hoje tive a dar uma vista de olhos nos carretos da minha mota, e digamos que o unico carreto onde nao vi algum dente marcado foi o da 5ª, e porque? porque nao o consigo ver LOL
Agora o problema é assim, a moto em 3º (que é o carreto mais marcado) faz um barulho, mas nao penso que seja do carreto mas sim de algum rolamento... será? que rolamente podera ser?
podem ouvir o barulho aqui no seg 0:02
https://www.youtube.com/watch?v=UG3lQI3kUxo
Em relaçao aos carretos tenho que mudar, em principio vou arranjar uns usdos ainda tneho que ir ver o estado deles não conseguir tirar mais fotos porque estava sempre a desfocar
By pedrotiago at 2011-10-31
By pedrotiago at 2011-10-31
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: TT600 - caixa Ter Nov 01, 2011 7:28 pm
Boas
O som não consigo ouvir
mas realmente falta uns bocados nalguns dentes
aqui tenho uma imagem duma XT660R com 99 mil kms e tem melhor aspecto
Agora o problema é assim, a moto em 3º (que é o carreto mais marcado) faz um barulho, mas nao penso que seja do carreto mas sim de algum rolamento... será? que rolamente podera ser?
O carreto trabalha no veio e pode ter folga entre o veio e o carreto... porque há dentes entre o veio e o carreto...
e o carreto trabalha sempre em conjunto com outro carreto que tem outro veio...
e nalguns casos ainda vai a um 3º carreto com uns dentes ou engrenagens laterais que vai transmitir movimento ao veio
este video dá uma boa noção do funcionamento da caixa...
Spoiler:
e neste video dá para perceber qual é a tal engrenagem entre os feios e os carretos, assim como os tais dentes ou engrenagens laterais
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: TT600 - caixa Ter Nov 08, 2011 12:27 am
Boas...
Tenho andado a pensar nisto
e pela lógica... a bomba de óleo aspirou limalhas de aço que faltam nos carretos...
não há volta a dar... e isso deve ter acontecido...
e novamente pela lógica... isso deve ter tirado já algum rendimento na bomba de óleo
o óleo que passa pela caixa entra directamente na Bomba de óleo sem passar pelos 2 filtros...
E segundo consegui descobrir, isso dos carretos terem essas falhas foram originadas por terem rolado com a mota em baixa rotação... ou seja terem deixado o motor bater muito...
Pela lógica... a bomba de óleo merece ser vista... e talvez os dentes da engrenagem de plástico, que está a trás da embraiagem...
ABR
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: TT600 - caixa Ter Nov 08, 2011 12:16 pm
Boas; C'um catano!! Estes carretos estão bem "mordidos"!! Tenho seguido com alguma atenção o teu projecto, desde a tua apresentação. Por aquilo que me parece, queres "vitaminar" um bocado o clássico monocilíndrico refrigerado a ar com válvulas em titânio e aumento de cilindrada. E agora falas em usar carretos usados?! Só mesmo se estiverem muito bons, porque senão é uma rica maneira de voltar a abrir o motor brevemente. Verifica muito bem o que vais meter. Mais vale ter um motor mais fraco e fiável do que um motor muito "puxado" mas que nunca se sabe quando vai partir.
Edgar, um uso muito "abusado" também pode originar esse tipo de desgaste, ou óleo de má qualidade ou muito deteriorado. E concordo plenamente contigo, ao chamares a atenção para se verificar o circuito de lubrificação e seus componentes. Não vale a pena gastar tempo e dinheiro a reparar um motor para depois este ter uma lubrificação deficiente.