| Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
BastiaZ
Moto : Té do bafu!
| Assunto: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Mar 25, 2011 6:35 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Mar 25, 2011 7:09 pm | |
| Boas... Muito útil e simples de fazer... Talvez coloca-se um interruptor intermédio para anular essa alteração e podia ficar com as duas situações (a de origem, e a melhoria) mas está muita fixe, e vai notar-se uma boa diferença ABR | |
|
| |
Helder
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Qui Dez 29, 2011 11:32 pm | |
| Boas.....
Tambem gostava de fazer isso na minha Tenere.
Mas pelas imagens não consigo ver claramente como se faz (sou leigo na materia).
Por acaso não consegues explicar o processo como se eu fosse uma criança de 7 anos?
Obrigado
| |
|
| |
António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 8:27 am | |
| - Helder escreveu:
- Boas.....
Tambem gostava de fazer isso na minha Tenere.
Mas pelas imagens não consigo ver claramente como se faz (sou leigo na materia).
Por acaso não consegues explicar o processo como se eu fosse uma criança de 7 anos?
Obrigado
Boas, O que o BestiaZ fez foi, penso o mesmo que a minha tem ou seja: A Té tem de origem dois farois, sendo que um tá equipado com uma lampada H4 que tem dois filamentos e permite fazer médios e máximos, e o outro farol está equipado com uma lampada H1, só com um filamento e que só faz máximos. No entanto a Té de origem só faz médios no farol esquerdo (lâmpada H4) e máximos no farol direito (H1), ora quando se liga os máximos o farol esquerdo apaga, desperdiçando dessa forma um máximo. O que se costuma fazer é ir buscar alimentação á lampada H1 e ligar ao filamento de máximos da lampada H4, permitindo que os 2 farois acendam em simultâneo em máximos, em médios continua só um aceso. Confuso? Cumps | |
|
| |
Helder
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 9:08 am | |
| Boas, O que o BestiaZ fez foi, penso o mesmo que a minha tem ou seja: A Té tem de origem dois farois, sendo que um tá equipado com uma lampada H4 que tem dois filamentos e permite fazer médios e máximos, e o outro farol está equipado com uma lampada H1, só com um filamento e que só faz máximos. No entanto a Té de origem só faz médios no farol esquerdo (lâmpada H4) e máximos no farol direito (H1), ora quando se liga os máximos o farol esquerdo apaga, desperdiçando dessa forma um máximo. O que se costuma fazer é ir buscar alimentação á lampada H1 e ligar ao filamento de máximos da lampada H4, permitindo que os 2 farois acendam em simultâneo em máximos, em médios continua só um aceso. Confuso? Cumps[/quote] Obrigado Antônio pela explicação simples e bem esclarecedora. Vou-me aventurar a fazer para ver o que acontece. | |
|
| |
shok
Moto : Yamaha xt 600E
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 6:27 pm | |
| e depois de algum tempo como ficará a bateria da burrinha?
pensem tb nisso, o melhor é fazer como diz o edgar, ligar um botão intermédio, assim de dia andam só com um farol e de noite acendem o outro, senão a bateria vai carregar pouco de certeza, senão de origem vinha logo a acender os dois em simultâneo.
| |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 6:49 pm | |
| - shok escreveu:
- e depois de algum tempo como ficará a bateria da burrinha?
pensem tb nisso, o melhor é fazer como diz o edgar, ligar um botão intermédio, assim de dia andam só com um farol e de noite acendem o outro, senão a bateria vai carregar pouco de certeza, senão de origem vinha logo a acender os dois em simultâneo.
Também vai sempre a puxar (ou esforçar) mais 4 Amperes no rectificador O rectificador é que leva com a sub carga do consumo ABR | |
|
| |
shok
Moto : Yamaha xt 600E
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 9:58 pm | |
| e se o problema delas já é o retficador... mais vamos agravar essa maleita... | |
|
| |
rui durao
Moto : Yamaha XT660Z tenere
| |
| |
BastiaZ
Moto : Té do bafu!
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Sex Dez 30, 2011 10:44 pm | |
| Bem, vinha responder mas... está tudo respondido | |
|
| |
vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Seg Jan 02, 2012 11:12 am | |
| Pelo que sei a questão de um farol acesso ou dois...tem haver com a legislação de cada país.
Há paises em que so é permitido rolar com um farol acesso, outros podem ter os dois. Uns paises so podem ter uma luz de máximos...outros podem ter dois.
Por isso a mesma mota em paises diferentes tem instalações diferentes nos farois.
Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos.
Eu pessoalmente já tive uma optica que acendia os dois médios e os dois máximos simultaneamente e nunca tive problemas com o rectifidor. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Seg Jan 02, 2012 12:05 pm | |
| - vitorcosta escreveu:
- ... ...
Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos. ... ... Sim claro... mas também não é tão linear porque por esse ponto de vista eles nunca davam o bérro... No caso da XT600E que tem um rectificador de ultima geração (na altura e ainda actual) é muito mais resistente (salvo erro o rectificador da minha XT600E 4PT é igualzinho ao da XT660Z Ténéré) é um rectificador de 25 Amperes se aumentarmos o consumo dos Amperes em mais 4A e depois se formos fazendo coisas normais como travar e piscas... são mais 6A com mais algumas pequenas coisas que são permanentes mínimos luz de presença traseira mais 10W a 15W para os manómetros... juntando o com o consumo do motor para a vela... depois se a bateria estiver cansada, são mais outros tantos... facilmente nos aproximamos dos 25A e ele começa a aquecer bastante... vai perdendo características... e um dia que a bateria esteja a pedir mais carga... frita o rectificador... Ter o rectificador que dá 25A e andar sempre no seu máximo ou perto disso... não é boa ideia... é como andar sempre com o motor a fundo na velocidade máxima... vai ter um desgaste mais rápido... Por isso vejo isso como um exercício de bom-senso... dá para andar... mas não o usava se não fosse realmente necessário em dias de fraca visibilidade... ABR | |
|
| |
António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Seg Jan 02, 2012 4:27 pm | |
| - Edgar escreveu:
- vitorcosta escreveu:
- ... ...
Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos. ... ... Sim claro... mas também não é tão linear
porque por esse ponto de vista eles nunca davam o bérro...
No caso da XT600E que tem um rectificador de ultima geração (na altura e ainda actual) é muito mais resistente (salvo erro o rectificador da minha XT600E 4PT é igualzinho ao da XT660Z Ténéré)
é um rectificador de 25 Amperes se aumentarmos o consumo dos Amperes em mais 4A e depois se formos fazendo coisas normais como travar e piscas... são mais 6A com mais algumas pequenas coisas que são permanentes mínimos luz de presença traseira mais 10W a 15W para os manómetros... juntando o com o consumo do motor para a vela... depois se a bateria estiver cansada, são mais outros tantos...
facilmente nos aproximamos dos 25A e ele começa a aquecer bastante... vai perdendo características... e um dia que a bateria esteja a pedir mais carga... frita o rectificador...
Ter o rectificador que dá 25A e andar sempre no seu máximo ou perto disso... não é boa ideia... é como andar sempre com o motor a fundo na velocidade máxima... vai ter um desgaste mais rápido...
Por isso vejo isso como um exercício de bom-senso... dá para andar... mas não o usava se não fosse realmente necessário em dias de fraca visibilidade...
ABR Tudo isso pode e deve ser verdade Mas estamos a falar dos máximos, é certo que são mais 60W de consumo mas é raro andar sempre com os máximos acesos, porque frequentemente temos de baixar para médios logo o consumo não é assim tão elevado. Existem outras formas de alterar a iluminação da Té Uma delas passa por ir buscar alimentação directamente à bateria e alimentar um relé que por sua vez é activado pelo sinal que vem do comutador de luzes, isto garante menos perdas de energia principalmente em motos velhas... vi isto no fórum espanhol numa super Té e segundo o dono melhorou bastante a ilumunação, porque passou a ter mais de 12 volt à saída do relé quando anteriormente tinha cerca de 11. Outra é montar um sistema xénon ou bi-xénon Outra solução é montar uns faróis adicionais, mas aqui temos também o problema do rectificador... A minha para já vai continuar assim... Abr | |
|
| |
vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Ter Jan 03, 2012 9:59 am | |
| - António Martins escreveu:
- Uma delas passa por ir buscar alimentação directamente à bateria e alimentar um relé que por sua vez é activado pelo sinal que vem do comutador de luzes, isto garante menos perdas de energia principalmente em motos velhas...
Motos velhas...onde?? Por aqui só há motos com mais experiencia e outras com menos... E acham que realmente é necessário mexer nas luzes? Digo isto porque em 15 anos de Té, todas as invenções na iluminação que fiz, acabei por retornar ao original. Principalmente pelo resultadoXconsequencia não me agradar , pois para mim o essencial e que nos distingue das demais é a fiabilidade das nossas maquinas e qualquer coisa que se mexa é estar a mexer na balança que os nosso amigos de olhos rasgados tanto estudaram para termos as maquinas de boa saúde por muitos e longos anos. A unica coisa que fiz, gostei e mantive foi a troca da lampada de luz amarela por uma de luz branca da Philips. É cara (cerca de 15€) mas dá-nos mais iluminação (penso que cerca de 60%). | |
|
| |
António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol Qua Jan 04, 2012 9:19 am | |
| [Motos velhas...onde?? Por aqui só há motos com mais experiencia e outras com menos... [/quote] Mai nada | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol | |
| |
|
| |
| Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol | |
|