Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Circulação em Reservas Naturais - legislação

Ir para baixo 
+6
Bujas
Edgar
Fortuna
Marco F.
rui braz
vitorcosta
10 participantes
AutorMensagem
vitorcosta
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 4:57 pm

Decreto-Lei 218/95:

Artigo 2.º - 1 - Em áreas protegidas e zonas especiais de protecção só é permitida a prática de todo-o-terreno, como actividade de recreio e lazer, nos caminhos ou trilhos existentes e de acordo com as normas aplicáveis.

2 - Em áreas protegidas e em zonas especiais de protecção, as provas e passeios organizados de todo-oterreno apenas podem ter lugar quando devidamente autorizados pela autoridade administrativa com jurisdição na área.



Ou seja, desde que não exista sinalização de proibição é permitida a circulação nos trilhos existentes.

O cerne da questão é não organizar os passeios.

Podemos por exemplo "combinar um passeio".
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 6:43 pm



Proponho um passeio para 11 de Dezembro!


Circulação em Reservas Naturais - legislação 775265
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 7:55 pm

vitorcosta escreveu:
Podemos por exemplo "combinar um passeio".

Estou de acordo contigo Vitor Circulação em Reservas Naturais - legislação 102908
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 9:31 pm

Não gostamos todos da ambiguidade nas nossas leis? Viva a semântica Circulação em Reservas Naturais - legislação 12626

Nem percebo porque a preocupação, o pessoal é uma desorganização só Circulação em Reservas Naturais - legislação 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 11:23 pm

Boa informação Circulação em Reservas Naturais - legislação 122298

tanta coisa no outro dia... e agora isto Circulação em Reservas Naturais - legislação 796959

bem me parecia que eu não tenho andado a fazer nada de mal...

já agora fiz Google ao artigo e apareceu-me isso e mais qualquer coisa...
(clicar em SPOILER) mas é preciso ter paciência para ler isto... Circulação em Reservas Naturais - legislação 796959

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bujas
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310




Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeDom Jun 19, 2011 2:39 pm

Quando andava de jipe o que se fazia é que para eles não implicarem, porque um passeio organizado e combinado na realidade tem mais a ver com o número de veículos que propriamente uma questão de português era dividirmos em dois grupos quando eram muitos carros desfasados cerca de 10/15 minutos. Assim se a guarda florestal ou a gnr viesse ter connosco era mais provável de não implicarem.
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 12:09 am

Isso nao e bem assim. Senao as serras e zonas de reserva andavam sempre cheias de grupos desorganizados. Pra comecar no verao na chamada epoca de fogos, é totalmente proibida a circulacao de veiculos motorizados por causa do risco de incendios. E no inverno para circular dentro das reservas, só com autorizacao e conhecimento das entidades que gerem essas zonas sejam fechadas ou nao. Grupos organizados sao clubes de tt que realizam passeios oficiais e tem de pagar uma taxa por utilizacao da zona alem de que tem de ter as devidas autorizacoes do ministerio da agricultura para circular em matas estatais e por ai fora...É o que se esta a passar agora com a nova lei de acesso a marrocos, que as expedicoes organizadas tem de pagar uma sobretaxa pois pra todos o eveitos sao uma empresa que esta a usar os recursos de outros pra seu benficio. Conheco algumas pessoas que levaram multas bem pesadas por circularem na area protegida da serra de sintra. Muito cuidado com isso. A propria gnr chega a fazer esperas á malta do tt e tentam pegar por tudo, medidas pneus, licenca radio cb...valevtudo pra multar um gajo. A coisa de 3 meses, o irmao de um amigo meu levou multa de 700€ por circular de moto 4 na area protegida da serra sintra. Depois nao se admirem. Se quiserem tracks, tenho centenas deles, foras os que tao no wikiloc e no gpsies com muitos percursos bastante bonitos ate pra se fazer seja de 4 ou 2 rodas. O que se tem passado ultimamente nos passeios organizados pelos clubes tt no foruns é que pra já, limitam o n de jipes participantes pois os jipes dao mais nas vistas que as motos e depois e mais importante, só comunicam o local de encontro por mensagem privada, sms ou mail e o percurso so é divulgado no dia pois tem dito que as autoridades tem andando a controlar os foruns de tt para apanhar estas excursoes.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 1:57 am

Boas...

Eu fico sempre confuso com o que se pode, e o o que não se pode...

Como tal criei uma regra que uso sempre (não sei se é a melhor, mas faz-me sentido)

É assim:
basta respeitar os sinais e indicações que aparecem pelo caminho...
seja dentro de reservas, parques ou onde for... se tiver proibição eu dou meia volta... se não, siga para bingo...
mas não abro caminho... se existir utilizo... Circulação em Reservas Naturais - legislação 964551


não sei disse algo de errado... e se disse algo de errado, gostava que chamassem a atenção, para fazer diferente...

O Mário falou na Serra de Sintra...
já lá circulei e constatei que no inicio de todos os trilhos ou quase todos há indicações de proibição...
Como tal não saí da estrada...
mas próximo de capuchos entrei num trilho para os madeireiros que não tinha sinalética nenhuma, e fiz uns bons quilómetros e fui sair num entroncamento que já tinha a indicação que era proibido entrar... Circulação em Reservas Naturais - legislação 680704


Quando vou para a Apostiça, temos sinais de proibição, e como tal estamos a habilitarmos-nos de levar a martelada...


Não sei se disse algo de errado Circulação em Reservas Naturais - legislação 546328 ... mas é assim que tenho andado fora de estrada...
ou seja ando até encontrar proibição, e se não encontrar siga para bingo Circulação em Reservas Naturais - legislação 449138


Sobre os Grupos e passeios a historia é outra...
e segundo parece mais que 3 ou 5 é considerado grupo organizado e podemos ser multados...
a não ser que se diga que é uma coincidência e ninguém se conhece Circulação em Reservas Naturais - legislação 19946 Circulação em Reservas Naturais - legislação 19946 Circulação em Reservas Naturais - legislação 796959


ABR Circulação em Reservas Naturais - legislação 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 2:22 pm

pois a situacao de ma sinalizacao tb é outra questão. no entanto convem sempre informar-nos antes de irmos a esses locais pois o risco de multa especialmente no verão (época de fogos) é muito grande. mais vale evitar para nao apanhar nenhuma supresa desagradavel e estragar o passeio. no inverno é mais facil circular nestes locais.
Ir para o topo Ir para baixo
DDiniz
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
DDiniz



Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 4:08 pm

Edgar escreveu:
Boas...



Quando vou para a Apostiça, temos sinais de proibição, e como tal estamos a habilitarmos-nos de levar a martelada...


Não sei se disse algo de errado Circulação em Reservas Naturais - legislação 546328 ... mas é assim que tenho andado fora de estrada...
ou seja ando até encontrar proibição, e se não encontrar siga para bingo Circulação em Reservas Naturais - legislação 449138


Sobre os Grupos e passeios a historia é outra...
e segundo parece mais que 3 ou 5 é considerado grupo organizado e podemos ser multados...
a não ser que se diga que é uma coincidência e ninguém se conhece Circulação em Reservas Naturais - legislação 19946 Circulação em Reservas Naturais - legislação 19946 Circulação em Reservas Naturais - legislação 796959


ABR Circulação em Reservas Naturais - legislação 919911


Edgar pela Apostiça a sinalização lá colocada é mais para "assustar" o povo, pois serve para evitar a circulação de viaturas principalmente nesta altura do calor. Aquela estrada (o caminho principal!!! as transversais e caminhos paralelos já não) está marcada no mapa e é pública (apesar de os donos da herdade à anos querem fechar... mas ñ podem). Simplesmente nesta altura de prevenção de incêndios, é um acesso nevrálgico para os bombeiros em caso de incêndio, e é chato a malta dos enlatados principalmente usarem para fugirem ao trânsito e dps acontecer como já me aconteceu com o jipe, ter de desatascar de lá malta... Circulação em Reservas Naturais - legislação 11244 ora imaginem em caso de incêndio o chato que seria.
Atenção, isto foi-me dito por um guarda do ICN que patrulha a zona!!

Qto aos grupos organizados, confirmo o que se disse... Já (des)organizei vários passeios de jipe e temos sempre esse "medo".... normalmente combino com a malta para o caso de se encontrar policia, ng conhece o organizador... simplesmente uns foram indo atrás dos outros... Circulação em Reservas Naturais - legislação 17768
Felizmente ñ tenho tido azar, pois qdo organizo tenho sempre o cuidado de ver por onde passa o trilho, se é paisagem protegida, terrenos particulares, etc....
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Baleizao
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Jorge Baleizao


Moto : KTM 990 Adventure R

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 8:07 pm

Mas o pior pior pior...é andar em Espanha...
Los florestales nao brincam mesmo,ja foi falado aqui num topico que ate os helicopetros usam!!!E assim nao temos quase escapatoria para fugir,agora enquanto andarem de jipinho ou motinha...tadinhos deles!!!! Circulação em Reservas Naturais - legislação 43390
Circulação em Reservas Naturais - legislação 5559187914_9f6ba389b6
Ir para o topo Ir para baixo
Rikardo
Circulação em Reservas Naturais - legislação Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 10:42 pm

Fora essas questões que realmente são importantes e parece que o que há a evitar é a multa ora vamos lá recapitular , se há sitio controlado por agentes e radares 24 horas por dia mais as 3 horas de noite são as nossos caminhos de cabras (estradas) e mesmo assim limites de velocidade ou estamos parados ou o limite é de 120 Kmh e as motas não chegam lá caso contrario é constantemente fora , traços contínuos só pondo muros a malta nem os vê , piscas há quem nem os use mas quem os tem também lhes faz bastante pouco uso , ultrapassagens pela direita , esquerda e as vezes não é por cima porque é complicado , sinais vermelhos são os possíveis amarelos é o sonho de qualquer motociclista que se prese , estacionar em cima dos passeios e até mesmo que por pequenos trajetos circular é normal e até é abusivo quando alguém não facilita para passarmos porque param no meio dos passeios para conversar isto só em Portugal .
Estávamos mesmo a falar de que , o Vítor chamou a atenção para uma lei que pelo menos eu desconhecia e estou convencido que maior parte dos utilizadores de motas fora de estrada a desconhece a noção que podemos estar mal até eu sei agora concretamente o que me proíbe ou não . Quanto há interpretação da mesma desorganizem lá qualquer coisa que eu sinceramente não tinha lido esse sinais e quero ver aonde é que eles estão prometo tentar passar mais devagar para os ler .
Viva a liberdade de expressão sem ofensa física e moral. Circulação em Reservas Naturais - legislação 945103 Circulação em Reservas Naturais - legislação 631474 Circulação em Reservas Naturais - legislação 919911 Circulação em Reservas Naturais - legislação 730351 Circulação em Reservas Naturais - legislação 656644
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Circulação em Reservas Naturais - legislação Empty
MensagemAssunto: Re: Circulação em Reservas Naturais - legislação   Circulação em Reservas Naturais - legislação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Circulação em Reservas Naturais - legislação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» imposto de circulação
» Imposto de Circulação !
» Imposto de Circulaçao nas motas?
» Circulação de Motos em Lisboa
» Imposto Único de Circulação ( 2010 )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo,-
Ir para: