Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Problemas na cablagem da XTZ750

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
PedroXR
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
PedroXR


Moto : XR650R

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeDom Jun 05, 2016 7:56 pm

Boas a todos,

Tenho uma Super Ténéré de 1989 à qual decidi fazer um restauro profundo, lacar quadro, lacar/pintar outras partes, reparar e pintar deposito e plásticos, no fundo tentar repôr como de origem substituindo as partes necessárias, estava um bocado má  (é aquela branca, azul e amarelinha Problemas na cablagem da XTZ750 294891  )

Apesar do meus poucos conhecimentos, com a ajuda dos fóruns e alguns vídeos tem corrido tudo surpreendentemente bem.

Esbarrei agora numa parte, que percebendo pouco de tudo, na parte electrica sou mesmo um ceguinho!

E passo a relatar: a mota que está em fase de montagem já trabalhou e tem dado muitos problemas electricos. Já dava alguns antes de ter sido desmontada e agora muitos e aleatórios, fusiveis queimados, rectificador (sei que é normal...), motor de arranque colado com passagens de corrente mesmo com a chave tirada e outros. Segundo o meu mecânico (sobre o qual não existe nenhuma dúvida de seriedade) poderá ser a cablagem que está velha, 27 anos, ele tem penado um bocado de roda dela e não está com vontade de lhe pegar outra vez.

A pergunta é, quando se faz um restauro troca-se a cablagem? Tenho 'investido' tanta hora de volta daquilo que de bom gosto troco a cablagem para ter confiança na mota. Há quem faça cablagens identicas? Vende-se feito?

Já tentámos tudo, tenho dois CDI's, mudei rectificadores, baterias e ao que parece será a cablagem que está ratada/deteriorada ao longo dela, aparece sempre um problema electrico novo LOL nunca é o mesmo.

Também noto a faísca muito mais rica na vela do lado direito, não sei se tem a ver com o mesmo.

Gostava de ouvir a vossa opinião, se alguém tiver passado por isto ou como substituir a cablagem. Substituir a cablagem será mesmo o objectivo.

Obrigado e cumprimentos,
Pedro
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 7:10 am

PedroXR escreveu:


Também noto a faísca muito mais rica na vela do lado direito, não sei se tem a ver com o mesmo.


Podíamos experimentar a trocar uma vela pela outra
e se a faisca se mantiver mais viva sempre no mesmo lado e se tudo estiver OK com os cachimbos
tentar trocar as bobines uma por outra...

também podíamos ver se está tudo ok com os fios do pic up


sobre o resto não sei Problemas na cablagem da XTZ750 680704
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
PedroXR
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
PedroXR


Moto : XR650R

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 2:34 pm

Sim, seria um bom conselho mas também já troquei as velas e a bobine. Aliás já troquei tudo, como tenho outra ST, fui trocando ..... penso que de parte electrica só ainda não troquei a cablagem principal e o stator.

Mas agradeço mais ideias ou quem saiba onde comprar ou mandar fazer a cablagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Magneto
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
Magneto


Moto : 90s / 1/2 litro de mota

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeSeg Jun 06, 2016 4:23 pm

Boas
É um trabalho que pode levar muitas horas... Rolling Eyes
Eu utilizo a técnica de exclusão de partes.
Quero dizer que, vou testando circuito por circuito e com paciência aparece o culpado.
É possível e penso o mais económico refazer o chicote. trocando fios e fichas se necessário.

Deve ser este o diagrama... Problemas na cablagem da XTZ750 546328

Problemas na cablagem da XTZ750 8zpphw
Ir para o topo Ir para baixo
PedroXR
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
PedroXR


Moto : XR650R

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeTer Jun 07, 2016 10:14 am

gg, agradeço o esquema mas não estou mesmo nesse nivel  Problemas na cablagem da XTZ750 1520770646

Por isso estou a tentar comprar feito, que não me parece haver ou arranjar um expert electricista auto que faça. Penso que para um tipo do ramo se eu levar os dois chicotes originais, não seja difícil fazer uma réplica.

Já vi em foruns de motos mais antigas em que existe cablagem no mercado, o problema da ST é que é velha mas não suficientemente velha, enfim, vamos ver.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Magneto
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
Magneto


Moto : 90s / 1/2 litro de mota

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeTer Jun 07, 2016 10:34 am

Compreendo... Rolling Eyes
Não é difícil de facto, é mais trabalhoso, muita paciência que outra coisa.
Então faz-se assim:
Uma tabua grande, pregos e um martelo.
Estende-se a cablagem velha na tabua e vão-se aplicando pregos de um lado e outro da cablagem e de alguma forma fixam-se as fichas. risca-se a tabua por baixo dos fios tomam-se notas depois vão-se trocando os fios, terminais e aproveita-se o que estiver bom.
Dito desta forma parece fácil. Problemas na cablagem da XTZ750 796959
Tens duas cablagens já é uma enorme vantagem. Problemas na cablagem da XTZ750 909462

Bom mesmo era arranjares alguém que te ajuda-se nisso, mas compreendo que é trabalho que leva tempo e o tempo é coisa que falta a toda a gente.

Problemas na cablagem da XTZ750 444520 Problemas na cablagem da XTZ750 444520 Problemas na cablagem da XTZ750 444520
Ir para o topo Ir para baixo
PedroXR
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
PedroXR


Moto : XR650R

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 1:00 am

Bem ..... só para dizer que não sei bem como, conversa puxa conversa e a ideia de fazer uma nova cablagem está a tomar forma.

Como não percebo nada do assunto tenho falado com pessoas amigas e entre opiniões muito diferentes já sei um ou dois sitios onde comprar o material em LX (se alguém souber em Setubal agradeço).

Já me explicaram que não é assim muito complicado ..... e vou arranjar tempo. Também já me disseram (um electricista auto) que não deve ter nada a ver com a cablagem Neutral  e quase de certeza é do magneto.

Tenho dois voluntários supostamente mais entendidos que eu para ajudar, tenho de aprender a usar um voltimetro ou multimetro (acho que são diferentes) e na pior das hipoteses ...... vou ter uma S10 para vender às peças LOL

Mais uma vez, obg
Ir para o topo Ir para baixo
PedroXR
Problemas na cablagem da XTZ750 Star310
PedroXR


Moto : XR650R

Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitimeSáb Jun 18, 2016 12:28 am

Update !!

Então é assim, parece que a cablagem apesar do muito, mas muito mau aspecto não tem culpa no caso. Depois de ler muita informação de posts/casos de cada um em relação a problemas electricos e ter tido a ajuda de alguém mais entendido temos que:

1. O rectificador queimou porque queimou. Eles queimam, e neste caso foram dois também porque eram dos mais baratuchos.

2. O relé/bobine do starter avariou porque avariam. Enquanto avariou ficou colado, dando origem à dita passagem de corrente mesmo com a chave tirada e ao que parece é normal (não é uma passagem na cablagem)

3. A bobine das velas também não está em muito boas condições na distribuição da faisca, não tendo nada a ver com a cablagem.

4. E se ficar provado que o magneto origina o queimar do rectificador a culpa também não será da cablagem.

Resumindo e para enquadrar o caso, é uma mota com 27 anos e esteve parada num barracão sem condições desde 2007. Foi por me custar ver a mota tapada de palhas e cheia de ninhos de terra (aqueles bicharocos que fazem ninhos de terra) que decidi, ou a enterrava ou tentava recuperar. Tem tudo corrido bem mas de facto a parte electrica será mais sensivel e tem dado muito mais trabalho.

Têm sido uma série de problemas electricos mas a cablagem parece não ser a origem dos mesmos.


Obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Problemas na cablagem da XTZ750 Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas na cablagem da XTZ750   Problemas na cablagem da XTZ750 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problemas na cablagem da XTZ750
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problemas nas mudanças xtz750
» Cablagem 2KF
» Cablagem XT600
» problemas
» problemas de cdi???

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: