Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 ALDEIAS SERRANAS

Ir para baixo 
+23
ET600
Marques
jprebel
krieg
Moutinho
pjoao21
b.claudio
frdsilva
Flat_Out
rui durao
balasteiro
Migpedro
Jorge
Gil
paulo
Pmvpires
RuiF
Nelson.alex
jsantosvco
tintas72
Marco constantino
BMLG
Edgar
27 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 9:21 am

krieg escreveu:
Então e.... não há mais relato ?  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 546328 

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 300942 Esqueci-me... ALDEIAS SERRANAS - Página 3 3438063878
e tenho andado ocupado noutras lides... eheheh ...mas aqui vai  


(Introdução)
Normalmente em todas as "voltas" que dou, acontece sempre uma pré-historia, ou algo que influencia a "viagem"...

Pois... mas desta vez, não há essa "pré-historia"
e nada aconteceu, e nem tinha planos... simplesmente iria dar uma volta...

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Vila+Moita+do+Norte



Horas antes juntei as coisas habituais que normalmente levo...
passamos pelo supermercado e compramos uns esparguetes e uns pacotes de bolacha "maria"

e "vamos embora que já se faz tarde"
e vamos para onde? não sei!
talvez até Finisterra ou sei lá... ou seja vamos viver o momento e pelo caminho logo se pensa nisso.

Calmamente subimos junto ao rio Tejo,
e sempre que víamos uma coisa porreira, fazíamos uma pequena paragem, para a ver melhor...

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Comboio_a_vapor_entroncamento



Entramos na EN110 para continuar a subir caminho...
e do nada aparece nos espelhos da XT uma "senhora" motorizada a rasgar caminho,

Afinal não era uma, mas duas Zundapp's cheias de cromados a brilhar, ...e não demorou muito tempo até me ultrapassarem.

Durante uns bons kms fui atrás delas, e dei por mim a recuar no tempo, a lembrar-me dos velhos tempos...
Aquilo era a elegância de outros tempos...
todas kitadas com avanços e tal...
tinham tanto de leves como de "barulhentas" eheheh

Era uma condução bonita de se ver, onde os travões eram esquecidos, e o que importava era manter a embalagem furando por onde podiam e conseguiam, sempre a rasgar...

e fiquei para trás a ver elas a irem-se embora...

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 XF+17+motorizada



Até que: uns bons quilómetros mais à frente estavam paradas na berma da estrada
algo tinha acontecido, e parei para perguntar se necessitavam de ajuda,

Eles vinham da concentração de Faro sem poupar no andamento,
e depois de 800 e tal kms (ida e volta) algo tinha dado o bérro, e em poucos minutos era peças e parafusos da motorizada por todo o lado...
O platinado tinha-se desfeito... mas não era problema pois havia na bagagem platinados extra...
Entretanto chegou o resto da Equipa que trazia a bagagem e o problema deixou de ser problema...

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 XF+17



Segui caminho até Penela
É uma vila bonita de se ver, construída num monte, onde se vê abundantes espaços verdes, casas super branquinhas com um enorme castelo num dos topos.

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Peneda



Por acaso tinha junto ao mapa, um roadbook com uns trilhos da serra da Lousã,
que parecia ser um bom destino...
Fui-me enfiar num labirnto de estradinhas e aldeias com nomes que nunca tinha visto:
"Tola, Sandoeira, Zorro, Favais, Giestal, Barbéns, Chapinha, etc etc"

Perdi o "norte" em minutos, e sem saber muito bem onde estava, fui perguntando aos locais e saltando de aldeia em aldeia até chegar à Lousã.

Numa aldeia dessas pedi agua a uma senhora, e indicações para seguir caminho,
a senhora foi encher a minha garrafa e o seu filho ficou a explicar-me o melhor caminho,
depois de "dois dedos" de conversa (de onde venho e para onde vou) insistiram e fizeram questão que eu entra-se na sua modesta casa para beber um pouco de agua fresca...
Resumindo e concluindo, fui saltando de aldeia em aldeia, sempre recebido com curiosidade e muita simpatia...

Numa outra dessas aldeias, um senhor disse-me:
Ahhh não vá por ai... que essa estrada junto à ribeira é de terra batida e tal...
ao ouvir isso, os meus olhos devem ter brilhado como o flach da maquina fotográfica...

a luz do dia estava a terminar, mas teve de ser... eheheh

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 XT+600+Edventure



Chegamos a Lousã já noite escura, e por "azar" vi uma placa a dizer "Pizzaria"...
Bom, na realidade até nem foi muito "azar", visto que os preços eram em conta,
enquanto manjava uma pizza comecei a delinear para onde iria a seguir,

A ideia de visitar o cabo de Finisterra, não me saía da cabeça...
mas seria muito alcatrão e uns 75€ em gasolina

Não sabia o que fazer, e não me apetecia nada gastar esse dinheiro todo em gasosa,
e pensei... vou descansar um pouco e dormir sobre o assunto...
Subi a serra e parei num miradouro, e como a estrada não tinha transito acabei por pernoitar no banco de pedra desse miradouro,
...usei a esponja de rolo, e com o saco cama atado à XT improvisei um telheiro para ficar abrigado...
Adormeci vestido com o blusão, pois ajudava a conservar o calor do corpo, e a noite estava fresquinha...

Sempre que passava um carro, eu acordava... mas também só passaram uns 4 ou 5 carros,

Até que o ultimo carro que passou, uns metros mais à frente a fez inversão de marcha,
era impossível eu não ouvir tal manobra, e ainda por cima o carro tinha um trabalhar rouco, tipo panela rota... ORA BOLAS... ele vinha mesmo na minha direcção com as luzes bem apontadas para mim...
Fiquei encadeado com as luzes, e o carro passou muito lentamente, como se me tivesse a tirar-me as medidas e depois foi-se...

Isto não vai acabar bem... pois o carro foi na direcção errada... foi pelo mesmo caminho que vinha...

Nem é tarde nem é cedo... vou pirar-me daqui...
e comecei a ensacar as coisas o mais rápido que conseguia,
liguei o telemóvel, para ver as horas, e com a lanterna consultei o mapa...

Passou-se talvez uns 30 minutos até que vejo umas luzes a subir a serra... e arranquei com a XT e estacionei na berma da curva seguinte onde ficava encoberto... mas foi um falso alarme...
Quando me preparava para ir-me embora, ouso o carro de panela rota a subir a serra...
E era o mesmo Renault Clio branco que me tinha visitado,
Pararam junto ao miradouro, e digo pararam porque agora o carro trazia pelo menos 3 indivíduos...
3 gajos saíram e começaram a fumar e a falar algo que eu ouvia mas não percebia...
Tentei perceber como estavam vestidos, o que falavam, ou se estavam a falar em Português ou não...
mas fiquei a zero...

Enchi o peito de ar e dei ao starter, a agora nenhum clio do mundo vai conseguir acompanhar...
sem nunca olhar para os espelhos rolei uns bons kms para o coração da serra...
Escolhi um novo local... desta vez nenhum carro me iria visitar...
e desta vez não iria fugir de nada nem de ninguém... e montei o meu pequeno Castelo...

Dormi sem stress, e dormi mais que o normal...
era quase 10 da manha quando comecei atacar o pequeno almoço...


ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Vadio+da+XT ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Serra+da+Lous%25C3%25A3

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Acampamento+vadio



(continua)
Brevemente quando tiver oportunidade escrevo o resto
Fonte deste topico: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2014/07/aldeias-do-xisto.html



Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
RuiF
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
RuiF


Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 9:35 am

Que aventura.... ALDEIAS SERRANAS - Página 3 12626 

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520 

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 1:41 pm


Este homem arranja sempre maneira de nos fazer inveja...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 660860 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 796959 

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520 

Ir para o topo Ir para baixo
balasteiro
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 2:06 pm

Sempre em altas este VADIO MOR  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 656644 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 656644 
Ir para o topo Ir para baixo
jprebel
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310



Moto : Yamaha XT350

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 2:38 pm

eheh!!

Boa volta, boas fotos/vídeo e acima de tudo bom espírito.

Quanto aos artistas...enfim...
Também já passei por algumas. Hoje em dia para tentar minimizar algum incidente desse tipo, prefiro afastar-me mais um pouco do alcatrão.
Sempre que peço indicações para pernoitar (ex: café da aldeia), tento dar a entender que o mais provável é até seguir viagem e não ficar por aquelas bandas.
Quando fico muito perto de uma aldeia, ou de um meio muito fechado, opto por encontrar alguém que ceda o terreno de sua casa. Por vezes traz pequeno almoço incluído!

Acima de tudo evitar o confronto é o ideal.

Abraço e boas voltas.

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 2:44 pm

jprebel escreveu:
eheh!!

Boa volta, boas fotos/vídeo e acima de tudo bom espírito.

Quanto aos artistas...enfim...
Também já passei por algumas. Hoje em dia para tentar minimizar algum incidente desse tipo, prefiro afastar-me mais um pouco do alcatrão.
Sempre que peço indicações para pernoitar (ex: café da aldeia), tento dar a entender que o mais provável é até seguir viagem e não ficar por aquelas bandas.
Quando fico muito perto de uma aldeia, ou de um meio muito fechado, opto por encontrar alguém que ceda o terreno de sua casa. Por vezes traz pequeno almoço incluído!

Acima de tudo evitar o confronto é o ideal.

Abraço e boas voltas.


Epá, despertas-te a minha atenção...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 122298 

E que tal também abrires um tópico com as tuas aventuras para a malta se deliciar...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 831860 

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 444520

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQui Jul 31, 2014 4:53 am

OBR  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 314851 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 314851 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 314851 


@jprebel
o maior problema que tive durante uma noite acampado
começou com dois cães esfomeados no meio do nada e longe de tudo
por isso a formula ideal talvez seja reagirmos em conformidade

Mas reza a historia: que dias calmos, nunca formou bons Vadios  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 296550 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marques
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Marques


Moto : BMW F800 GS

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 03, 2014 11:04 am

Edgar escreveu:
e fiz um resumo animado  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 



Folgo em saber que passaste por uma das mais belas zonas do nosso país.   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 656644 

Pena não me ter cruzado contigo.  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
balasteiro
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 03, 2014 11:42 am

Estão a ver porque quero uma mota a Homem  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 656644 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 656644 

Obrigado pela partilha  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
rui durao
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
rui durao


Moto : Yamaha XT660Z tenere

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 03, 2014 12:31 pm

 Este homem é do catano  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 796959 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 796959 

Com uma ida ali á frente tomar um café consegue fazer com que um gajo leia as palavrinhas todas que escreve  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 12626 
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 05, 2014 3:48 am

OBR  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 

@Marques
sim andei pelo Talasnal  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 449138 


Bom... o meu "Navio" não me tem dado descanso
e tenho andado sem querer a adiar a publicação disto  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 645491 


Aldeias do Xisto (2ª parte)
fonte do tópico: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2014/08/aldeias-do-xisto.html


Depois de uma noite "algo movimentada",
onde o instinto acabou por dar a volta ao texto...
Inicialmente ficamos incomodados, mas enquanto dava-mos de "pinote"
...encontramos um pequeno animal, parecia uma raposa pequena, e por minutos conseguimos observa-la com as luzes da XT.
Depois fomos visitados por um veado com um pescoço comprido, e umas orelhas enormes...
...e juntando isto tudo, dormimos que nem uma pedra.

Acordamos e,
era altura de continuar-mos, e eis que na paisagem aparece uma Aldeia que não se vê todos os dias...
(ou pelo menos eu não tenho Aldeias deste calibre, lá para as minhas bandas)

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Aldeia%2Bserrana%2Bdo%2Bxisto



... tínhamos encontrado o Talasnal
e a primeiro pensamento que me ocorreu foi: - olha queganda maravilha...
A beleza desta Aldeia não vem só casas de xisto misturadas com o verde da serra,
vem também da dureza incontornável do terreno e da inteligência usada na sua construção,
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 XT%2B600%2BEdventure  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Aldeia%2Bdo%2Bxisto

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Escadaria%2BTalasnal  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 XO-zDXiQkRkSupnAV3IemJvt-4ipB3n3d4L8lvkVCqU=w430-h553-no



Comecei a imaginar o que era tentar construir uma aldeia no meio desta serra, e mesmo com acesso aos meios que temos hoje em dia, não seria tarefa fácil.
Mas como aqui abunda o xisto, e certamente abundava pessoal muito desenrascado, edificaram esta pérola com o que tinham à mão...

Bom... e o que se pode dizer mais sobre Talasnal ?
- sei lá ! ou talvez deva dizer, que todos a deviam visitar e que não se vão arrepender !

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Edgar_aldeia_talasnal



Em Talasnal cruzei-me com varias pessoas,
recebi varias sugestões e dicas sobre outros locais a visitar.
Também conheci uma família de gatos que gostavam de bolachas "maria"... eheheh

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Nexx%2Bx10


ALDEIAS SERRANAS - Página 3 TTKeR4WlmyKfH55JU91Vp9nZahxPVBrh_NrfXgEmehA=w736-h553-no



Existem outras aldeias na região, que talvez sejam mais ou menos bonitas... mas não sei ao certo...
porque esta foi a única aldeia que visitei com olhos de ver...

Continuei caminho, e desta vez tinha um objectivo muito especifico, beber um café...
É engraçado que donde venho podemos encontrar uma tasca ou pastelaria, porta sim porta não,
... e aqui não estava fácil...

Até que, quando encontrei, encontrei mesmo uma coisa 5 estrelas...
- uma bela sombra,
- um belo café,
- uma broa de batata de comer e chorar por mais,
- e ainda a excelente companhia de 2 casais ingleses apaixonados por esta região de Portugal
Disto eu não encontro porta sim porta não, lá para os meus lados... eheheh

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Broa%2Bde%2Bbatata



Continuei caminho até ao topo da serra...
e parei para mais uma foto...
comecei a fazer "olhinhos" aqueles trilhos de terra cheios de curvas, subidas, descidas...
Fiz as contas à gasolina que tinha, e a partir de agora vamos a direito...

Não sabia ao certo para onde iria, e isso pouco interessava,
pois já tinha bebido café e até tinha gasolina para uns belos kms, eheheh

( continua ) ALDEIAS SERRANAS - Página 3 964551 

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Portugal%2Bcentral
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 05, 2014 1:47 pm


O pessoal só organiza passeios e mais passeios e é uma pena ainda ninguém se ter lembrado de organizar umas mini férias do tipo que tu fizeste mas para um grupo de 4 ou 5 motos...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 964551 

Os lugares por onde andaste são fantástico...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 831860 

Ir para o topo Ir para baixo
krieg
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
krieg


Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 05, 2014 4:13 pm

A Catarredor foste ?

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 07, 2014 11:59 pm

Jorge escreveu:

O pessoal só organiza passeios e mais passeios e é uma pena ainda ninguém se ter lembrado de organizar umas mini férias do tipo que tu fizeste mas para um grupo de 4 ou 5 motos...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 964551 

Os lugares por onde andaste são fantástico...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 831860 



é uma questão de se pensar nisso  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 546328 

krieg escreveu:
A Catarredor foste ?

 ALDEIAS SERRANAS - Página 3 919911 


Não... infelizmente não me lembra de ter visto esse nome  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 645491 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
ET600
ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Star310
ET600


Moto : 2KF e cangalhos

ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 08, 2014 12:01 am

Jorge escreveu:

O pessoal só organiza passeios e mais passeios e é uma pena ainda ninguém se ter lembrado de organizar umas mini férias do tipo que tu fizeste mas para um grupo de 4 ou 5 motos...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 964551 

Os lugares por onde andaste são fantástico...  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 831860 


Já que deste a boca... põe mãos à obra e organiza a coisa!  ALDEIAS SERRANAS - Página 3 660860 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: ALDEIAS SERRANAS   ALDEIAS SERRANAS - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
ALDEIAS SERRANAS
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» aldeias de xisto e nao só
» Aldeias Típicas de Portugal - Listagem em mapa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: Foto - Reportagens-
Ir para: