Hot_Marmota
Moto : XTZ 660 TÉNERE
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 9:14 am | |
| - webmonstro escreveu:
A questão não é descabida mas não é no entanto tão linear de que se possa dizer que só porque é bom para a estrada que vá ser util para competição.
Repara que o ABS, TCS, caixa automática etc são sistemas que substituem a acção do condutor de uma forma ou outra e foram precisos 20 anos de utilização no mercado antes começar a ser usado em competição.
Esses sistemas foram criados nas pistas, mais propriamente na F1, mas a FIA proibiu. A competição é onde se desenvolvem essas tecnologias. Só a título de curiosidade, quando o controlo de tracção foi proibido, na F1, apareceu por pouco tempo um sistema de controlo de acelerador. - webmonstro escreveu:
Um bom condutor suplanta estas situações com tal eficácia que será muito difícil substituir isso por sistemas electrónicos mesmo que pareçam fazer todo o sentido na condução do dia a dia !
Discordo completamente, e dou o exemplo da aviação, existem situações em que não é permitido ao piloto desligar os sistemas de controlo do avião (piloto automático, entre outros) e pilotar o avião à mão. Não se consegue competir em termos de performance com um sistema que faz milhões de ajustes por segundo e monitoriza mais de 100 parâmetros. Se me disseres que um bom condutor aproveita os sistemas disponíveis para ir mais alem. Os sistemas que temos nos carros modernos, são muito restritivos, para se adaptar a qualquer pessoa, mas se souberes que essa pessoa atrás do volante ou guiador, é um piloto 'com mãozinhas', podes colocar o sistema a responder em caso de imprevistos. Assim o piloto 'com mãozinhas' não tem que andar um pouco antes da linha que o separa do acidente, mas pode andar a pisar essa linha, pois sabe que existe um anjo electrónico que o safa de imprevistos. [/quote] | |
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ncebolinha
Moto : xtão
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 10:43 am | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 11:22 am | |
| Não digo que não consigam substituir eventualmente mas, o que quis dizer é que é muito mais fácil fazer um condutor "normal" em condução "normal" sentir-se seguro e mais eficiente do que melhorar a condução de um piloto de TOP, repara que a aviação é um sistema complexo mas que é previsível basta ter os sensores certos, e a informação no CPU para poder computar a melhor escolha, repara que apesar de ser mais complicado pilotar um avião do que um carro, a verdade é que os sistema de piloto automático são já comuns na aviação há muitos anos, apesar de não haver ainda nenhum sistema que substiua o condutor de um simples automóvel !
Há muitos factores que variam de forma muito mais imprevisível nos carros, mais ainda nas motos e ainda mais no TT
Já reparaste que as pessoas escolhem a moto para viajar pelo mundo fora quando podiam fazer-lo de carro ?
Porque é que se faz TT quando se pode chegar a qualquer lado de auto-estrada ?
Porque a moto reduz o componente mecânico ao mínimo essencial dando mais valor ao homem. Da mesma forma o TT é um nível acima nesse distanciamento, dentro do conceito moto Na competição o piloto é mais importante nas motos do que nos carros basta ver o sucesso que o "velho" peterhansel fez nos carros depois de reformado das motos.
É natural que as ajudas eventualmente sejam introduzidas na competição mas o ultimo sítio vai mesmo ser nas grandes maratonas como o Dakar
Nuno
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| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO | |
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