Boas...
Existe na net muita informação sobre como avaliar possíveis problemas num motor,
uma dessas analises pode ser feita simplesmente observando o estado da vela ou velas...
Normalmente o seu aspecto e cor, pode dizer-nos em que circunstancias o nosso motor está a trabalhar...
Agarrando nessa informação que existe pela net... fiz um pequeno resumo e criei este topico, que pode e deve ser melhorado
RESÍDUOS E IMPUREZAS ProblemaO motor falha em altas rotações.
Aspecto da vela Com resíduos de coloração avermelhada, castanha, amarela, verde e branca na zona do isolador e nos eletrodos.
Causas Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo(1), que não são queimados totalmente e depositam-se nas velas.
Em altas temperaturas, esses resíduos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faisca.
(1) motores a 2 tempos
Solução Limpar a vela e trocar a gasolina.
Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza.
Em caso de resíduo provocado por chumbo, devemos trocar a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO Problema Dificuldade no start... O motor falha no relantim.
Aspecto da vela Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas 1- Ignição atrasada.
2- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3- Filtro de ar obstruído.
4- Deficiência de energia para ignição.
5- Uso excessivo do afogador.
6- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7- Vela de ignição muito fria.
Soluções - Causas 1 a 6 - Fazer a manutenção necessária.
- Causa 7 - Trocar a velas para a correcta (consulte o manual).