| Afinar mistura ar/combustivel na XT600E | |
|
+3NunoGavazzi Johnny_1056 javleitao 7 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 11:47 am | |
| Boas Alguém sabe como afinar a mistura ar/combustivel no carburador da xt600e? Já andei a ver no manual de serviço, mas não fiquei esclarecido. O motivo é este: Já andava desconfiado que a minha xt andava a meter gasolina a mais, devido à cor da vela (preta), por vezes um pouco de fumo preto e os consumos que por mais que eu me esforçasse nunca foram abaixo dos 5l/100km. Em conversa com um amigo com bons conhecimentos de mecanica auto, depois de ver a vela e algum fumo negro realizamos a medição da mistura através dos gases de escape com recurso a uma wideband. Foi tirar a pilinha do escape e exame à prostata . Resultado: entre as 4000 e as 5000rpm em vazio, a mistura ar/combustivel era de 11,5 partes de ar para uma gasolina, o que é pouco ar para um motor atmosférico. Talvez o antigo dono tivesse um escape ou um filtro de ar mais aberto e tivesse afinado o carburador para tal, e depois tivesse voltado às origens sem mexer no carburador . Ou então o camurso do mecanico que fez uma suposta limpeza nos carburadores e meteu as unhas onde não devia Cumps | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 12:16 pm | |
| Boas; De momento não estou a ver muito bem o carburador da XT, e falar de memória é sempre complicado e pode induzir em erro. Ainda recentemente estive a ver uma XT600, mas esta estava com outros carburadores... No entanto, deve haver um parafuso na lateral do carburador para afinar a mistura ar/gasolina, convem não confundir com o de regulação do ralenti. Esse deve ser o primeiro caminho a seguir. Se já mexeram no carburador, pode ter ficado alguma coisa desafinada, e isso significa outra análise que não pode ser feita por este meio. Aproveita e vê como está o filtro de ar, se estiver sujo pode tornar a mistura mais rica. | |
|
| |
javleitao
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 1:42 pm | |
| Pelas dúvidas o filtro de ar já foi mudado à algum tempo. Será o parafuso 6 deste esquema (parafuso piloto)? E a afinação standard será assim? | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 3:05 pm | |
| Boas; Encontrei agora um tutorial sobre o carburador da XT. E como receava, a minha ideia acerca deste carburador estava errada. O parafuso 6 é o do gicleur de mínima, serve para pulverizar gasolina ao ralenti para manter o motor a trabalhar. Será que não andaste demasiado tempo em circuito urbano, a baixa rotação? Esse pode ser o motivo para a vela estar escura. A haver algum eventual problema de carburador, vais ter mesmo que o desmontar e verificar os componentes internos.
Deixo-te o tutorial que encontrei: http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic14548.html
Espero que seja util. | |
|
| |
NunoGavazzi
Moto : Vespa 50s, Honda deauville 650, Honda CB 450
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 3:22 pm | |
| Boas, com o filtro de ar de origem , a regulação de carburador que costumo fazer é no parafuso nº 5, e depois de totalmente apertado, contas duas voltas e meia de desaperto, fica 5 estrelas. | |
|
| |
javleitao
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 4:32 pm | |
| Ou seja é preciso desmontar o carburador E a afinação que eu pretendo é feita no gingle de alta certo? Mas tem um primário e um secundário | |
|
| |
NunoGavazzi
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 4:51 pm | |
| Negativo, não se desmonta o carburador, tens que arranjar uma chave de fendas fininha e curta, porque o acesso ao parafuso da mistura fica na zona inferior da cuba do carb. , e o espaço existente entre o parafuso e o motor de arranque é pequeno, eu peguei numa ponta de fenda, das que se adapta nas aparafusadoras electricas e com isso consigo fazê-lo, não sei se me consegui fazer explicar??? | |
|
| |
NunoGavazzi
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 4:57 pm | |
| Antes de mexer na regulação aumentas um pouco o relantim, existe um parafuso na lateral do carb. na zona onde termina o cabo do acelerador, depois fazes a afinação da mistura, que te disse, depois de o motor trabalhar algum tempo, já depois de estar quente, repões a afinação do relantim, eu tenho o meu relantim ás 1250 rpm. | |
|
| |
javleitao
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 5:19 pm | |
| - Kawazaki escreveu:
- Negativo, não se desmonta o carburador, tens que arranjar uma chave de fendas fininha e curta, porque o acesso ao parafuso da mistura fica na zona inferior da cuba do carb. , e o espaço existente entre o parafuso e o motor de arranque é pequeno, eu peguei numa ponta de fenda, das que se adapta nas aparafusadoras electricas e com isso consigo fazê-lo, não sei se me consegui fazer explicar???
Estive agora a ver na xt e não vejo nenhum sitio que possa ter um parafuso no nº5 do esquema. Será que te referes ao nº9 que é no carburador secundário? | |
|
| |
motopi22
Moto : xt600e xtz750
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 8:33 pm | |
| boas ppl o parafuso é o numero 6 e das 1,1/2 voltas se for 4pt se for uma 3tb das 2 voltas info o numero 5 e 9 sao os glicleur de maxima 1 e 7 é as agulhas 4 e 8 evaporadores 2 e 3 sao os vedantes da boia | |
|
| |
javleitao
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 9:04 pm | |
| - motopi22 escreveu:
- boas ppl
o parafuso é o numero 6 e das 1,1/2 voltas se for 4pt se for uma 3tb das 2 voltas info o numero 5 e 9 sao os glicleur de maxima 1 e 7 é as agulhas 4 e 8 evaporadores 2 e 3 sao os vedantes da boia Então mas o nº 6 não é o gingle de baixa? É aí que se faz a afinação de ar/combustivel? Ou é nos gingles de alta ou só num? Cada vez estou mais baralhado Aqui fica mais uma vez a imagem do manual de serviço mas com a respectiva legenda | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 10:47 pm | |
| - javleitao escreveu:
- motopi22 escreveu:
- boas ppl
o parafuso é o numero 6 e das 1,1/2 voltas se for 4pt se for uma 3tb das 2 voltas info o numero 5 e 9 sao os glicleur de maxima 1 e 7 é as agulhas 4 e 8 evaporadores 2 e 3 sao os vedantes da boia Então mas o nº 6 não é o gingle de baixa? É aí que se faz a afinação de ar/combustivel? Ou é nos gingles de alta ou só num? Cada vez estou mais baralhado Aqui fica mais uma vez a imagem do manual de serviço mas com a respectiva legenda
Boas O carburador YDIS não tem circuito de relantim no carburador secundário pois esse carburador só funciona após abrir u m pouco o acelerador, isso é feito pela ligação entre os dois e regulado por um parafuso no meio dos dois carburadores Dequalquer forma a mistura do circuito de mínima ou relantim não vai ter nenhum efeito à 5000 rpm pois esse circuito deixa completamente de funcionar uma vez aberta a guilhotina O unico circuito nesse regime de reotação é o circuito de máxima que é regulado pela posição da agulha E neste caso há dois (o do carburador primário e secundário) Para veres e ajustar é necessário retirar as duas tampas superiores uma delas (o secundário tem um diafragma de borracha que deverá verificar se tem furos ou rasgos ou outros danos ) Depois é retirar para cima puxando esse diaframa e a mola e no caso do primário retirar a peça onde que está agarrado a agulha (um pequeno tambor de plastico) As agulhas deverão ter um codigo estampado nelas e no manual de oficina deve ter uma referencia a qual a posição original do clip que segura a agulha A agulha tem vários recravas onde é possivel montar esse clip Quando mais acima estiver o clip mais a agulha desce e mais "pobre" (menos gasolina) fica a mistura e vice-versa Nuno | |
|
| |
motopi22
Moto : xt600e xtz750
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Qui Abr 28, 2011 11:27 pm | |
| leitao tens aqui os carburadores o chamado parafuso piloto (42) é o parafuso de afinação do carburador se quizeres afinar a alta rotação é nas agulhas e glicleurs de maxima | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Sex Abr 29, 2011 3:21 am | |
| - webmonstro escreveu:
As agulhas deverão ter um codigo estampado nelas e no manual de oficina deve ter uma referencia a qual a posição original do clip que segura a agulha A agulha tem vários recravas onde é possivel montar esse clip Quando mais acima estiver o clip mais a agulha desce e mais "pobre" (menos gasolina) fica a mistura e vice-versa
Nuno Salvo erro são 5 posições para por o clip... e deve estar na 3ª se estiver na 2ª ou na 1ª tens ai o teu problema (em principio) Se a agulha for de origem, e estiver na 3ª posição... talvez seja desgaste da agulha... mas acredito mais que tenham subido a agulha... Se não for isto pode ser outra coisa... mas talvez fosse melhor confirmar o que o Nuno sugeriu, antes de tudo... ABR | |
|
| |
javleitao
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E Sex Abr 29, 2011 10:58 am | |
| Obrigado pessoal Acho que já fiquei esclarecido. Assim que houver tempo vou ver isso Cumps | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Afinar mistura ar/combustivel na XT600E | |
| |
|
| |
| Afinar mistura ar/combustivel na XT600E | |
|