| Rolamento daCambota gripou... | |
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+8mariomcarvalho Moutinho FISTSxOFxFURY webmonstro ricasbeiro Edgar krieg -SICKs- 12 participantes |
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Autor | Mensagem |
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-SICKs-
Moto : XT600SM_______ Luís Martins
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sex Jul 20, 2012 4:12 pm | |
| Poix é verdade mas o vendedor ficou de me dar algum dinheiro para a ajuda menos mal, podia ter desaparecido e eu ainda ficqva mais a arder... Para a semana já tenho mota em principio. Se quiserem podem fechar este tópico Obrigado a todos | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sex Jul 20, 2012 4:15 pm | |
| Não feches o tópico, há sempre qualquer coisa para perguntar no futuro, mas que não sejas comentas o resultado final da reparação da mota.
Ainda bem que o individo se chegou à frente com qualquer coisa, já não é mau.
Boa sorte com a reparação. | |
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-SICKs-
Moto : XT600SM_______ Luís Martins
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sex Jul 20, 2012 4:18 pm | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sex Jul 20, 2012 6:40 pm | |
| ainda bem. as vezes mais vale tentar resolver as coisas a bem antes de lançar os cães. pede uma factura da reparação para poderes ter a garantia dessa obra. só não entendo com umas juntas, uns rolamentos que se compram por 20€ se tanto, tem quase um custo de 600€. já vi reparações dessas no meu mecanico e não chegaram a metade do valor. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sáb Jul 21, 2012 11:18 am | |
| - mariomcarvalho escreveu:
- ainda bem. as vezes mais vale tentar resolver as coisas a bem antes de lançar os cães. pede uma factura da reparação para poderes ter a garantia dessa obra. só não entendo com umas juntas, uns rolamentos que se compram por 20€ se tanto, tem quase um custo de 600€. já vi reparações dessas no meu mecanico e não chegaram a metade do valor.
é para a garantia assim se correr mal não ficam a arder ! Aqui o essencial é mesmo limpar tudo bem e evitar que as limalhas façam estragos mas como nunca se sabe (nem a origem do problema ) ele chutam o valor para cima para ficarem com uma margem Nuno | |
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gustavo.ramos
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Sáb Ago 04, 2012 5:13 pm | |
| - Edgar escreveu:
talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota
quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)
Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Dom Ago 05, 2012 2:52 am | |
| - gustavo.ramos escreveu:
- Edgar escreveu:
talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota
quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)
Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f. Boas... imagina andares sem colectores... não vai haver amortecimento no ponto morto superior do piston durante a saída dos gases... e mata um motor criando folgas na biela... ou seja no rolamento de roletes da biela... e outras coisas vão levar por tabela... como o cavilhão do piston se tirarmos metade desse amortecimento ou alterarmos esse amortecimento vamos pelo mesmo caminho... ABR | |
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gustavo.ramos
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Dom Ago 05, 2012 10:50 am | |
| - Edgar escreveu:
- gustavo.ramos escreveu:
- Edgar escreveu:
talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota
quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)
Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f. Boas...
imagina andares sem colectores... não vai haver amortecimento no ponto morto superior do piston durante a saída dos gases... e mata um motor criando folgas na biela... ou seja no rolamento de roletes da biela... e outras coisas vão levar por tabela... como o cavilhão do piston
se tirarmos metade desse amortecimento ou alterarmos esse amortecimento vamos pelo mesmo caminho...
ABR Andar sem colectores faz com que não haja pressão de escape, mau para a mistura e faz com que as valvulas de escape aqueçam com os gases a sair e arrefeçam demasiado rapido com o ar ambiente. Com estes choques termicos, aquecer e arrefecer faz com que o material dilate e comprima sucessivamente originando empenos nas valvulas. Andar com um escape aberto, que não é o mesmo que andar sem colectores efectivamente vai afectar o motor, mas é mais ao nivel da mistura ficar descompensada (pobre por falta de pressao) se não se ajustar a carburação resultando em aquecimento. Danificares o rolamento da biela e cavilhão do pistão é causado por lubrificação e arrefecimento deficiente, ou mais grave Hydrolock, que consiste na entrada de água para a camara de combustão e dado os liquidos terem a caracteristica de serem incompressiveis, é como ter uma pedra a obstruir o caminho do pistao na fase ascendente e o resultado é este, ou pior: Se queres mencionar a falta de amortecimento, um pistao+biela+cambota estão sujeitos a pressões tremendas originadas pela detonação na camara de combustão, ciclos de aceleração, ciclos de travagem com o motor/reduções que fisicamente vão dar um dia dificil a qualquer rolamento de um motor impecavel e pior ainda que não esteja correctamente lubrificado. Tudo leva por tabela, até mesmo deixar a mota na garagem parada...... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Dom Ago 05, 2012 2:51 pm | |
| - gustavo.ramos escreveu:
- Se queres mencionar a falta de amortecimento, um pistao+biela+cambota estão sujeitos a pressões tremendas originadas pela detonação na camara de combustão, ciclos de aceleração, ciclos de travagem com o motor/reduções que fisicamente vão dar um dia dificil a qualquer rolamento de um motor impecavel e pior ainda que não esteja correctamente lubrificado.
e sem o tal amortecimento na saída dos gases ainda agrava mais... essas coisas normais e passa dum desgaste normal para um desgaste anormal mais o desgaste anormal duns é o desgaste normal de outros tenho um motor com 64mil todo de origem tudo lá dentro e por fora esta de origem... ainda só abrir bujons e a tampa do filtro de ar e óleo... e quando quero fazer uma voltinha de 3000 kms em 4 dias... ponho spray na corrente vejo a pressão dos pneus e vou-me embora a minha Menina tem tido o desgaste normal com uma vida activa ABR | |
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gustavo.ramos
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Dom Ago 05, 2012 5:58 pm | |
| Não... mas sei de XT´s que ganharam folga na biela devido a andarem com escapos feitos apenas para fazer barulho... quem diz biela diz esse rolamento e o cavilhão ou pino (como se chama) em aceleração não fazem barulho... mas em desaceleração parecem uma caixa de pregos também já ouvi essa conversa vinda de mecânicos... o deles foi um senhor que é pai do conhecido piloto Rubem Faria e salvo erro esse senhor participa no Trail Aventura... mas não me recorda o seu nome... tudo junto... e sabendo que todas as motas por alguma razão têm o seu escapo especifico... e que o escapo duma normalmente não dá para as outras e vice versa... leva-me a acreditar nessa historia vinda de alguns mecânicos é verdadeira e faz todo o sentido... mas não é nada fundamentado ABR | |
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jfvf87
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Qua Ago 08, 2012 1:14 pm | |
| Edgar na minha humilde opinião qualquer motor com rolamentos de esferas, com corrente de distribuição, válvulas activadas por martelos, mono ou bicilindricos vai parecer uma fábrica de pregos mesmo com poucos mil. Não sou engenheiro ou piloto mas custa-me a aceitar que exista um impacto significativo nas bielas por falta de elementos de escape (até que alguém dê uma explicação um pouco mais cientifica). Se acredito que exista quebra de rendimento por falta de retorno de parte dos gases? Sim acredito, quase indeclinável a "olho nu" num motor 4T . Acho muito mais significativo o relantin demasiado baixo causar essas folgas como cria na caixa da embraiagem, corrente de distribuição, entre outros, especialmente neste tipo de motore. Também há pessoal que circula com o motor a um regime excessivamente baixo quase a dar solavancos com intenção de poupar combustível, ou numa subida com uma mudança alta e a insistir mesmo com o motor com dificuldades, depois gasolinas de má qualidade/velhas, pre-detonações, óleos fracos, acelarações/reduções bruscas, etc. - -SICKs- escreveu:
[/URL]
Era interessante saber a causa. A minha posta de pescada vai para falta de lubrificação seja qual for a razão, revisão mal efectuada, filtro de óleo incorrecto, óleo demasiado fino, motor com baixa pressão de óleo, nível óleo muito baixo (não sei se esse rolamento trabalha imerso no óleo), algum entupimento, etc, etc... Quanto ao preço só se pode especular porque não vem nada descrito mas os detritos podem viajar bastante e afectar outros componentes, como outros rolamentos. Não é desaconselhado neste tipo de trabalhos mudar tudo o que é rolamentos +/- 100€ . O kit de juntas soma outros 100 € ...Se fosse um motor de corrida em que não se pode fechar os olhos a pequenos pormenores os 600 euros seriam uma pechincha mas como calculo que seja só para voltar a andar acho um bom preço contando claro com as horas de trabalho e a garantia. Fora de um concessionário para um trabalho minimamente aceitável deve-se conseguir por 350 euros se não houver mais surpresas. Atenção ao/s núcleo/s dessa bomba de óleo. Cumprimentos Faustino | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Qua Ago 08, 2012 2:20 pm | |
| Boas; Na minha opinião, o problema apresentado neste tópico deve-se a falhas na lubrificação. Se foi por falta de óleo ou por óleo de má qualidade ou por problemas no circuito de óleo ou por utilização extrema do motor não sei; mas para mim, esta é a razão. Andar com escapes demasiado abertos provoca problemas, mas até chegar a este ponto havia muita coisa que tinha partido antes. E mesmo num motor de 4 tempos, um escape tem muita influência no seu funcionamento.
Um motor ou se repara decentemente ou não se repara. E não há reparações com custos milagrosos. Infelizmente, as "chanatices" são comuns...
Gustavo.ramos, a biela que apresentaste está com piada. | |
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DiogoTé
Moto : Avó Té on steroids
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Qua Ago 08, 2012 2:21 pm | |
| Só uma questão: Se a porca da biela se desapertar um pouco (sabe-se que isto acontece quando se dá acelerador muito rápidamente ao relantim e ouve-se um som metálico vindo do motor, como se algo estivesse a bater), e andar assim durante algum tempo, não pode também originar isto?
Desculpem a ignorancia.
Abraço | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... Qua Ago 08, 2012 2:44 pm | |
| Boas; É muito raro desapertar-se uma biela, só se já houve uma reparação m#rdosa no motor. E se isso acontecer: Parabéns, acabaste de ganhar um motor novo!!! Quando o motor está ao ralenti e se acelera de forma brusca, isso vai causar uma aceleração brusca no motor. O pistão é empurrado com mais força e obviamente vai transmitir esforços maiores aos restantes omponentes a que está ligado. Andar com o motor a bater, nunca é benéfico. | |
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| Assunto: Re: Rolamento daCambota gripou... | |
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