Aos 80 anos ti Henrique gira como um pião enlouquecido no seu Poço da Morte, o último dos quatro que existiam em Portugal. Sobre a mota, de olhos vendados, o octogenário agita com bravata a bandeira nacional. Um namoro com o risco que nasceu há mais de 70 anos numa feira em Viseu. Nuno Ferreira encontra Henrique Amaral nas Feiras Novas de Ponte de Lima onde junta uma tribo de aficionados.
Os olhos do ti Henrique, aliás, Henrique Amaral, 80 anos, brilham quando um a um os espectadores do último Poço da Morte em Portugal descem as escadas e formam uma pequena fila para o cumprimentar. Apesar de, bem ao lado, possuir um pavilhão de espelhos, o Risoterapia, só a adrenalina do fundo poço de madeira o faz vibrar: as acelerações em rodopio, as palmas enquanto gira como um pião enlouquecido e ergue a bandeira nacional de olhos vendados.
"Vou continuar enquanto tiver saúde", explica o "ti Henrique", em plena confusão das Feiras Novas, a grande romaria de fim de Verão em Ponte de Lima. Nas Feiras Novas, durante três dias, cruzam-se bandas filarmónicas, ranchos de folclore, concertinas, desgarradas, um mar de gente circulando, mal, pelas atracções, pelas tendas de comes e bebes, pelas centenas de barracas e roulottes de feirantes. Henrique, beirão de Mangualde, é um veterano e um pioneiro, que viu o seu primeiro poço na Feira de São Mateus, em Viseu, há muitos anos. "Eram italianos, eu tinha oito anos e nunca mais esqueci aquilo. Era o que eu queria". Mais tarde, surgiram os poços nacionais e Henrique começou a aprender e a exibir-se num deles, aos 18 anos. Ainda trabalhou numa esfera da morte, a mesma que mantém arrumada por não ter quem trabalhe nela e aos 40 mandou finalmente construir em São João da Madeira o seu poço.
Na última década, para desgosto de Henrique, a atracção esteve semi-parada até que a SIC o descobriu e transmitiu uma reportagem em horário nobre. "Foi há três anos. O pessoal lembrou-se e começou a querer ver outra vez, muitos trazem os filhos que não conheciam isto".
Encontrei o quarentão Poço da Morte de Henrique Amaral enfiado a um canto triste da feira. Por momentos, temi que nem viesse a funcionar. "Sim, trabalha", explicou um determinado Henrique, "à noite, só à noite". Quando por lá cheguei, atravessadas as luzes feéricas e tentadoras das grandes atracções modernas, jovens em cadeiras de cabelos para o ar, a gritar como possessos e a ser sugados no ar como marionetas, não vi ninguém. Junto à velha bilheteira, nem uma alma.
Aos poucos, vindos não se sabe de onde, foram aparecendo aficionados acedendo ao chamamento de Henrique ao microfone: "Faça como São Tomé, venha ver para crer". Alguns, são nostálgicos dos velhos tempos, outros habitués. "Sempre que ele vem a Ponte de Lima, não perco um", confessa um homem, "só não trouxe o meu miúdo porque tem medo. O velho (Henrique do Amaral) é um espectáculo!"
Afinal, subidas as escadas em madeira, Henrique e Carlos, o seu empregado e colega, acabam por exibir as ruidosas máquinas rodopiantes perante um povo caloroso, que não regateia aplausos. "Obrigado, muito obrigado!", agradece embevecido, no fundo do poço, o artista, o veterano, vestido com um fato laranja que o faz parecer um octogenário astronauta, 80 anos feitos em Fevereiro.
Apesar da idade, da placa e dos parafusos numa perna, dos maldito ácido úrico e reumatismo, dos pedidos dos familiares, ninguém o consegue tirar dali.
Muito menos agora que renovou toda a madeira e parafusos do Poço da Morte: "Está aí madeira para durar mais vinte anos. Se calhar", diz a rir, "eu é que não duro mais 20 anos". Apetece dizer: "Dura, então não dura!". Se depender do optimismo e fé na vida de Henrique, o último dos quatro poços da morte que existiam em Portugal eternizar-se-á, perdurará sempre, como um ícone, um último bastião do que eram e são as nossas feiras. Afinal, o que será das feiras portuguesas sem o seu poço da morte, "a loucura sobre rodas, o total desprezo pela vida"?
Fonte da reportagem: www café portugal com
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: POÇO da MORTE Seg Jun 13, 2011 11:38 am
Boas; Não há dúvida nenhuma, o Poço da Morte continua a ser um espetáculo fascinante. Infelizmente, é esquecido e sem apoios. Só sobrevive graças ao empenho e dedicação de pessoas como estas.
Figa5
Moto : tt600re
Assunto: Re: POÇO da MORTE Seg Jun 13, 2011 10:20 pm
eu cheguei a ver ao vivo em viseu na feira de sao mateus, a muuuuitos anos...
muito fixe mesmo, pena ja estar quase esquecido...
Assunto: Re: POÇO da MORTE Seg Jun 13, 2011 10:34 pm
Ainda tive o prazer de ver esses grandes artistas em acção
Rikardo
Moto : Princesinha do agreste
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 12:16 am
Desde sempre na feira popular só depois de ir ao poço da morte todos os anos a feira fazia sentido Poço da Morte
Alexandre
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 1:22 am
O nome da aventura faz jus ao que se vê!
Que habilidade e coragem são necessários!! Ainda mais para uma pessoa dessa idade. Porém o risco que ele corre assim como as pessoas que estão assistindo, é muito grande. Sem capacete ou ainda roupas mais adequadas à sua proteção e só aquele único cabo na beira do poço não deve segurar o bravo senhor e a moto em caso de escapar além da linha vermelha.
Desculpem queridos amigos, e os que gostam deste espetáculo, porém não é o tipo de risco que gosto de ver e me submeter.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 1:50 am
Boas...
@Alexamdre Eu compreendo o teu ponto de vista
Mas nunca existiu um acidente com esta diversão ou espectáculo que evolvesse o publico... e isto é uma coisa muito antiga e que já teve milhões e milhões de exibições...
Mas vendo o video parece que o espectáculo pode acabar a qualquer momento em tragédia e com consequências muito graves...
Mas acontece que neste tipo de coisas a legislação e fiscalização é muito apertada, e todas estas diversões são visitadas regularmente por responsáveis autorizados que inspeccionam tudo duma ponta à outra...
mas compreendo perfeitamente, e reconheço que impossíveis acontecem
este video é um perfeito exemplo de que tudo pode acontecer...
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 1:56 am
Ou isto...
ninguém podia prever ou proteger-se duma coisa destas
ABR
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 10:11 am
Acabei de ter um Flashback na Feira Popular...
Alexandre
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 4:40 pm
Entendi Edgar, mas assim como o "Glogo da Morte" muito comum em circos aqui pelo Brasil, não é um tipo de espetáculo que me apraz.
Entendo a questão da "tradicionalidade" da coisa, mas...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 14, 2011 4:52 pm
É assim
é só gente
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: POÇO da MORTE Ter Jun 21, 2011 3:28 pm