Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Transmissão para a XTZ 660 Ténéré

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
jorge martins
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSex maio 14, 2010 10:18 pm

Boas

Preciso de ajuda técnica e há aqui malta com conhecimento para isso.
ENcomendei um pinhão de ataque maior para a minha XTZ 660 Ténéré de 2000, a relação de origem é 15/46 e encomendei um pinhão de 16 dentes.
Vou ficar com mais ponta? se sim julgo eu, quantos Kms mais? e as rotações e bater do motor em baixa rotação especialmente em 4ª e 5ª a baixa velocidade nas localidades, acaba ou vai se reduzir? passo a vida a trocar de caixa nas localidades...é que como ando com freqência em AE e Via Rapida a mota é algo curta... apartir dos 150 parece que se vai desfazer.
Enquanto não compro uma Trail maior, de maior cilindrada, vou ver se torno esta mais agradavel para viagens médias/grandes.
Esperando ansiosamente as vossas ajudas

Sou
Jorge Martins
Castelo Paiva
Obg.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSex maio 14, 2010 11:12 pm

Boas Jorge,

Pois é os valores envolvidos a nivel de rotaçoes e ponta nao te sei dizer mas 1 coisa posso adiantar , vais ficar com mota melhor pra andares em AE , ao alogares a relaçao secundaria k é a relaçao pinhao/cremalheira vais ter maior velocidade pra mesma rotaçao , optimo pra quem quer fazer viagens como tu mas pessimo pra andares na cidade 1 vez k vais notar muito mais bater em 4ª e 5ª , alias , provavelmente vais ter de meter 3ª / 4ª pois vais perder 1 pouco da ''elasticidade'' k os ratios baixos proporcionam , assim nestas condiçoes iras sentir necessidade de esticar mais as mudanças e consequentemente depender menos do binario do motor pois com ratios longos os mono da yamaha nao ira brilhar ...
Mas ve o lado positivo ... em modo cruzeiro essa relaçao vai te fazer melhores consumos , e em AE axo k iras notar francas melhorias ; se reparares a tua situaçao é exactamente o oposto do nuno gavazzi

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 15, 2010 12:20 am

SZR 660 que tem um motor igual levava um pinhão de 17 dentes
A cremalheira não sei...

(clica para aumentar)
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Yamaha%20SZR660%20%202

Ouvi dizer que de 17 não cabe na tua, e o máximo que lá podes por é 16 (mais um dente)

Um espanhol "Lanseros" do "club trail ténéré"
fez a experiência com um de 16 (como tu queres por)
mas também meteu um filtro "K&N", "kit dynojet" no carburador,e um escape "marving"

e diz que a Té ficou um espectáculo...
baixou as rpm, e ficou a dar mais 10km/h

PS: a relação de origem acho que é 15 / 45 e não 15 / 46
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
jorge martins
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 15, 2010 9:34 am

EDGAR
Obrigado pelas dicas.
A relação de transmissão é 15/46 á excepção da Austria e da Suiça que é 15/45, tenho o livro de instruções a frente, nesses 2 paises a Ténéré saiu com mais 9 cm de comprimeto, deve ser por isso.
O filtro KN também lhe posso pôr, escape não estva a pensar, até porque vou comprar um roadbook e o dinheiro não estica.
Agora o "kit dynojet" de carburador não faço a minima ideia do que seja?
Podes fazer o favor de me explicar o que é isso, quanto custa e como se aplica?
Em trelação á mota que fals não conhecia e como tal não sabia, mas és capaz de ter razão pinhão 17 não deve lá caber, também não estava a pensar.
O meu mecãnico diz que com a alteração só de 1 dente (16), não perco força e que a mota melhorará 15 a 20 km/h mas eu achei muito, por isso te perguntei e agradeço.
Um grande abraço, quando o pinhão chegar e eu o montar depois digo algo.
Aquele abraço
Jorge Martins
Castelo Paiva
Ir para o topo Ir para baixo
Kaparica
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
Kaparica


Moto : BMW R1200 GS

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 15, 2010 2:43 pm

Amigo,

Ao aumentares 1 dente em 15 e caso a nova peça respeite à décima a distância entre dentes da peça anterior, estás a incrementar o perímetro em 6,7%. Deste modo, deves esperar um incremento da velocidade de ponta na mesma proporção. Quando anteriormente ias a 120Km/h, irás agora para o mesmo nível de rotações a 128Km/h.

90 = 96,0
100 = 106,7
110 = 117,3
120 = 128,0
130 = 138,7
140 = 149,3
150 = 160,0

Relativamente ao binário, ou à falta dele, as coisas vão-se passar exactamente ao contrário. Com algumas diferenças, dada a relação pinhão/cremalheira mudar, vais sentir o motor a bater, em cada uma das relações de caixa, a uma velocidade de circulação mais ou menos 7% acima do que sentias.

Como podes ver, a minha opinião não é diferente das anteriores.

Só avisar-te para mais um pormenor que podes vir a sentir. Ao aumentares o pinhão, vais sentir menos pica nos arranques quando estiveres parado e o motor vai ficar menos redondo do que agora.

Abraço,
Kaparica :lol:
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 15, 2010 4:08 pm

kaparica escreveu:
Ao aumentares 1 dente em 15 e caso a nova peça respeite à décima a distância entre dentes da peça anterior, estás a incrementar o perímetro em 6,7%. Deste modo, deves esperar um incremento da velocidade de ponta na mesma proporção. Quando anteriormente ias a 120Km/h, irás agora para o mesmo nível de rotações a 128Km/h.

