Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 XTZ 750 - Expedition Mod

Ir para baixo 
+6
Jorge
Nuno_Dias
Bruno Mourato
Edgar
ACordeiro
Guerra
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Edgar
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 12:43 pm

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 444520 XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 444520

Uma ideia... para se explorar:
será que o deposito de óleo da TDM que fica agarrado ao motor
não dá para montar no motor da ST 750
e aproveitar a zona do deposito de óleo que fica por baixo do banco da ST
para montar um deposito de gasolina ?


Conseguimos fazer isso na ST do Marco (mas foi o inverso)
quando lhe montamos o motor da TRX850 XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 964551
e o motor 750cc e o 850cc parecem o mesmo por fora
apenas com o carter por baixo ligeiramente maior, visto que não dá para montar a protecção de alumínio
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 2:35 pm


Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma! XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 796959

Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado.

Voltando ao que interessa XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 3438063878 ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 300942

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Guerra



XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 2:51 pm

@Edgar

O depósito de óleo da TDM não é muito diferente do da super té:
Deixa ver se o link funciona: http://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=Yamaha&T=TDM%20%20850&Y=1995&L=YA-TDM-850-1&O=OIL%20TANK&F=YA-TDM-850-1_ax&L2=YA-TDM-850-1_ax

A peça que te estás a referir penso que seja esta:
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 S-l225

É a "tampa da cambota".
Era disto que estavas a falar?

para cosneguir ter mais espaço para a gasolina, a minha ideia é precisamente "mandar fora" o tanque de óleo original e criar um por cima do motor, em aluminio (no sítio desse "sump" da TDM, que a XTZ também tem mas mais pequeno...)

Ou se calhar não percebi bem a tua ideia? Neutral


Última edição por Guerra em Sex Fev 19, 2016 3:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Guerra
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Guerra



XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 3:06 pm

Jorge escreveu:

Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma! XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 796959

Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado.

Assim é que é  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 919911

Jorge escreveu:

Voltando ao que interessa  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 3438063878 ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 300942


Vou tentar resumir tudo o que me vai e foi pela cabeça:

Problemas (a meu ver) do modelo original:
1 - O maior problema da XTZ original é (para além de pesada, pouco mais que a Africa twin 750) ter o centro de gravidade demasiado alto.

2 - Outro problema (e que toca no 1º) é ter um depósito gigante que impede guiarmos "em cima do guiador" e que VAZIO pesa 11Kg.

3 - Á semelhança de todas as trails grandes, tem uma aranha+farois+plásticos pesados, e pior que tudo, situados "altos" em relação ao centro de gravidade pretendido.

4 - Suspensões desactualizadas e travões péssimos

5 - Quadro tem tendência para partir lá num determinado sítio quando já está velho e sofre muito (ou seja, o meu)

6 - Em termos de tamanho, a moto é muito maior do que podia ser. As coisas estão mal "arrumadas"...ou pelo menos podiam estar bem melhores.

Soluções e engenhocas:
1 - Mudando o depósito para trás, consigo mudar a posiçao de conduçao do piloto mais que 1 palmo para a frente.
Consigo também aumentar muito o comprimento total do banco e pelo caminho ganhar ainda mais espaço atrás para topcase, alforges etc.

2- Pondo o deposito atrás (e modificando a traseira) fico tanto com a frente da moto como a traseira mais estreita, permitindo muito maior mobilidade em cima da moto (e consequencia sensação de leveza e melhor acesso cos pés ao chão em qualquer posição)

3 - Trocando as suspensoes da frente por umas WP48mm fico com 1 unico disco de travão (muuuito maior que o original) e uma bomba/pinça de travão bem mais evoluida (testámos isto na F800GS e ficou a travar bem melhor do que com 2 discos e pinças de origem BMW)

4 - Pondo a torre de navegação à minha maneira e um farol novo, tiro quase 5Kg da cabeça da moto, e pelo caminho aumento a protecção aerodinâmica e crio mais espaço e pontos de apoio para por um roadbook se quiser.

5 - Troco o amortecedor de trás por um "de competição" da Wilbers, proprio para a XTZ750 (aqui nao vale muito a pena inventar)

6 - Cubos KTM e aros da SMPro para leveza e durabilidade

7 - Ajuste de carburação, filtro de ar, colectores e escape vai-me permitir encontrar um desempenho que me seja confortável. A moto original dá 190kmm/h em 4ª (e depois uns 205km/h em 5ª).
Chega-me e sobra-me...até pode perder um pouco de ponta, desde que consiga arranjar ali um "sweet spot" de consumo de gasolina na casa dos 110-130km/h.
Ao contrário do que a malta pensa, eu gosto é de velocidades de cruzeiro altas, não de top speeds brutos XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 449138

8 - No sitio do depósito original (da frente) vai ficar só a caixa do filtro de ar (nao a original, mas também não muito diferente)

Acho que ja abordei a maior parte dos aspectos...XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 353512


Última edição por Guerra em Sex Fev 19, 2016 4:54 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Jorge
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 3:55 pm


Ora aí está!!

Demonstras que entendes bem a moto, e que é possível melhorá-la (em muito). Eng.s para quê? XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 796959

Estou expectante de ver como tudo vai resultar!! XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 444520

Ir para o topo Ir para baixo
Nunomsm
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310



Moto : Ducati monster

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 7:44 pm

Guerra escreveu:
Jorge escreveu:

Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma! XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 796959

Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado.

Assim é que é  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 919911

Jorge escreveu:

Voltando ao que interessa  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 3438063878 ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português  XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 300942


Vou tentar resumir tudo o que me vai e foi pela cabeça:

Problemas (a meu ver) do modelo original:
1 - O maior problema da XTZ original é (para além de pesada, pouco mais que a Africa twin 750) ter o centro de gravidade demasiado alto.

2 - Outro problema (e que toca no 1º) é ter um depósito gigante que impede guiarmos "em cima do guiador" e que VAZIO pesa 11Kg.

3 - Á semelhança de todas as trails grandes, tem uma aranha+farois+plásticos pesados, e pior que tudo, situados "altos" em relação ao centro de gravidade pretendido.

4 - Suspensões desactualizadas e travões péssimos

5 - Quadro tem tendência para partir lá num determinado sítio quando já está velho e sofre muito (ou seja, o meu)

6 - Em termos de tamanho, a moto é muito maior do que podia ser. As coisas estão mal "arrumadas"...ou pelo menos podiam estar bem melhores.

Soluções e engenhocas:
1 - Mudando o depósito para trás, consigo mudar a posiçao de conduçao do piloto mais que 1 palmo para a frente.
Consigo também aumentar muito o comprimento total do banco e pelo caminho ganhar ainda mais espaço atrás para topcase, alforges etc.

2- Pondo o deposito atrás (e modificando a traseira) fico tanto com a frente da moto como a traseira mais estreita, permitindo muito maior mobilidade em cima da moto (e consequencia sensação de leveza e melhor acesso cos pés ao chão em qualquer posição)

3 - Trocando as suspensoes da frente por umas WP48mm fico com 1 unico disco de travão (muuuito maior que o original) e uma bomba/pinça de travão bem mais evoluida (testámos isto na F800GS e ficou a travar bem melhor do que com 2 discos e pinças de origem BMW)

4 - Pondo a torre de navegação à minha maneira e um farol novo, tiro quase 5Kg da cabeça da moto, e pelo caminho aumento a protecção aerodinâmica e crio mais espaço e pontos de apoio para por um roadbook se quiser.

5 - Troco o amortecedor de trás por um "de competição" da Wilbers, proprio para a XTZ750 (aqui nao vale muito a pena inventar)

6 - Cubos KTM e aros da SMPro para leveza e durabilidade

7 - Ajuste de carburação, filtro de ar, colectores e escape vai-me permitir encontrar um desempenho que me seja confortável. A moto original dá 190kmm/h em 4ª (e depois uns 205km/h em 5ª).
Chega-me e sobra-me...até pode perder um pouco de ponta, desde que consiga arranjar ali um "sweet spot" de consumo de gasolina na casa dos 110-130km/h.
Ao contrário do que a malta pensa, eu gosto é de velocidades de cruzeiro altas, não de top speeds brutos XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 449138

8 - No sitio do depósito original (da frente) vai ficar só a caixa do filtro de ar (nao a original, mas também não muito diferente)

Acho que ja abordei a maior parte dos aspectos...XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 353512


Não sou grande expert em mecânica, e com pouca experiência em Trails , pois a minha ST chegou na sexta ainda só consegui fazer cerca de 150km !!!!
Mas só de ouvir as alterações e nas consequentes melhorias, acho excelente!!!!!
A travagem é péssima!!!! é que venho de uma ducati monster!!!!
Follow this one XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 444520
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 20, 2016 2:09 am

Guerra escreveu:
@Edgar

O depósito de óleo da TDM não é muito diferente do da super té:
Deixa ver se o link funciona: http://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=Yamaha&T=TDM%20%20850&Y=1995&L=YA-TDM-850-1&O=OIL%20TANK&F=YA-TDM-850-1_ax&L2=YA-TDM-850-1_ax

A peça que te estás a referir penso que seja esta:
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 S-l225

É a "tampa da cambota".
Era disto que estavas a falar?

para cosneguir ter mais espaço para a gasolina, a minha ideia é precisamente "mandar fora" o tanque de óleo original e criar um por cima do motor, em aluminio (no sítio desse "sump" da TDM, que a XTZ também tem mas mais pequeno...)

Ou se calhar não percebi bem a tua ideia? Neutral


Ora bolas..
peço desculpa, pois meti os pés pelas mãos XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 645491

O que queria dizer era outra coisa
a TRX 850 tem o deposito incorporado no motor (Acho que é isto)

e nesta imagem aparece o deposito de oleo incorporado no motor (TRX 850):

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 9ulzde
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Guerra



XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 22, 2016 2:58 pm

Vivas Edgar!

Eu já tinha ouvido falar dessa situação, mas nunca percebi muito bem a ideia... é que na XTZ e na TDM (salvo erro) aquela tampa de cima é apenas um tampa que dá acesso à cambota.
O óleo passa ali mas é a chapinhar, não faz "depósito".

No caso da TRX a tampa realmente parece-me muito maior...mas é depósito? Ou é a cambota da TRX que é maior e precisa de uma "tampa" maior?

Ou seja, isto é o que se passa no motor da XTZ original (estou a usar uma foto do motor da TRX mas a ideia é a mesma).
Laranja = Óleo do motor
Laranja + Branco = tubos representativos do circuito do óleo
Quadrado branco e vermelho = deposito de oleo externo
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Xtz%20_zpsxientnkr

E isto, segundo percebi, é o que dizes que se passa na TRX. é isto?
Se for, é genial pois ficava um deposito "perfeito" e não uma coisa ali montada em cima.
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Trx_zpsilpwou3t

Mecânica de motores não é de todo o meu forte, por isso se estiver a cometer alguma calinada avisem-me já XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 449138
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Guerra
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
Guerra



XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 24, 2016 11:12 am

Sim, ao que parece funciona exactamente como nas imagens que meti em cima.

2 problemas surgem:
1- Os parafusos do tanque (atrás) batem no quadro. Têm de ser maquinados ou têm de ser feitas umas "punções" no quadro. O problema foi que reforcei o meu quadro naquela zona por isso ainda tenho menos espaço do que devia ter.

2- A localização e forma compacta do deposito nao ajudam a refrigeração do óleo, e isso poderá ser um problema.

Veredicto: A ideia é muito tentadora mas acho que vou mesmo fazer um deposito de oleo à parte.
Assim posso localizá-lo de forma a distribuir melhor o peso e aproveitar mais refrigeração do ar, ou pelo menos afastar o deposito do calor do motor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
jsantosvco
XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Star310
jsantosvco


Moto : super tenere 750 xtz

XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 20, 2016 2:46 pm

Guerra, para quando noticias deste projeto
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod   XTZ 750 - Expedition Mod - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
XTZ 750 - Expedition Mod
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» LoMo - Expedition
» TES 600 - Trailout Expedition Series - JUNHO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: