Clube XT Portugal
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MensagemAssunto: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 9:32 am

Quando vou dar uma voltita aqui pelo playground de Aveiro costumo fazer 8s, mas como um 8 largo é "fácil", tento fazê-los cada vez mais apertados e aí surgem dúvidas.

uma curva apertada diria que era fazer inversão de marcha num espaço com 1,5 - 2,0 metros, mais coisa menos coisa, E embora às vezes consiga outras não, quando vejo que não vou conseguir o que se deve fazer? acelerar mais? inclinar para o outro lado? guinar o guiador?


se alguém souber umas dicas, pff comunique.

(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?)
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 9:51 am

Acho que a mota precisa de 3,5 ou 4 metros para fazer inversão de marcha Curva Apertada 546328

brucuro escreveu:
... ...
(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?)

sim é normal... é a gasolina que está na cuba do carburador... Curva Apertada 449138
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 9:55 am

Transfere o peso do corpo para o lado oposto e ganhas bastante raio de viragem... Tás a falar em 8's devagarinho? Ao relanti, certo?
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 10:02 am

Edgar escreveu:
Acho que a mota precisa de 3,5 ou 4 metros para fazer inversão de marcha Curva Apertada 546328

brucuro escreveu:
... ...
(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?)

sim é normal... é a gasolina que está na cuba do carburador... Curva Apertada 449138


Quanto aos 3.5 - 4 metros foi pegar na fita métrica e isso é mais aceitável, no entanto acho que se consegue com algum treino fazer uma inversão de marcha em 2 - 2,5 metros e meio. Isto na minha mente, talvez se fizer as medidas no chao venha a reparar que afinal é mesmo impossível.

mas seja como for, nessa inversão de marcha super apertada (esqueçam as medidas) se virmos que vamos cair como nos safamos ou qual será a melhor maneira de executar a mesma?

(existe problemas acerca dessa tal gasolina a cair?)

@Edgar, quando fui ver o WRC passei na Moita, XD, acho que nos enganámos (eu +3 amigos) mas chegámos ao destino! Curva Apertada 12626
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 10:03 am

Jarod escreveu:
Transfere o peso do corpo para o lado oposto e ganhas bastante raio de viragem... Tás a falar em 8's devagarinho? Ao relanti, certo?

certo, os outros de roda a derrapar com o pé apoiado no chão é mesmo TOOOO MUCH para mim! Curva Apertada 572882858


e muito obg pela dica, vou ver no que dá quando lá voltar.
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 11:02 am

Epa 2 metros pareceme muito pouco principalmente com uma mota grande e pesada.

Quando fui tirar a carta pediram pa fazer 8's num sitio apertado, o carro de instruçao tava demasiado perto e nas laterais da estrada tinha umas bolinhas duma especie de frutos que quase me fizeram cair.

Pus o pe no chao 3 vezes até o examinador perceber que tinha de afastar o carro de instruçao.

Depois meti mais uma vez no chao, o examinador disse que se voltasse a por o pe no chao estava chumbado. Estava entao eu a fazer o 8, quase a terminar e senti a mota a cair, dei um cheirinho de acelarador e ela voltou a endireitar
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 11:18 am

Brucuro vê aqui o ultimo QSF que fizemos vês-me lá a fazer uns 8's...não sou nenhum perito mas safo-me Curva Apertada 796959



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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 1:03 pm

paulo escreveu:
Brucuro vê aqui o ultimo QSF que fizemos vês-me lá a fazer uns 8's...não sou nenhum perito mas safo-me Curva Apertada 796959



Curva Apertada 919911

Tu fazes 8's fixes Paulo! Curva Apertada 12626 Curva Apertada 12626

Mas se quisesses podias ter apertado mais e para isso dá jeito mandar o corpo todo para fora da "curva", dá para "tombar" mais a mota sem ela cair.

Gonças, fazer 8's sentado é diferente de os fazer de pé... Curva Apertada 353512
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 8:56 pm

quanto as medidas esqueçam mesmo, qualquer dia faço umas marcas no chão para ver algo mais aproximado.

pode haver fenómenos de ilusão óptica.

como disse o Jarod, os 8s do Paulo podiam ter sido mais encolhidos.


Eu nem sei se é benéfico andar a treinar "trial", mas pronto é o que dá e para além de ajudar a ganhar equilibro vai-se ganhando maior controlo na embraiagem e travão caso o decidamos utilizar (eu não o faço).
Não sei se concordam comigo, mas para mim os 8s são o exercício mais completo para quem quer aprender andar de mota. Variar o sentido e tal... fantástico.

Tenho de ir ver mais QSFs para começar a fazer outro tipo de treinos tmb.

@Gonças, acerca do acelerar é verdade, mas como a mota é mais pesada, mais alta, com mais potência, e o piso é cascalho, tenho evitado essa opção. Vim saber se existem outras, o Jarod já disse uma, inclinar o corpo para o lado de fora da curva.

cumps
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 10:20 pm

brucuro escreveu:



Eu nem sei se é benéfico andar a treinar "trial", mas pronto é o que dá e para além de ajudar a ganhar equilibro vai-se ganhando maior controlo na embraiagem e travão caso o decidamos utilizar (eu não o faço).
Não sei se concordam comigo, mas para mim os 8s são o exercício mais completo para quem quer aprender andar de mota. Variar o sentido e tal... fantástico.

brucuro é extremamente benéfico treinares 8's e o que quer que seja... Não calculas a quantidade de vezes que preciso de me meter quase de fora da mota para me equilibrar numa zona mais técnica, subida com regos etc etc etc...

A Body position e o treino de equilibrio é das coisas mais importantes para andar de mota...on ou off road!

Mas isto é a opinião do maluquinho dos treinos e do aperfeiçoamento da técnica em sitios minimamente "controlados"... Rolling Eyes


PS: Não sei se me expliquei... Não é só inclinar o corpo todo para fora, é também meter o teu peso "todo" na peseira do exterior da curva... Começa a treinar devagar e sem muita inclinação para evitar caires... Mas também se caires a queda não deverá trazer muitos danos, a velocidade será reduzida...

Para exercicios de controlo de equilibrio e embraiagem, recomendo outra coisa que não os 8's... Os 8's normalmente são em 1a ao ralenti... Curva Apertada 353512
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeSex Abr 06, 2012 11:29 pm

curva Curva Apertada 730351 mto apertada -» pé a roçar o chão e embreiagem a 70/80%.... deixar cair a mota é k não pk a gasolina ta cara
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 1:57 pm

Jarod escreveu:
brucuro escreveu:



Eu nem sei se é benéfico andar a treinar "trial", mas pronto é o que dá e para além de ajudar a ganhar equilibro vai-se ganhando maior controlo na embraiagem e travão caso o decidamos utilizar (eu não o faço).
Não sei se concordam comigo, mas para mim os 8s são o exercício mais completo para quem quer aprender andar de mota. Variar o sentido e tal... fantástico.

brucuro é extremamente benéfico treinares 8's e o que quer que seja... Não calculas a quantidade de vezes que preciso de me meter quase de fora da mota para me equilibrar numa zona mais técnica, subida com regos etc etc etc...

A Body position e o treino de equilibrio é das coisas mais importantes para andar de mota...on ou off road!

Mas isto é a opinião do maluquinho dos treinos e do aperfeiçoamento da técnica em sitios minimamente "controlados"... Rolling Eyes


PS: Não sei se me expliquei... Não é só inclinar o corpo todo para fora, é também meter o teu peso "todo" na peseira do exterior da curva... Começa a treinar devagar e sem muita inclinação para evitar caires... Mas também se caires a queda não deverá trazer muitos danos, a velocidade será reduzida...

Para exercicios de controlo de equilibrio e embraiagem, recomendo outra coisa que não os 8's... Os 8's normalmente são em 1a ao ralenti... Curva Apertada 353512

Se eu tivesse visto isto antes de ontem... talvez nao me espetasse ah ah
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 6:18 pm

brucuro, tá aqui um video fixe a explicar melhor aquilo que eu tentei explicar por palavras...

https://www.youtube.com/watch?v=qrnRAwpIKVA&feature=player_embedded Curva Apertada 314851
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeQua Abr 11, 2012 10:54 am

Acho que em 1,5 - 2 metros, a única hipótese é quase parares a mota, deitá-la um pouco, meter o pé no chão e dar um pouco de gás. Ou seja, a ideia é que ela rode à volta do pé. Mesmo assim és capaz de ultrapassar os 1,5 metros. É que as motos são mais compridas que isso, portanto só fazendo uma Volta Maria, que eu não sou minimamente capaz de fazer e duvido que seja possível com motas trail. De qualquer forma deixo aqui um link com a explicação para os mais atrevidos.

http://moteroscordobeses.com.ar/tecnicas-para-el-enduro/tecnica-vuelta-maria/?PHPSESSID=4736812541f4aebb94cbed692d81191e

Penso que a técnica de rodar quase sobre o pé seja mais possível. Se já vens em andamento o ideal será tentares bloquear a roda de trás e atravessar logo a moto, para não teres de rodar tanto.
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Guerra
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Guerra



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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitimeSáb maio 05, 2012 4:04 pm

Os 8s são uma excelente maneira de treinar o equilíbrio. Eu por exemplo consigo fazer os 8s ou uma curva apertada com o volante completamente virado (ou seja, a bater no batente), sem por as patas no chão. Mas isto é a 2km/h ou nem isso, e quando sei que tenho ângulo (os tais 3m ou 3.5m).

Para virar a moto numa trialeira apertada não sou muito jeitoso para por o pé no chao e fazê-la virar toda duma vez. Faço antes ás mijinhas, ou seja...:

1º Encosto-me à direita do carreiro e viro tudo para a esquerda. fico com a moto atravessada perpendicular na estrada. (até podes ir tipo a 10-15km/h e arrojar a roda de trás, para fazer isto com mais estilo Curva Apertada 449138 )

2º Depois inclino a moto para a esquerda, meto o pé esquerdo no chão e chego o corpo para a frente (ficas quase sentado no depósito. Podes/deves também, travar á frente) e dou uma gazadazinha, que me endireita a moto aqueles 20-30cm só para ganhar angulo para naturalmente conseguir sair do meio da estrada, no sentido contrário.

Gostava de saber/ter coragem para meter a pata no chão e fazer o 180º duma vez, mas nem sempre ha confiança para isso Curva Apertada 645491 ... e ha sempre desculpas: "Ah este pneu de trás agarrada de mais" "ai tenho a suspensão muito alta.." "Tenho o depósito cheio e a burra é pesada..." Rolling Eyes
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MensagemAssunto: Re: Curva Apertada   Curva Apertada Icon_minitime

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