90 = 96,0
100 = 106,7
110 = 117,3
120 = 128,0
130 = 138,7
140 = 149,3
150 = 160,0
É exactamente isto que eu queria dizer Transmissão para a XTZ 660 Ténéré 294891
sobre o binário ele diz não notar nada...

Eu já enviei um mensagem ao "Lanseros" do "club trail ténéré", vamos ver se ele nos responde...

_____________________________________


O kit "kit dynojet" é basicamente isto que está na figura A
uma agulha, mola, 2 anilhas, 1 frei, 1 gigler ou dois...

(clica para aumentar)
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Thump_1623307img0001

Neste exemplo é para a XTZ até 1997, mas acho deu para a tua é exactamente igual :scratch:
A montagem disto é muito fácil, ou pelo menos parece fácil...

Eu encontrei umas fotos da montagem deste kit numa XTZ750ST
que vou portar na "bricolage"... (assim que tiver autorização do autor do Post)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
jorge martins
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 15, 2010 10:43 pm

Obrigado a todos, Edgar, Kaparica e Marco F.
Então é asim ,o pinhão vou metê-lo, o filtro de ar KN não faço ideia quanto custa, também é para meter, o escape vou manter o original, em relação ao kit Dynojet, vou falar com o meu mecânico se ele for gaijo para o meter, mando-o vir já andei a pesquisar na net, Dynojet XTZ 660 (93-97) Etapa 2
65,00 €
Model: E4252 Modelo: E4252
Manufactured by: Dynojet Fabricado por: Dynojet
Em relação ao comportamento da mota com o pinhão de ataque maior, se não gostar tiro-o e guardo-o, o preço acho que ronda os 15€ portanto é um investimento reduzido, e fico com 2 um de 15 e outro de 16 dentes, consoante vá fazer viagens grandes ou não.
Obrigado a todos, se tiverem mais boas novas para mim agradeço, eu quando tiver o pinhão montado direi algo também
Abraço e muito obrigado
Jorge Martins
Castelo Paiva
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeQua maio 19, 2010 2:26 pm

Edgar escreveu:
Eu já enviei um mensagem ao "Lanseros" do "club trail ténéré", vamos ver se ele nos responde...

Eu encontrei umas fotos da montagem deste kit numa XTZ750ST
que vou portar na "bricolage"... (assim que tiver autorização do autor do Post)
Ainda não tive resposta do "Lanseros" Neutral

Mas sobre o Dynojet e os filtros K&N, já temos qualquer coisa aqui no forum...
http://clubextportugal.com/bricolage-f20/filtro-kn-e-kit-dinojet-para-a-xtz-750-st-t189.htm

V
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
jorge martins
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeQui maio 20, 2010 10:57 am

Edgar, obrigadão!
Amanhã sexta feira vai chegar o pinhão de 16 dentes, e vou testá-lo já no domingo, vou a Chaves num passeio do Moto Club Paivense, pela A 23.
Amanhã irei encomendar o filtro KN e falar com o meu mecânico sobre o Kit Dynojet.
Abraço
Obrigado
Jorge Martins
Ir para o topo Ir para baixo
jorge martins
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSáb maio 29, 2010 2:08 pm

Boas,
Já coloquei e testei o pinhão de ataque 16 dentes na 660 XTZ Ténéré, fui a Chaves (Carrazedo de Montenegro) e vim...pela Régua ...até casa.
As 1ªs impressões menos rotativa, relações mais longas, arranque igual (têm tanta força, que nem eu noto a diferença), menos consumo, em principio mais velocidade, como estava muito vento na A 24 á ida não deu mais de 156 Kmh reais (GPS), quando anteriormente na A1 á vinda da Espaços Sonoros (quando fui meter o GPS) tinha atingido com o pinhão de 15 dentes (Origem) 162 km/h.
Entretanto pra "burra" miotei-lhe um RoadbooK, tive que puxar o espelho esquerdo para o topo (ganhei 0,5 cm) e deslocar o GPS mais para a esquerda 4 ou 5 cm...
Parece o cokpit dum avião!
Comprei também no LIDL um capacete modular XL da marca Crivit por 79,00€ cinza escuro com saco, viseira suplente e forros suplente. este capacete não fica adever nada ao meu NEXX 30 que custou mais do dobro (165€) e só trazia saco, nem viseira, nem forros suplentes.
Grande ABRAÇO PARA TODOS OS COLEGAS AMANTES DAS XTs e..outras marcas de modelo trail!!!
Jorge Martins
Ir para o topo Ir para baixo
rummi
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Star310
rummi


Moto : Mula Bis-cape

Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitimeSeg Jul 19, 2010 5:17 pm

Só não percebo porque a XT660 não tem tambem tambem outras medidas de pinhão e cremalheira.....tamos limitados ao 15/45 😢
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão para a XTZ 660 Ténéré   Transmissão para a XTZ 660 Ténéré Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Transmissão para a XTZ 660 Ténéré
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Kit transmissão 660 Tenere
» kit de transmissão xtz 750 super tenere
» Mudança de transmissão Tenere
» Transmissão Super Ténéré 750
» Kit transmissão xt660z tenere

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: