Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Counter Steering

Ir para baixo 
+4
Marco19
inception
Jarod
Edgar
8 participantes
AutorMensagem
Edgar
Counter Steering Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeQui maio 19, 2011 6:15 pm

Forum que é Forum tem que ter este tópico Counter Steering 296550





O lado cientifico da coisa pode ser lido aqui para quem tem alguma paciência...
http://en.wikipedia.org/wiki/Countersteering#Lean_by_countersteering
mas parece que o video é suficiente esclarecedor, e o resto vem naturalmente e sem fazermos nada para tal...


Conseguir compreender esta imagem na estrada e em tempo real e acelerado
por vezes com algum transito e analisando o estado do alcatrão...
não tão fácil nem nasce dum dia para o outro...


Counter Steering Perfectcornerbike



Mas há quem o faça com muita naturalidade e quase por instinto,

Um aparte pessoal:
das pessoas que conheço e têm rolado comigo nos ultimo ano, lembro-me de ver Admin Braz a caminho da Serra da Estrela, e a fazer isso de olhos fechados, e torna-se difícil para não dizer muito difícil ou impossível eu acompanha-lo quando ele começa a soltar gás...



Agora que o verão está a porta e o alcatrão vai aquecer,
espero que este tópico ajude a poupar pneu no meio,
e que possa ser uma ajuda para pouparmos dinheiro em portagens nas AE Counter Steering 796959


ABR Counter Steering 84716
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jarod
Counter Steering Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeQui maio 19, 2011 7:56 pm

O gajo que te falou no countersteering a primeira vez tem bué bom gosto e percebe bué de motas...!!! Counter Steering 296550 Counter Steering 296550 Counter Steering 945103 Counter Steering 945103





















Pena não saber curvar!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
inception
Counter Steering Star310
inception


Moto : XTractor

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:40 am

Bom 'artigo'. É sempre muito bom ter uma noção teorica daquilo que andamos a fazer.. pelo menos eu gosto de ter.

Dá jeito nas entradas de rotundas.

O virar a roda para fora, que pelo efeito giroscopico, imprime inclinação à mota para o lado contrario..
acho que se resume (em grosso modo) a 'alargar' a curva, e já com maior inclinação, aumentar a velocidade da curva.

Se estiver sempre a fazer acho que se torna intuitivo.. mas como os meus percursos diarios sao em alcatrao suiço é mais a fintar Counter Steering 945103
Ir para o topo Ir para baixo
Marco19
Counter Steering Star310
Marco19


Moto : Tenere 660z

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:26 pm

Bom artigo.
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Counter Steering Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:54 pm

uma boa forma de voces treinarem isto é numa recta colocarem as mãos na ponta o mais á ponta possivel dos punhos do guiador e entao empurram alternadamente cada uma das mãos. isto faz com a moto incline para o lado que fazem essa pressão. nao se assustem que nao caiem pois a moto tende logo para inclinar mas ficam a andar aos SSS dai que convem que se faça isso numa estrada sem transito. e quanto mais depressa andarem com mais força tem de fazer pois a força centrifuga que as rodas fazem por causa do efeito giroscópico delas, obriga a que a moto fique direita. assim sendo, se empurram a mão esquerda a moto inclina para a esquerda e vice-versa. (penso que é assim, já não me recordo bem) eu fazia isso muitas vezes quando andava com a hayabusa. ao mesmo tempo vão-se apercebendo a mecanica do countersteering e vão tendo tb a noção do apex da curva que é outro factor importante de aprender a curvare tb quando acelerar na saida curva. num instante melhorasse bastante a forma de curvar ganhando assim mais aceleração.
eu tenho pra aqui uma revista com estes conceitos. eu vou digitalizar isso e ja boto
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Counter Steering Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:02 pm

fica aqui um link disponibilizado por um amigo com uma revista da motociclismo em que aborda tecnicas de curvar, trajectorias em variados tipos de moto, incluindo trail's, em estrada.
http://cid-bcd0270b2681665b.skydrive.live.com/self.aspx/T%C3%A9cnicas%20de%20Condu%C3%A7%C3%A3o%20Motociclismo
Ir para o topo Ir para baixo
frdsilva
Counter Steering Star310
frdsilva


Moto : XT 600E 2001 Azul!

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:51 pm

mariomcarvalho escreveu:
fica aqui um link disponibilizado por um amigo com uma revista da motociclismo em que aborda tecnicas de curvar, trajectorias em variados tipos de moto, incluindo trail's, em estrada.
http://cid-bcd0270b2681665b.skydrive.live.com/self.aspx/T%C3%A9cnicas%20de%20Condu%C3%A7%C3%A3o%20Motociclismo

EXcelente! Ainda não vi ao pormenor,mas obrigado por partilhares! Counter Steering 12626 Counter Steering 656644 Counter Steering 919911 Counter Steering 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Counter Steering Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:59 pm

Excelente é pouco Counter Steering 656644 Counter Steering 656644

só abri o 1º pdf, mas quando tiver tempo vou abrir o resto...


OBR Counter Steering 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Counter Steering Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSeg maio 23, 2011 12:34 pm

Isso acontece naturalmente e há malta que nunca se apercebe até VER. No entanto não é usada como tecnica avançada de condução (util para tirar mais uns pós ao tempo por volta Counter Steering 122298 ) e sim como reação à força feita no volante para o interior da curva.

Agora não se assustem com a rapidez com que a mota vira. Há tendencia para se começar a curvar demasiado cedo (devido ao factor CU na travagem Counter Steering 294891) e o counter steer amplifica a coisa.

Claro que é muito bonito mas para o peso e velocidades das XT é quase inutil. Se andarmos a "soprar" com elas ajuda muito no cansaço porque o esforço requerido para deitar (e mais ainda nem contra-curvas) é muito menor.

A mota fica é com reações MUITO mais bruscas e em suspensões moles é capaz de causar alguns "solavancos"

Fazer isso para testar o principio é uma coisa. Andar com a faca nos dentes e aplicar as tecnicas todas são outros 500 (tal como no off-road). Tenham cuidado.

PS: em conjunto com o mesmo principio mas usando TAMBEM os pés tiram-se segundos por volta em trackdays comparado com a condução "normal" de fim de semana.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoturbo
Counter Steering Star310
nunoturbo


Moto : xt225 xt600

Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitimeSex Nov 08, 2013 3:15 pm

Uma CBR 600 F ensina instintintivamente a fazer isto. É fenomenal a simplicidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Counter Steering Empty
MensagemAssunto: Re: Counter Steering   Counter Steering Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Counter Steering
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Técnicas de Condução-
Ir para: