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| TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti | |
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+7Xarepe Edgar Johnny_1056 mariomcarvalho NJ rui braz lmpl 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
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lmpl
| Assunto: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 11:51 am | |
| Amigos,
Peço ajuda para ver se me conseguem identificar onde estará o problema. Todas as manhãs e finais de tarde (após algumas horas com o motor desligado), quando vou ligar a mota, uso sempre o ar para ela pegar. Pega sempre bem, o ralenti sobe até +- às 2000rpm, e passado poucos segundos vai subindo até às +- 3000rpm. Quando isso acontece, e já com o ruido bastante alto, fecho um pouco o ar, mas ela vai perdendo rotação lentamente até acabar pro desligar. Já tive várias motas, em que fazia exactamente este procedimento e ela ficava a trabalhar normalmente, um pouco aceleradas, que passava depois de arrancar e fechar totalmente o ar. Já me aconteceu 3 ou 4 vezes que após ela desligar, dou 2 ou 3 vezes ao motor de arranque e fico sem bateria (já deve estar a precisar de substituição). Já tentei, depois de ligar a mota arrancar imediatamente, mas neste caso acho que ainda é pior porque como fecho o ar em andamento, ela desliga-se em andamento. Já aumentei o ralenti, agora está (depois de quente) +- às 1400rpm, o que me parece muito, não resolveu o problema totalmente, mas está melhor.
Alguem já teve um problema igual ou parecido? Como resolveram?
Obrigado
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| | | rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:01 pm | |
| Boas Luis Parece-me que o problema será mesmo a bateria ... Antes de tentar qualquer outra coisa tenta que te emprestem uma bateria e experimenta ... ou então com um Voltimetro vê a carga dela (bateria) tem de ter mais de 12 ( não sei a medida ) Vlts.. Edgar............???? Edit : Volts .... o Mario ajudou
Última edição por rui braz em Ter maio 10, 2011 9:17 pm, editado 4 vez(es) | |
| | | NJ
Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:12 pm | |
| boas luis nao me vou pronunciar sobre as provaveis causas de tais problemas... mas certamente alguem o fará... OFF TOPIC ja agora so uma perguntinha ...por acaso a tua TDM nao faz nenhum barulhinho esquizito ¿¿¿ cumps NJ
Última edição por NJ em Qua Abr 06, 2011 12:13 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:13 pm | |
| correcto tem de ter sempre mais de 12 senao a bateria nao carrega. penso que seja entre os 13 e os 15vlts | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:32 pm | |
| Boas; Também sou possuidor duma TDM 850 da 1ª série, já é a segunda que passa por casa. De acordo com o problema que descreves, parece-me que está com tendência para encharcar. Tenta nao ter o botão do ar tanto tempo puxado e numa primeira fase após ter pegado vai empurrando gradualmente o botão para dentro. De qualquer forma deves verificar os carburadores, os sintomas que descreves são geralmente resultantes de desgaste nas agulhas dos carburadores, a moto fica com um trabalhar incerto a baixas rotações. Limpando os carburadores, colocando umas agulhas novas e afinando, deves resolver o problema. Quanto à bateria, pensa em substituí-la, de preferência por uma bateria boa. Eu aconselho YUASA, marca com que tenho tido sempre bons resultados. Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI. Boa sorte na resolução do problema. | |
| | | lmpl
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:36 pm | |
| - NJ escreveu:
- boas luis
OFF TOPIC ja agora so uma perguntinha ...por acaso a tua TDM nao faz nenhum barulhinho esquizito ¿¿¿
cumps NJ
Olá NJ, Barulhinho esquisito?? Como assim? | |
| | | lmpl
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 12:44 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Também sou possuidor duma TDM 850 da 1ª série, já é a segunda que passa por casa. De acordo com o problema que descreves, parece-me que está com tendência para encharcar. Tenta nao ter o botão do ar tanto tempo puxado e numa primeira fase após ter pegado vai empurrando gradualmente o botão para dentro. De qualquer forma deves verificar os carburadores, os sintomas que descreves são geralmente resultantes de desgaste nas agulhas dos carburadores, a moto fica com um trabalhar incerto a baixas rotações. Limpando os carburadores, colocando umas agulhas novas e afinando, deves resolver o problema. Quanto à bateria, pensa em substituí-la, de preferência por uma bateria boa. Eu aconselho YUASA, marca com que tenho tido sempre bons resultados. Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI. Boa sorte na resolução do problema. Obrigado pela ajuda Johnny_1056. O ar está aberto, no maximo uns 20 segundos, penso que não o tenho tempo demais aberto, até acho que vedia ter mais tempo, mas aquilo é tipo on-off, parece que não há meia posição, quando tento fechar um pouco o ar é quando ela começa a perder rotação até delsigar. Tenho de ver os carburtadores e a bateria. | |
| | | NJ
Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 1:16 pm | |
| Caro luis eu estou muito longe de ser um expert em mecânica... Por favor nao ligues a esse OFF-TOPIC Isso dos barulhos esquizitos sao coisas da minha XT, da minha cabeça, e de gente que como eu leva a vida com um sorriso nos labios... , e nunca se nega a uma gargalhada... ...Como disse o Yeti... Uma mota sem barulhos é como um jardim sem flores ... Mas atençao que Hà aqui muita gente que sabe bem do que fala... E certamente tudo faram para te ajudar a perceber o que se passa com a tua TDM. Cumps NJ | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 3:59 pm | |
| Boas... O que o Johnny disse, faz todo o sentido Podes dizer qual é a media de consumo de gasolina que tens feito aos 100 ???E quantos quilómetros tem a TDM ???Já trocaram as agulhas e os tubos alguma vez nos carburadores ???Para compreenderes o porquê de falarmos das agulhas, vê este video... Video sobre o funcionamento do carburador Sobre a bateria, já é outra situação... Já agora... Tens o filtro de ar em bom estado ?? e as velas ?? | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 4:15 pm | |
| Boas; 20 seg, parece-me pouco tempo, deixa-a estar com o botão do ar puxado mais algum tempo e depois tenta gradualmente empurrá-lo para dentro mesmo que tenhas que o segurar e estar com a outra mão no acelerador para ajustar a rotação. Uma das coisas que acontece quando a caburação está com problemas é o isolamento das velas e na TDM são um bocado lixadas de tirar, principalmente a do lado direito. Já desisti de encontrar uma chave de velas que permita realizar esta operação com maior facilidade, mas até à data ainda não consegui nenhuma melhor do que a que vem no jogo de ferramentas original da moto...
Quantos km's tem a tua? Se já tiver muitos quase de certeza que está a precisar de agulhas. Se esteve muito tempo parada, também pode ter algum diafragma de carburador lixado. Mas por enquanto vamos manter esse cenário afastado, pois são caros. Dá uma volta pela carburação e vais ver que ficas com a moto a trabalher certinha. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 4:22 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ...
Se esteve muito tempo parada, também pode ter algum diafragma de carburador lixado. Mas por enquanto vamos manter esse cenário afastado, pois são caros. ... Na Yamaha custam 350€ mas na Kedo custa 44€ os dois Podem ver aqui uma compra dos diafragmas para uma XT750Z https://clubextportugal.forumeiros.com/t224-procuro-diafragma-do-carburador-xtz-750-st para a TDM é o mesmo preço mas com códigos diferentes (acho eu) | |
| | | Xarepe
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 4:34 pm | |
| Boas, Acho que já foi tudo dito mas testa 1º a bateria tenho uma Thundercat e à +/- 2 anos começou a ter um comportamento semelhante até ao dia em que começou a ficar completamente maluca conseguia por a trabalhar mas ficava com o relanti doido e nem conseguia andar porque era impossivel controlar. 1º teste foi o da bateria estava nas lonas, troquei e ficou um mimo até à data. abraço, | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 5:00 pm | |
| Boas; Edgar, consultei agora o catálogo da Kedo e os diafragmas da Super Ténéré são exactamente os mesmos da TDM. E os preços são muito mais simpáticos. O Ricasbeiro já tem montados na Super Ténéré os que vieram da KEDO, e pelos vistos funcionam bem. Só não sei se são mesmo da Mikuni ou de outra marca qualquer.
Xarepe, o problema não tem nada a ver com a bateria, pois a moto pega com a bateria que tem, só quando insiste é que a bateria se queixa, talvez já esteja a acusar algum "cansaço" e logo após 2 ou 3 insistências vá abaixo. No que toca a TDM, podes pô-la a pegar de empurrão sem qualquer carga na bateria que ela funciona normalmente, o único problema que acontece frequentemente é que "frita" o regulador de tensão. A minha ainda no ano passado ficou sem carga nenhuma na bateria, e após pegar de empurrão funcionava normalmente. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 5:11 pm | |
| Pois é... @Xarepe Há motas que não funcionam sem a bateria... a XJ600 por exemplo... acho que tem a bomba de gasolina eléctrica, ou não sei mais o quê O que sei, é que uma fez tentei andar com uma XJ600 que tinha a bateria nas couves, e assim que tirava os cabos da minha XT, ía logo a baixo... Mas segundo parece no caso da TDM não precisa de bateria para rolar | |
| | | inception
Moto : XTractor
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 8:46 pm | |
| - mariomcarvalho escreveu:
- correcto tem de ter sempre mais de 12 senao a bateria nao carrega. penso que seja entre os 13 e os 15vlts
- Johnny_1056 escreveu:
- ...o problema não tem nada a ver com a bateria, pois a moto pega com a bateria que tem, só quando insiste é que a bateria se queixa, talvez já esteja a acusar algum "cansaço" e logo após 2 ou 3 insistências vá abaixo.
e o alternador/ circuitos de carga da bateria /regulador de tensao nao poderão estar danificados... ? com a bateria cansada e circuito de carga em mau funcionamento nao teria estes sintomas? ja viste quantos volts debita o alternador? normalmente é acima dos 14V para carregar convenientemente e alimentar os restantes circuitos... e mais nao sei ... ainda | |
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| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti | |
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