Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Alguém do Fórum pode me auxiliar?

Ir para baixo 
+8
João Arsénio
pedrof
jamorim
Johnny_1056
Edgar
João Quinteiro
webmonstro
Jonatas
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Jonatas
Alguém do Fórum pode me auxiliar? Star310

Moto : Super Tenere 750

Alguém do Fórum pode me auxiliar? Empty
MensagemAssunto: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeSeg maio 04, 2015 7:33 pm

Boa tarde pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos participantes e aos idealizadores deste Fórum, sem dúvida descobri uma excelente fonte de informação sobre a minha moto. Bem, achei este Fórum quando estava procurando na NET por alguma solução para o seguinte problema: minha Super Tenere 750 (ano: 1996) não segura o líquido de arrefecimento de forma alguma, já levei ao mecânico, ele garante que consertou, passasse uns dias,  vou ver o depósito do líquido de arrefecimento e para minha surpresa e do meu mecânico o depósito está vazio, sem uma gota sequer. Já não sei mais o que fazer, alguém já passou por esse problema?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeSeg maio 04, 2015 8:21 pm

So pode ser problema de junta de cabeça
http://www.duasantas.web.pt
João Quinteiro
João Quinteiro

Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeSeg maio 04, 2015 11:49 pm

Boa noite..

Só poderá ser junta de cabeça, ou fuga no circuito (um tubo roto/furado, ou mal encaixado).

Experimente pedir outra opinião, a outro mecânico.
Se está pouco confortável com mecânica, é o melhor a fazer.
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 8:13 am

Bem-vindo Alguém do Fórum pode me auxiliar? 919911

há um tubo nesses motores que costuma dar chatices
TUBO nº22 deste desenho Alguém do Fórum pode me auxiliar? 37087 por vezes tem fuga

mas não acredito muito nisso Alguém do Fórum pode me auxiliar? 546328
se não for agua no oleo (em que o óleo já parecia tipo café com leite),
virava as atenções para o termostato...

e pedia uma segunda opinião (isso era garantido que o fazia) Alguém do Fórum pode me auxiliar? 964551

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jonatas

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 1:50 pm

Bom dia Pessoal, com certeza as dicas e opiniões de vocês me ajudaram bastante e elucidaram minhas dúvidas. Desde já, agradeço a todos!!!
Jonatas

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 2:15 pm

Estou pensando em ficar rodando com a minha moto com o depósito do liquido de arrefecimento seco, até, pelo menos, o fim deste ano (2015), pois iria deixar pra fazer esse serviço (trocar a junta de cabeça) quando fosse fazer a revisão dela e a troca de óleo e filtro. Minha moto, nunca apresentou problemas de super aquecimento, mesmo fazendo viagens longas com ela neste estado, o ventilador dela sempre dispara e o termômetro nunca chegou no vermelho. O que vocês acham? Devo fazer logo esse conserto ou dá para adiar? Neutral
Johnny_1056
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 2:33 pm

Boas;
Uma das coisas que podes verificar e que ainda ninguém aqui referiu é a tampa do radiador. Verifica se está a funcionar correctamente.

Quanto à tua última pergunta, não deves arriscar e continuar a usar a moto sem saberes qual é efectivamente a fonte do problema. Arriscas-te a causar danos consideráveis.
jamorim

Moto : xt600

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 4:23 pm

tenta colocar liquido do radiador colorido e de preferencia aquele meio flurescente, é mais fácil de detectar fugas .
já verificaste na vareta do óleo se o óleo tem água misturada? se tiver, o óleo fica com uma cor castanha clara... aí é a junta da cabeça que está queimada.
Verifica tb se o fumo do escapamento tem água....basta colocar a mão á frente do escape e dar uma aceleradela...se a mão ficar húmida ou molhada tb é a junta da cabeça...
Depois verifica se a tampa do radiador veda, basta com a mota quente, colocares água com detergente com um pincel á volta da tampa (com ela colocada) se fizer bolhas tem fuga. Verifica tb se as tubagens se têm fuga, já me aconteceu um dos tubos ter um corte minimo, longitudinal, em que não saía água, mas quando o sistema de refrigeração aquecia ganhava pressão e mandava o vapor de água cá para fora.
pedrof
pedrof

Moto : Transalp 600

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 5:17 pm

Jonatas,

Se te aparece água no óleo, já te indicaram o problema.
Se não te aparece água no óleo:
a) verifica se o tubo que vai do radiador ao vaso de expansão e o de descarga do vaso de expansão estão correctamente ligados e se o que vai do radiador ao vaso não tem qualquer corte.

b) Coloca, como o jamorim sugere, um liquido de arrefecimento colorido que seja fácil detectar uma fuga, e vê onde aparece.

c) Coloca a mota a trabalhar, sem andar (num local onde em caso de pingos seja fácil verificares de onde estão a cair) até chegar à temperatura de acionar o ventilador. Deixa trabalhar até desligar o ventilador e pára o motor.

d) Vê agora onde cai liquido de arrefecimento.

Deixo o esquema para verificares as ligações dos tubos ao vaso de expansão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
João Arsénio
João Arsénio

Moto : DR350SE XT660Z

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 8:04 pm

Boa tarde.

A minha XT660Z teve exactamente o mesmo problema. Com o passar dos kms ficava sem água no reservatório e não havia vestígios de fuga em nenhuma parte do circuito, não pingava para o chão, não aparecia no óleo nem saia pelo escape. Na oficina onde faço as revisões (Suzuki João Santos) colocaram o sistema em carga e descobriu-se que era a junta da tampa da bomba de água que não vedava e a água evaporava-se (a fuga era tão pequena que nem pingava) por ai com o passar do tempo. Trocou-se a junta e problema resolvido. Espero que ajude.

Cumprimentos,
João Arsénio
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 8:22 pm

Pois é...
lendo o que por aqui se escreveu
eu apostava já na tampa do radiador

WD40 na mola da tampa e por fim um pouco de óleo fino
metia liquido no vaso de expansão e pronto
talvez resulta-se e trata-se dum trabalho de minutos

se não olhava para o termostato Alguém do Fórum pode me auxiliar? 546328
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jonatas

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 9:29 pm

Bom pessoal, ao ler as duas primeiras respostas a minha indagação, fui pesquisar na NET sobre "junta de cabeça" e o que eu encontrei foram muitas características que apresentam os mesmos problemas da minha moto. Mas, agora, que estou lendo todos essas outras  postagens, já fiquei na dúvida novamente! Alguém do Fórum pode me auxiliar? 546328
Vou tentar resumir o meu problema: possuo esta minha moto a 1 ano e 6 meses, sou SIMPLESMENTE louco por Super Tenere 750cc  Alguém do Fórum pode me auxiliar? 945103 e não troco, por moto alguma (esta é minha singela opinião), porém eu GOSTO mesmo é de pilotar e não sei quase nada de mecânica (confesso que sou um zero à esquerda Neutral ). Então, quando comprei esta moto fui diretamente pra uma oficina e fiz a revisão geral dela, nesta hora, foi constatada que o depósito de arrefecimento estava vazio, imediatamente o mecânico lavou, colocou o aditivo, fez uns testes e pronto a moto estava OK! Utilizei a moto durante uns 8 meses e resolvi, sem ter nenhum motivo de problemas mecânicos, fazer a revisão e a troca de óleo, visto que não uso a minha moto para o dia a dia (ou seja, o óleo não estava muito gasto, pelo menos, acredito). Quando chego na oficina e vejo o depósito de líquido, novamente vazio, foi aí que comecei a me preocupar, e fiquei monitorando esse fato, quando a trouxe para casa. Todos os dias, dava uma volta pelo bairro, desligava a moto, e no outro dia, olhava o depósito. Uma diferença que percebi foi que ela começou a apresentar um vazamento muito pequeno de óleo, assim que chegou da oficina, coisa que NUNCA acontecerá, perguntei ao mecânico que respondeu que era LUBRIFICAÇÃO, fato este que hoje que tenho certeza que ele estava enganado, pois até hoje vaza esta mesma quantidade de óleo, mesmo a moto passando por várias lavagens e chuvas. No quinto dia, quando estacionei a moto, em casa, ela começou a vazar uma quantidade grande, praticamente tudo, do líquido de arrefecimento, fiquei muito preocupado e levei a moto na mesma oficina. Resumindo, depois de algumas idas e vindas, com a moto apresentando o mesmo problema (saía com a moto e líquido normal da oficina, passava uns dois dias, apresentava o mesmo vazamento, quando desligava a moto). Dessa última vez, o mecânico garantiu que tinha consertado o problema, realmente não vazou mais, porém VOLTOU a ficar seco! Alguém do Fórum pode me auxiliar? 141344
Na internet, verifiquei algumas dicas e até vídeos no youtube e vi uma característica COMUM a que a minha moto apresenta: o depósito que estava bastante limpo e seco, eu acrescentei somente água, quando olhei um dia depois ele estava seco e muito sujo. Esse é um indício de que o óleo está se misturando com o líquido de arrefecimento, ou seja, junta de cabeça. O que vocês acham? Uma coisa é certa: não vou levá-la ao mesmo mecânico! Alguém do Fórum pode me auxiliar? 1130193320
webmonstro
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeTer maio 05, 2015 10:15 pm

Só há 3 hipótese, ou o líquido sai e cai para o chão por alguma fuga ou esta sendo queimada no cilindro o que indica que será junta, ou esta se misturando com o oleo
se o oleo esta de cor diferente, castanho claro ou creme então é esta última razão mas se estiver normal e se não aparece no chão então será junta
Se for deixada avançar então a cabeça ganha desgaste e vai ficar danificada, pois a agua corroo o alumínio da cabeça
http://www.duasantas.web.pt
Magneto
Magneto

Moto : 90s / 1/2 litro de mota

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeQua maio 06, 2015 12:10 am

Boas  Alguém do Fórum pode me auxiliar? 294891
Existe testes específicos parar detectar essa fuga.  Alguém do Fórum pode me auxiliar? 964551
Diria mesmo 2 testes e basta.
1º teste de compressão dos cilindros, se houver rutura na junta o resultado será falta de compressão .  Rolling Eyes
2º teste de estanquicidade do sistema de arrefecimento, mais propriamente o radiador, tubos e os demais orifícios onde existe agua.  Neutral
O aparelho injeta pressão de ar regulado no radiador, normalmente por uma espécie de tampa onde existe também 1 manómetro de pressão. Alguém do Fórum pode me auxiliar? 89286
Este manómetro registra o valores em bar (por exemplo 800 mBar) passado 30minutos verifica-se como está a pressão. Se se mantiver o sistema está bom se cair existe fuga algures.
Nota que se a fuga for grande o manómetro cai de imediato. Alguém do Fórum pode me auxiliar? 130953
Uma oficina a serio tem como fazer estes testes.  Alguém do Fórum pode me auxiliar? 40539

Já me aconteceu um "ninho" de radiador com uma pequeníssima fuga, com a deslocação de ar e calor do mesmo a pequena fuga evaporava de imediato sendo dificil detectar a mesma.

Procura uma boa oficina que eles dão com a coisa de imediato. Alguém do Fórum pode me auxiliar? 909462

Alguém do Fórum pode me auxiliar? 919911
Mike MPC

Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitimeQua maio 06, 2015 10:31 pm

Bem Vindo

Alguém do Fórum pode me auxiliar? 919911

Acho que já todos responderam á tua questão.Agora é só ires por partes.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Alguém do Fórum pode me auxiliar? Icon_minitime

Alguém do Fórum pode me auxiliar?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte