Ola a todos.
Resolvi abrir este topico para relatar em primeira mao sobre o que e fazer uma inspeccao a moto.
Na catalunha, a inspeccao (abreviada como ITV) e obrigatoria para os motociclos e e valida durante dois anos.
Os motociclos sao obrigados a passar a itv,a partir do 4 ano de matricula. O custo são 21 € .
Preparar a ITV :
- Revisei toda a documentacao. Seguro em dia (e necessario apresentar prova de seguro em ordem)
- Revisei fluidos, numero de chassis, estado das carenagens, estado dos pneus , luzes, e bozina.
- Limpei a moto a fundo (primeira vez
) e parafinei.
No centro de inspeccao :
- Entrega da documentacao, comprovar o seguro , e pagar. Nada de especial :)
VISUAL
Entrada dentro da linha :
- O inspector faz uma rapida avaliacao da moto, e do seu sistema electrico. Se algo, nao esta correcto nesta primeira fase a moto leva uma falha grave, e apenas pode circular da ITV para o mecaninco . Se tiveres i azar de tentar circular com uma moto sem ITV, ou com uma itv falhada, incorres em crime rodoviario.
Aqui a minha diversion 900s, levou uma falha leve. Faltavam um par de reflectores redondos laterais que vao no amortecedor da frente.
Quando a moto passa a esta rapida inspeccao visual, entras na linha para comecar a "verdadeira" inspecao.
QUADRO E PNEUS
- Aqui o inspector verificou o numero de chassis, e numero de motor. Vericou tambem fugas de oleo e os estado do quadro e subquadro.
- Depois vericou as rodas, tanto o seu estado como se esta regulamentado para o indice de velocidade e carga .
Uma vez mais, qualquer falha e uma falha grave e a inspecao termina ali
LUZES E CARENADO
Depois de a moto passar este controle voltamos as luzes.
- Nesta fase, o inspector pediu-me que ligasse a moto, e as luzes foram testadas com uma maquina para ver o seu alinhamento. Em cada fase o inspector avalia tambem a instrumentacao. ou seja, as luzes do "tablier" tem que estar todas em ordem.
Depois das luzes, todos os plasticos/carenados sao inspeccionados. Um plastico partido, roto, ou que possa cortar, e motivo para falhar.
MOTOR ESCAPE E RUIDOS
A moto e posta a 5000 RPM e o ruido, e gases testados. Os testes sao realizados independementemn.
TRAVOES E COMPORTAMENTO
O inspector pede permissao para subir a moto e efectuar os proximos testes .
- As suspensoes da frente e traseira sao testadas numa maquina. Depois de sair desta maquina, sao observadas as suspensoes para verificar se ha perdidas de oleo.
- Os travoes tanto delanteiro como traseiro sao postos as prova num frenometro.
A moto sai da linha e e posto o selo no amortecedor da frente. No meu caso, valida ate 2019 .
Conclusao :
Passar a ITV nao custa nada , e doi menos do que se escreve
E uma revisao que te vai permitir saber o verdadeiro estado da tua moto, por 20 € !
Desde que a moto esteja 100% original, e em boas condicoes de circulacao nao havera problemas para passar.
Assim sendo, fica aqui o resumo da minha primeira ITV a moto.
Mauricio