Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Atrelados e questões legais

Ir para baixo 
+7
Paulo Neto
Jorge
javleitao
ET600
sergio miguel
Moutinho
Edgar
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Jorge
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 5:55 pm

Quaresma escreveu:
Boas

Essa fotos da mota em cima do carro fez-me lembrar uma vez que levei a minha XT a passear!

Quem tem uma Volkswagen pão de forma de cabine dupla não precisa de atrelado!


Atrelados e questões legais  - Página 3 12196249_1063394657026897_7035498590202856582_n


é só encostar numa barreira  

Atrelados e questões legais  - Página 3 945103 Atrelados e questões legais  - Página 3 43390

Linda!!!  Atrelados e questões legais  - Página 3 12626
Ir para o topo Ir para baixo
Quaresma
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 6:01 pm

Qual a azul ou a amarela!?

Atrelados e questões legais  - Página 3 89286




Já agora é impressão minha ou há por aí um tópico para meter fotos dos nossos carros Question

Acho que já passeio por ele mas não me lembro onde é... quem ajuda?


Quero meter fotos das minhas Pão de Forma Atrelados e questões legais  - Página 3 633137813
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 6:20 pm


A XT azul, claro Atrelados e questões legais  - Página 3 19946


http://www.clubextportugal.com/t2121-e-os-bolidos-da-malta?highlight=bolidos
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 9:44 pm

Moutinho escreveu:
Leitão, só vi agora a tua mensagem, isso dos 300 kg e mais de x kg, sei que existe qualquer coisa, mas é apenas para diferenciar o tipo de atrelados, mas a categoria B permite até aos 750 kg. Mas normalmente os das motas nunca chegam a tanto peso, e o averbamento do peso rebocavel também não chega a tanto, é normalmente atrelados para tanto peso o fabricante já começa a instalar travao, etc etc

Para andar com as motoretas, qualquer coisa homolgada, com matrícula de carro, livrete de acordo com os pesos, extensão de seguro, está dentro da lei. Ah e ganchos de reboque que passem as medidas da viatura não podem estar instalados sem ser usados.

Eu só para resumir, detesto atrelados, mas os vários motivos que me fazem desistir de tal equipamento é o seguinte :

Tenho que averbar o peso rebocavel no meu carro
Comprar gancho de reboque homologado, e extraivel quando não necessário, com respectiva tomada.
Atrelado homologado
Espaço para guardar o cangalho

Material usado 1000€ não chegam, material novo, mal vi o preço de um gancho novo para o meu carro desisti logo, e usado nunca consegui encontrar. 

Tudo o que for barato normalmente nunca é homologado, se não é homologado, para mim não existe.

Mas precisas de um atrelado homologado para transportar a mota porquê?
Tens aptidões para fazer as bricolages necessárias e perceberes se esta ou não seguro para andar na estrada, a lei não te exige a homologação Atrelados e questões legais  - Página 3 546328

Quanto ao gancho não é assim tão caro. Eu apenas gastei 160€ num gancho de reboque novo e com ligações eléctricas específicas para o carro (é só desligar as fichas das ópticas e ligar nas fichas fornecidas. Simples, facilmente reversível e sem cortar e emendar fios).
http://www.ebay.de/itm/Anhangerkupplung-starr-RENAULT-Laguna-Lim-10-07-08-15-7po-sp-E-Satz-ABE-PKW-/301550175688?hash=item4635ca85c8
Comprei a essa empresa e nada a apontar.

Quanto ao espaço para guardar o cangalho? Pronto, ganhas-te Atrelados e questões legais  - Página 3 796959
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 10:22 pm

Leitão, 

Quanto ao gancho de reboque, conseguis-te realmente arranjar algo a um preço simpático, e apesar de ser alemão, parece servir no meu carro.

Quanto ao atretado, eu realmente não tinha problema rigorosamente nenhum em fazer um ou dois, e até meia dúzia deles, e mais robustos, ou praticos do que os que existem no mercado. Só sou é um gajo marreta que não alinha em facilitismos nenhuns. Um atrelado para circular num carro meu só se for homolgado. Reboque que não seja homolgado não pode circular na estrada. As autoridades não costumam ser exigentes, até um dia que exista um acidente e a seguradora se esquive porque o que ia agarrado ao carro era um arcanho sem legalidade nenhuma. Basta só um toque de um carro no arcanho e fica o caldo entornado, imaginar então que aquilo se solta e provoca um acidente brutal numa auto-estrada, nem quero imaginar a minha vida se a seguradora argumenta que não assume nada porque aquilo não era um atrelado homolgado.

