caso tem gás em vez de ar)


Uma coisa é certa... Se trocar não vai ficar pior... nem pode ficar porque vai ser novo...
e também não custa nada fazer isso... é meia dúzia de parafusos... mudança oleo suspençao - Página 2 449138

ABR mudança oleo suspençao - Página 2 919911


A suspensão de trás usa gas para os efeitos de amortecimento assim como as suspenções de motas de MX e enduro que mesmo na frente tem dentro da bainha ligado uns tirantes compridos que termina nos parafusos de ajuste (nos topos ) que permite ajustar a compressão e distenção. O oleo tem tambem a função de lubrificação das bainhas alem do de amaortecimento

A vantagem do gás alem de permitir melhor desempenho, é não envelhecer mantem sempre a mesmas características (a não ser que haja perda do mesmo)

Como qualquer gás quando comprimido aquece e quando expande arrefece (alguem que tenha um carro a GPL sabe disso pois quando se abastece a pistola fica gelada !)
No caso da XT as bainhas só comtem oleo e o oleo NÃO comprime

Nuno





Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





mudança oleo suspençao - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: mudança oleo suspençao   mudança oleo suspençao - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
mudança oleo suspençao
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» oleo suspençao xt 600
» Mudança de óleo
» mudança oleo xt600e
» Ajuda mudança de óleo e outras ST 750
» Preciso de Ajuda!!!! Mudança de óleo Xt600e

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: