Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 (Rota do) Portal do Inferno

Ir para baixo 
+6
Leiria
webmonstro
Quaresma
Paulo Neto
Jorge
Edgar
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSáb maio 07, 2016 5:47 pm

Boas

Estou a estudar uma voltinha de 2 a 3 dias
e pensei nisto: Portal do Inferno (MAPA)


(Rota do) Portal do Inferno 24pffax



Parece ser algo que se faz em poucas horas...
mas que pode ser alvo de um "tempero" (Rota do) Portal do Inferno 775265 que tornará tudo ainda mais interessante (Rota do) Portal do Inferno 546328





Descrição

O Portal do Inferno é um local de passagem estreita no planalto da Arada
que se ergue entre dois vales escarpados no xisto e que drenam em sentidos opostos.

Virados para noroeste, o vale de Covas do Monte fica à direita e o vale de Drave à esquerda,
oferecendo vistas vertiginosas de incomparável beleza que alcançam desníveis superiores a 400 metros.

Este é um geossítio do Arouca Geopark que nos permite descobrir os relevos abruptos causados pela geodinâmica extrema em substrato xistento.

A garra resultou deste fenómeno, e corresponde à erosão de linhas de água a rasgar a escarpa da montanha.
Não longe daqui podemos ainda observar uma imensa dobra, resultante das forças tectónicas que elevaram esta montanha.


Património Natural

Os afloramentos rochosos são locais muito interessantes para a vida,
já que a rocha obriga a uma especialização que, ao longo do tempo, origina endemismos,
– espécies que apenas existem nestes locais.

Este é o caso do pólio-das-rochas, espécie rupícola restrita às montanhas do norte de Portugal que prospera nestes ermos.O lobo-ibérico e a toupeira-de-água são algumas das espécies de mamíferos ameaçadas que vivem nestes vales.

Entre as aves, destaque para o altivo falcão-peregrino e para o melro-das-rochas que aproveitam esta paisagem escarpada para nidificar.

Finalmente, podemos aqui observar o discreto escorpião que tem, como território de caça e abrigo, as rochas que caracterizam este local.



Património Cultural

A aldeia de Covas do Monte é uma Aldeia de Portugal®️
aninhada no vale que dá para o rio Deilão.
A aldeia fica no sopé da montanha e oferece um passeio único por entre as suas ruas estreitas e sinuosas e o aglomerado de casas, quase todas construídas em xisto e com telhado de lousa.
Os seus habitantes têm um rebanho comunitário com mais de mil cabras que todos os dias vão pastar ao monte.

(Rota do) Portal do Inferno 2vc6q0p

(FONTE)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSáb maio 07, 2016 5:57 pm




? ? ? ALGUÉM CONHECE ESTA ROTA ? ? ?



Pelo que li... parece ser algo bonito de se visitar
paço a citar:

Depois da subida até ao Portal do Inferno.
Este é, provavelmente, um dos troços de estrada mais feroz e assombroso de Portugal.
Parece uma vertiginosa montanha russa esculpida no dorso estreito da serra.
Vai-se fintando penedos e penhascos, com precipícios de ambos os lados, para atingir o Portal do Inferno
– uma passagem estreita entre dois precipícios onde apenas cabe um carro.

Este miradouro está erguido a 940 metros de altura,
com uma íngreme queda livre para ambos os declives da cumeada, rodeado de dois ribeiros que lhe cavaram a vertigem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeDom maio 08, 2016 11:47 am


Que me lembre... o mais próximo é o @knight 250

Esse caminho era muito fixe de se fazer, não sei se é difícil ou não, mas a paisagens é espectacular!! (Rota do) Portal do Inferno 964551

Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Neto
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeDom maio 08, 2016 6:59 pm

ja fizemos serra da freita a covas do monte, mas julgo que nao passamos desse lado.

para um retiro de 2,3 dias é uma otima opção.

tens 3 aldeias muito proximas que vale bem a pena visitar.

Drave, uma aldeia deserta que está entregue a um agrupamento de escuteiros.
Pena e covas do monte já há muita informação disponivel.
tens o parque de campismo do merujal na serra da freita.

nao faltam é caminhos para explorar.

essa estrada julgo ser na serra de sao macário, que fica no seguimento da freita.

Ir para o topo Ir para baixo
Quaresma
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeDom maio 08, 2016 11:26 pm

Que bom aspecto e que longe de mim...

(Rota do) Portal do Inferno 11244
Ir para o topo Ir para baixo
Duncan
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSeg maio 09, 2016 9:12 am

Edgar escreveu:
Boas

Estou a estudar uma voltinha de 2 a 3 dias
e pensei nisto: Portal do Inferno (MAPA)


(Rota do) Portal do Inferno 24pffax



Parece ser algo que se faz em poucas horas...
mas que pode ser alvo de um "tempero" (Rota do) Portal do Inferno 775265 que tornará tudo ainda mais interessante (Rota do) Portal do Inferno 546328





Descrição

O Portal do Inferno é um local de passagem estreita no planalto da Arada
que se ergue entre dois vales escarpados no xisto e que drenam em sentidos opostos.

Virados para noroeste, o vale de Covas do Monte fica à direita e o vale de Drave à esquerda,
oferecendo vistas vertiginosas de incomparável beleza que alcançam desníveis superiores a 400 metros.

Este é um geossítio do Arouca Geopark que nos permite descobrir os relevos abruptos causados pela geodinâmica extrema em substrato xistento.

A garra resultou deste fenómeno, e corresponde à erosão de linhas de água a rasgar a escarpa da montanha.
Não longe daqui podemos ainda observar uma imensa dobra, resultante das forças tectónicas que elevaram esta montanha.


Património Natural

Os afloramentos rochosos são locais muito interessantes para a vida,
já que a rocha obriga a uma especialização que, ao longo do tempo, origina endemismos,
– espécies que apenas existem nestes locais.

Este é o caso do pólio-das-rochas, espécie rupícola restrita às montanhas do norte de Portugal que prospera nestes ermos.O lobo-ibérico e a toupeira-de-água são algumas das espécies de mamíferos ameaçadas que vivem nestes vales.

Entre as aves, destaque para o altivo falcão-peregrino e para o melro-das-rochas que aproveitam esta paisagem escarpada para nidificar.

Finalmente, podemos aqui observar o discreto escorpião que tem, como território de caça e abrigo, as rochas que caracterizam este local.



Património Cultural

A aldeia de Covas do Monte é uma Aldeia de Portugal®️
aninhada no vale que dá para o rio Deilão.
A aldeia fica no sopé da montanha e oferece um passeio único por entre as suas ruas estreitas e sinuosas e o aglomerado de casas, quase todas construídas em xisto e com telhado de lousa.
Os seus habitantes têm um rebanho comunitário com mais de mil cabras que todos os dias vão pastar ao monte.

(Rota do) Portal do Inferno 2vc6q0p

(FONTE)

Boas Edgar,

A ideia é fazer essa estrada ou andar por off road por essas zonas?
Esaa estrada um amigo meu fez há uns tempos mas estava bastante fresco e até combinei com ele de quando houver um dia de sol irmos lá porque a paisagem e estrada são simplesmente espetaculares! (Rota do) Portal do Inferno 353512

Toda a gente que já foi aconselha vivamente por isso só tens de dicidir quando fazer as malas e partir (Rota do) Portal do Inferno 353512
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
(Rota do) Portal do Inferno Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSeg maio 09, 2016 2:29 pm

Boas
Como disse o paulo neto , passamos aí no passeio covas do monte , esse troço mesmo junto ao portal do inferno temu um troço de estrada que tem um pequena "ponte" em que realmente se vê uma "queda" para ambos os lados que é qualquer coisa de fantástica , lembro de ver uma indicação do miradouro mas no dia do passeio não paramos

Toda essa zona é brutal de passar e visitar e conheçer
especialmente :

- Regoufe (antigas minas abandonadas)
- Drave - google e vais ver
- Aldeia da Pena
- Covas do Monte --http://www.vortexmag.net/covas-do-monte-uma-aldeia-com-50-habitantes-e-2500-cabras/


Se os estradões estiverem com mais ou mesmo estado que estavam na altura do passeio

http://www.clubextportugal.com/t5987-covas-do-monte-14-de-setembro


podem ir directo a regoufe e começar aí o track que é acessível a motas mesmo "grandes" e com pneus mistos

e se não conseguirem podem ir por estrada que é simples

Toda a região é fantástica e muito muito isolada (apesar de relativamente perto de autoestradas)

ài perto tens tambem a zona de arouca com as quedas de água e as pedras parideiras https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_parideira
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Duncan
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSeg maio 09, 2016 3:39 pm

A Aldeia da Pena como o Nuno falou é um local que também merece visita, uma aldeiazinha no meio das montanhas! Ainda ha pouco tempo fui lá almoçar e podes ver relato no diário de bordo da FZ6 (Rota do) Portal do Inferno 353512

Tens também uma bela queda de agua, a Frecha da Mizarela (Rota do) Portal do Inferno 353512

Ir para o topo Ir para baixo
Leiria
(Rota do) Portal do Inferno Star310



Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeSeg maio 09, 2016 7:51 pm

De minha casa propriamente, não, mas se atravessar a estrada e andar uns metros consigo ver a serra da freita no horizonte (Rota do) Portal do Inferno 1130193320  

os 'treinos que tenho feito no mato sao pela zona de Oliveira azemeis - Vale de Cambra, e conhecendo a serra da freita desde pequeno, o que não falta sao paisagens espetaculares e kms e mais kms de 'pistas' (Rota do) Portal do Inferno 947804


Miradouro do Detrelo da Malhada, o ponto mais alto da Serra da Freita


(Rota do) Portal do Inferno Panoramica-do-Detrelo


Cascata Frecha da Mizarela


(Rota do) Portal do Inferno Big_1337761349

(Rota do) Portal do Inferno Dsc_0092

As famosas pedras parideiras, com a cascata da mizarela no fundo

(Rota do) Portal do Inferno Arouca-pedras-parideiras-11


Posto isto, uma vez que amanha vou passar na escola de conduçao para saber a data do exame de codigo, quando for para ir fazer reconhecimento da zona estou disponivel (Rota do) Portal do Inferno 449138  

(Rota do) Portal do Inferno 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeTer maio 10, 2016 1:43 am

OBR pelas dicas  (Rota do) Portal do Inferno 656644

Duncan escreveu:


Boas Edgar,

A ideia é fazer essa estrada ou andar por off road por essas zonas?

... ...


Já estou a estudar uma data...
não sei como vai ser, pois não vou fazer planos.
mas acaba sempre por meter off road, pois preciso de encontrar um sitio para montar a barraca

e ainda tenho que fazer uma coisa que irá convidar-me a saltar para fora de estrada

em Portugal existe 41"talefes" ou "Pinocos"
e eu apenas visitei 5, e pelo caminho espero visitar mais uns quantos


Serra da Gardunha

(Rota do) Portal do Inferno HQCqLREmh6umHqWA-5hYgN5xF41k-ftpEKnvE8scsO9yZPG5Qu1PHrZ40uMSc95XITYg7HzhanynPu735Go-4LClxsfBDe4NKABxbtJSB9RBxn_KlI1MBWIQuso6D8KeHBqaBmfqqag5n68PnBIZDRANj3RKxv7W0soIZHF6_YH-knpBA_SVGdsbQyC6jgwBR2UUlkTaczxhdB81lYP4FwmseI2JQs9DkHpka1lBXSEG40uddxYJ18RH7EZyf6iS26-2syylqk437Ln1qc3NyEB-IgiNaR8NjtjGSjSofu6e4xi279V_vLVIm2B_VpIDRSBRn7sqxtKCvzRhsYCPiKei-r50KL2ttul1AwtvPVkAXiYCbwwcH5ixF6MTfzzV7yGxP6QkuHqAlax1Jzt8Y8VvGuLb21zDOGF8f-dD7X4cvzwGqo4kC59z4M7FYSNxs1iEXYxXVhMzayFXRraGbNCFcY8YZkb1fNgncweXh31C7VOYmbzh62SCsGD9VlIaoPy3dEJPlE-kTwWUlqIFM7iWkQJ5Ir63f-PnGe82MJDj6hs04WRYc2EBD0jmz3X-rvGQ73se7vKpWgZVSl5GT8bnQlPevU8=w858-h643-no



Centro de Portugal continental

(Rota do) Portal do Inferno KAE6U9Ljl6bvtibRYpGsgajX35pa_MgeeWEx7lUNOwdI58YVvxHRfu-7W60Hwf8lwHnVwUx9CftIkb8quFdzfY48lvGYfLeVsnjg27IY-ZDTPjTRzosOv3r9rwOpsXxmV84eYvYN0Z9EXq3LL7kf0SHGa7RlxveimKY2-o1baUTdapP49ZneiDcV-n8xgDYZ332ZyIQjY6QCO2Ta29wYLSZfeDFB8kERsCYExviX5GrathsdGZ3CZndM9wp5gPSs10byDkCzXVQsxCc3FAedwgYHVjpkwq8l8mmMNb9XdayjuA5NTMC7FLCy8182zgf1W_ugieh2hWjIryU6bI0eJ0YJzkUYEb8y0m1OcDbOldwGp9fTaxlqRThayxz44RiZ-dMF3wsUZCAxnRgoqM2oYazHqmLJ0MRu6yul404neE7-GhSbPjUlLCu1ysj6b-Z-JUkd1q6CT8G7xJlPZWp4BIQxjBUJ0QW1fEH1msRypVoTmswWlaJNX4rMuPiQkO9eIrL-T57elTNqQo1NocZtBCkmZGvHdcgR97NW2wv5k3KgAqbLgmbhcX4vlxWwARPJM-sX-YeJtULy_dsiEn1juMnYDuxeylY=w858-h643-no
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Duncan
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeTer maio 10, 2016 12:09 pm

Eu o ano passado fiquei um fim de semana com uns amigos em Meitriz / Janarde - Arouca. Eles iam de carro e eu já tinha preparado a XT e combinado com o campanheiro António Abreu para depois nos encontramos e fazer uma bela passeata off road por lá... Infelizmente a XT furou e não tinha como resolver já ao final do dia e acabei por ir de carro.


As paisagens junto ao Paiva eram espetaculares e o Rio convidava a umas boas banhocas de agua nada fria (Rota do) Portal do Inferno 353512

Havia muita gente a fazer campismo selvagem junto ao rio e nada de chatices com policia segundo contaram, por isso uma ou outra noite deve ser bastante tranquilo para acampar e não faltavam belos locais para o efeito (Rota do) Portal do Inferno 353512

Também hei-de lá voltar mas na XT este ano (Rota do) Portal do Inferno 294891
Ir para o topo Ir para baixo
balasteiro
(Rota do) Portal do Inferno Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeQua maio 11, 2016 7:21 am

Boas pessoal (Rota do) Portal do Inferno 919911

Olha Edgar estás a pensar em modo mesmo off ou poderei acompanhar o pessoal amigo com a minha NC (Rota do) Portal do Inferno 928393
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
(Rota do) Portal do Inferno Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeQua maio 11, 2016 7:53 am

@Rui
eu quando for...
dar uma volta destas, ou daquelas que eu gosto de dar,
eu vou à Vadio e sem planos (Rota do) Portal do Inferno 645491

(Rota do) Portal do Inferno 3438063878
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
balasteiro
(Rota do) Portal do Inferno Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeQua maio 11, 2016 10:07 am

Edgar escreveu:
@Rui
eu quando for...
dar uma volta destas, ou daquelas que eu gosto de dar,
eu vou à Vadio e sem planos  (Rota do) Portal do Inferno 645491

(Rota do) Portal do Inferno 3438063878

Ok Edgar (Rota do) Portal do Inferno 964551 como eu te percebo (Rota do) Portal do Inferno 12626 (Rota do) Portal do Inferno 656644

Gostava de vos ver já á muito tempo que não vejo a rapaziada (Rota do) Portal do Inferno 730351
Ir para o topo Ir para baixo
kapataz
(Rota do) Portal do Inferno Star310



Moto : famel

(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitimeQua maio 11, 2016 7:35 pm

É sempre bom dar um passeio destes. num passeio destes a dormida é em tenda aonde calhar?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





(Rota do) Portal do Inferno Empty
MensagemAssunto: Re: (Rota do) Portal do Inferno   (Rota do) Portal do Inferno Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
(Rota do) Portal do Inferno
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» MOTONLINE - o maior portal de motos na net em Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo,-
Ir para: