Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reparação de Carnagens

Ir para baixo 
+8
Henriques
Clube.XT
Guerra
Pmvpires
Marco F.
Fortuna
António Martins
Edgar
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Marco F.
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 8:32 pm

Boas malta,

Nunca passaram pela seguinte situaçao , quando nao precisam das coisas elas estao sempre ali a mao de semear e quando realmente precisam deles nao as encontram em lado algum ... o mesmo se passa com a ''aquisiçao'' do plastico ''abs'' ...
Mas como alguem disse que o mesmo material era utilizado nos capacetes de proteçao da construçao civil , ''adquiri'' um e fui testar a teoria da acetona . Bem nao correu bem como esperava pois apos cortar o plastico o mais pequeno possivel e ao fim de 1h embebido em acetona pouco ou nada aconteceu , ou melhor , a acetona evaporou-se , ou a acetona em Espanha é diferente ou entao o plastico em questao nao é do tipo ''abs'' .
Vou continuar a procura do ''abs'' perdido e fazer figas para que resulte , ja estou farto de ver a ST com fita-cola a segurar as partes afectadas pela queda

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 10:29 pm

Boas

Eu também fiz a experiência ontem a noite...

Não usei ABS, mas PP e PM (são poli-metros diferentes)

O resulta foi igual ao que o marco descreve...

depois irritei-me Reparação de Carnagens - Página 3 141344 com a experiência, e usei de tudo um pouco...

peças de lego, Tupperware, etc etc, e até uma fita-métrica foi para dentro do tacho... Reparação de Carnagens - Página 3 11244 Reparação de Carnagens - Página 3 11244


Por sorte, foi visitado por uma Eng Química, durante a experiência, e deu-me umas dicas...

1 - Acetona é diferente de Cetona... e pode ter sido usado Cetona...

2 - Acetona que eu utilizei, é acetona suavizada, ou seja diluída com agua e glicerina... é só o que se vende para as unhas...

3 - e o que o espanhol usou, foi acetona pura 100%, e é um produto muito tóxico...


Resumindo e concluindo...
Eu trabalhei numa empresa de plástico, e na próxima semana vou lá buscar um pouco de matéria prima em pó...

também vou entrar em contacto com o Amigo que fez o tópico, para esclarecer isto da acetona...

ABR Reparação de Carnagens - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Henriques
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310




Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 10:38 pm

Boas noites, eu por acaso ainda nao tive tempo para fazer a experiencia, mas Marco, quando quiseres, eu posso reparar-te as carenagens, e dpois se quiseres mandar pintar numa oficina de pintura com estufa.
Os tampões dos automoveis sao de abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Guerra



Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 11:40 pm

Eu no 10 ou 11º ano fiz isso numa aula de laboratório... se bem me lembro era acetona e plástico, mas não me lembro de onde tirámos o plástico nem se a acetona era especial ou "normal".

Sei que aquilo em poucos minutos deixou o plástico muito mole, estilo plasticina quente
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
javleitao
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 11:46 pm

Boas

Será que estes produtos não são aquilo que pretendem?

ABS liquide

ABS Medium Black Cement

Em Portugal também deve haver qualquer coisa do género a venda.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 11:54 pm

Parece que conheço isso... Suspect Suspect
para colar as uniões dos tubos de PVC Reparação de Carnagens - Página 3 546328

@Marco : deves ter isto na garagem Reparação de Carnagens - Página 3 296550



ABR Reparação de Carnagens - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 12:05 am

Henriques escreveu:
Marco, quando quiseres, eu posso reparar-te as carenagens

caro Henriques eu ate gostava de o fazer mas para ja nao existe t€mpo para isso , dai estar tao interessado nesta soluçao barata , eu ate ja tenho carenagens em fibra de vidro prontinhas para ir par a estufa mas a questao t€mporal presiste :pale:

Edgar escreveu:
@Marco : deves ter isto na garagem Reparação de Carnagens - Página 3 296550

nao tenho amigo , utilizamos uma especie de cola a base de resina que nada tem a ver com isto , ando a procura de um composto duplo que quando misturado forma plastico (tipo a bucha quimica utilizada na cosntruçao civil)

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 12:19 am

Marco F. escreveu:
ando a procura de um composto duplo que quando misturado forma plastico (tipo a bucha quimica utilizada na cosntruçao civil)

Talvez isto seja o ideal

Pattex Nural 92 blis.

Eu reparei as minhas com araldite e uns pedaços de abraçadeita de serrilha atravessados para dar mais resistencia Reparação de Carnagens - Página 3 296550 . por fora pouco se nota.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
lennoxlewis
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
lennoxlewis



Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSeg Nov 15, 2010 11:47 am

Não querendo estragar o tópico, não será preferível trabalhar em fibra de vidro? Acho que é mais simples, existe kits já prontos no aki e semelhantes, e acaba por ser barato QB.

Este ABS está-me a fazer confusao a nível de alisamento, parece dificil de trabalhar..
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSeg Nov 15, 2010 12:02 pm

Boas

O alisamento por fora será feito com uma Lixa

por dentro não temos grandes hipóteses para o fazer sem tirar resistência Rolling Eyes

ABR Reparação de Carnagens - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Henriques
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310




Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSeg Nov 15, 2010 5:22 pm

boas pessoal, eu como ja tenho alguma (pequena) experiencia, costumo soldar qualquer plastico com um simples ferro daqueles de soldar os fios mas com uma ponta diferente, e faz maravilhas, faz um trabalho tao bom ou melhor que uma maquina de soldar plastico que custa 250 uma fatela e o meu ferro custou 6 euros e ate agora nunca tive razao de quixa de nenhum cliente e ja arranjei muitas carenagens e é muito mais rapido para trabalhar que a fibra e fica muito bom, o processo é o seguinte:
1-escavar um bocado o plastico(eu faco com um dremel)
2-derreto o plastico com o ferro para unir a parte partida e varios pontos
3-corto pedaços de plastico igual e vou derretendo com o ferro em todo o sito estragado aquilo fica logo duro.
4-faço o mesmo processo por dentro
5- lixa-se o sitio onde soldei por fora até ficar liso, o abs é do melhor plastico para trabalhar poque mal precisa de betume.
6-coloco um pouco de betume para plastico caso seja necessario e lixo
7-desengordurar tudo e dar aparelho, dpois é so lixar com uma lixa fina e dar tinta e verniz para cima, é miot facil e nao é preciso muitos materiais.
Quando tiver alguma coisa para soldar fotografo tudo e meto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 04, 2013 11:33 pm

Boas,

Desculpem desenterrar o tópico, mas venho dar o meu feedback do assunto.

Para pequenas reparações tenho feito umas ranhuras no plástico com ferro de soldar estanho e depois meto araldite e uns pedaços de abraçadeiras de serrilha.

Reparação de Carnagens - Página 3 20130504125304

Tem desenrascado bem, mas à um ano e pouco com um acidente parti uma carenagem lateral em 11 pedaços, um deles nunca o consegui encontrar. Não tenho fotos Reparação de Carnagens - Página 3 645491
Com paciência e fita americana juntei os pedaços todos.

Reparação de Carnagens - Página 3 P120503184152

Dei uns pingos com araldite por dentro e testei a sua forma na mota. Estava ok, mas faltava o pior: fixar aquilo tudo sem se notar muito por fora.

Mais do que uma pessoa me falou num bate-chapas da zona da Figueira da Foz que fazia este tipo de reparações, mas ficava-me fora de mão e nunca lá cheguei a ir.

Comprei uma carenagem azul e ficou ótimo. Quer dizer para os olhos de alguns não Reparação de Carnagens - Página 3 796959

Quase um ano depois voltei a pensar no assunto e para fazer com araldite precisava de algumas embalag€ns (não há embalagens grandes).
Para uma cola de 2 componentes para plásticos com embalagem maior era preciso pistola específica (+€€).

Entretanto nos eskimós conheci o dono de uma Empresa de Cantanhede que trabalha com plásticos e disse-me ser possível soldar estas carenagens. Para a carenagem ficar boa no final era preciso acertar e pintar porque se assim não fosse ia ver-se sempre os sítios partidos. Mas para pintar eu não tinha interesse, tinha cá carenagens direitinhas de outra cor!

Entretanto na semana passada fui lá entregar a carenagem para soldar e cá está ela Reparação de Carnagens - Página 3 122298

Reparação de Carnagens - Página 3 20130502180510

Reparação de Carnagens - Página 3 20130502181042

As letras de Yamaha é que sairam com a fita americana Neutral

E voltei a ter uma Ténéré verde Reparação de Carnagens - Página 3 122298

A técnica do abs dissolvido na acetona nunca a cheguei a testar porque sinceramente não acreditei muito nela Reparação de Carnagens - Página 3 300942
Entretanto alguém mais já experimentou?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 04, 2013 11:55 pm

javleitao escreveu:


A técnica do abs dissolvido na acetona nunca a cheguei a testar porque sinceramente não acreditei muito nela Reparação de Carnagens - Página 3 300942
Entretanto alguém mais já experimentou?

Parece que é treta... Reparação de Carnagens - Página 3 546328
ou pelo menos não se consegue arranjar a acetona pura... Reparação de Carnagens - Página 3 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
jottadcarvalho
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
jottadcarvalho


Moto : TT 600 E

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 04, 2013 11:55 pm

Boas!!
Eu já experimentei diluir o ABS em acetona e resultou. Faz uma pasta da cor do ABS que se usar para diluir.
Os tempos de secagem é que são lixados. Ao fim de uns 10 minutos já a pasta não era trabalhável. Para secar completamente e poder lixar e pintar demorou cerca de 24h.

A mistura tem que ser feita em quantidades certas senão acontece o que o Edgar disse, ou seja, nada!!

Por acaso acabei agora mesmo de reparar os estragos feitos em Espanha com uma cola Patex bi-componente própria para pára-choques de carros e parece-me que aquilo fica rijo que nem pedra. Até tive que preencher espaços em falta na carenagem e resultou.

@ Javleitao o que me parece que foi feito na tua foi soldar com um maçarico de ar quente, mas o ABS em "fita" acho que não é fácil de arranjar... Eu nunca encontrei.

Reparação de Carnagens - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparação de Carnagens - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 04, 2013 11:57 pm

AHHH
isso é boas noticias Reparação de Carnagens - Página 3 12626

e que tipo de acetona é que usas-te


OBR Reparação de Carnagens - Página 3 919911
ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Reparação de Carnagens - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação de Carnagens   Reparação de Carnagens - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reparação de Carnagens
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Kit reparação furos
» Furras XT600E
» kit reparaçao carburador
» Reparação de Carenagens com Fibra
» Manuais de reparação da xt 350

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: