Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 A minha primeira inspeccao a moto

Ir para baixo 
+2
Quaresma
MauricioQuaresma
6 participantes
AutorMensagem
MauricioQuaresma
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
MauricioQuaresma


Moto : XT 350z -Mini Ténéré

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeQui Jan 05, 2017 5:27 pm

Ola a todos.
Resolvi abrir este topico para relatar em primeira mao sobre o que e fazer uma inspeccao a moto.
Na catalunha, a inspeccao (abreviada como ITV) e obrigatoria para os motociclos e e valida durante dois anos.
Os motociclos sao obrigados a passar a itv,a partir do 4 ano de matricula. O custo são 21 € .

Preparar a ITV :  

- Revisei toda a documentacao. Seguro em dia (e necessario apresentar prova de seguro em ordem)
- Revisei fluidos, numero de chassis, estado das carenagens, estado dos pneus , luzes, e bozina.
- Limpei a moto a fundo (primeira vez  A minha primeira inspeccao a moto  660860 ) e parafinei.

No centro de inspeccao :  

- Entrega da documentacao, comprovar o seguro , e pagar. Nada de especial :)

VISUAL

Entrada dentro da linha :  

A minha primeira inspeccao a moto  Luces

- O inspector faz uma rapida avaliacao da moto, e do seu sistema electrico. Se algo, nao esta correcto nesta primeira fase a moto leva uma falha grave, e apenas pode circular da ITV para o mecaninco . Se tiveres i azar de tentar circular com uma moto sem ITV, ou com uma itv falhada, incorres em crime rodoviario.

Aqui a minha diversion 900s, levou uma falha leve. Faltavam um par de reflectores redondos laterais que vao no amortecedor da frente.  

Quando a moto passa a esta rapida inspeccao visual, entras na linha para comecar a "verdadeira" inspecao.

QUADRO E PNEUS

- Aqui o inspector verificou o numero de chassis, e numero de motor. Vericou tambem fugas de oleo e os estado do quadro e subquadro.
- Depois vericou as rodas, tanto o seu estado como se esta regulamentado para o indice de velocidade e carga .
Uma vez mais, qualquer falha e uma falha grave e a inspecao termina ali

LUZES E CARENADO

A minha primeira inspeccao a moto  MIK5804


Depois de a moto passar este controle voltamos as luzes.
- Nesta fase, o inspector pediu-me que ligasse a moto, e as luzes foram testadas com uma maquina para ver o seu alinhamento. Em cada fase o inspector avalia tambem a instrumentacao. ou seja, as luzes do "tablier" tem que estar todas em ordem.
Depois das luzes, todos os plasticos/carenados sao inspeccionados. Um plastico partido, roto, ou que possa cortar, e motivo para falhar.

MOTOR ESCAPE E RUIDOS

A moto e posta a 5000 RPM e o ruido, e gases testados. Os testes sao realizados independementemn.


TRAVOES E COMPORTAMENTO

A minha primeira inspeccao a moto  Frenos

O inspector pede permissao para subir a moto e efectuar os proximos testes .

- As suspensoes da frente e traseira sao testadas numa maquina. Depois de sair desta maquina, sao observadas as suspensoes para verificar se ha perdidas de oleo.  
- Os travoes tanto delanteiro como traseiro sao postos as prova num frenometro.

A minha primeira inspeccao a moto  MIK5811


A moto sai da linha e e posto o selo no amortecedor da frente. No meu caso, valida ate 2019 .  

A minha primeira inspeccao a moto  RMYHgW8mCaCF0LKP_lY4HZRZv6bjZuLqGUZQuosDVyFxtdwK8Nrb8PbbbhpzTUg-zU-_KMGs02mwpUU98Ha1tdP5RfOBRbXvYMZ5Lel2lkWVoekpOLQkIOzBycU27R5jtuMkZLIPidFj-SshcnB_sn3VYVK5F8NmnAsoEw_NfwfFq3vZ33EUd4VBcMp4LmEu0o_SobxWxHqjb7IZcvGXXVdzs0rPJEFOsp8V12hDneO0e6WY_wK890UKYF-eyvDG-5ITL2qhimCakTI3e79rTDPv6E7UrV-lYIQIo6dzC0_KiIhgnKM7SN1XLC6xWhQCx8pTPKhMZ0G38FOIH2SbS2zhXahlQCXVIUzJaqBHu5YTO6AU4SRlbw2GoNyjO5rn01AABDpGQfH3qnwXpQYy6OsZX55qI5e1FGbPfJUBODSp-lfE8kPUOs3C7MEb5eDTtWquph3el7cG4Pg0Vey9eyvgp6tIXoOJSf2LUEA21hBmvLcQHufP7i88xA7QIj_jG0JwBh-ji95Jt7P-CBwAmrMRY3n1MSKLtbS-jp5uARUUGfQvR0i4kU4SUe7mdTqzCuCesksrg-zU6p87mp1bbJTexSrREzmUW85FCNetdy0z3zlrhZAM=w671-h895-no


