Clube XT Portugal
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 XTostadeira de fusiveis

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Edgar
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Edgar
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 01, 2014 2:29 am

D_Zaster escreveu:
Não Edgar, tenho conseguido fugir da chuva estes dias e como já referi nou sou muito de andar no mato com a moto e esta nas minhas mãos nunca se estriou em terra.

Ahhh OK  XTostadeira de fusiveis - Página 2 314851 XTostadeira de fusiveis - Página 2 314851 
Peço desculpa pela teoria  XTostadeira de fusiveis - Página 2 645491 

Boa sorte com o novo retificador

se o individuo que mediu o rectificador queimado
tivesse medido continuidade na ficha onde liga o fio vermelho, entre a massa do rectificador
teria lido continuidade  XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 

ABR
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 01, 2014 1:23 pm

Edgar escreveu:
D_Zaster escreveu:
Não Edgar, tenho conseguido fugir da chuva estes dias e como já referi nou sou muito de andar no mato com a moto e esta nas minhas mãos nunca se estriou em terra.

Ahhh OK  XTostadeira de fusiveis - Página 2 314851 XTostadeira de fusiveis - Página 2 314851 
Peço desculpa pela teoria  XTostadeira de fusiveis - Página 2 645491 

Boa sorte com o novo retificador

se o individuo que mediu o rectificador queimado
tivesse medido continuidade na ficha onde liga o fio vermelho, entre a massa do rectificador
teria lido continuidade  XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 

ABR

Egar essas coisas de corrente e multimetros é uma put XTostadeira de fusiveis - Página 2 327701  de uma linguagem que eu não pesco mesmo nada. Ele fez medidas apenas no multimetro pois a moto estva na garagem.
"Quando lhe falei dos sintomas a resposta dele foi: Poi quase de certeza que etá em curto"
Nunca ouvi ou vi um que um retificador entrasse em curto mas há defeitos de fabrico nas coisas e poderá ter sido o caso.
Já agora peço-te um favor, posta ai uma foto que deves ter de certeza do teu baalhau de origem. Só para ficar com ideia de como estão o retificador e o cdi protegidos. Quero descartar a teoria do ACordeiro

Abraço
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Jorge
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Jorge


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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 01, 2014 2:19 pm


Boas noticias amigo...  XTostadeira de fusiveis - Página 2 12626 

Já tens motinha outra vez...  XTostadeira de fusiveis - Página 2 84716 

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Edgar
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 01, 2014 3:16 pm

Está aqui  XTostadeira de fusiveis - Página 2 449138 


XTostadeira de fusiveis - Página 2 CIMG0947



Atenção que o bacalhau faz uma aba enorme para baixo
ou seja alem de cobrir também ampara como uma concha o que é projectado da roda
espero ter me feito entender XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 

XTostadeira de fusiveis - Página 2 CIMG0948

XTostadeira de fusiveis - Página 2 CIMG0949



O plástico de cima complementa a protecção
deixando espaço para respirar
visto que a posição que tem na luz traseira permite ou facilita esse respirar ou dissipar parte do calor

MAS a minha XT com a bateria em bom estado o rectificador nunca aquece... apenas fica morno  XTostadeira de fusiveis - Página 2 964551 

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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 01, 2014 7:27 pm

Engraçado que mesmo com a proteção original, vai sempre parar lá bastante lixo. No caso da tua é bem notório nas fotos.
Obrigado pelas fotos Edgar.

Estava para abrir um novo tópico para isto mas acho que este pode ser aproveitado.

RETIFICADORES

O que entrou em curto compreio-o a alguem que me indicou ser o correto para a XT
Trabalhou dois mêses
Foto dele:
XTostadeira de fusiveis - Página 2 Fotografia+1
Tem a referência: SH572A-12

Ontrem recebi em troca este:
XTostadeira de fusiveis - Página 2 Fotografia
Tem a referência: SH569-12

Quando este episódio começou, http://www.clubextportugal.com/t6489p15-ha-dias-de-cao, fiquei a pé com a bateria nas lonas e possivelmente o retificador queimado.
Na altura, meti uma bateria nova e o retificador da primeira foto SH572A-12, a moto andou dois mêses sem dar problemas. Nunca verifiquei ou fiz medias com multimetro nesse periodo. Quando avariou começou a tostar fusiveis como está explicado neste tópico.

Ontem meti o que recebi em troca, segunda foto, referência: SH569-12.
Hoje por curiosidade agarrei no multimetro e fiz umas medias á bateria.
Observei o seguinte.
Moto desligada: 13,2v/13.5v (Bateria nova)
Relantim: 14.70v/14.85v
Mota acelarada ás 3000 rpm: 14.8v/14.95v
de volta ao relantim: 15.10v/15.13v
São valores anormais os do relantim depois de desacelarada a rotação. 15.10V penso que vai estoirar a bateria.

Agarrei no retificador velho (tourmax) o que vinha na moto e tinha, ou não estorricado.
Medi com o multimetro e observei os seguintes valores:
Moto desligada: 13,3v/13.5v (Bateria nova)
Relantim: 14.6v/14.75v
Mota acelarada ás 3000 rpm: 14.6v/14.85v
de volta ao relantim: 14.6v/14.8v

Pesquisei na net a referencia YHC 47X-A2 SH569-12 e encontro retificadores com esta referencia que dizem ser para FZR mas não só http://www.ebay.ca/sch/sis.html?_kw=Motorcycle+System+Regulator+Rectifier+for+YAMAHA+FZR+FZ+Hot
Agora pergunto:
Os valores apresentados de 15v e mais são anormais?
Será este ultimo retificador incompativel com a XT
O da tourmax estará bom ou deixa de funcionar depois de aquecer?

Fica aí um apelo ao pessoal expert em eletricidade de motos para se pronunciarem.
Entretanto a XT está parada para amanhã lhe fazer um teste aqui á porta. Dar umas voltas bem puxadas para aquecer o retificador e voltar a medir.
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Edgar
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 1:27 am

Nem sei o que escreva...

as vezes os voltimetros têm erros de leitura
se a bateria não estiver na carga maxima também dá erro

para vermos a carga da bateria ela deve estar uns 30 a 40 minutos em repouso depois de pararmos o motor


Há monte de coisas a ter em atenção... para fazermos um diagnostico fundamentado...


Fica aqui algumas dicas que escrevi no meu blog...
é assim que testo o rectificador
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificacao-do-rectificador-bateria.html


Boa sorte com isso


PS: a Tourmax é uma excelente marca  XTostadeira de fusiveis - Página 2 314851 
salvo erro, até é made in Japan
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 11:57 am

Vou agora fazer umas medições. Com um pouco de calma tambem faço um video para por ai.
Obrigado Edgar
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 7:23 pm

Ai fica o video. O teste foi feito com o retificador da Tourmax que ao que me parece afinal está bom.
O Multimetro é dos chinocas, o melhor que arranjei
Tirando os solavancos do costume porcausa do carburador não notei nda de anormal na condução.
O retificador aquece mas fica longe de dar para estrelar ovos.


Última edição por D_Zaster em Dom Fev 02, 2014 9:16 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 7:34 pm

Parece bom...

embora nas minhas leituras o valor é mais constante
mas o aparelho de medida que uso não é chinês (é daqueles do tempo das vacas gordas XTostadeira de fusiveis - Página 2 296550 )



Isso do relantim inserto  XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 
já viste o filtro de ar ? (se está limpo ou se é de origem)
a caixa do filtro de ar se tem óleo ?
a folga da vela ?
ver as coisas simples antes de culpar o carburador  XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328  XTostadeira de fusiveis - Página 2 546328 


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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 9:25 pm

Tenho de dar uma espreitadela nisso mas adianto já que o filtro não é novo nem de origem e há algum oleo na caixa parecido ao que tens numa foto de um toturial do vadio.
Quanto á folga da vela já è assunto mais critico pois só vendo alguem mexer é que me posso aventurar a fazer eu.
Estou prestes a mudar o oleo e nessa altura farei a substituição do filtro de ar.

Se reparares bem no video há um momento em que se houve um TCHIK (entre o segundo 47 e 51) que vem dos carburadores e normalmente isso acontece quando está fria ou em baixa rotação e por norma fica com o relantim acelarado, só recupera quando lhe dou uma acelaradela a fundo.
Para teres noção, uma rotunda para mim é um atrofio autêntico, segunda ou terceira a meio punho parece que estou a domesticar um puro sangue latino. Quando enrosco punho responde que é um gozo.

Como esta semana há previsões de picaretas e martelos a caírem do ceu, vai ficar na garagem e vou aos poucos tentar ver essas coisas, quero tambem ir verificando a bateria e o retificador para ver se há alterações.
Fod XTostadeira de fusiveis - Página 2 327701  eu sou um gaijo que adoro participar em cenas tipo , esquimós e outros tipos de vadiagem mas como ainda não confio na moto que já me deixou a pé duas vezes por merdas destas, não estou na esperança de poder juntar-me ao pessoal tão cedo.
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 10:50 pm

Boas
esse regulador parece-me que está mal montado pois parece pelas fotos, que existe um tapete isolante entre o quadro e o regulador , isso funciona com alguma dissipação de calor para o quadro e por isso deve estar em contacto directo com o quadro

quanto aos valores esse multímetro está a marcar um pouco alto , se tirares a traseira tens um potenciometro para fazer a calibração , mas não intressa pois a bateria em repouso não terá mais de 12 portanto que tem um volt a mais ou seja os 15v que vês são na realidade mais perto dos 14 reais e portanto tanto um como o outro parecem bem

POr que motivo mudaste o regulador inicialmente ?


quanto ao relantim , isso parece mais falanges , como estão ? ou isso ou uma peça interna do carburador desapertado como aconteceu ao moutinho , ou então entupimento
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 11:28 pm

Boas web, relativamente ao regulador embora ele assente em cima do plastico têm uma parte que toca na chapa, mas ainda hoje me pús a olhar para aquilo e vou fazer uma proteção que fique por baixo para que o regulador assente totalmente na chapa como de origem, realmente ele dissipa o calor tambem por contacto no quadro. Esta proteção existe lá porque houve alterações no bacalhau original pelo anterior proprietário e há uns tempos, em dia de chuva fiquei a pé derivado á agua me ter encharcado o CDI.

O motivo pelo qual mudei o retificador foi porque fiquei a pé sem bateria. Como não precebia nada destas coisas de baterias e reguladores pus este tópico  e acabei por comprar o regulador e a bateria nova pois segundo algumas teorias a bateria teria ido á vida por causa do regulador. Como não sei testar o regulador acabei por ficar com ideia que estava mesmo queimado e comprei outro. Vá-lá, pelo menos guardei-o.

Em relação ao carburador, as falanges são novas e têm prai três mêses na moto, são Tourmax. Acredito que seja falta de afinação do carburador mas tambem vou pela teoria de gigler entupido ou com lixo.
Para teres uma ideia, um destes dias encontrei-me com um membro cá do forum, o Ricardo Cardim. Fomos beber um café e depois o Ric dexou-me experimentar a XT dele. Fogo que inveja, a minha XT em baixa rotação é uma atrofio. A do Ric é tão suave que até deu pena ter de lhe a devolver  Suspect .
Resumindo:
A minha XT a frio só com o choke e se quero manter a moto a trabalhar tenho de deixar o choke ligado uns bons dois ou três minutos caso contrario vai baixo.
Quando fecho o choke por norma fica com o relatim aos altos e baixos o que me obriga a mexer no parafuso de afinação do relantim.
Depois de quente já se aguenta ao relantim mas de vez em quando faz aquele TCHIK lá no carurador fica acelarada só recupera depois de uma gazada a fundo. (amanhã faço um video pra por aqui, para que fiques com uma ideia mais nitida)
Outro promenor são os rateres nas desacelarações ou ainda cada vez que largo o punho numa descida começa aos sulavancos e assim se mantem até que começo a acelarar.
Este barulho que oiço no carburador só acontece em baixa rotação normalmente em qualquer mudança mas é mais comum até á 4ª

Obrigado pelas dicas web, toda a ajuda é muito bem vinda.  XTostadeira de fusiveis - Página 2 919911


Última edição por D_Zaster em Dom Fev 02, 2014 11:33 pm, editado 1 vez(es)
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Moutinho
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 11:33 pm

Quanto as medidas não tenho muito a dizer, parece alto, mas ponho culpa no aparelho. Se a mota está parada a 24h, o multimetro mede logo 13V e tal!!

Quanto ao relantim, isso de teres que dar uma acelaradela para baixar a rotação, parece agulha do carburador com dificuldade a "cair", tal como aconteceu a mim. E as falanges devem ser bem inspeccionadas, podem haver falhas de lá.
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 11:41 pm

Faltou acrescentar um promenor que acho pertinente:
Quando a comprei o ex prorpietário disse-me que estava parada um ano e pouco. Vinha com meio depoisito de gasolinha e a torneira aberta com gasolina em todo o circuito.

Moutinho, acredito pois o som é algo metalico.

Como disse amanhã faço um video com ela a frio e vejo tambem o multimetro se dá para calibrar.
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D_Zaster
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MensagemAssunto: Carburadores a bombar 100%   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 7:59 pm

Hoje foi dia de me didicar á garota. Finalmente apanhei o meu amigo que é barra em mecanica de motos e consegui que me fosse espreitar os caraburadores da XT. Assim que a ligou disse-me "Hummmm. gigler minimo tapado"

Bota lá desmanchar a  miuda e quando chegamos aos carburadores,  tirou fora o gigler minimo, responsavel pela alimentação em baixa rotação e.... não se via a luz atravez dele, estava completamente tapado.

Um fiozinho de aço e limpa carburadores fizeram o resto.

Resultado relantim 5*s e deixou de fazer o barulho, rateres e instabilidade no relantim. A seguir fui experimenta-la e, pela primeira vez desde que tenho a XT pude andar em 2ª 3ª e restantes a baixa rotação e consegui fazer uma rotunda sem ter a sensação que estava a domesticar algo bravo e selvagem.  XTostadeira de fusiveis - Página 2 1978086825

Agora falta vir aí uns dias soalheiros pra esticar a miuda e preceber a diferença no desempenho.
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MensagemAssunto: Re: XTostadeira de fusiveis   XTostadeira de fusiveis - Página 2 Icon_minitime

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