| Honda XL 600 R `86 | |
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+15Quaresma kapataz Pmvpires Moutinho casb ACordeiro Nuno_Dias Magneto Jorge webmonstro mesacha ET600 Flat_Out Mike MPC road_runner 19 participantes |
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Autor | Mensagem |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Sex maio 06, 2016 8:35 pm | |
| Deves ter o tensor avariado | |
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Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Sex maio 06, 2016 10:04 pm | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Sáb maio 07, 2016 9:39 am | |
| Também pode se ter passado algo com o guia!? Tira a tampa direita e vê como está!! | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Sáb maio 07, 2016 3:13 pm | |
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mesacha
Moto : XL600R `86
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Sáb maio 07, 2016 8:30 pm | |
| Já tirei a tampa da embraiagem e não me pareceu haver nada de anormal no guia... Estive a ver o tensor e meti-lhe o veio e para uma lado não roda, deve ser normal que é para o tensor não desticar. Mas se não roda, como é que deixa desticar a corrente? :/ São os meus que estão ao contrário? Faz muita diferença um ser blindado de um lado? Curiosidade, como é que consegues tirar a tampa das válvulas sem tirar o motor? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Dom maio 08, 2016 8:59 am | |
| Se o rolamento estiver ao contrario vai gripes por falta de lubrificação pois ele é Boline adi de um dos lados | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Dom maio 08, 2016 10:03 am | |
| Acho que não gripa nem de uma nem de outra!? O óleo chega à cabeça pela aquela camera, entra pelo canal da came e sai pelos orificios de lubrificação. É dessa forma que tudo é lubrificado na cabeça, inclusive os rolamentos que devem ter a sua parte exposta desse lado. A tampa é um senhor pincel de se tirar com o motor no sitio mas com paciência sai. O que eu fiz foi tirar as tampas dos afinadores, com fio manter os martelos presos à tampa e fazê-la sair pelo lado dos carburadores. Quanto ao veio do tensor, ele só roda num sentido, está correto, agora falta descobrires porque acontece isso à corrente?? | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Dom maio 08, 2016 10:10 am | |
| O desgaste que se vê na ponta direita da came de cima aconteceu muito provavelmente por estar montado ao contrario o que o levou a gripar!! | |
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mesacha
Moto : XL600R `86
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 1:06 am | |
| Tem de ficar como os teus não é? Quando os comprar novos já os meto no sítio certo. E tenho de por como ela tem, um blindado de um lado e o outro sem nada, certo? Os rolamentos tem alguma característica específica e tenho de meter de origem ou posso meter igual mas da SKF? Eu não me safei a tirar a tampa sem tirar o motor também!
O que não está fácil é mesmo o porque de a corrente saltar...
Desculpem tanto pergunta. | |
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Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 8:15 am | |
| Boas Eu acho que não arriscava e colocava de origem. Os rolamentos SKF são compatíveis sim porem a diferença poderá ser em resistir a temperatura elevada, o material da blindagem dos de origem é próprio para alta temperatura. O facto de terem neste caso blindagem de um lado será para garantir ali uma melhor lubrificação. Se por um lado blindado em ambos os lados o rolamento não iria lubrificar por outro lado sem blindagem em ambos os lados não vai reter suficiente óleo no seu interior. Quanto á corrente, se já verificas-te tudo poderá ser que já devia ter sido trocada á muito tempo e na realidade está muito comprida / dilatada e o jogo tensor/guias não chega para esticar. Nos manuais normalmente existe uma medida para se verificar isso: nº de elos da corrente terá uma medida máxima dentro das especificações (verifica-se com o paquímetro) Se passar ou estiver perto da medida troca-se a corrente. | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 12:40 pm | |
| Eu não comprei rolamentos de origem, mas se ele o diz é porque é melhor! Caso não tenhas ainda o manual, eu usei este; http://www.hondaxl.it/manuali.htm | |
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Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 3:03 pm | |
| Sim amigo @Jorge como eu disse são compatíveis mas para alem da blindagem existe o factor folga do rolamento. Qual é?? sei que ali naquela situação a temperatura é elevada logo o rolamento não será stok / standard. É fácil arranjar um rolamento de qualidade, medida interna, externa, altura, blindado de um dos lados: 1rs ou 1z Mas quando o material aquece dilata, assim um rolamento para temperatura elevada tem uma folga superior, o mais comum é designado de c3 velocidade e temperatura elevada. Colocava com mais facilidade um rolamento da concorrência de qualidade na cambota do que na colaça /cabeça do motor por causa da variação e temperatura extrema ali naquela zona. @mesacha como já tens a corrente nova coloca ela sobre a velha e verifica o nº de elos e o comprimento . talvez dê para perceber a causa do teu problema. Ps. sou um granda piquinhas com algumas coisas. | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 4:10 pm | |
| Guilherme, Não vou discutir mecânica contigo porque essa é a tua área e não a minha Mas é sempre bom saber, por isso apesar de ser um leigo gosto de saber como as coisas funcionam e o porquê de tal acção, por isso na minha tola percepção das coisas vejo-as da seguinte maneira; a Honda não faz rolamentos, serão feitos exclusivamente e por isso o valor é mais elevado? Sabendo que a came roda a metade da rotação da cambota porque é que a temperatura ali é mais elevada? por causa da explosão?... e que influencia tem a temperatura nos rolamentos quando comparados com a fricção dos excêntricos com as válvulas? Pelo que consegui perceber, toda aquela zona fica imersa em óleo, pois a bomba envia-o para lá, e só quando a cabeça estiver cheia é que este consegue sair e subir até ao topo do quadro para o arrefecer e voltar de novo a ser bombado | |
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Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 4:43 pm | |
| amigo Jorge, são a troca de pontos de vista que por vezes esclarecem a coisa. Repara aqui: A bomba de óleo para alem de colocar óleo nos pontos principais, inclusive a arvore de cames, também faz de circulador do mesmo para arrefecer. Repara que a corrente vai desde o carter propriamente dito até ao topo da colaça. logo a colaça não está estanque Grande parte do óleo se não a sua totalidade vai retornar ao carter por ali e é enviado para o quadro pela bomba para arrefecer. | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Honda XL 600 R `86 Seg maio 09, 2016 5:03 pm | |
| Totalmente de acordo quanto aos pontos de vista amigo Mas se não é estanque como consegue ganhar pressão ao ponto de sair pelo topo da tampa para o quadro? Infelizmente a memória já me atraiçoa e não me recordo, mas quase de certeza que lubrificação da cabeça era isolada da transmissão, e tenho em ideia que havia quem colocasse um pouco de silicone nos rolamentos para a selar ainda mais | |
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