Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Falanges "eternas"

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
fmdamiao
Falanges "eternas" Star310
fmdamiao


Moto : XT 600 3TB SM

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 11:14 am

Viva pessoal. Pois é já estou pelos cabelos com as minhas falanges, depois de muita luta lá vou ter que dar 40€ por umas novas, mas estava a olhar para elas, e talvez ainda exista uma hipótese.... não é que me custe dar os 40€ por umas novas e saber que fica 100%, mas como eu sou de caprichar gosto de ser eu a fazer as coisas. Que tal conseguir adapta-las de maneira a que nunca mais seja necessário troca-las? Já alguém tentou ou pensou nisso? Falanges "eternas" 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Falanges "eternas" Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 11:38 am

Boas;
Nunca compreendi a "fixação" que o pessoal tem com as flanges da XT... Falanges "eternas" 546328
Há motos com 20 anos que nunca as mudaram. Será assim um coisa tão problemática??
Ir para o topo Ir para baixo
fmdamiao
Falanges "eternas" Star310
fmdamiao


Moto : XT 600 3TB SM

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 11:42 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Nunca compreendi a "fixação" que o pessoal tem com as flanges da XT... Falanges "eternas" 546328
Há motos com 20 anos que nunca as mudaram. Será assim um coisa tão problemática??

Pelos vistos é, pela quantidade de problemas que elas dão. Motas com 20 depende da utilização. Já está mais que visto que é um problema "crónico" nas XT's, não é bem problema, é mais uma peça de desgaste que outra coisa, mas o principal problema é o preço delas.... Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Falanges "eternas" Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 11:55 am

Boas;
Pois... Não consigo ver as coisas assim...
Uma peça que pode durar 20 anos, não a posso considerar de desgaste ou que seja um problema crónico.
Quanto ao preço, sim. Concordo, são demasiado caras de origem, mas há opções muito mais em conta.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Falanges "eternas" Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 12:00 pm

Boas
Não será impossivel, e eu já "fiz" uma para a 350, mas como para a 600 há a 40 € acho que não vale o esforço e digo isso porque não é tão fácil como parece.

A parte metálica é muito curta e alem disso tem um ângulo e está descentrada ( e são diferentes da esquerda para direita ) alêm disso são ligeiramente cônicas isso leva a quem quando se tenta apertar com uma abraçadeira o tubo acaba por escorregar e tem sempre tendência a sair fora.

Para ajudar à festa o carburador é extremamente grande pesado e sem mais nenhum apoio penso que seja um dos factores que promovem a sua falha

Eu optei por fazer um rasgo na parte de fora para poder ficar com alguma "tracção" e evitar esse escorregamento.

Ou seja passa por fazer um taco em madeira ou outro material para poder centrar a peça no torno (já que não é centrada por si mesma, e depois de colocada fazer no torno esse (ou mais do que um) rasgo ou anel (um pouco como os acessórios de mangueira têm) e ao mesmo tempo aplanar a parede exterior tirando esse efieto Cônico que têm

Depois terá de se cortar um pedaço de borracha à medida e aplicar algum tipo de cola ou silicone para evitar fugas e ajudar a agarrar (relembro que a peça metálica é extremamente curta)

Idealmente colocaria um apoio directo do carburador ao quadro para aliviar peso (com um sinobloco) e aí sim penso que durará para sempre

MAS !!!!! há um senão !
Se colocar qualquer tipo de mangueira, vai ficar sempre um "degrau" entre a conduta e a falange metálica, degrau esse que terá um efeito aerodinâmico prejudicial na entrada de ar e gasolina no motor, algo que nestes motores pode ou não se notar mas, depois de tanto trabalho, ficar com uma solução que não é funcionalmente ideal quando um par de falanges custam menos de 40€ postos em casa .....

Foi esse pensamento que tive quando precisei de substituir as da 600, comprei e pronto, para a 350 fiz porque não há da concorrência, embora entretanto descobri que há para a Kawasaki z1000 que são muito parecidas e funcionam e mais baratas que as da 350
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Falanges "eternas" Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 12:08 pm

Quanto à razão de falharem mais na xt 600 do que em outras motas

Eu penso que há uma série de factores

-Uma delas será a temperatura (as da 660 -refrigeração liquida- são parecidas mas não é comum falharem tanto )

- O Peso do carburador e o tamanho ( para apenas dois apoios ) juntamente com o ângulo vertical associados a um monocilindrico provocam vibrações que podem contribuir para a sua falha

O material de que é feito pode não ter a melhor qualidade, já que é mais comum serem as XTE afectadas do que nas antigas XT's e Teneres

Para mim acho que a vida útil delas anda nos 10 anos depois disso começam a descolar, embora algumas pessoas têm-nas por mais tempo, pode ser pelo exposição aos elementos verso garagem etc ...clima proximidade do mar etc ....

Por normal qualquer peça de borracha nunca será eterna pois ao fim de alguns anos ele estará ressequida.

Se comprasses uma XT com um pneu com 12 ou 15 anos ainda com rasto mas completamente ressequida, não duvidavas de o trocar pois não ? E possivelmente custava-te mais do que o valor das falanges.




Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
fmdamiao
Falanges "eternas" Star310
fmdamiao


Moto : XT 600 3TB SM

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 12:12 pm

webmonstro escreveu:
Boas
Não será impossivel, e eu já "fiz" uma para a 350, mas como para a 600 há a 40 € acho que não vale o esforço e digo isso porque não é tão fácil como parece.

A parte metálica é muito curta e alem disso tem um ângulo e está descentrada ( e são diferentes da esquerda para direita ) alêm disso são ligeiramente cônicas isso leva a quem quando se tenta apertar com uma abraçadeira o tubo acaba por escorregar e tem sempre tendência a sair fora.

Para ajudar à festa o carburador é extremamente grande pesado e sem mais nenhum apoio penso que seja um dos factores que promovem a sua falha

Eu optei por fazer um rasgo na parte de fora para poder ficar com alguma "tracção" e evitar esse escorregamento.

Ou seja passa por fazer um taco em madeira ou outro material para poder centrar a peça no torno (já que não é centrada por si mesma, e depois de colocada fazer no torno esse (ou mais do que um) rasgo ou anel (um pouco como os acessórios de mangueira têm) e ao mesmo tempo aplanar a parede exterior tirando esse efieto Cônico que têm

Depois terá de se cortar um pedaço de borracha à medida e aplicar algum tipo de cola ou silicone para evitar fugas e ajudar a agarrar (relembro que a peça metálica é extremamente curta)

Idealmente colocaria um apoio directo do carburador ao quadro para aliviar peso (com um sinobloco) e aí sim penso que durará para sempre

MAS !!!!! há um senão !
Se colocar qualquer tipo de mangueira, vai ficar sempre um "degrau" entre a conduta e a falange metálica, degrau esse que terá um efeito aerodinâmico prejudicial na entrada de ar e gasolina no motor, algo que nestes motores pode ou não se notar mas, depois de tanto trabalho, ficar com uma solução que não é funcionalmente ideal quando um par de falanges custam menos de 40€ postos em casa .....

Foi esse pensamento que tive quando precisei de substituir as da 600, comprei e pronto, para a 350 fiz porque não há da concorrência, embora entretanto descobri que há para a Kawasaki z1000 que são muito parecidas e funcionam e mais baratas que as da 350


Foi exactamente a mesma ideia que tive, mas pensei no mesmo problema, o "degrau" que fica dentro da falange vai criar uma turbulência, logo vai pedir outra afinação de carburador e talvez consumir mais. Mas a minha ideia seria criar mesmo uma do zero. Qualquer torneiro faz isto facilmente. Criar a base com os dois furos para os parafusos e um tubo soldado nessa base, mas um tubo direito do mesmo diâmetro do carburador sem ser cónico. Depois levar o tubo de silicone que faz a ligação entre o carburador e a falange com duas braçadeiras de aperto... Isto vai criar o tal degrau de novo, mas de menor tamanho. Talvez depois consiga adaptar o tubo de silicone de maneira a que fique sem degrau..... Já é muito trabalho, se calhar nem compensa...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Falanges "eternas" Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 12:26 pm

fmdamiao escreveu:




Foi exactamente a mesma ideia que tive, mas pensei no mesmo problema, o "degrau" que fica dentro da falange vai criar uma turbulência, logo vai pedir outra afinação de carburador e talvez consumir mais. Mas a minha ideia seria criar mesmo uma do zero. Qualquer torneiro faz isto facilmente. Criar a base com os dois furos para os parafusos e um tubo soldado nessa base, mas um tubo direito do mesmo diâmetro do carburador sem ser cónico. Depois levar o tubo de silicone que faz a ligação entre o carburador e a falange com duas braçadeiras de aperto... Isto vai criar o tal degrau de novo, mas  de menor tamanho. Talvez depois consiga adaptar o tubo de silicone de maneira a que fique sem degrau..... Já é muito trabalho, se calhar nem compensa...

Não te esqueças da calha para o o-ring do lado do motor que tambem terá de ser feita

O problema é que há muito  pouco espaço para trabalhar, que eu saiba de memória, a distância é de cerca de 3-4mm no máximo se o carburador encostar directamente na falange metálica vai transmitir as vibrações do motor ao carburador.

Este isolamento(termico e dinâmico)  entre o carburador e o motor, penso eu será o objectivo principal da existência das falanges e a sua construção em borracha, caso contrário usariam uma simples junta de papel do tipo que é usado nos carros

Alem disso a inclinação lateral terá de ser replicada e mesmo essa soldadura irá criar um degrau se não for novamente maquinada.

Um par de falanges de concorrência custa 40 € ou seja 20 para cada

Consegues comprar alumínio, fazer a peça no torneio, soldar, mais tubo de silicone tudo por menos de  20 € ?

Pode durar mais é certo mas será que vai ??


As de origem custam o par 140-150€ aí tens mais margem para invenções mas as minhas da concorrencia tenho há volta de 3 anos sem problemas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Falanges "eternas" Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitimeQua Out 01, 2014 5:53 pm

Boas

acho que já foi quase tudo dito Rolling Eyes

Mas por causa de uns 50€ que duram 10 anos ?? Falanges "eternas" 546328
eu acho que pago esses 50€ e pronto Falanges "eternas" 645491
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Falanges "eternas" Empty
MensagemAssunto: Re: Falanges "eternas"   Falanges "eternas" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Falanges "eternas"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Falanges XT 350
» Falanges XT 350
» Falanges-Faze-las em alumunio? sim ou nao!
» Falanges e diafragma ST
» falanges xt 600 e 1993

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Peças e Acessórios-
Ir para: