Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Suspensão ST | |
| | Autor | Mensagem |
---|
danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Suspensão ST Dom Ago 03, 2014 11:04 pm | |
| Boas. Agora decidi que o meu veículo está muito alto para a minha estatura. Tenho 1,80m e chego apenas com a ponta dos pés ao chão. O amortecedor traseiro estava regulado para o máximo de altura (mola mais comprimida), e já comecei a desapertar a porca para baixar aquilo, mas ao fim de uma hora, tinha desapertado apenas meio mm! Existe alguma maneira mais fácil de fazer o serviço? É que além da rosca ser muito fina, aquilo é difícil de desapertar à brava! Agradece-se ajuda! | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 12:07 pm | |
| Boas; Antes de mais quero alertar-te para o facto de teres feito asneira. o que tu fizeste foi tirar pré-carga à mola, isso só vai piorar o comportamento da moto. O que fizeste não é solução para o teu problema!! Se queres baixar a moto, o que tens que fazer é despertar as mesas de direcção e subir as baínhas, atrás podes pôr umas bielas de suspensão reguláveis ou que baixem a moto. Eu não tenho 1.80m de altura e não tenho qualquer problema com a altura da Super Ténéré. | |
| | | danfmc
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 12:17 pm | |
| Então a pré-carga da mola deve estar sempre no máximo? É que é onde estava, apenas dei poucas voltas à porca. E sinceramente, não notes qualquer diferença. | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 2:44 pm | |
| Boas; A pré-carga da mola deve estar regulada para o peso que a moto transporta, nunca para aumentar ou diminuir a altura da moto. Simples. Uma suspensão existe para funcionar e fazer com que o conjunto mantenha o seu contacto com o solo da melhor maneira possível. | |
| | | danfmc
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 3:02 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
A pré-carga da mola deve estar regulada para o peso que a moto transporta, nunca para aumentar ou diminuir a altura da moto. Simples. Uma suspensão existe para funcionar e fazer com que o conjunto mantenha o seu contacto com o solo da melhor maneira possível. E como calculo a pré-carga que devo dar à mola? | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 3:26 pm | |
| Boas; Isso não requer grandes cálculos matemáticos (pelo menos para nós comuns mortais), apenas sensibilidade para ajustar a moto ao que realmente pretendemos dela. De qualquer modo, deixo uma pequena síntese: http://www.motorcyclenews.com/mcn/products/productsresults/suspension/2006/november/feb23-05-set-suspension-sag/
Se procurares na net, encontras imensos tutoriais, inclusivamente no "tubo". | |
| | | danfmc
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 3:48 pm | |
| Estive a ler agora um manual de instruções da ST, e o que diz no manual é que a medida standard de rosca que se deve ver no fundo do amortecedor deve ser 5,5mm. Antes de tocar nisto, a rosca estava com 15,5mm, agora deve estar com 12,5mm. Nem sei o que fazer a isto... | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 4:22 pm | |
| Boas; Afina a suspensão de acordo com o que tens no manual, depois logo vês como a podes ajustar ao que pretendes. | |
| | | danfmc
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 4:28 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Afina a suspensão de acordo com o que tens no manual, depois logo vês como a podes ajustar ao que pretendes. Agora novamente a mesma pergunta: Existe uma maneira fácil de dar ou tirar força à mola? É que a porca é ruim de (des)apertar à brava! | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Suspensão ST Seg Ago 04, 2014 4:44 pm | |
| Boas; O modo mais fácil de fazeres esse trabalho é colocar a moto num cavalete para que fique com a roda no ar, tiras a roda e pelo menos ficas com espaço para usar a chave com mais amplitude. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Suspensão ST | |
| |
| | | | Suspensão ST | |
|