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| | Curva Apertada | |
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+7fabian yamatrail paulo Gonçalo Jarod Edgar brucuro 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
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brucuro
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré '94
| Assunto: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 9:32 am | |
| Quando vou dar uma voltita aqui pelo playground de Aveiro costumo fazer 8s, mas como um 8 largo é "fácil", tento fazê-los cada vez mais apertados e aí surgem dúvidas.
uma curva apertada diria que era fazer inversão de marcha num espaço com 1,5 - 2,0 metros, mais coisa menos coisa, E embora às vezes consiga outras não, quando vejo que não vou conseguir o que se deve fazer? acelerar mais? inclinar para o outro lado? guinar o guiador?
se alguém souber umas dicas, pff comunique.
(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?) | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 9:51 am | |
| Acho que a mota precisa de 3,5 ou 4 metros para fazer inversão de marcha - brucuro escreveu:
- ... ...
(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?) sim é normal... é a gasolina que está na cuba do carburador... | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 9:55 am | |
| Transfere o peso do corpo para o lado oposto e ganhas bastante raio de viragem... Tás a falar em 8's devagarinho? Ao relanti, certo? | |
| | | brucuro
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré '94
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 10:02 am | |
| - Edgar escreveu:
- Acho que a mota precisa de 3,5 ou 4 metros para fazer inversão de marcha
- brucuro escreveu:
- ... ...
(já agora, quando a mota caí, parece que saí logo combustível, isto é normal?) sim é normal... é a gasolina que está na cuba do carburador...
Quanto aos 3.5 - 4 metros foi pegar na fita métrica e isso é mais aceitável, no entanto acho que se consegue com algum treino fazer uma inversão de marcha em 2 - 2,5 metros e meio. Isto na minha mente, talvez se fizer as medidas no chao venha a reparar que afinal é mesmo impossível. mas seja como for, nessa inversão de marcha super apertada (esqueçam as medidas) se virmos que vamos cair como nos safamos ou qual será a melhor maneira de executar a mesma? (existe problemas acerca dessa tal gasolina a cair?) @Edgar, quando fui ver o WRC passei na Moita, XD, acho que nos enganámos (eu +3 amigos) mas chegámos ao destino! | |
| | | brucuro
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré '94
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 10:03 am | |
| - Jarod escreveu:
- Transfere o peso do corpo para o lado oposto e ganhas bastante raio de viragem... Tás a falar em 8's devagarinho? Ao relanti, certo?
certo, os outros de roda a derrapar com o pé apoiado no chão é mesmo TOOOO MUCH para mim! e muito obg pela dica, vou ver no que dá quando lá voltar. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 11:02 am | |
| Epa 2 metros pareceme muito pouco principalmente com uma mota grande e pesada.
Quando fui tirar a carta pediram pa fazer 8's num sitio apertado, o carro de instruçao tava demasiado perto e nas laterais da estrada tinha umas bolinhas duma especie de frutos que quase me fizeram cair.
Pus o pe no chao 3 vezes até o examinador perceber que tinha de afastar o carro de instruçao.
Depois meti mais uma vez no chao, o examinador disse que se voltasse a por o pe no chao estava chumbado. Estava entao eu a fazer o 8, quase a terminar e senti a mota a cair, dei um cheirinho de acelarador e ela voltou a endireitar | |
| | | paulo
Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S
| | | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 1:03 pm | |
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| | | brucuro
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré '94
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 8:56 pm | |
| quanto as medidas esqueçam mesmo, qualquer dia faço umas marcas no chão para ver algo mais aproximado.
pode haver fenómenos de ilusão óptica.
como disse o Jarod, os 8s do Paulo podiam ter sido mais encolhidos.
Eu nem sei se é benéfico andar a treinar "trial", mas pronto é o que dá e para além de ajudar a ganhar equilibro vai-se ganhando maior controlo na embraiagem e travão caso o decidamos utilizar (eu não o faço). Não sei se concordam comigo, mas para mim os 8s são o exercício mais completo para quem quer aprender andar de mota. Variar o sentido e tal... fantástico.
Tenho de ir ver mais QSFs para começar a fazer outro tipo de treinos tmb.
@Gonças, acerca do acelerar é verdade, mas como a mota é mais pesada, mais alta, com mais potência, e o piso é cascalho, tenho evitado essa opção. Vim saber se existem outras, o Jarod já disse uma, inclinar o corpo para o lado de fora da curva.
cumps | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 04, 2012 10:20 pm | |
| - brucuro escreveu:
Eu nem sei se é benéfico andar a treinar "trial", mas pronto é o que dá e para além de ajudar a ganhar equilibro vai-se ganhando maior controlo na embraiagem e travão caso o decidamos utilizar (eu não o faço). Não sei se concordam comigo, mas para mim os 8s são o exercício mais completo para quem quer aprender andar de mota. Variar o sentido e tal... fantástico.
brucuro é extremamente benéfico treinares 8's e o que quer que seja... Não calculas a quantidade de vezes que preciso de me meter quase de fora da mota para me equilibrar numa zona mais técnica, subida com regos etc etc etc... A Body position e o treino de equilibrio é das coisas mais importantes para andar de mota...on ou off road! Mas isto é a opinião do maluquinho dos treinos e do aperfeiçoamento da técnica em sitios minimamente "controlados"... PS: Não sei se me expliquei... Não é só inclinar o corpo todo para fora, é também meter o teu peso "todo" na peseira do exterior da curva... Começa a treinar devagar e sem muita inclinação para evitar caires... Mas também se caires a queda não deverá trazer muitos danos, a velocidade será reduzida... Para exercicios de controlo de equilibrio e embraiagem, recomendo outra coisa que não os 8's... Os 8's normalmente são em 1a ao ralenti... | |
| | | yamatrail
| Assunto: Re: Curva Apertada Sex Abr 06, 2012 11:29 pm | |
| curva mto apertada -» pé a roçar o chão e embreiagem a 70/80%.... deixar cair a mota é k não pk a gasolina ta cara | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| | | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Curva Apertada Seg Abr 09, 2012 6:18 pm | |
| brucuro, tá aqui um video fixe a explicar melhor aquilo que eu tentei explicar por palavras... https://www.youtube.com/watch?v=qrnRAwpIKVA&feature=player_embedded | |
| | | fabian
| Assunto: Re: Curva Apertada Qua Abr 11, 2012 10:54 am | |
| Acho que em 1,5 - 2 metros, a única hipótese é quase parares a mota, deitá-la um pouco, meter o pé no chão e dar um pouco de gás. Ou seja, a ideia é que ela rode à volta do pé. Mesmo assim és capaz de ultrapassar os 1,5 metros. É que as motos são mais compridas que isso, portanto só fazendo uma Volta Maria, que eu não sou minimamente capaz de fazer e duvido que seja possível com motas trail. De qualquer forma deixo aqui um link com a explicação para os mais atrevidos.
http://moteroscordobeses.com.ar/tecnicas-para-el-enduro/tecnica-vuelta-maria/?PHPSESSID=4736812541f4aebb94cbed692d81191e
Penso que a técnica de rodar quase sobre o pé seja mais possível. Se já vens em andamento o ideal será tentares bloquear a roda de trás e atravessar logo a moto, para não teres de rodar tanto. | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: Curva Apertada Sáb maio 05, 2012 4:04 pm | |
| Os 8s são uma excelente maneira de treinar o equilíbrio. Eu por exemplo consigo fazer os 8s ou uma curva apertada com o volante completamente virado (ou seja, a bater no batente), sem por as patas no chão. Mas isto é a 2km/h ou nem isso, e quando sei que tenho ângulo (os tais 3m ou 3.5m). Para virar a moto numa trialeira apertada não sou muito jeitoso para por o pé no chao e fazê-la virar toda duma vez. Faço antes ás mijinhas, ou seja...: 1º Encosto-me à direita do carreiro e viro tudo para a esquerda. fico com a moto atravessada perpendicular na estrada. (até podes ir tipo a 10-15km/h e arrojar a roda de trás, para fazer isto com mais estilo ) 2º Depois inclino a moto para a esquerda, meto o pé esquerdo no chão e chego o corpo para a frente (ficas quase sentado no depósito. Podes/deves também, travar á frente) e dou uma gazadazinha, que me endireita a moto aqueles 20-30cm só para ganhar angulo para naturalmente conseguir sair do meio da estrada, no sentido contrário. Gostava de saber/ter coragem para meter a pata no chão e fazer o 180º duma vez, mas nem sempre ha confiança para isso ... e ha sempre desculpas: "Ah este pneu de trás agarrada de mais" "ai tenho a suspensão muito alta.." "Tenho o depósito cheio e a burra é pesada..." | |
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| Assunto: Re: Curva Apertada | |
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| | | | Curva Apertada | |
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