Boas
O braço oscilante tem uns pontos de lubrificação na biela do amortecedor, e etc...
Ainda só lubrifiquei 2 vezes em 6 anos... se tivesse uma bomba manual talvez o fizesse com mais frequência... mas não tenho, e também não está a funcionar mal...
De resto costumo dar muita importância à limpeza e lubrificação do descanso;
não é do descanso em si, mas da sua articulação... e gosto de ouvir sempre aquele estalo dele a bater no fim...
Os cabos só o da embraiagem, com um pouco de WD40, mais é difícil e temos que tirar o cabo da manete...
e é um trabalho de paciência, onde é mais WD40 por fora do que lá para dentro...
De tempos a tempos meto um pouco de spray da corrente na zona da união do cabo com a manete...
Os cabos do acelerador nunca senti o cabo preso, e nem lhe toco...
A bicha do conta Kms ou do conta rotações, nem lhe toco...
mas se o ponteiro do manómetro andar as pulos... tiro a gaija e meto-lhe massa consistente, mas pouca coisa...
Os poisa-pés e travão de pé, no verão lubrifico com WD40, e no inverno com a chuva spray da corrente.
De inverno com as chuvas por vezes a buzina cola e não toca...
já lhe tenho posto WD40 lá para dentro para evitar isso... mas se todas os dias der-mos uma apita-dela , ou não andarmos a chuva, não precisa...
O canhão da fechadura com as lavagens ou com a chuva por vezes prende e até parece que a chave é falsa... um pouco de WD40 evita isso...
Os rolamentos das rodas normalmente quando troco os pneus (como estou sempre por perto), dou uma vista de olhos nos retentores e se tem massa consistente... os rolamentos são blindados e não precisam de lubrificação, mas se tiverem massa a sua volta a agua não lhes toca, e ficam protegidos...
Há mais alguns pontos para lubrificar, como as guias das pinças de travão, ou os rolamentos da direcção, e etc
Mas estes como os rolamentos das rodas não são fáceis de fazer...
principalmente os rolamentos da direcção... que temos de desmanchar quase a mota toda
as guias dos travões é sempre complicado porque estão muito próximas dos discos e tem que ser com peso e medida, e tambem temos que desmancha-las... e desconheço qual a massa a aplicar...mas nunca precisei, a massa estava sempre boa e com bom aspecto, dentro do fole...
isto foi o que me lembrei assim de repente... talvez aja mais coisas
PS: quem ler este post pensa que eu sou patrocinado pelo WD40
mas não conheço outro tão bom e polivalente
ABR