Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Novas regras para Habilitação de condução

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Moutinho
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Moutinho


Moto : BWS

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 3:55 pm

Boas pessoal, acho que este tema ainda não foi debatido aqui.

Parece que existem novas categorias para habilitação de condução.

Em tempos a categoria A, tinha também a AL e a AP, depois passou para A1 e A2 e A, e agora parece que passou para, AM, A1, A2 e A.

Foi criada a nova AM, e isto acho que vai dar jeito.  Novas regras para Habilitação de condução 353512

A teoria agora que quem tem a categoria B e pode conduzir motas é coisa que eu estou com total desacordo. Mas dá jeito.

A minha irmã só tem categoria B, tem 22 anos, e até então só poderia pegar numa mota mota até 125 e 11 kW quando atingi-se os 25 anos. Podia tirar a categoria A1, sim podia, só não tira porque cai na preguiça, está a estudar, e no meio de exames, e provas e mestrados e namorados  Novas regras para Habilitação de condução 547227 não sente falta da carta de mota para nada, mesmo a de carro.

O que é certo é que pelo que parece com a nova categoria AM, e tendo adquirido a categoria B, esta DIZ que permite condutores com menos de 25 anos conduzir ciclomotores até 50cc.

Alguém já conhecia esta situação???

Segundo o diário da Republica não há enganos!
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Documents/DL37_2014.pdf

O IMTT actual IMT, também referencia as novas regra e fornece o link que deixei a cima.

Há escolas de condução com as tabelas actualizadas com as novas categorias:
http://www.invicta.pt/codigo/titulos_conducao.asp
Novas regras para Habilitação de condução Cartas
image hosting without account

No meu caso particular descobri a situação porque sou vizinho dos meus antigos instrutores de condução e fui pedir informações para a minha irmã tirar a carta A1, a situação desenrolou-se quando digo que é para ela conduzir uma BWS 49cc, informaram-me logo que não necessitava, se fossem outros "caçavam" o futuro aluno.

O artigo 3º na página 2 no ponto 4 e 5 não deixa dúvidas. Em conversas de "esquina" as autoridades têm ideia que houve alterações, mas que se existir alterações tem que estar mencionadas, se estiverem não há que temer.

Alguém tem conhecimentos??? Alguém sabe falar disto e dar uma palava ou opinião mais "profissional"?
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:01 pm

Boas;
Acho que basicamente repôs-se a realidade que já havia antes de haver estas categorias todas; quem tinha Carta de Automóvel podia andar de motorizada. Rolling Eyes
Não sou a pessoa mais informada sobre este assunto, quando tirei a Carta de Condução ainda só havia Categoria "A", sem números nem letras adjacentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Moutinho


Moto : BWS

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:08 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Acho que basicamente repôs-se a realidade que já havia antes de haver estas categorias todas; quem tinha Carta de Automóvel podia andar de motorizada. Rolling Eyes
Não sou a pessoa mais informada sobre este assunto, quando tirei a Carta de Condução ainda só havia Categoria "A", sem números nem letras adjacentes.

Eu até sou da opinião que para andar de mota, se tem que tirar a carta e ponto.

Não percebo para que de tanta diferença de cilindradas, andar de mota é andar de mota, não é por ter mais cilindrada que é mais perigoso, a única distinção é realmente as 50cc e as superiores.

Uma 50cc só pode andar fora e dentro das localidades, tem limites restritos, matricula diferente, todas as outra são motas!!!

Bom com isto parece que a minha garagem vai alargar, e o aspirador vai ter uso.  Novas regras para Habilitação de condução 122298
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:14 pm

Boas;
Moutinho, discordo um bocado da tua posição, inclusivamente recolhi assinaturas para a "Lei das 125". Uma 125 com 11kW é quase inofensiva e não é mais perigosa que qualquer motorizada que anteriormente estavam habilitados a conduzir. Com tudo isto aproximou-se uma data de gente do mundo das motos e passaram a compreender melhor as vantagens, desvantagem e situações perigosas (muitas delas provocadas por automobilistas sem noção das dificuldades que estavam a provocar aos outros).
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Novas regras para Habilitação de condução Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:29 pm

Boas
As 125 "limitadas" são basicamente a versão 4T das antigas 50 cc a 2T portanto faz sentido que se faça uma equivalência em termos de cartas

Pessoalmente acho que são categorias a mais

Bastava 2 categorias de Moto uma "limitada" até 11kw e 125 cc (engloba automaticamente as 49cc) para pessoas com 16 anos e quem já tem carta de carro e outra para motos maiores

Já agora o que raio é um quadriciclo pesado ????



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Pmvpires
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:33 pm

webmonstro escreveu:

Já agora o que raio é um quadriciclo pesado ????




Legislação

O que é um quadriciclo ligeiro?
A legislação definiu o quadriciclo ligeiro um veículo de quatro rodas com velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 Km/h, cuja massa sem carga não exceda 350 kg e com motor de cilindrada não superior a 50 cm3 , no caso de ignição comandada, ou cuja potência máxima não seja superior a 4 Kw, no caso de outros motores de combustão interna.


O que é um quadriciclo pesado?
Veículo de quatro rodas com motor de potência não superior a 15 Kw e cuja massa sem carga, excluída a massa das baterias no caso de veículos eléctricos, não exceda 400 Kg ou 550 Kg, consoante se destine ao transporte de passageiros ou de mercadorias.

É necessário tirar a carta para conduzir um quadriciclo?

Quadriciclo ligeiro (2 lugares)
A condução dos quadriciclos ligeiros pode ser feita a partir dos 16 anos com a carta B1, licença de ciclomotores emitida antes de Março 2005 e com a carta B.


Quadriciclo pesado (4Lugares)
A condução dos quadriciclos pesados pode ser feita a partir dos 16 anos com carta B1 ou carta B.


http://www.driveplanet.pt/viewPage.php?idPage=28
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Moutinho
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Moutinho


Moto : BWS

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:34 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Moutinho, discordo um bocado da tua posição, inclusivamente recolhi assinaturas para a "Lei das 125". Uma 125 com 11kW é quase inofensiva e não é mais perigosa que qualquer motorizada que anteriormente estavam habilitados a conduzir. Com tudo isto aproximou-se uma data de gente do mundo das motos e passaram a compreender melhor as vantagens, desvantagem e situações perigosas (muitas delas provocadas por automobilistas sem noção das dificuldades que estavam a provocar aos outros).

Sijm de certa forma é um ponto de vista interessante, pessoas com categoria B passam a conduzir motas (A1) e apercebem-se de situações que antes nem queriam saber, mas ao se sentirem na pele, mudam de atitude. LIKE

Mas acho que faz falta a carta, mesmo uma 125 já dá para andar em muitos sitios, e fazer muitas asneiras. Sou mais a favor de "promoverem" ou incentivarem as duas categorias aos 18.

Tu vais tirar o código e este és "obrigado" a saber situações para carro e mota, mesmo que queiras só tirar de carro, ficas a saber que uma mota deve evitar marcas rodoviárias, tampas de sargetas, entre outras coisas, e depois fazias um exame pratico de mota e carro no mesmo dia, que podia ser apenas um único exame, andas a estacionar o carro e a fazer inversões de marcha, e de mota a fazer 8 e a cumprir o código da estrada nas duas viaturas. Havia mais gente a tirar as duas categorias, e as pessoas punham de lado a teoria que são coisas diferentes.

Não vou falar de categorias de pesados por isso é mais uma questão profissional que pessoal, acho que ninguém vai à missa de camião ou de autocarro com 80 lugares vazios!  Novas regras para Habilitação de condução 296550
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Moutinho


Moto : BWS

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeQui Jun 25, 2015 4:38 pm

webmonstro escreveu:
Boas
As 125 "limitadas" são basicamente a versão 4T das antigas 50 cc a 2T portanto faz sentido que se faça uma equivalência em termos de cartas

Pessoalmente acho que são categorias a mais

Bastava 2 categorias de Moto uma "limitada" até 11kw e 125 cc (engloba automaticamente as 49cc) para pessoas com 16 anos e quem já tem carta de carro e outra para motos maiores  

Já agora o que raio é um quadriciclo pesado ????




É um arcanho que se devia de conduzir com categoria B e ponto.

Novas regras para Habilitação de condução Sem_T_tulo

Pronto está bem dá jeito para os papa reformas, que também são pessoas e tem o direito de andar na estrada, e não devemos ser invejosos, e ajuda de certa forma a movimentar o mercado de viaturas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Novas regras para Habilitação de condução Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitimeSex Jun 26, 2015 3:52 pm

Novas regras para Habilitação de condução 680704 Novas regras para Habilitação de condução 680704

sempre ouvi dizer que a carta de carro dava para as 50c3

mas como as cartas camarárias desapareceram no ano 1998 salvo erro
tinham que criar uma carta equivalente
talvez isso já tenha chegado tarde Novas regras para Habilitação de condução 680704

os quadriciculos pesados até são engraçados Novas regras para Habilitação de condução 122298
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Novas regras para Habilitação de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Novas regras para Habilitação de condução   Novas regras para Habilitação de condução Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novas regras para Habilitação de condução
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cartas de condução por pontos em 2016
» Varias Técnicas para condução em OFF ROAD (VIDEOS)
» Regras para o bom funcionamento (Clube XT Portugal)
»  10 Novas "aventureiras" para 2016
» REGRAS BÁSICAS PARA UM PENDURA - MANUAL BOM PENDURA!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: