Assunto: Re: Vou "Vadiar" Ter Set 03, 2013 2:12 pm
NEWDEX
Moto : TDM 850
Assunto: Re: Vou "Vadiar" Qui Set 05, 2013 7:18 pm
Desculpa lá a ignorancia, mas que raio de tábua era aquela que tu tanto subias e descias dentro do barco ???
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Vou "Vadiar" Sex Set 06, 2013 1:59 am
NEWDEX escreveu:
Desculpa lá a ignorancia, mas que raio de tábua era aquela que tu tanto subias e descias dentro do barco ???
Boas
bom... os barcos normalmente têm 3 coisas no casco (ou na parte de baixo)
leme - que todos já ouvimos falar e permite direccionar o barco
quilha - que dá estabilidade e direcção
e nalguns casos um patilhão que é essa tábua
Aquela espécie de tábua que eu levanto e baixo... tem a função de quilha... mas é uma quilha que pode ser ajustada (aumentada ou diminuída) consoante a necessidade... tem muitas vantagens no aumento de velocidade ou de estabilidade...
Esta espécie de quilha (patilhão) permite ao barco bolinar... ou veja velejar a 45º contra o vento...
Essa espécie de tábua, permite fazer o pequeno Optimist velejar contra o vento, e tem que ser usada a 100%... também é necessária para velejar com ventos laterais... mas podemos usa-la a 75% ou 50%
com ventos de trás, deve ser retirada fora de serviço ou usada a uns 25% porque vai travar o andamento e fazer a frente do barco afocinhar na agua...
Sem o Patilhão é impossível velejar... e temos que ajusta-lo na sua altura assim como a vela e o leme para tirar-mos o máximo rendimento do vento...
se tivermos tudo bem ajustado... por vezes... e já me aconteceu... conseguimos andar mais rápido que o vento... ou que a ondulação...
Um aparte...
neste video consegui captar um desses momentos, em que vou mais rápido que o vento... o indicador de vento (fita preta) vai maluca a partir do minuto 1:50 a fita vai a ser dirigida pela direcção do barco e por vezes está apontada contra o vento e ao minuto 2:35 temos a tal fita numa direcção e bandeira de Portugal na ponta da vela noutra direcção
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Vou "Vadiar" Qui Set 12, 2013 12:26 am
Fui à pesca
e fiz uma granda pescaria
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Vou "Vadiar" Qui Set 12, 2013 1:04 pm
Que inveja...
... e então com este calor deve mesmo saber bem andar nesse barquinho
Pena ser só para um senão ainda te cravava uma voltinha...