| Arrefecimento | |
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+4SSHAZE FISTSxOFxFURY Mike MPC Jorge 8 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 12:45 pm | |
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Mike MPC
Moto : Yamaha XT
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 1:14 pm | |
| As motas com arrefecimento a liquido teem esse circuito no cilindro e o radiador num local onde possa apanhar muito ar para baixar a temperatura do liquido. Por acaso quando diziam que a XT era arrefecido a oleo foi uma das coisas que estranhei ao retirar o cilindro foi que simplesmente não passa lá nada. | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 1:26 pm | |
| Essa gafe vem no Wikipedia onde diz que a XT600 é arrefecida a óleo | |
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FISTSxOFxFURY
Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 2:03 pm | |
| XT arrefecida a Oleo? essa é nova! eheh há malucos para tudo! | |
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SSHAZE
Moto : XT 600
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 2:21 pm | |
| - FISTSxOFxFURY escreveu:
- XT arrefecida a Oleo? essa é nova! eheh há malucos para tudo!
Pelos vistos há quem o faça! | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 2:23 pm | |
| há muitos erros no wikipedia, e mais no caso das páginas que não estão em ingles.
Neste caso obviamente que se o oleo estiver mais "frio" o motor tambem estará, mas nesse caso os motores refrigerados a água, tambem são refrigerados a oleo.
e claro que há algumas variações de tecnologias aplicadas, o sistema SACS da suzuki é o mais extremo com muitos locais de "spray" de oleo e uma segunda bomba de alto débito (e baixa pressão) para esse efeito enquanto alguns motores apenas arrefecem o fundo dos pistons, e mesmo a nível de motores refrigerados a agua há várias tecnologias . Alguns motores usam uns canais de refrigeração no cilindro e cabeça , alguns como o novo boxer da BMW apenas arrefece uma pequena zona da cabeça, outros usam as camisas completamente mergulhadas no líquido
Nos primórdios da tecnologia alguns motores usavam refrigeração sem bomba, circulando a agua apenas por convecção http://pt.wikipedia.org/wiki/Convec%C3%A7%C3%A3o
A principal vantagem da refrigeração líquida é que permite manter a temperatura mais constante ( não necessariamente mais baixa) e assim utilizarem-se misturas mais pobres ( maior eficiencia) e com tolerâncias mais apertadas, o que permite mais potencia com menor consumo
Por ouro lado a utilização de um radiador de oleo serve para manter o oleo mais frio e aumentar a durabilidade e qualidade do oleo não signifique que o motor vá trabalhar mais frio | |
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FISTSxOFxFURY
Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 2:40 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Por ouro lado a utilização de um radiador de oleo serve para manter o oleo mais frio e aumentar a durabilidade e qualidade do oleo não signifique que o motor vá trabalhar mais frio
Acho que se pode fechar o topico lol Em relação a essa foto aí SSHAZE, isso serve para o que está descrito aqui em cima, o motor nunca arrefece devido ao óleo. | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 3:35 pm | |
| Boas; Não vejo o porquê de tanta polémica à volta deste assunto... Desde sempre o óleo, além da sua função de lubrificar as peças móveis, sempre teve a função de dissipar calor. Há obviamente motores em que se levou essa segunda função mais a sério como os famosos SACS da Suzuki. Se não fosse por isso, porque raio se introduziram radiadores de óleo em todas as versões performantes dos "velhos" motores refrigerados a ar?? Esta é também uma das vantagens da lubrificação por carter seco.
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 3:56 pm | |
| Não vejo onde está a polémica, vejo sim dúvidas e vontades de aprender a serem mais uma vez tratadas com desdém e a serem passados por ignorantes. Felizmente existe alguém como o webmonstro para marcar a diferença! | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:00 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Não vejo o porquê de tanta polémica à volta deste assunto... Desde sempre o óleo, além da sua função de lubrificar as peças móveis, sempre teve a função de dissipar calor. Há obviamente motores em que se levou essa segunda função mais a sério como os famosos SACS da Suzuki. Se não fosse por isso, porque raio se introduziram radiadores de óleo em todas as versões performantes dos "velhos" motores refrigerados a ar?? Esta é também uma das vantagens da lubrificação por carter seco.
porque o oleo quando atinge temperaturas mais elevadas perde as suas características de lubrificação e fica mais fino, o que faz baixar a pressão do circuito (oleo mais fino baixa a resistencia à passagem e o oleo passa mais depressa) deixando menos quantidade nos locais críticos (chumaceiras p.ex). Essas peças não podem trabalhar metal com metal , mas sim "deslizam" em cima de uma fina camada de oleo, se a pressão baixa essa camada diminui e o desgaste aumenta Repara que num motor "normal" o oleo apenas passa por estas zonas, chumacheiras,rolamentos , segmentos,arvore de cames etc , mas uma zona crítica como por exemplo a "ponte" entre as valvulas de escape (uma das zonas de temperatura mais alta ) não tem qualquer tipo de arrefecimento a oleo. Mas nos sistemas de refrigeração a àgua é um dos sítios principais de arrefecimento Esta é uma das zonas que é "borrifada" pelo sistema SACS da suzuki Atenção apenas estou a referir o SACS porque é dos sistemas mais conhecidos, mas este tipo de arrefecimento a oleo é e foi usado por muitos motores desde os aviões da 2ª grande guerra Repara que o oleo nessa função passa apenas na parte de fora das peças há normalmente um outro circuito (embora use o mesmo oleo ) debaixo volume e alta pressão que faz o trabalho de lubrificar | |
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:20 pm | |
| Eu já tive uma Bandit de 1999 que tinha/tem o sistema Sacs. E posso vos dizer que era óptimo, puder andar de verão com a moto e não levar escaldões nas pernas. Não era tão fresca como uma a água mas era melhor que a ar. Por ter este sistema as aletas do motor eram mais pequenas. | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:25 pm | |
| Boas; Webmonstro, concordo com tudo o que escreveste. Tirando isso, o que há assim de tão estranho em tudo isso?? Em todos os motores tens que controlar a sua temperatura de funcionamento, nem que seja aumentando a capacidade de óleo no mesmo. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:33 pm | |
| Não tem nada de estranho, e até é mais uma questão de "português" já que em ultima análise todos são refrigerados a ar, pois é o ar que passa no radiador que arrefece o líquido que vai arrefecer as peças internas do motor.
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:38 pm | |
| No caso actual é muito difícil conseguir manter e cumprir as novas leis antipoluição e bater a eficiencia de um motor refrigerado a água, simplesmente este sistema permite melhor controlo da temperatura
O novo motor "ECOBOOST" da ford, por exemplo usa uma bomba de agua electrica que simplesmente está desligada no arranque e que permite que o motor atinga a temperatura de funcionamento mais rapidamente evitanto o tempo de aquecimento evita-se desperdício de energia e diminui as emissões poluentes, tal como um termostato mas com maior eficiencia
Última edição por webmonstro em Ter Jan 13, 2015 5:18 pm, editado 1 vez(es) | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Arrefecimento Ter Jan 13, 2015 4:39 pm | |
| Boas; E mesmo nesses (refrigerados a líquido), o óleo continua a ter um papel importantíssimo na refrigeração. | |
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| Assunto: Re: Arrefecimento | |
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