Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Diagnóstico das velas de ignição

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Edgar
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 2:34 am

Boas...


Existe na net muita informação sobre como avaliar possíveis problemas num motor,
uma dessas analises pode ser feita simplesmente observando o estado da vela ou velas...

Normalmente o seu aspecto e cor, pode dizer-nos em que circunstancias o nosso motor está a trabalhar...

Agarrando nessa informação que existe pela net... fiz um pequeno resumo e criei este topico, que pode e deve ser melhorado Diagnóstico das velas de ignição  353512



Diagnóstico das velas de ignição  Velaresiduo

RESÍDUOS E IMPUREZAS Diagnóstico das velas de ignição  37087


Problema

O motor falha em altas rotações.


Aspecto da vela

Com resíduos de coloração avermelhada, castanha, amarela, verde e branca na zona do isolador e nos eletrodos.


Causas

Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo(1), que não são queimados totalmente e depositam-se nas velas.
Em altas temperaturas, esses resíduos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faisca.
(1) motores a 2 tempos


Solução

Limpar a vela e trocar a gasolina.
Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza.
Em caso de resíduo provocado por chumbo, devemos trocar a vela.




Diagnóstico das velas de ignição  Velacarvao

RESÍDUOS DE CARVÃO Diagnóstico das velas de ignição  37087


Problema

Dificuldade no start... O motor falha no relantim.


Aspecto da vela

Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.


Causas

1- Ignição atrasada.
2- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3- Filtro de ar obstruído.
4- Deficiência de energia para ignição.
5- Uso excessivo do afogador.
6- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7- Vela de ignição muito fria.


Soluções

- Causas 1 a 6 - Fazer a manutenção necessária.
- Causa 7 - Trocar a velas para a correcta (consulte o manual).


Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Pmvpires
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 2:47 am

Obrigado pela partilha Edgar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Edgar
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 2:50 am

Diagnóstico das velas de ignição  Velaumida

CARBONIZADA & HÚMIDA


Problema

Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.


Aspecto da vela

A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.


Causas

- Segmentos ou cilindro desgastados.
- Vedantes das válvulas
- Se o motor é de 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.


Soluções

- Substituir os segmentos ou rectificar o cilindro.
- Substituir vedantes das válvulas.
- Corrigir a proporção óleo/combustível. (motores a 2 tempos)




Diagnóstico das velas de ignição  Velaencharcada

ENCHARCADA


Problema

Dificuldade no start, relantim irregular ou falha no motor.


Aspecto da vela

Ponta da vela encharcada com gasolina.


Causas

Motor afogado,
problemas na carburação,
humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível,
folga dos eletrodos fora do padrão,
problemas no sistema de ignição.


Solução

Verificar e corrigir a anormalidade,
se a vela estiver boa, deve ser limpa e a folga ajustada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 3:06 am

Diagnóstico das velas de ignição  Velaaquecimento

SUB - AQUECIMENTO




Problema

O motor tem perda de desempenho em altas velocidades, ou em esforço.


Aspecto da vela

O isolador apresenta-se esbranquiçado com falhas na superfície.


Causas

1- Ponto de ignição adiantado.
2- Mistura ar/combustível muito pobre.
3- Deficiência no arrefecimento do motor.
4- Aperto insuficiente de vela.
5- Combustível com baixa octana.
6- Vela de ignição muito quente.


Soluções

- Causas 1 a 4 - Efectuar a manutenção correctiva necessaria.
- Causa 5 - Utilizar gasolina adequada.
- Causa 6 - Substituir a vela pela indicada no manual.




Diagnóstico das velas de ignição  Velaquebrada

PORCELANA PARTIDA OU RACHADA




Problema

Falha e baixo desempenho do motor.


Aspecto da vela

A porcelana está partida ou rachada


Causas

Normalmente acontece pela expansão térmica ou choque térmico, originados por aquecimento e arrefecimento rápido.
Ou por folga inadequada.


Soluções

Evitar lavar o motor quando está muito quente.
Usar um apalpa folgas, para ajustar a vela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 3:16 am

Diagnóstico das velas de ignição  Velapreignicao

PRÉ-IGNIÇÃO



Problema

Há uma grande perda de potência no motor.
A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.


Aspecto da vela

Eléctrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente, assim como a fusão do isolador.


Causas

1- Ignição excessivamente adiantada.
2- Deficiência no arrefecimento do motor. (auto detonação)
3- Resíduos de impurezas super-aquecidos na câmara de combustão.
4- Vela de ignição muito quente.


Soluções

- Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e verificar o sistema de arrefecimento do motor.
- Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que há na câmara de combustão.
- Causa 4 - Substituir a velas pelo tipo correto.




Diagnóstico das velas de ignição  Velafim

FIM DA VIDA ÚTIL



Problema

Dificuldade na start. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.


Aspecto da vela

Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.


Causas

A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.


Solução

Troque a vela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Diagnóstico das velas de ignição  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 3:25 am

Vela vadia com 7200 kms andados

Diagnóstico das velas de ignição  CIMG3134

MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES




Aspecto da vela

Com depósitos de coloração castanha, castanho claro, cinza ou cinza claro.


Causas

A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.


Solução

Devemos verificar a vela segundo as indicações do manual...


Eu pessoalmente faço mais ou menos assim:
verifico o seu estado de 3000 em 3000 e troco-a sempre que troco o óleo do motor
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Diagnóstico das velas de ignição  Empty
MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Diagnóstico das velas de ignição  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diagnóstico das velas de ignição
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problema de diagnóstico - XT com asma?
» canhão da ignição
» porque é que a minha xtx660 não conta rpm no mostrador?
» Velas NGK
» Xt 600 Isola as velas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: