Descrição das ZONAS ESPETÁCULO do Vodafone Rally de Portugal
Aqui fica a descrição das 31 ZONAS ESPETÁCULO do Vodafone Rally de Portugal:
MAPAS DAS ZONAS ESPETÁCULO
SHAKEDOWN ZE 1
Referência GPS: N 37º 07' 577" - W 08º 04' 353"
Depois de uma reta com alguma extensão e onde os concorrentes atingem elevada velocidade, surge uma zona com uma esquerda de ataque espetacular e uma direita mais problemática, uma vez que a estrada estreita de forma considerável.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 2 Acessos - 1
SHAKEDOWN ZE 2
Referência GPS: N 37º 07' 601" - W 08º 04' 683"
Zona essencialmente caracterizada por uma curva à esquerda muito larga e comprida, permitindo um ataque bastante rápido, com o carro a rodar de traseira e a frente bem amarrada à berma do lado interior, seguindo-se uma pequena reta para uma curva à esquerda algo problemática à saída do túnel sob a A22, que proporcionará uma travagem muito espetacular. A principal limitação é a reduzida visibilidade.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 2 Acessos - 1
SHAKEDOWN ZE 3
Referência GPS N 37º 07' 168" - W 08º 04' 458"
Percurso com piso irregular, não muito largo, com uma descida rápida que termina num cruzamento à esquerda, com uma travagem forte, certamente a ditar diferenças em termos de andamento. Zona com boa visibilidade escassa, já que a ZE tem vários pontos onde é possível ver os carros durante várias centenas de metros, pois tem uma zona com uma bancada natural, na encosta.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 1 Acessos - 3
SANTA CLARA ZE 4
Referência GPS: N 37º 26' 611" - W 08º 09' 133"
Zona com uma curva fechada para a direita mas com uma aproximação muito veloz que promete bastante espetáculo.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
SANTA CLARA ZE 5
Referência GPS N 37º 27' 753"
W 08º 11' 154"
Local de grande visibilidade a prometer grande espetáculo, com aproximação a um cruzamento à esquerda em gancho numa estrada bastante rápida.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3
SANTA CLARA ZE 6
Referência GPS N 37º 29' 110"
W 08º 13' 588"
Zona muito rápida, com bastante visibilidade mas pouco interessante do ponto de vista fotográfico.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 2 Acessos - 3
OURIQUE ZE 7
Referência GPS: N 37º 26' 635" - W 08º 15' 437"
Zona de grande espetáculo, com um cruzamento a 90º seguido de uma descida muito rápida com um anfiteatro natural de grandes dimensões que permite uma grande comodidade aos espetadores
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
OURIQUE ZE 8
Referência GPS: N 37º 24' 998" - W 08º 14' 928"
Área de grande visibilidade, que corre igualmente perto da A2, com uma subida interessante que termina numa sequência esquerda direita para asfalto que dá acesso ao túnel que passa sob a auto estrada, num local que promete um excelente espetáculo.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 3 Acessos - 3
FELIZES ZE 9
Referência GPS: N 37º 20' 653" - W 08º 10' 963"
Zona verdadeiramente espetacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase um quilómetro de troço: primeiro numa descida com muita condução mas algo distante dos espetadores; depois e já perto dos adeptos, os carros entram numa zona a subir, que termina num cruzamento em gancho para a direita.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
FELIZES ZE 10
Referência GPS: N 37º 20' 102" - W 08º 09' 645"
Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto forte, sobretudo pelo que os espetadores podem observar depois dos carros passarem pelo local onde eles se encontram. Aí estamos a falar de um setor pouco interessante em termos de condução. Mas depois a vista delicia-se...
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
FELIZES ZE 11
Referência GPS N 37º 20' 657" - W 08º 09' 761"
Local muito interessante a subir, com uma aproximação muito rápida, de grande condução, e uma travagem fortíssima para um gancho à direita, a partir do qual a estrada estreita.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
FELIZES ZE 12
Referência GPS N 37º 20' 047" - W 08º 05' 880"
Zona estreita entre árvores, que termina num cruzamento em gancho para a direita, com pouca visibilidade e a prometer pouco espetáculo em termos de condução.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 1 Acessos - 2
FELIZES ZE 13
Referência GPS N 37º 20' 246" - W 08º 05' 262"
Zona interessante numa curva para a direita com muita condução, aproximação muito rápida numa zona que apenas peca por uma fraca visibilidade.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
ALMODÔVAR ZE 14
Referência GPS N 37º 29' 290" - W 08º 08' 453"
Duas zonas numa: a primeira numa curva para a direita em terra e a segunda num gancho para a esquerda em asfalto. Muito espetáculo e de fácil acesso.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3
ALMODÔVAR ZE 15
Referência GPS N 37º 27' 371" - W 08º 06' 131"
Aproximação muito rápida a um "topo cego" com um cruzamento à direita, numa curva muito larga, com uma árvore na trajetória de saída a refrear alguns "ânimos"... Visibilidade interessante numa ZE que continua por uma pequena reta a que se segue uma direita entre dois taludes com um topo interessante, a descompensar os carros.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
ALMODÔVAR ZE 16
Referência GPS N 37º 25' 598" - W 08º 08' 619"
Local com duas colocações possíveis: no primeiro, a zona tem boa visibilidade mas o índice espetacular é baixo, numa reta em que os carros passam a fundo num estradão muito largo; no segundo, o nível espetacular aumenta, com uma esquerda muito rápida a que se segue uma longa reta.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 1 Acessos - 2
ALMODÔVAR ZE 17
Referência GPS N 37º 24' 508" - W 08º 07' 011"
Zona muito larga num estradão muito rápido, com um topo em frente para uma forte travagem para um cruzamento à esquerda, em que o percurso estreita bastante, exigindo muita condução.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
ALMODÔVAR ZE 18
Referência GPS N 37º 24' 867" - W 08º 04' 799"
Zona muito rápida com uma lomba a anteceder uma esquerda quase a fundo, de fraco nível de Espetacularidade.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 1 Acessos - 2
VASCÃO ZE 19
Referência GPS N 37º 24' 832" - W 07º 58' 195"
Ainda nos primeiros quilómetros do troço, trata-se de uma fase bastante rápida e a descer, no ataque a um cruzamento em gancho à esquerda com guardas de ponte à saída, a que os pilotos terão de prestar atenção. Visibilidade reduzida mas espetáculo assegurado na travagem...
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
VASCÃO ZE 20
Referência GPS N 37º 24' 842" - W 07º 54' 465"
Fase de grande espetáculo do troço, com uma aproximação muito rápida a um gancho para a direita de grande dificuldade de ataque, já que a estrada estreita imenso. A ZE prolonga-se depois por uma descida estreita, com grande visibilidade, que termina numa direita muito traiçoeira.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
VASCÃO ZE 21
Referência GPS N 37º 21' 317" - W 07º 56' 344"
Saída de terra para asfalto num cruzamento para a esquerda, bastante largo e de aproximação muito rápida, que promete belos momentos de condução.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 3 Acessos - 3
VASCÃO ZE 22
Referência GPS N 37º 20' 894" - W 07º 56' 172"
Zona interessante, de boa visibilidade, com um topo em asfalto seguido de uma descida, passando logo a seguir a piso de terra num cruzamento à direita, numa curva larga e de grande espetáculo.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 3
LOULÉ ZE 23
Referência GPS N 37º 17' 309" - W 08º 00' 988"
Zona com algum interesse, com uma esquerda e uma direita muito rápidas a descer, a que se segue uma fase de boa visibilidade.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 1
LOULÉ ZE 24
Referência GPS N 37º 15' 854" - W 07º 58' 746"
Estamos perante duas zonas numa só. A primeira é uma passagem terra/asfalto/terra com um gancho à esquerda no regresso à esquerda, onde uma vala poderá refrear um pouco os ânimos dos pilotos. Estamos nas vizinhanças de uma lixeira e o cheiro que anda no ar não é o mais agradável. Vá prevenido... A segunda zona é adjacente à pista de motocross da Cortelha, ligeiramente a subir, com a estrada a alargar e com uma esquerda bastante rápida.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 3
LOULÉ ZE 25
Referência GPS N 37º 16' 323" - W 07º 57' 821"
Estamos num local em que os concorrentes quase tocam a mítica EN2, numa estrada a descer, de reduzida visibilidade, com uma curva à esquerda muito redonda, certamente a causar bom espetáculo à sua saída.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 2 Acessos - 3
SILVES ZE 26
Referência GPS N 37º 21' 983" - W 08º 18' 801"
Zona de excelente visibilidade, num anfiteatro natural, numa parte do troço muito rápida embora sem grandes motivos de interesse em termos espetaculares
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 1 Acessos - 1
SILVES ZE 27
Referência GPS N 37º 22' 721" - W 08º 16' 848"
Descida num piso bastante duro e irregular para um cruzamento à direita a 90º, que promete uma travagem fortíssima, que será interessante de seguir para o público que se colocar do lado de dentro do percurso. Esta zona dispõe ainda de uma bolsa para espetadores mais distante do percurso, mas com a vantagem de ter maior visibilidade.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 2
SILVES ZE 28
Referência GPS N 37º 20' 883" - W 08º 15' 135"
Com uns acessos ligeiramente melhores e esta zona teria nota máxima a tudo. Estamos perante uma fase do troço em que os concorrentes, depois de passarem sob a A2, têm uma descida ligeira muito larga e rápida, que termina num gancho "de tudo para trás", com uma aproximação que deverá fazer as delícias dos presentes!
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
SANTANA DA SERRA ZE 29
Referência GPS N 37º 23' 855" - W 08º 22' 672"
Zona com bastante condução, com uma curva para a esquerda com ponte, seguida logo por uma direita. A visibilidade é escassa.
Visibilidade - 1 Espetacularidade - 3 Acessos - 2
SANTANA DA SERRA ZE 30
Referência GPS N 37º 27' 881" - W 08º 23' 342"
Zona de grande visibilidade, muito espetacular, com um gancho muito apertado, a exigir grande técnica no seu ataque.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 1
SANTANA DA SERRA ZE 31
Referência GPS N 37º 30' 005" - W 08º 18' 296"
Zona espetacular, com duas possibilidades de colocação, grande facilidade de acesso e sempre muito procurada pelo público... Uma excelente zona para fechar as propostas de ZE do rali!
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3