Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 12:35 pm
Bruno Mourato escreveu:
Antes de fazer o vídeo estive a montar o descanso central que fui buscar na 6ª feira.
Para ajudar a montar as molas usei um truque que vi algures na net e não é que ajudou
Nunca pensei é que custasse tanto a colocar a mota no descanso central...bem, a mota pesa 200kg...
Algo está mal, ou a tua técnica, eu tinha a XJ900, que pesava bem mais, e com a técnica certa vai fácil, mas se não, então é quase impossível !
A idea era colocar o pé no descanso, e puxar a fazer força em relação ao pedal e não em relação ao chão !
Não sei se me fiz entender ?
Tens um pé no pedal e outro no chão fazes força entre o ponto de apoio do braço e "pisas" o pedal não faças força com o pé que está no chão !
A ideia é o descanso fazer de alavanca e não tentares levantar a mota do chão !
Tem também Muita importância o ponto de apoio da mão , nas motas em que vem de origem o descanso central, têm normalmente uma pega próprio para o efeito a minha XJ tinha, se tentasse puxar por outro local (as pegas do passageiro p.ex.) era quase impossível !
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 12:38 pm
Sim, eu estou a fazer dessa maneira e tenho de agarrar na pega do passageiro mas aquilo não é fácil. Ou então fui eu que fiquei mal habituado nestas férias com o descanso central da vespa 125 lx No próximo passeio onde nos encontrar-mos eu deixo-te testar
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 1:21 pm
Tou mesmo velho, escreveste "Nunca pensei é que custasse tanto a colocar a mota no descanso central...bem, a mota pesa 200kg... " e eu li mola em vez de mota!
Para colocar a moto no descanso central normalmente utilizam o pé direito para o pisar, só que desta forma o balance que se consegue é praticamente nulo enquanto que se usarmos o pé esquerdo podemos usar o peso do corpo para aumentar esse balance bastando erguer o pé direito enquanto puxamos a moto para trás...
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 1:31 pm
Jorge escreveu:
Tou mesmo velho, escreveste "Nunca pensei é que custasse tanto a colocar a mota no descanso central...bem, a mota pesa 200kg... " e eu li mola em vez de mota!
Para colocar a moto no descanso central normalmente utilizam o pé direito para o pisar, só que desta forma o balance que se consegue é praticamente nulo enquanto que se usarmos o pé esquerdo podemos usar o peso do corpo para aumentar esse balance bastando erguer o pé direito enquanto puxamos a moto para trás...
Boa dica , um movimento para trás tambem ajuda , pode dar-se o caso de ser um pouco grande demais tenta numa superfície mole tipo relva ou terra para ver se consegues, é que se precisares dele numa viagem com a mota carregada, é capaz de ser ainda mais difícil pois tens de a levantar ainda mais peso
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 1:40 pm
Eu consigo colocar a mota no descanso central, pensei foi que custasse menos... Estive agora a treinar à hora de almoço e já estou quase a ganhar o jeito. Vou testar essa dica Jorge
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 1:57 pm
E então se a moto estiver rebaixada... Dasss lá ao "cangalho" pra meter no central
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 2:00 pm
Marco constantino escreveu:
E então se a moto estiver rebaixada... Dasss lá ao "cangalho" pra meter no central
Mas dá tanto jeito para fazer a manutenção...Assim já não preciso de andar com cintas a segurar a mota aos suportes do portão da garagem
samurai19
Moto : XT600E XER
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 11, 2014 3:44 pm
Vai ver que isso é só uma questão de prática, no inicio tb me custava, agora é na boa :)
Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 2:23 am
Passei umas belas horas a ver este tópico todo, desde a primeira pag
Tu já lhe das muito bem em off road prova disso são as fotos da Té, smp suja
Esses Leo vince belo som é o que tenho mais saudades, na XT tinha um Arrow Dakar qq coisa! Era muito bom tb.
O que eu gostei bastante são essas proteções das mãos! Parecem as originais da Super Té
És dos poucos que ainda não tem as crash bars!? Com tanto off road! Eu tb ainda não tenho T€mpo para isso tem que ir aos poucos!
Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 2:47 am
Bruno Mourato escreveu:
Depois de algumas quedas em fora de estrada e outras 2 em rotundas decidi investir num novo guiador e numas protecções de mão à séria
Renthal FatBar RC High Adaptadores para FatBar Protecções Barkbusters + Plástico Storm + pesos
Volante novo Volante antigo
Adaptadores Universais
Guiador novo
Protecção Barkbusters
Plástico Storm
Diferença com e sem plástico Storm
Depois coloco aqui mais fotos com o resultado final e mais algumas coisas que coloquei
Os pesos de origem dão para pôr ? Quanto pagaste pelas proteções das mãos? E elas não batem no vidro, quando trancas a direção?
A foto está em azul no site, mas eu quero pretas iguais as tuas
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 8:03 am
Jorge escreveu:
Tou mesmo velho, escreveste "Nunca pensei é que custasse tanto a colocar a mota no descanso central...bem, a mota pesa 200kg... " e eu li mola em vez de mota!
Para colocar a moto no descanso central normalmente utilizam o pé direito para o pisar, só que desta forma o balance que se consegue é praticamente nulo enquanto que se usarmos o pé esquerdo podemos usar o peso do corpo para aumentar esse balance bastando erguer o pé direito enquanto puxamos a moto para trás...
Espectáculo! Assim já me safo bem melhor. Obrigado
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 8:16 am
Gil escreveu:
Passei umas belas horas a ver este tópico todo, desde a primeira pag
Tu já lhe das muito bem em off road prova disso são as fotos da Té, smp suja
Esses Leo vince belo som é o que tenho mais saudades, na XT tinha um Arrow Dakar qq coisa! Era muito bom tb.
O que eu gostei bastante são essas proteções das mãos! Parecem as originais da Super Té
És dos poucos que ainda não tem as crash bars!? Com tanto off road! Eu tb ainda não tenho T€mpo para isso tem que ir aos poucos!
A mota está sempre suja porque a viver num apartamento não consigo ter condições para a lavar bem e só vai de vez em quando às estações de lavagem mas não é a mesma coisa.
As proteções de mãos são super resistentes... e super caras (mais de 170€ se não me engano). Os pesos de origem não dão, tens de comprar os que aparecem no site. Como troquei o guiador e tive de colocar uns adaptadores ficou mais alto e não bate no vidro, mas com o guiador original penso que também não bata nem que tenhas de perder mais um bocado de tempo com a orientação delas.
As barras não tenho nem vou ter. Não gosto de as ver na mota. Tenho apenas as barras que protegem o motor e mais nada. A mota está preparada para cair. Já fui 2 vezes de rojo no alcatrão e o que se riscou foram os plásticos rijos cinzentos, o peso do guiador e a base do descanso
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 11:11 am
Ainda bem que resultou Bruno...
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Ter Ago 12, 2014 12:10 pm
Agora só com a parte mais interessante
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Black XT 660 Z Ténéré Seg Ago 18, 2014 2:41 pm
Já terminei de colocar mais um "mod" na mota
A XT660Z "gasta" os sino blocos num instante e como não são propriamente baratos (kit 40€) investiguei por essa net fora e encontrei muita gente que resolveu o problema trocando o rolamento do lado da cassete por um mais largo para suportar melhor a força do bixo Para isto é necessário afundar a caixa e cortar o tamanho a mais do novo rolamento no espaçador. Consegui que me fizessem esse serviço aqui na empresa a custo 0€ e depois de correr as lojas de rolamentos aqui em Leiria consegui encontrar um 62304-2RS por 25€ indicado para o serviço. Não tirei fotos da montagem porque tinha as mãos todas cagadas para agarrar no telefone mas deixo aqui uma imagem que ilustra bem o que se tem de fazer:
Ainda fiz poucos kms mas daqui a uns 5mil km tiro tudo fora novamente e vejo o estado dos sino blocos para ver se compensou o investimento. Convém salientar também que com o rolamento original e 24mil km a própria caixa já mostrava algum desgaste.