Conclusao :  

Passar a ITV nao custa nada , e doi menos do que se escreve A minha primeira inspeccao a moto  353512
E uma revisao que te vai permitir saber o verdadeiro estado da tua moto, por 20 € !
Desde que a moto esteja 100% original, e em boas condicoes de circulacao  nao havera problemas para passar.


Assim sendo, fica aqui o resumo da minha primeira ITV a moto.

Mauricio
Ir para o topo Ir para baixo
Quaresma
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeQui Jan 05, 2017 11:41 pm

Eu sei que vou ser crucificado por isto mas acho bem que se façam inspeções a motos e a tudo o que circula nas estradas....

A ver quando chegam cá.


A minha primeira inspeccao a moto  307869
Ir para o topo Ir para baixo
tiago.a
A minha primeira inspeccao a moto  Star310



Moto : Bicicleta

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 9:17 am

Quaresma concordo contigo!

Deviam ser realizadas inspeções a TODOS os veículos que circulam na via pública.
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 1:15 pm

Concordo com vocês, desde que haja algum fundamento excepto sacar mais dinheiro !!!

Que responsabilidade tem um centro de inspecções caso haja um acidente pouco após a inspecção devido a falha mecânica do veículo ???
- Nenhuma !!!

A responsabilidade é do dono, logo para que servem as inspecções ???
" Maior segurança nas estradas ???"
- Já temos os radares escondidos e não só !!!

A minha primeira inspeccao a moto  444520
Ir para o topo Ir para baixo
tiago.a
A minha primeira inspeccao a moto  Star310



Moto : Bicicleta

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 3:43 pm

Os radares escondidos acho que só servem para causar mais acidentes.

Já me aconteceu ir a circular acima do limite e como, quando assim é, vou atento aos raids e viadutos e isso tudo, vi o radar e meti o pé ao travão para não ser flashado.

Por sorte nunca tive problemas pois das vezes que vinham outras viaturas atrás de mim tinham distancia de segurança e nem reclamaram por se terem apercebido do radar.
Ir para o topo Ir para baixo
Quaresma
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 6:14 pm

Para mim as inspecções servem para me alertar que alguma coisa não está bem com os meus carros

Actualmente tenho 3 carros cá em casa, um de 1972, um de 1979 e um de 1981 e são viaturas que requerem uma vigilância permanente para me sentir seguro a andar neles e no IPO até agradeço que me chamem a atenção de pontos mais fracos.

Mas isto sou eu, sei que a maior parte da malta até paga para passarem mesmo com falhas A minha primeira inspeccao a moto  141344




A minha primeira inspeccao a moto  909462
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 6:47 pm

M4rco escreveu:
Concordo com vocês, desde que haja algum fundamento excepto sacar mais dinheiro !!!

Que responsabilidade tem um centro de inspecções caso haja um acidente pouco após a inspecção devido a falha mecânica do veículo ???
- Nenhuma !!!

A responsabilidade é do dono, logo para que servem as inspecções ???
" Maior segurança nas estradas ???"
- Já temos os radares escondidos e não só !!!

A minha primeira inspeccao a moto  444520
Não é por uma questão de responsabilidade mas sim para evitar situações perigosas de andarem na estrada

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
A minha primeira inspeccao a moto  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitimeSex Jan 06, 2017 6:49 pm

OBRIGADO pela partilha A minha primeira inspeccao a moto  919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





A minha primeira inspeccao a moto  Empty
MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    A minha primeira inspeccao a moto  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A minha primeira inspeccao a moto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» a minha primeira moto é... uma XT
» NÉNATÉ
» primeira revisao na minha mao
» A minha primeira mota...
» A nova menina do Balasteiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: