Camaradas e XTmigos, depois de matar a cabeça
e ouvir as vossas preciosas preces a Black Comando regressou ao mundo dos vivos.
Motivo: Retificador de corrente em curto circuito.
Razão: Vá-se lá saber, tinha pouco mais de dois mêses de uso.
Depois de fazer vários testes recomendados pelo pessoal da casa, Obrigado web, Edgar, Jorge e M4arco, observei o seguinte:
-Retificador montado na moto ligado = a fisivel tostado sem sequer ligar a ignição e faiscas do + da bateria.
-Retificador desligado na ficha = a fusivel vivo e nada de faiscas
-Fios vermelhos vistos e revistos e nada de anormal.
-Retificador avariado que cá tinha, quer ligado quer desligado = a fusivel vivo sem faiscas
Telefonei a quem me vendeu o retificador. Prontificou-se a trocar por novo, ainda assim submeteu-o a teste num multimetro mas não concluiu nada.
XT toda destripada, manometros, farol e tudo onde passavam fios e fichas á vista.
Meti o retificador novo e lguei apenas o indespensável, ignição e bateria, o fusivel sobreviveu
De seguida liguei o START, a Black respirou e o seu coração voltou a bater sem tostar o fusivel.
Toca a montar tudo... Mais uma bronca resolvida
Edgar em relação a modificaçõe no bacalhau:
O meu está muito diferente do original, todavia quer o retificador quer o CDI estão tão bem protegidos como se tivesse o bacalhau de origem.
Esta foto é do retificador que avariou e como podes ver não tem residuos.
O Bacalhau visto de baixo:
De cima:
De frente:
e de lado:
Acho que está bem protegido
Importa referir que tudo aconteceu depois de testar estes piscas. O relé éra o de origem. Segundo sei apenas influência a intermitência.
Funcionaram mas como as ligações não estvam certas pois quer para um lado quer para outro acendiam sempre os dois, desliguei e montei tudo, a XT pegou e trabalhou uns segundos até tostar o primeiro fusivel
Obrigado a todos e bora lá queimar pneu se o tempo deixar.