Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Técnicas de OFF ROAD e tal...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Tony Terrível
Técnicas de OFF ROAD e tal... Star310
Tony Terrível


Moto : XT - Z - K - E - R - X ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos

Técnicas de OFF ROAD e tal... Empty
MensagemAssunto: Técnicas de OFF ROAD e tal...   Técnicas de OFF ROAD e tal... Icon_minitimeTer Abr 27, 2010 12:32 pm

A pedido de varias famílias, criamos este tópico no nosso forum... Suspect Suspect
com a tentativa de aprender-mos ou relembrar-mos, algumas técnicas para fazermos uma bonita figura,
quando andamos por caminhos esquisitos... :face: :face:

Então andei a fazer uma exaustiva busca e estudo (que se tivesse que ser pago, custaria milhões aos contribuintes)
Que passo à apresentar a custo zero :face: :face:



Conduzir em terrenos com Pedras :

Muitas vezes nos trilhos que todos percorremos nos nossos passeios de mota encontrámos pisos com diferentes variedades de pedras:
são pedras soltas, pedras presas no chão , calhaus, rochas, pedras escondidas, lajes com musgo, com degraus, redondas, bicudas, a subir a descer etc.;
em suma estão lá para nos dificultar a vida e a forma como as devemos encarar varia com a forma das mesmas e com as nossas aptidões e conhecimento do terreno.
Sendo assim e cientes que todas as "XTs" são submetidas aos mais duros testes e que dificilmente qualquer deste tipo de pedras possa ser de facto um obstáculo, o que devemos fazer é tentar passá-las com o máximo de velocidade possível; e isto porquê
Porque segundo as leis da física e da gravidade e essas merdas todas, quanto maior for a velocidade maior será a distância a que seremos catapultados e como geralmente as pedras estão em caminhos ladeados por campos ou solos mais arenosos mais vale aterrar num campo de batatas que nas ditas pedras;
atenção que isto não se aplica em estradas ladeadas por grandes declives a não ser que tenham para-quedas.
Tenham também cuidado com um tipo de pedras que eu não referi mas que são muito perigosas; as lápides.
É que se encontrarem estas pedras tenham atenção a dois factores:
O primeiro é que provavelmente estão a andar dentro de um cemitério e o segundo é que as lápides estão geralmente colocadas na vertical.



Animais :

Os animais são nossos amigos. Pelo menos é o que se diz. Eu embora não tenha razão de queixa, já conheci algumas vacas nos meus passeios ( e fora deles também ),
a verdade é que também não fiz nenhuma amizade por aí além.
Mas pelo sim e pelo não mais vale não entrarmos em confronto directo com este tipo de animais, especialmente os de grande porte.
Por isso se avistarem alguma manada destes animais, abrandem e procedam aos rituais normalmente utilizados na via pública; sinalizem com a mão se vão efectuar uma ultrapassagem ao dito animal e façam-na de forma calma e ordeira , ou imobilizem a mota e liguem os 4 piscas aguardando também pacientemente que os animais parem e nos deixem passar ou escolham o seu caminho;
nunca se sabe se no meio destes bois não estará um agente da autoridade á paisana.



Trajectórias e posição de condução :

A posição de condução é essencial na nossa performance e bem estar na mota.
A posição ideal não existe; isto é, a sua forma cientifica;
é por isso que para a encontrarmos devemos ter bem assente o seguinte :
o nosso posicionamento na moto deve ter em conta estes factores :
conforto, bom compromisso entre condução sentada e de pé.
Li algures que um piloto profissional de renome mundial, disse que a forma de encontrarmos a melhor posição na moto era sentado na mesma de olhos fechados visualizar os mais diversos obstáculos e situações possíveis de encontrar-mos em treino ou em prova.
De facto é uma boa dica desde que respeitem algumas regras;
a primeira é terem a mota no descanso e em terreno nivelado, se não caem e a segunda é não visualizarem provas como as maratonas africanas se não demoram muito tempo a afinar o volante.
Outra dica que me foi revelada por fontes seguras ,como é óbvio, é experimentarem andar um dia com um volante daqueles tipo crucifixo, que têm mais largura que a mota tem de comprimento;
depois disso garanto-vos que qualquer posição é boa.
As trajectórias estão associadas á posição de condução pelo simples facto de que se não estamos bem na moto não podemos ter uma condução decente.
A trajectória é de forma abreviada o caminho que devemos efectuar para perder o menos tempo possível numa curva antecipando a entrada na mesma e possibilitando que a saída seja feita em aceleração.
Para isso é preciso ter em conta além do terreno, a travagem o posicionamento do nosso corpo na mota, o tipo de curva e se possível qual a curva seguinte de modo a avaliarmos se a saída deve ser feita em aceleração e em que direcção.
É preciso conhecer bem a mota para decidirmos qual a velocidade ideal para cada tipo de curva e definir se o nosso andamento é o de corrida ou ligação.
São portanto muitos factores a ter em conta e se pensarmos em todos eles a conduzir a moto o mais certo é comermos as fitas da especial.
Por isso o treino é fundamental assim como o instinto e citando outro grande piloto o fundamental a reter aqui é o seguinte “
geralmente quando acaba uma recta existe uma curva que pode ser para a esquerda ou para a direita e que é quase sempre mais lenta que a recta .“ Peço desculpa por não dizer o nome dos pilotos mas estes pediram-me anonimato.



Saltos :

É o sonho da maior parte dos praticantes, depois dos cavalinhos só com uma mão.
Eu por mim posso gabar-me de executar na perfeição o Super-man sem mota, quer dizer eu começo o salto com a mota mas depois acabo sem ela.
Mas adiante; os saltos estão intimamente ligados ao motocross e supercross, e de facto são estas as modalidades que melhor nos preparam para os mesmos.
Nos enduros de hoje não há especial que não tenha um salto e em alguns deles mais técnicos vê-se bem a diferença entre os pilotos de enduro e aqueles que praticam motocross.
Só que no enduro não temos hipótese de treinar o salto ( em corrida ) e por isso o treino especifico é fundamental para nos dar experiência de como devemos lidar com os saltos.
Medir a distância dos saltos é um dos indicadores de como depois na especial o poderemos encarar, ou seja se temos tomates para o dar ou não; e ás vezes no caso dos enduros nem sempre a audácia é boa companheira.
Portanto se tiverem oportunidade o que devem fazer é o seguinte ; escolher um local apropriado para poderem treinar os saltos de forma gradual, ou seja de um pequeno para depois ir aumentando.
Devem começar por saltos de 5cm e treinar até conseguirem andar com aqueles saltos de plataforma, tipo “Drag queens”.
Só mais um conselho; não se esqueçam que se por acaso um salto correr mal mais vale largar a mota do que tentar segurá-la para que esta não se estrague – elas nunca se magoam, somos sempre nós.
Por isso e pensando bem podem realmente optar se querem trem de aterragem ou hidroplanagem .( este é portanto um conselho nulo ) (como os outros)



Trialeiras e Subidas impossiveis :

Nunca percebi verdadeiramente porque é que as trialeiras dão tanto gozo.
Dámos cabo do físico ,das motas só porque escolhemos o sitio mais estúpido para passar.
Então se for um daqueles caminhos em que vemos as cabritas montanhesas a transpirar, melhor.
Então que podemos fazer para melhorar a nossa abordagem a uma trialeira.
Primeiro devemos ter pensamento positivo; devemos dizer para nós próprios não vamos conseguir mas tá um lindo dia.
Depois devemos ser realistas; não vamos conseguir mas pelo menos o dia tá bonito.
Se já tivermos alguma experiência devemos mostrar autoconfiança; assim do género de te virares para o teu colega e dizeres; ó pá tou cheio de confiança que não vou conseguir mas tá bom tempo não tá.
Nas trialeiras é essencial este á vontade; temos que olhar para a trialeira e como dizem os pescadores pegar o touro pelos cornos.
Temos que visualizar a trialeira como se fosse uma autoestrada e quando virarem de costas ou ficarem atolados é porque cairam no separador.
Já agora mais vale levarem via verde que quantas menos vezes pararem melhor.
Outra dica é que nem sempre é bom seres o primeiro a subir uma trialeira;
é lindo tar cá em baixo e ver uma subida cheia de cafeteiras a ferver; é a chamada hora do chá; claro que podes tentar subir em primeiro mas não vais conseguir e como vai estar um dia bonito mais vale descansares cá em baixo.
Uma palavrinha só para as subidas impossíveis – são impossíveis.



Descidas íngremes e possiveis :

As descidas acompanham um bocado a ideologia das trialeiras com a vantagem de que a lei da gravidade é muito mais permissiva e dá-nos sempre um empurrãozinho.
A treta de que tudo o que sobe desce é por isso verdade e o contrário não.
Portanto o que devem fazer numa descida ingreme, é escolher uma relação de caixa baixa e tentar dosear o travão da frente e de trás para que não bloqueiem.
O corpo deve estar puxado para trás para fazer peso na parte posterior da mota de modo a dar espaço para no caso de queda termos espaço para impulsionarmos o nosso corpo para a frente dando um ligeiro mortal encarpado e caindo sobre ambos os pés.
Parece difícil mas não é; só nunca fiz por motivos políticos mas podem consultar o site do Jackie Chen, onde ele explica detalhadamente como se faz.
Outra forma bastante eficaz de descer é a chamada técnica de separação de bens.
Consiste em apontar a mota engrenada para a descida, largar a embraiagem e a mota ao mesmo tempo e depois calmamente ir ter com ela.
Quando chegares á beira da mota dá-se a comunhão de bens adquiridos.
Se por azar a descida for mesmo muito íngreme e o lançamento da mota for um bocado além do esperado pode dar-se a viuvez indesejada.



Pisos enlameados e areia :

A condução em lama parece assustar muita gente, mas é um terreno onde se vê a destreza de um piloto, e mal se aprendam alguns dos truques que vos vou dar vão ver que não há razões para receios e até vão parecer porcos numa pocilga.
Primeiro de tudo não usem um equipamento novo ou lavado porque se vão sujar.
Segundo tentem andar á frente dos vossos colegas e acelerem a fundo quando eles tiverem colados á vossa roda traseira.
Não tenham medo de cair nas travagens, ao fim e ao cabo chegam mais depressa á curva se forem a rastejar pelo chão fora.
Têm é de ser rápidos a levantar-se.
O barro e a lama agarram-se á mota tornando-a mais pesada, endureçam as suspensões para ficar mais duras.
Se ás vezes ficarem duras de mais amoleçam para ficar mais moles.
Tentem conduzir sempre em cima da mota e virados para a roda da frente.
Coloquem o corpo bem centrado mais ou menos a meio.
Sempre que estiverem a conduzir de pé não se sentem e tentem olhar o mais para a frente possível para não olharem para trás.
Na areia a técnica é exactamente igual tirando algumas diferenças;
a primeira é que andar na areia não tem nada a ver com andar na lama.
Primeiro o travão traseiro quase não se usa, podem mesmo tirá-lo para perder peso.
Ao desacelarar a própria mota trava por si própria.
Devem colocar o corpo mais para trás de modo a fazer peso sobre a roda traseira, não se preocupem muito com a roda da frente; se quiserem até a podem tirar para perder peso.
Se não morarem perto da praia ou de algum deserto podem treinar naqueles montes de areia que tem á beira das obras.
Quando acharem que já dominam razoavelmente a mota em pisos de areia aproveitem o verão para andarem nas praias e fazerem especiais entre guarda-sóis e tachos de merenda; assim do género :
guarda sol amarelo contorna pela direita, guarda sol verde pela esquerda, panela de feijão com arroz de frango, panados, cozido á portuguesa e garrafão de 5 litros, zona de abastecimento e fila de 6 toalhas com moreninhas de fio dental com o rabinho para o ar é a chamada zona espectáculo.
Se for um motocross na praia é a zona dos whopps.



Riachos e poças:

As passagens de água , os riachos, as poças, as cascatas, tudo o que meta água tem a sua beleza.
Porque é que nos nossos passeios e nas provas de enduro fica sempre bonito uma passagem de água.
Porque é sempre bonito deixar um amigo passar um riachozito pequenino e ficar na esperança que sejam areias movediças ou que o gajo vai cair na água.
Nada nos dá tanto prazer que ver o desgraçado estendido no meio de água com a mota a flutuar, cheio de peixes cagotos dentro dos óculos.
Por isso meus amigos e porque isto é uma selva em vez de ficares á espera da desgraça alheia, quando fores atravessar uma passagem de água, pára a mota, sai da mota e vai a pé até dentro do rio para que possas ver a profundidade e qual o melhor sitio para passar.
Não custa nada e só molhas os pézinhos.
E depois aproveitas e quando o teu colega for a passar tu dás-lhe um empurrão.



Agradecimento ao autor destas técnicas:
Sr Professor
do www Enduro de Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nao_tenho_web_site.com
DDiniz
Técnicas de OFF ROAD e tal... Star310
DDiniz



Técnicas de OFF ROAD e tal... Empty
MensagemAssunto: Re: Técnicas de OFF ROAD e tal...   Técnicas de OFF ROAD e tal... Icon_minitimeQua Abr 28, 2010 4:33 pm

:lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!:

Mto bom!!!

O q eu já aprendi hoje!!! :cheers: :cheers: :cheers:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Técnicas de OFF ROAD e tal... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Técnicas de OFF ROAD e tal... Empty
MensagemAssunto: Re: Técnicas de OFF ROAD e tal...   Técnicas de OFF ROAD e tal... Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 12:03 am

Ola Tony

Gostei das tuas teorias e praticas da coisa.
Eu quero agradecer-te por partilhares esta informação e experiência com o pessoal...
O forum devia agarrar nesta informação e fazer um manual OFF ROAD...

Gostei bastante destas partes, e vão ser muito úteis no meu próximo passeio off road...




Animais :

Os animais são nossos amigos. Pelo menos é o que se diz. Eu embora não tenha razão de queixa, já conheci algumas vacas nos meus passeios ( e fora deles também ), ...

....nunca se sabe se no meio destes bois não estará um agente da autoridade á paisana.


Trajectórias e posição de condução :

A posição de condução ....
... foi revelada por fontes seguras ,como é óbvio, é experimentarem andar um dia com um volante daqueles tipo crucifixo, que têm mais largura que a mota tem de comprimento;
depois disso garanto-vos que qualquer posição é boa.

...
Por isso o treino é fundamental assim como o instinto e citando outro grande piloto o fundamental a reter aqui é o seguinte “
geralmente quando acaba uma recta existe uma curva que pode ser para a esquerda ou para a direita e que é quase sempre mais lenta que a recta ....


Saltos :

É o sonho da maior parte dos praticantes, depois dos cavalinhos só com uma mão.


Trialeiras e Subidas impossiveis :

Se já tivermos alguma experiência devemos mostrar autoconfiança; assim do género de te virares para o teu colega e dizeres; ó pá tou cheio de confiança que não vou conseguir mas tá bom tempo não tá.

... e como dizem os pescadores pegar o touro pelos cornos.


Descidas íngremes e possiveis :

......
O corpo deve estar puxado para trás para fazer peso na parte posterior da mota de modo a dar espaço para no caso de queda termos espaço para impulsionarmos o nosso corpo para a frente dando um ligeiro mortal encarpado e caindo sobre ambos os pés.
Parece difícil mas não é; só nunca fiz por motivos políticos ....


Pisos enlameados e areia :

A condução em lama parece assustar muita gente, ...
...Primeiro de tudo não usem um equipamento novo ou lavado porque se vão sujar.

Tentem conduzir sempre em cima da mota e virados para a roda da frente.

Coloquem o corpo bem centrado mais ou menos a meio.

Na areia a técnica é exactamente igual tirando algumas diferenças; a primeira é que andar na areia não tem nada a ver com andar na lama.

Se não morarem perto da praia ou de algum deserto podem treinar naqueles montes de areia que tem á beira das obras.


V Técnicas de OFF ROAD e tal... 294891
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
Técnicas de OFF ROAD e tal... Star310
Guerra



Técnicas de OFF ROAD e tal... Empty
MensagemAssunto: Re: Técnicas de OFF ROAD e tal...   Técnicas de OFF ROAD e tal... Icon_minitimeSex Jul 02, 2010 1:27 pm

Que pérolas! AHAHAHAHA!!

Só te faltou falar de algo muito importante! Alimentação e sobrevivência em viagens de longo curso!

Ora, para sobreviver nos áridos eucalptais de Portugal, o piloto tem de ser astuto quer na condução quer na preparação do material. Eu, por experiência, e quem tiver passagem pelas forças armadas concordará comigo, sei que o mais importante é levar mantimentos nutritivos, práticos, rápidos, e sobretudo leves!
O meu conselho é irem até ao forum almada, a uma loja que é o Coronel Tapioca, depois andam mais 60m para a vossa direita e têm uma caixa MB. Levantem uns 20€. São leves e podem ser trocados facilmente em qualquer tasca dos indígenas locais por minis e bifanas. Garantem desta forma uma nutrição equilibrada e hidratação suficiente...
Atenção que hidratação em excesso também pode ser um problema, pois a mini tem um efeito curioso que é dar a sensação que as pedras e as árvores ali da zona não são tão rijas como nos outros lados. Atenção,

Por vezes, quando viajamos sozinhos, também a solidão é um problema. Não percam oportunidade de saborear os mais pequenos contactos com a civilização, quer seja o tractor agrícula com grade de discos a fazer manobras depois duma curva, quer seja o alegre pastor que esbraceja e abre muito a boca ao vos ver passar, enquanto vocês, mais ou menos de propósito, fazem o milagre de Moisés a passar plo meio do rebanho.

Agora não tenho tempo, mas falta-me ainda falar de mecãnica de desenrasque (que é aquela que agrava o problema e o custo do arranjo mas permite-nos levar a mota até á oficina pelos próprios meios) e alojamento (que é a ciência de procurar o local adequado para pernoitar, até ser tarde de mais para haverem opções, fome a mais para se conseguir falar racionalmente com os companheiros, e, finalmente, ficar no sítio mais dispendioso e com piores condições).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Conteúdo patrocinado





Técnicas de OFF ROAD e tal... Empty
MensagemAssunto: Re: Técnicas de OFF ROAD e tal...   Técnicas de OFF ROAD e tal... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Técnicas de OFF ROAD e tal...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Varias Técnicas para condução em OFF ROAD (VIDEOS)
» Zonas tecnicas com XT espanha
» Off The Road
» ON THE ROAD
» Manual de Off Road

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Técnicas de Condução-
Ir para: