Eu ainda estou para ver quem me vai trazer os impressos a casa, pois eu não faço online por uma razão muito simples:
Há 6 anos atrás mudei-me para um apartamento num prédio inserido num loteamento novo. A minha escritura tem uma morada "provisória", mas em que a freguesia supostamente estaria correcta. Isto porque logicamente houve um projecto que foi aprovado e as consequentes compras e escrituras das fracções e nunca ninguém contestou por bater certo com o que diziam os locais e mesmo o pároco. Até aqui, tudo bem, mas eis que os CTT decidem atribuir mais 3 dígitos aos códigos postais. Pronto! Bastou isto para dar m€rd@...
As pessoas continuaram com as suas moradas provisórias em diversa documentação, entretanto a rua foi "baptizada" e foram-se alterando moradas aqui e ali, até que as pessoas residentes começaram a ter que fazer o cartão do cidadão... Problema.
Afinal, como o sistema informático do registo civil assume a morada do código postal, foi atribuída a morada errada a 2 dos 4 blocos habitacionais. Agora quem precisa com urgência do CC vai estando calado sem reclamar pois para isto se resolver temos todos os afectados que ir a 3 juntas de freguesia de frequesias que têm por ali os seus limites, e depois aos CTT, reclamar em todo o lado e enviar um processo de reclamação para o registo civil nacional.
Bem, á custa disto eu este ano simplesmente não votei pela primeira vez na vida pois fiz o CC mesmo nessa altura e nem sei ainda onde me devo dirigir. Além dsso a freguesia onde "resido" não me diz nada e mudei-me para ode mudei porque a freguesia que está na minha escritura diz, e muito.
Como preciso do CC para trabalhar, não me posso envolver num processo de reclamação contra o Estado (certamente altamente burocrático). Então moro num prédio onde quem tem CC é de uma freguesia e quem ainda não tem é de outra. Como ainda tenho este ano e o próximo de isenção de IMI, só aí me preocuparei, mas sempre quero ver qual é a freguesia que me vai trazer os impressos dos censos para serem preenchidos. Sendo Portugal, suponho que nenhuma trara. 8-)