| Fuga de oleo 2 | |
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+8Ricardo Nogueira Edgar pedrof webmonstro Paulo Neto ET600 Pmvpires Pedro P. 12 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Fuga de oleo 2 Seg Nov 11, 2013 11:01 pm | |
| Quando parei na BP da via rápida da Caparica nem queria acreditar... Já na garagem... Dois dos tubos do respiro encravados no pinhão de ataque Meus amigos alguém me pode ajudar? | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 12:20 am | |
| Viva, Esses tubos não deviam andar por aí... São os tubos de respiro do carburador, certo? Não percebo é o porquê da perda de óleo???? ou é gasolina? | |
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 9:19 am | |
| Sim os tubos são os que vêm do carburador e nem sei como foram ali parar, será que o carburador com o puxão dos tubos a boia colou e aquilo realmente é gasolina??
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 9:24 am | |
| isso é quase de certeza o retentor do pinhão.
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 9:33 am | |
| isso deve ser do retentor como o Paulo Neto disse esses tubos não deviam andar aí soltos mas podem ficar mais curtos se quiseres não faz muita diferença se não se entalarem em mais nada de futuro
deviam estar já curtos pois de origem é impossível irem para aí
o respiro da caixa de ar tem uma abraçadeira no fundo que segura o tubo se quiseres podes amarrar esses tubos aos outros com uma abraçadeira de plastico desde que não esteja muito apertado
limpa ludo, vê o nível de oleo e vê de onde vem a fuga | |
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pedrof
Moto : Transalp 600
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 9:43 am | |
| Boas Pedro
De certeza que é o que o Paulo Neto diz. Já me aconteceu o mesmo, deixei o tubo das descarga da caixa do filtro de ar no lado errado e demasiado comprido, e a corrente puxou-o para o pinhão e enrolou no eixo tendo ficado entalado no retentor. Tiras o pinhão fora e deves ter um bocado de tubo entalado no retentor, está a levantar o lábio do retentor, por isso essa fuga de óleo. Se tiveres sorte pode ser que o retentor esteja em condições. O meu foi-se, teve de levar também o retentor. | |
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 9:45 am | |
| Ontem vi o oleo passado 2h30 da mota parar o oleo nem batia na vareta. Fiz 20 Km o motor praticamente estava frio. A garagem tem pouca luz andei com uma lanterna e não vi de onde vertia oleo ou gasolina.
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 5:26 pm | |
| +1 retentor do pinhão foi ao ar... com 5€ resolves isso... mais o óleo que vais ter que repor... isso já me aconteceu com uma corda... Tive que desapertar o pinhão depois tirar a corrente e de seguida desapertar dois parafusos e temos acesso ao retentor... | |
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 6:33 pm | |
| Viva
Quando chegar a casa vou tentar tirar o pinhão e ver se chego ao retentor. Mas pela quantidade de oleo que verteu, pouco ou nenhum deve ter ficado no motor. Tendo pouco oleo posso ligar a máquina pra confirmar se a fuga vem dali? Desde já obrigado a tds pela ajuda. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 6:41 pm | |
| - Pedro P. escreveu:
- Viva
Quando chegar a casa vou tentar tirar o pinhão e ver se chego ao retentor. Mas pela quantidade de oleo que verteu, pouco ou nenhum deve ter ficado no motor. Tendo pouco oleo posso ligar a máquina pra confirmar se a fuga vem dali? Desde já obrigado a tds pela ajuda. para tirar o pinhão... tens que ter ferramenta pesada tens que ter boa ferramenta... chave de 30mm de caixa ou de boca/luneta não é fácil tirar essa porca de 30mm também não é nada do outro mundo... mas sem uma boa chave, tudo se complica ou torna a tarefa quase impossível Tirar a corrente também é uma treta... ou se tem elo de ligação com clipe... ou se tem um alicate apropriado... ou então corta-se a corrente e depois mete-se um elo de ligação... está a tua espera uma tarefa, que se for a primeira vez, vai dar-te agua pelas barbas ABR | |
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Ricardo Nogueira
Moto : XT 600 Dark
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 6:45 pm | |
| que biscate amigo grande avaria boa sorte e calma tudo se resolve. abraço | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 6:51 pm | |
| - Ricardo Nogueira escreveu:
- que biscate amigo grande avaria boa sorte e calma tudo se resolve.
abraço
Boas mas olha que não é avaria... foi tudo originado devido a um descuido... visto que aqueles tubos deviam estar alojados noutro local... Naquela zona apenas existe um tubo... o tubo da purga que está fixo por uma braçadeira metálica... ao meterem os tubos no sitio errado... deu origem a que isto acontecesse ABR | |
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pedrof
Moto : Transalp 600
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 7:10 pm | |
| - Edgar escreveu:
Tirar a corrente também é uma treta... ou se tem elo de ligação com clipe... ou se tem um alicate apropriado... ou então corta-se a corrente e depois mete-se um elo de ligação...
está a tua espera uma tarefa, que se for a primeira vez, vai dar-te agua pelas barbas
ABR Edgar não assustes já o rapaz... Com um bocado de paciencia faz-se na boa. Eu consegui sacar o pinhão sem abrir a corrente. Se tiveres uma corrente cravada, alivias completamente os afinadores de forma a que a corrente fique com o máximo de folga, sacas da cremalheira e depois já consegues sacar o pinhão. Se tiveres corrente com elo de ligação é mais fácil. Depois tiras uma chapa de proteção/fixação do retentor que está com dois parafusos. Se tiveres de sacar o retentor fazes com um arame um L com cerca de 3mm na aba pequena para encostares ao veio e enfiares para dentro do retentor, depois rodas de forma a que a dobra que fizeste fique na direcção do raio do veio (perpendicular à superficie) e puxas o retentor, se vires que está dificil de sair fazes mais um arame igual e enfias do lado oposto. Atenção ao retentor. Se comprares na origem, não deve haver problema, se fores a uma casa de vedantes tem em atenção o sentido da guia do óleo. Se reparares o retentor no lábio (parte em V que faz a vedação) tem umas risquinhas que são para na rotação não deixar sair o óleo, se colocares um retentor com estas "riscas" ao contrário em vez de o óleo voltar para a caixa, envia-o para o exterior. Olha as dicas que deixo têm por base a Tenere (3Yf) penso que aqui não haverá grandes diferenças. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 Ter Nov 12, 2013 11:00 pm | |
| Boas concordo com o pedrof isso é relativamente simples , umas dicas :
antes de desapertar a porca do pinhão tens a anilha de "orelhas" que prende a porca, tend e endireitar , um martelo e escopro ou chave de fendas serve bem para bater, depois coloca a chave de caixa e dá uma pancadinhas para acabar de encostar as "orelhas"
depois ainda com a corrente no sitio engatas e travas a fundo com o travão de trás e fazes força à vontade para aliviar a porca
como o pedro disse não é preciso abrir a corrente
outra dica a tapa de plastico que cobre a zona tem um anel que vai por cima do veio das mudanças, o que implica teres de tirar o pedal para qq manutenção ao pinhão, basta cortares um pouco desse anel de forma a poder passar pelo veio eu fiz o corte com um x-acto
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| Assunto: Re: Fuga de oleo 2 | |
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| Fuga de oleo 2 | |
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