O problema as vezes não é só as operações stop, é as consequências que podem existir por causa das facilidades, eu penso assim, e não tenho nada a criticar quem usa atrelados caseiros, mas eu prefiro fazer de conta que não existem, só isso.Atrelados e questões legais  - Página 3 645491
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 11:09 pm

Já agora que se fala nisso

nas AE não se pode ultrapassar dos 100km/h Atrelados e questões legais  - Página 3 37087

e sempre que o atrelado estiver a circular, tem que ter um cabo de aço de segurança, Atrelados e questões legais  - Página 3 37087
caso a bola de reboque falhe por alguma razão
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 11:16 pm

Edgar escreveu:
Já agora que se fala nisso

nas AE não se pode ultrapassar dos 100km/h Atrelados e questões legais  - Página 3 37087

e sempre que o atrelado estiver a circular, tem que ter um cabo de aço de segurança, Atrelados e questões legais  - Página 3 37087
caso a bola de reboque falhe por alguma razão
Se for homologado tudo isso está previsto, se for caseiro tanto o atrelado como o gancho de reboque todas essas fixações podem falhar, nunca foram testadas por uma empresa  competente.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQua Nov 04, 2015 11:56 pm

Sim claro Atrelados e questões legais  - Página 3 964551

mas a homologação não fixa o cabo de aço
tem que ser alguém a fazê-lo  Atrelados e questões legais  - Página 3 353512

nem a homologação faz com que a carga que vai no atrelado esteja bem condicionada e fixa qb


A homologação ajuda a quem não perceba do assunto
que não compre gato por lebre, ou não ponha terceiros em risco Atrelados e questões legais  - Página 3 645491
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 1:05 am

Moutinho tira já esse depósito acerbis , não está homologado para na tua mota , nem o farol da XT , nem a viseira artesanal !! nem o contarotações e conta kms nem os piscas nem ....

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 1:45 am

Atrelados e questões legais  - Página 3 24863 Atrelados e questões legais  - Página 3 24863

desta não estava à espera Atrelados e questões legais  - Página 3 796959

Atrelados e questões legais  - Página 3 3438063878
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
balasteiro
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 10:08 am

Mas que grande espectáculo de foto Atrelados e questões legais  - Página 3 12626 Atrelados e questões legais  - Página 3 12626

De quem é o pão de forma Atrelados e questões legais  - Página 3 656644
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 11:54 am

webmonstro escreveu:
Moutinho tira já esse depósito acerbis , não está homologado para na tua mota , nem o farol da XT , nem a viseira artesanal !!  nem o contarotações e conta kms nem os piscas nem ....


Já sabia que a minha opinião em relação aos atrelados não homolgados dar em criticas exageradas.

Não te esqueças que também escrevi que não tenho nada contra quem usa atrelados caseiros, eu prefiro não usa-los.

Quanto ao depósito da minha mota, sim realmente não é homolgado, mas também sabes disso porque provavelmente já o comentei pessoalmente, e sem duvida não é questão que não me lembre, consigo é conviver melhor com isso do que com a utilização de um atrelado caseiro.

Os piscas, os espelhos, o farol, os manómetros tem tudo homolgação, sim tem tudo homolgação, ah e tal mas não é para essa mota, mas isso tens que me provar que não é, e ter lá as letras gravadas é sempre motivo para as autoridades competentes verem que apesar de qualquer infração que eu faça, não seja depois uma bola de neve com ilegalidades, a mota tem todos os dispositivos de segurança, e isso é bom caminho para não ser visto como um campeão, o depósito vou acreditanto que escapa no meio das outras legalidades, mas sim está fora da lei, mas também estou disposto assumir as consequências, aliás até posso ter um acidente e o depósito rasgar e pregar o fogo a não sei quantos carros Atrelados e questões legais  - Página 3 945103

Associar a tua prontidão em me mostrar que eu também tenho ilegalidades não é a justificação para eu, tu ou qualquer outro fazê-las também, só acho que uma situação é ter uma ilegalidade outra é achar porque se tem uma ilegalidade é desculpa para te-las todas. Daqui a pouco também vais dizer que não aperto a vela com chave de torque controlado e aferida. Não entres por esse caminho que isso não e o caminho certo.

Os atrelados tem que ser homolgados, todos sabemos que muita gente usa reboques para a caça para as notas, para os barcos, etc rtc, tudo feito em casa, blá bla.

Perante um acidente, se o atrelado partir ou solta, vai ser sempre uma carga de trabalhos, mas as seguradoras vão queimar um gacho com a história da homolgação, e depois vai ser doloroso ter que assumir que circulamos na estrada com uma coisa que não tem legalidade nenhuma. Aquilo vai agarrado a um carro com seguro vistoria, IUC, etc etc, um atrelado não pode ser qualquer coisa, aquilo as vezes leva mais de 300kg agarrados ao carro!!!

Só sabemos o peso, a robustez e a segurança se for homologado, se não for ninguém consegue provar as autoridades ou instituições competentes que o arcanho é segura. Aquilo vai em via pública, não podemos achar que isto é a república das babanas. 

E eu que estou a comentar uma coisa que vocês sabem que estou a falar correctamente, ainda sou o criticado. " E o burro sou eu"

Queres saber mais, já dei por mim a ver atrelados velhos, de qualquer coisa sem ser de mota, mas homolgados, para estudar a hipótese de enganar o sistema e adaptar para motas, com aldrabice, mas pelo menos tem um número de serie, umas letras de homolgação. É sério melhor isso que nada. 

Nuno não sou eu que estou errado... Atrelados e questões legais  - Página 3 72632

Edgar, 
Qualquer carga que se solte da viatura é responsabilidade de quem a transporta, se ela se soltar é sempre os mesmo que fica assar, incluindo a parte de transportar um carga numa coisa que está agarrado a um carro, se esse arcanho não for um atrelado homolgado é uma carga mal transportada, se for um atrelado homolgado, pode ser apenas uma carga mal acondicionada, e que também dá multa, tal e qual cimo transportar motas num carro de passageiros sem divisórias ou nos ligares dos passageiros, além de dar multa, pode ser perigosisimo para quem vai dentro do carro em caso deste capotar.

Atenção não tenho nada contra os atrelados, nem nunca critiquei ninguém por usa-los sem homolgação, eu até posso dar voltas e dizer que não presta, mas sei que um dia vou acabar por ter um, mas que não vou agarrar aquilo ao carro sem refletir sobre o assunto, isso não. Agora cada um sabe de si, eu prefiro andar só um um depósito que parece homolgado e uns ferrolhos que devem escapar nas pingas da chuva, agora 300 ou 400 kg agarrados a um carro acho que se deve pensar...

Vale o que vale, tenho dito.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 12:29 pm

Moutinho dou-te razão, claro
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Quaresma
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 10:04 pm

balasteiro escreveu:
Mas que grande espectáculo de foto Atrelados e questões legais  - Página 3 12626 Atrelados e questões legais  - Página 3 12626

De quem é o pão de forma Atrelados e questões legais  - Página 3 656644


É minha Atrelados e questões legais  - Página 3 17768

Essa e mais outra cá em casa, fiz um post no tópico dos bolidos da malta, tem la a outra.

Atrelados e questões legais  - Página 3 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Quaresma
Atrelados e questões legais  - Página 3 Star310
Quaresma


Moto : XT 1200 Z

Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitimeQui Nov 05, 2015 10:18 pm

Só uma achega ao que o Moutinho disse sobre coisas que se soltam de viaturas...

Uma vez levei com uma placa de platex daquelas de colocar nas paletes, que saltou de uma carrinha de caixa aberta, aquilo ia na caixa sem peso em cima deu-lhe vento por baixo a abalou a voar.

bate-me no carro, esfolou a pintura desde o capot até ao tejadilho, riscou o parabrisas, (alem de que por segundos se colou no vidro e deixei de ver Atrelados e questões legais  - Página 3 141344 )

a seguradora do outro gajo pagou tudo o que eu exigi e o homem nem sabia que levava aquilo na caixa, nem se apercebeu de nada!!! eu é que o passei e obriguei a encostar...


todo o cuidado é pouco

Atrelados e questões legais  - Página 3 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Atrelados e questões legais  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Atrelados e questões legais  - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Atrelados e questões legais
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: