Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Cagaço cagaço cagaço...

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Quaresma

Moto : XT 660 R

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Qua Jun 01, 2016 11:17 pm

É como eu, acho que mesmo depois de ir calibrar as rodas não volto a dar 150! a mim o que me preenche é estradões e mato, alcatrão acaba por enjoar...

Já agora para calibrar as rodas é aplicar aqueles "tubinhos de metal" nos raios das rodas certo? é que estive a ver e a minha não tem nenhum

Moto : XT 350 e FZ6s

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Qui Jun 02, 2016 8:54 am

Quaresma escreveu:
É como eu, acho que mesmo depois de ir calibrar as rodas não volto a dar 150! a mim o que me preenche é estradões e mato, alcatrão acaba por enjoar...

Já agora para calibrar as rodas é aplicar aqueles "tubinhos de metal" nos raios das rodas certo? é que estive a ver e a minha não tem nenhum

Eu calibrei a minha roda da frente apenas na XT e agora colocam tipo umas placas de metal como nas jantes dos carros! Pelo menos a mim fizeram assim...

Na minha ex XT600 a 3TB dei aí 165km/h sem trepidação mas não tinha pneus de taco!! Mas tinha que ir quase deitado na mota para ir a essa velocidade senão voava com o vento! LOOL
São motas para andar até 130, 140 máximo, não mais que isso na minha opinião

Quaresma

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Qui Jun 02, 2016 5:03 pm

A C T U A L I Z A Ç Ã O

Bom depois de recolher aqui as vossas opiniões que muito agradeço,e ter falado com mais amigos que têm motas, hoje passei no meu mecânico que é moço com experiência em todo o tipo de motas, voltei a contar a história com a vantagem que ele conhece a tal recta com descida.

Conclusão o maçarico sou eu!!! Aquilo é uma asneira que nunca se deve fazer e muito menos em motas como a XTR que são altas, têm suspensão "macia" e os tais pneus de taco na frente!

Ele disse que até há modelos de motas de estrada que são característicos de ter esse comportamento, parece que falou na Intruder e na FZR ou FZX...

Passo a explicar o que ele me disse e que faz todo o sentido: Quando um gajo começa a acelerar e vai ganhando velocidade a força da mota concentra-se na roda de trás e quanto mais se acelera mais a mota tem tendência para aliviar o peso na frente, daí de conseguir levantar a roda nos cavalinhos. O que acontece é que a essa velocidade de 150 a mota já vai com muito esforço na traseira, quando eu desenrolei o punho todo de repente, toda a inércia e toda a massa da mota foi transferida de repente para a frente, que como é muito leve acaba por não aguentar essa pressão e tem o comportamento de tremer/vibrar!

Ele disse que se eu tenho feito o erro ainda maior de travar essa inércia ainda era maior com o afundar da frente e talvez me tivesse espalhado!!!

O facto foi agravado pelo facto de ser uma grande descida!

O que eu devia ter feito era ir desacelerando devagarinho porque enquanto se acelera a mota está estável, daí o Pires ter dito que já deu 180, e eu fiquei com essa noção que ela dava mais, só não esgotei porque achei que já ia muito depressa, mas enquanto ia a puxar ela esteve sempre muito firme.

Não invalida que quando for trocar de pneu de trás verifique se a roda está calibrada, só para tirar as dúvidas, mas acho que 150Km/h nunca mais !!!

Bom que sirva de aprendizagem para quem tem pouca experiência como eu Tanto a dar gás como a tirar gás, sempre com suavidade!

Cuidadinho na estrada!

e não

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sex Jun 03, 2016 2:16 am

Quaresma escreveu:

... ... Aquilo é uma asneira que nunca se deve fazer e muito menos em motas como a XTR que são altas, têm suspensão "macia" e os tais pneus de taco na frente!

Ele disse que até há modelos de motas de estrada que são característicos de ter esse comportamento, parece que falou na Intruder e na FZR ou FZX...

Passo a explicar o que ele me disse e que faz todo o sentido: Quando um gajo começa a acelerar e vai ganhando velocidade a força da mota concentra-se na roda de trás e quanto mais se acelera mais a mota tem tendência para aliviar o peso na frente, daí de conseguir levantar a roda nos cavalinhos. O que acontece é que a essa velocidade de 150 a mota já vai com muito esforço na traseira, quando eu desenrolei o punho todo de repente, toda a inércia e toda a massa da mota foi transferida de repente para a frente, que como é muito leve acaba por não aguentar essa pressão e tem o comportamento de tremer/vibrar!

Ele disse que se eu tenho feito o erro ainda maior de travar essa inércia ainda era maior com o afundar da frente e talvez me tivesse espalhado!!!

O facto foi agravado pelo facto de ser uma grande descida!

... ...

Mecânico e a sua conversa =

resumindo e concluindo segundo o mecânico
se fores a fundo e aparecer-te um obstáculo pela frente, evita desacelerar...
e se por azar a mota pedir a reserva (que não é o caso da XTR) mas nas outras acontece, o acidente pode acontecer
e travar nunca quando se vai a fundo

@Quaresma
Amigo não estou a ridicularizar em nada o que escreveste
não é essa a minha intenção
e desculpa-me se levares a mal a minhas palavras
apenas esse mecanico não parece ter explicado da melhor forma, o que não pode ser explicado
é claro que a mota pode andar a fundo, desacelerar e travar quando vai a fundo
o que pode determinar a não travagem é sempre o estado do piso ou se vamos em curva

Blog : Vadio da XT . blogspot. com
XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Nuno_Dias

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sex Jun 03, 2016 11:31 am

Completamente de acordo com o Edgar!!!
Não faz sentido...
Faz sentido sim, que o facto de ter pneus de taco e a suspensão ser macia possa acontecer, mas em caso de excepção, nunca por norma!!
Muito menos da forma como ele esclarece.
Um dia que tenhas pneus novos e calibres rodas experimenta e quase de certeza que ou desapareceu ou irá ser muito menor esse vibrar.

Ele diz que há motas que fazem sempre isso. É verdade! Eu já tive um modelo que fazia SEMPRE!!! E tive duas motas dessas: A Yamaha GTS1000. Pneus novos, calibrados, com velhos etc...fazia sempre. Não havia volta a dar.

Moto : Transalp 600

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sex Jun 03, 2016 4:07 pm

Nuno_Dias escreveu:
Completamente de acordo com o Edgar!!!
Não faz sentido...
Faz sentido sim, que o facto de ter pneus de taco e a suspensão ser macia possa acontecer, mas em caso de excepção, nunca por norma!!
Muito menos da forma como ele esclarece.

Já agora agarrando no comentário do Nuno. Como é que está o óleo da suspensão?
Acho que não vou dizer barbaridade nenhuma, se disser, os entendidos que sabem destas coisas a potes, por favor corrijam-me que é para eu também ficar a saber.

A suspensão tem 2 componentes essenciais, a mola e o óleo. A mola absorve o impacto e obriga a suspensão a voltar à posição inicial, o óleo faz com que esses movimentos sejam mais rápidos ou mais lentos.

Se deixarmos cair uma mola na vertical vamos ver que fica a saltitar.
Se o óleo da suspensão tiver perdido a sua viscosidade não vai travar essa "propensão saltitante", mesmo dentro da jarra, isto porque o óleo se escapa demasiado rápido pelos orifícios que estão estudados para uma viscosidade superior.
Muda o óleo da suspensão e vais ver a diferença.

A vida é uma Moto. Não tem marcha atrás!
Quaresma

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sex Jun 03, 2016 11:46 pm

Edgar

de maneira nenhuma eu ficaria chateado com comentários, mais a mais vindos de alguém que me parece ser um expert na coisa, aliás a mim muito pouca coisa me deixa chateado...

Eu quero mesmo é ouvir as opiniões de quem sabe disto. De facto na altura a explicação dele pareceu-me lógica mas agora que falas nisso, numa situação de emergência é exactamente o que se faz, desacelerar e travar

Pedro

essa questão do oleo também é pertinente, a minha mota tem 8 anos mas só agora começou a andar, esteve parada estes anos todos, o oleo poderá perder qualidades com o tempo mesmo sem uso??

Moto : Aquela máquina XT 600 1999

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sab Jun 04, 2016 12:16 am

Boas .eu a primeira coisa que averiguava era as folgas nos rolamentos da roda dianteira pois uma vez ia malhado na tenere e ao ver a causa um rolamento gripado .não deve ser o caso mas uma folga nas rodas e perigoso.
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sab Jun 04, 2016 7:52 pm

Isso não poderá ter sido causado pelo guarda-lamas alto??

webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sab Jun 04, 2016 10:46 pm

O óleo perde qualidade com a idade sim, absorve  água e perde qualidades

Quanto à razão podem ser um conjunto de factores quem em conjunto provocam a situação
E há motas mais propensas a isto do que outras
Eu tive uma (diverson 900) que fazia a baixa velocidade se largasse o guiador

É um efeito que é conhecido como  tank slaping" em inglês

http://www.duasantas.web.pt
Quaresma

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Sab Jun 04, 2016 11:11 pm

Porra ainda fiquei com mais medo, há ali algumas que foi exactamente como me aconteceu, agora nem dos 120 passo...

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Seg Jun 06, 2016 7:03 am

O óleo é importe
ou muito importante
mas neste caso e atendendo à idade da maquina e modelo de mota em questão
desta vez o óleo não tem importância nenhuma

calibragem dos pneus (ou pneus com cama de terem estado parados muito tempo)
e rolamentos (folgas e gripagem) é que são importantes para anular a situação

Blog : Vadio da XT . blogspot. com
XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Quaresma

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   Seg Jun 06, 2016 10:22 pm

Obrigado Edgar

aos poucos vou vendo coisa por coisa e tentar descobrir o que foi, quando trocar pneu logo vejo isso.

MensagemAssunto: Re: Cagaço cagaço cagaço...   

Cagaço cagaço cagaço...
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: