Bem meus amigos,é facil,mas deixo aqui algumas notas a ter em atenção,errar humano é,mas assim se aprende
Ora vamos a isto:
Primeira coisa a ter em atenção e a ferramenta,bem, eu dizia que a ferramenta que vem c/ a 660 é muito completa,ERRADO,dá para roubar tudo numa menos a roda da frente
.Bem dá para quase tudo.
Bem vamos precisar de saber a força de aperto das porcas,CHAVE DINAMOMETRA(se não me engano no nome)que é essa ai comprida e o manual mecanico,neste caso só a suspenção que podem tirar
AQUI
Primeiro levanta-se a mota,cada um faz como pode
Depois tira-se a luz
Na XT660 é algo complicado,tem muitos parafusos e em lugares apertados,
ATENÇÃO deixar sempre depois de retirada a peça,deixar lá o parafuso metido na rosca por percaução,não vá um gajo esquecer donde era
]
Retira-se as protecções de bainhas e guarda lamas
Não sei se reparam nesta imagem,falta lá um parafuso...
Pois é caiu,por falta de aperto talvês,bem menos um a contar
Fica assim já com os manometros soltos
LINDA pro CROSS
Tirar a travão de disco (NÃO O DISCO)
Bem agora falo daquilo que disse da ferramenta que não vem com a 660,esta chave:
Ora bem,foi aqui que perdi muito tempo,arranjar uma chave 14 para tirar a roda,bem um gajo desajeitado é pior do que uma grávida,segundo se diz,e eu não me dou por vencido assim tão facilmente.
Fui á arrecadação á procura de um PARAFUSO 14 e com uma chave de CANALIZADOR e VOILÁ consegui.
ATENÇÃOjá o meu velhote dizia:"-Meu filho,um trabalho bem feito é com calma e a ferramenta certa."
Bem não pode ser neste caso,desculpa pai.
Bem roda fora,vamos agora ás bainhas
Desaparafusar as Bainhas(não tirar o parafuso todo para fora)e retira-las para baixo COM CALMA
4PARAFUSOSDeixar o guarda lama de baixo lá nelas.Ajuda a deixa-las unidas.
Agora a Direcção:
É MAIS FACIL TIRAR OU PÔR ESTE PARAFUSO CENTRAL
(2) COM A BAINHAS MONTADAS
Retirar o Guiador e o encaixe direito
(1) do guiador (para quem tá sentado na mota)
Isto para ser possivel para quem só tem uma chave inglesa para tirar a porca central.
(2)Depois de retirado o parafuso central mais o (T) tirar a anilha Gigante,desaparafusar as duas porcas estranhas que seguem,existe uma BORRACHINHA entre elas.A de baixo dá aperto seguida da borracha e a de cima que não deixa desapertar.(contra porca)
Eu estava desconfiado que fosse precisar de rolamentos novos por causa dos passeios TT.Os saltos,os buracos Etc...
Mas tinha esperança que só fosse preciso lubrificação,BEM
Preciso de mudar os rolamentos,mas,não foi devido a uso,foi porque estavam com massa seca (falta de lubrificação)
assim os rolamentos secaram com a massa estragando tudo.Deve ter sido com lavagens com produtos não aconselhaveis.Enfim,aprendendo.
Como podem ver,devia ser brilhante o cone do rolamento,tava castanho e comido com cor de massa consistente.
Mesmo caso no rolamento,mas só no debaixo,o de cima tá bom.
De cima
O rolamento de baixo é dificil tirar (não consegui) tem de ser com um saca especial.
Como não tenho guito prós rolamentos agora,limpei com Gasolina toda a massa seca ,deixei secar bem e lubrifiquei de novo
Teve de ser.
Na montagem aconteceu:
Desatei á gargalhada sozinho,até a mulher que estava a limpar as escadas espreitou para ver se eu tava bem.
Vejam se conseguem perceber porquê.
E já tinha as bainhas apertadas
Bem meus amigos o resto é repetir ao contrario aquilo que se fez.Vai acontecer coisas engraçadas na montagem,mas,deixo para vocês contarem depois.
Seviço feito,demorei 3/4 horas,só falta esperimentar para ver se tá melhor um pouco,pois não mudei os rolamentos,só limpei e lubrifiquei.
Sr. Presidente e Ministros desculpem o tamanho do post
.
A culpa é do Marco F. que disse "-PÕE FOTOS"