Assunto: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Ago 26, 2011 1:37 am
Boas...
Trocar o óleo
É daquelas coisas que influencia, e de que maneira o bom funcionamento e saúde dum motor...
Eu nisto do óleo... nunca poupo trocos... compro o melhor óleo semi-sintetico que conheço e nunca espero por este ou aquele numero de quilómetros para trocar o óleo... o intervalo da troca é um exercício de bom senso... ou faço a troca antes de iniciar uma viagem de uns bons kms... ou porque está dentro do motor à uns 10 messes... ou porque está com uns 7, 8 mil... aqui tudo uma questão de bom senso, e nem tanto ao mar nem tanto à terra
Eu vejo sempre a tabela de manutenção como uma linha orientadora e nunca uma regra
Esta semana troquei o óleo duma XTénéré dum bom Amigo e tiramos uns retratos da coisa para fazer um post sobre isso...
- compramos 3 Litros de Yamalube Semi-sintetico 20/50W
3 L porque vamos precisar de 2,6L para a troca com filtro de óleo... e ficamos com 0,4L para repor... Yamalube porque deve ser bom... mas caríssimo e até aleija 17€ e pouco por litro... e escolhemos o 20/50W porque é para temperaturas de 5ºc até 50ºc... parece ser o melhor para o nosso clima
podem verificar nesta tabela da Yamaha, os índices de viscosidade em relação à temperatura ambiente
o ideal seria o 15/50W que serve para 0ºc até 50ºc (é este que eu uso na minha menina)
mas a Yamalube só tem 10/40W ou 20/50W (pelo menos foi isso que nos disseram)
e o 10/40W é para temperaturas de -10ºc até 45ºc ... que serve também no nosso clima... mas com é ligeiramente mais fino quando está frio, teoricamente pode aumentar o consumo de óleo quando o motor está frio... depois de 1 minuto ou 1 km ... eles vão comportar-se de maneira igual... embora o 20/50W aguente mais temperatura
- Filtro de óleo
compramos de origem, e nem vale a pena procurar de outras marcas, que a diferença de preço nem se justifica...
- Ferramenta
pouca coisa, e toda a gente habilidosa tem a ferramenta necessária...
- um martelo - um pulsão, ou uma chave de fendas velha - chave de 13mm (bujão do quadro ou deposito) - chave de 17 mm (bujão do motor) - sestavada interior de 5 mm - chave de bocas de 8 mm (que não aparece na foto) - recipientes para recolher 2,5 L de óleo velho
Para começar o trabalho... devemos ter o motor frio... e dar uma marteladazita nos parafusos que vamos desapertar... se tivermos o motor frio, o material ainda não dilatou com o calor e é mais fácil de desapertar... a martelada serve para soltar alguma corrosão que exista e faz de cola...
A martelada é mais ou menos assim... e é pouca coisa... basta umas duas bem secas...
devemos fazer isso nos 3 parafusos da tampa do filtro de oleo e também podemos fazer o mesmo nos dois bujões do oleo...
Depois da marteladazita com o motor frio, desapertamos os 3 parafusos do filtro... basta desapertar um pouco e voltar a apertar... e fazemos o mesmo aos dois bujões...
o objectivo de desapertar e voltar a apertar... é muito simples... com o motor frio é mais fácil desapertar os parafusos sem moer as cabeças... e depois de feito podemos aquecer o motor ou óleo durante uns minutos... e vai ser facílimo de tirar os parafusos com o motor quente
Aquecemos bem o motor... 5 minutos devem bastar Paramos o motor e desligamos tudo retiramos a vareta do deposito de óleo... para evitar que se crie vácuo na saída do óleo velho... e retiramos o Bujão do motor com a chave 17mm
Temos que ter algum cuidado para não nos queimarmos e deve sair por aqui 1 Litro ou 1Litro e pouco...
Depois é a vez do Bujão do deposito de óleo...
É muito simples... mas requer algum cuidado por aqui vai sair quase 1,5L (não sei ao certo, e nunca medi o óleo que sai) mas vai sair com alguma pressão, porque o furo é pequeno e o deposito está situado muito acima da saída...
Normalmente temos que colocar o recipiente junto a saída, porque o óleo é projectado com força suficiente para chegar ao pneu
Este bujão tem uma anilha de cobre que pode ser reutilizada depois de limpa alias... todas as anilhas e orings podem ser reutilizados, desde que não apresentem danos...
Depois de escorrer o óleo velho por esses duas saídas... ainda falta mais 0,1L que está no filtro de óleo...
tiramos estes 3 parafusos com a chave sestavada interior a imagem mostra um martelo mas esqueçam o martelo
e sai mais um pouco de óleo e um filtro todo sujo devemos limpar tudo com um pano limpo e fica assim...
e limpamos também a tampa
verificamos o estado dos orings... se apresentam rachas ou falta de elasticidade... são dois, um grande da tampa propriamente dita, e um pequeno do parafuso de baixo... banhamos os dois orings em óleo e voltamos a por-los no lugar...
Agora basta inverter o processo
Enroscamos os os 2 bujões
pomos o filtro de oleo...
apertamos tudo com cuidado... e é preferível ter uma pequena fuga de óleo por apertarmos pouco, que moermos uma rosca se essa fuga se manifestar, basta reapertar novamente... se moermos uma rosca é do caraças e requer depois bons conhecimentos e ferramenta para resolver o problema
Quando tiver tudo no lugar e apertado... é altura de meter o óleo dentro do motor...
No caso da XT660Z Ténéré de 2008 em diante só conseguimos meter 2L ou 1,9L e depois começa a deitar por fora com o deposito cheio...
no final do 2ª litro temos que ter muito cuidado e dar tempo para o nível baixar...
Mas ainda falta 0.6L (porque é um total de 2,6L) e no manual da Yamaha dizem para enroscar a vareta e dar ao start e acelerar 5 ou 6 vezes... parar o motor e repor o resto do oleo
mas aqui faço o processo da XT600E ou da XT350
meto a mota a trabalhar e purgo o ar no circuito de óleo, e aproveito para verificar a bomba de oleo... é muito simples e podem ver isso neste video com legendas...
e agora podemos repor o resto do óleo até fazer os 2,6L
Fica aqui uma pequena explicação da coisa... que pode e deve ser melhorada futuramente... e se poderem acrescentar algo, ou corrigir algo errado.... seria uma ajuda para todos
No manual do proprietário também vem isto tudo explicadinho, mas por outras palavras, que deve ser consultado antes de fazerem seja o que for...
ABR
rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Ago 26, 2011 10:01 am
@Edgar, eu coloco 1 litro e 600 no "quadro" dou ao start sem ela pegar ( nas duas 1ªs X ) e depois ligo-a de seguida, espero um pouco, desligo e coloco o litro que falta !
Esse martelo..................
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Ago 26, 2011 10:28 am
@Rui Também é uma boa solução
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Ago 26, 2011 2:47 pm
Mais um tutorial 5 *
Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Ago 26, 2011 2:48 pm
excelente Edgar, é magnifico ver todos os passos feitos por ti com todo o cuidado e dedicação, Obrigado.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Dom Ago 28, 2011 1:38 am
Boas...
Esqueci-me de falar da ultima tarefa deste pequeno trabalho...
Depositar o óleo usado num local próprio
Todos óleos usados, são entregues para serem tratados na Amarsul de Alhos Vedros , no concelho da Moita...
nunofala
Moto : Yamaha Ténéré XT 660 Z '09
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Sex Fev 03, 2012 11:58 am
Muito bom mesmo, este sábado vou fazer na minha...
Realmente o martelo é a melhor ferramenta que existe...
Edgar, como sempre um tutorial à maneira. Na tua opinião devemos mudar sempre o filtro de oleo quando mudamos de oleo?
Pergunto isto porque a minha XT 660 R tem quase 4.000Km e vou agora mudar o oleo (pela segunda vez) e queria saber se é necessário estar a colocar um filtro novo. O que está na mota foi colocado aos 1.000Km.
Edgar, como sempre um tutorial à maneira. Na tua opinião devemos mudar sempre o filtro de oleo quando mudamos de oleo?
Pergunto isto porque a minha XT 660 R tem quase 4.000Km e vou agora mudar o oleo (pela segunda vez) e queria saber se é necessário estar a colocar um filtro novo. O que está na mota foi colocado aos 1.000Km.
Abraço e obrigado LPC
Amigo... respondendo honestamente...
Isto é assim... o filtro dura 20.000 kms segundo o manual da Yamaha
mesmo que a gente reduzisse para metade da duração ainda seria 10 mil
o teu tem 3.000 mil e o óleo dura apenas um ano... agora o filtro dura 10 mil ou 20 mil
a única diferença é que vais trocar menos 0,1Litro de óleo
Por isso e usando um pouco de bom senso... (embora possa estar errado ou não...)
Se foi trocado aos 1000kms eu não trocava o filtro agora aos 4000... e se lhe deste uma utilização normal, podes ficar de consciência tranquila, e ainda poupas uns 7 ou 8€
Se não trocares, estás a fazer tudo de acordo com o manual
Exxcelente tutorial! É-me muito útil, principalmente a parte do vídeo de purgar o óleo.
E tanto serve para Teneré, como para a XT, pois o motor 660 é igual...
Muito obrigado, edgar.
tiagomp91
Moto : XT660X 2006
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Ter Out 09, 2012 6:27 pm
Hoje estive a fazer a mudanca de oleo da minha, isto com o filtro. Tirei o oleo, mesm muito bem pois agitei a para todos os lados, apos fazer tudo meti exactamente 2,60 litros. Aqueci o motor e o oleo anda ali a pouco mais do minimo, o que e que voces acham que devo fazer!?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Ter Out 09, 2012 7:50 pm
Fazer nada
se puseste 2,6L tens o nível no máximo ou perto disso não estás a ver bem o nivel (acho eu de que)
a Mota deve estar bem quente e com boa pressão...
se puseste 2,6L não há nada a recear
tiagomp91
Moto : XT660X 2006
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Ter Out 09, 2012 8:05 pm
Ok, esta noite ainda vou fazer uns 40km's com ela. Quando chegar ao destino vou deixa la arrefecer uns 5 m e depois ver o nivel. O oleo que eu pus foi o 10w40 da yamalube, o mecanico da yamaha disse para por 2,8 l mas eu pus o que estava no manual :/
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008 Ter Out 09, 2012 8:25 pm
tiagomp91 escreveu:
Quando chegar ao destino vou deixa la arrefecer uns 5 m e depois ver o nivel. O oleo que eu pus foi o 10w40 da yamalube, o mecanico da yamaha disse para por 2,8 l mas eu pus o que estava no manual :/
Esse mecânico é 2,8L é para a XT600E
deves ver logo assim que páras a mota... nada de esperar minutos... é parar e ver logo de seguida... ou 10 ou 20 segundos depois