Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Trocar a XT 600

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ricardo30portela

Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Trocar a XT 600   Dom Nov 24, 2013 8:16 pm

Viva,

Conforme disse no meu tópico quero trocar de mota,
Andei com a ideia de comprar uma estradista a meu gosto (CBR 600, YZF 600, Hornet CB 600), mas não me consigo ver limitado a andar só na estrada. Por isso terá de ser uma Trail de certeza.

Quando comprei a minha XT600 3TB, passou-me completamente ao lado a questão aerodinâmica e o conforto do pendura... e são umas das razões que se deve a troca, pois a "maria" queixa-se do conforto e eu levo muito vento.

A mota ideal para mim é uma XT660Z Tenere, pois conjuga a protecção aerodinâmica, conforto, maneabilidade e potencia.
No entanto como tudo, os valores dessa mota para mim de momento estão fora de questão. Tenho cerca de 1800€ para gastar.

Eu procuro uma mota que faça cerca de 50km diários na estrada (boa autonomia), e ao fim de semana eu tenha o privilégio de vadiar como bem me apetece para onde quiser, claro que sempre fora da estrada no puro e duro.
Que tenha uma protecção aerodinâmica superior á XT600, mais conforto e mais potente.

Andei a sondar:

Gosto muito da Africa Twin, mas ultrapassa o meu valor.
A Super Tenere 750, idem... poderei encontrar um achado, mas a falta de peças, carnagem... deixam-me um pouco de pé atrás.
A Tenere 660 tem basicamente o mesmo o motor que a 3TB mas é mais pesada... certamente iria ficar desmotivado e sentir pouco power.
A Transalp é que mais me convida até agora, parece ter um motor fiável, sem problemas crónicos (?), encaixa-se no meu orçamento, tem protecção aerodinamica superior, e tambem mais conforto para o passageiro. Dá para fazer o meu OFFROAD, um pouco mais limitado...

o que me dizem??

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Dom Nov 24, 2013 8:36 pm

Boas,

A meu ver não ganhas muito... as vezes que andei numa transalp não a achei nada de especial... isto comparando em questões de andamento com a tenere 660...

Na minha opinião deves experimentar primeiro a xtz... em off road deves ficar surpreendido...

ET600
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Dom Nov 24, 2013 8:37 pm

Com esse orçamento e a versatilidade que falas, parece-me que não restam grandes alternativas... XTZ.
http://www.toquedacucar.pt
hugobruno

Moto : xt660z

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Dom Nov 24, 2013 9:04 pm

ricardo30portela escreveu:

A Tenere 660 tem basicamente o mesmo o motor que a 3TB mas é mais pesada... certamente iria ficar desmotivado e sentir pouco power.
A Transalp é que mais me convida até agora, parece ter um motor fiável, sem problemas crónicos (?), encaixa-se no meu orçamento, tem protecção aerodinamica superior, e tambem mais conforto para o passageiro. Dá para fazer o meu OFFROAD, um pouco mais limitado...

o que me dizem??

oram bem

em relaçao á diferença de andamento,se achas que a africa twin tem mais para te oferecer que a tua 3TB estas errado,na teoria sim,750 cc com 64 cv e bicilindrica,tinha tudo para ser mais rapida que a tua XT,mas nao,andam quase o mesmo e anda o mesmo que uma tenere.digo isto por ja testei ,tanto com a xt como com a tenere lado a lado com mais que uma AT,mas em termos de conforto para ti e para a pendura sem duvida a AT é muito boa,tem um banco comprido para irem a vontade e boa proteçao do vento

a transalp é ainda mais lenta,anda igual ou menos que uma xt600,a minha xt600 acompanhava uma transalp,eu com pendura e a TA sem,mas claro que ganhas no conforto
agora se falares na super tenere,essa sim,deixa a AT ficar mal na fotografia,é uma mota rapida,mas nao digo que seja melhor,apenas diferente

no teu caso com esse orçamento eu ia para uma xtz sem pensar 2 vezes,estao a bons preços,tens a do Jorge,ou uma TA.de todas e sem olhar a um orçamentao tao limitado era a AT,gosto da mota

eu tenho uma tenere de 2008 e a qualquer rotaçao fica lado a lado com a AT,isto em estrada.
Jorge

Moto : Três

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Seg Nov 25, 2013 3:25 am

Obrigado pela dica Hugo...

Ricardo, se quiseres experimentar como é andar com uma XTZ como a minha com ou sem a maria à pendura, combinamos aí um dia, passas por cá, e vais dar uma volta até Sesimbra com ela e logo vês...  

krieg

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Seg Nov 25, 2013 10:00 am

Não sei qual é a versão da TA que estão a falar mas, se for da versão 650 estão um bocado a dar para o enganados quanto às prestações que dizem ter.

O meu ferro está a disposição para experimentar.  

Mundo CXTP
hugobruno

Moto : xt660z

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Seg Nov 25, 2013 12:09 pm

krieg escreveu:
Não sei qual é a versão da TA que estão a falar mas, se for da versão 650 estão um bocado a dar para o enganados quanto às prestações que dizem ter.

O meu ferro está a disposição para experimentar.  

com o orçamento de 1800 só deve conseguir uma TA 600 e foi numa dessas que fiz o teste ao lado da minha xt600

mas duvido que a 650 ande mais que a tenere,nao que isso interesse,só quis fazer ver que na pratica nao sao motas muitos diferentes em termos de andamento de uma xt 600
ricardo30portela

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Seg Nov 25, 2013 6:10 pm

Obrigado

Referem exactamente andamento inferior da TA relativamente ás outras...
No meu ponto de vista analisando alguma informação na net, percebo que a XTZ 660 3YF é superior em OffRoad, isso agrada-me  
Mas a TA tem uns consumos ligeiramente mais agradáveis (vi no spritmonitor).

A TA tem uns bons requisitos, no entanto acho que só por a XTZ ser superior em OffRoad, prefiro a XTZ!

Já agora, o motor da XTZ 660 tem algum consumo de óleo?
Que problemas crónicos têm?

Amigo Jorge, a tua está mesmo a convidar-me, muitos extras e estiamda. mas eu queria arranjar uma de 94 a 99 que trazem os dois faróis à frente!
No teu tópico referiste algum consumo exagerado de óleo.

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Seg Nov 25, 2013 7:35 pm

Sim Ricardo, a minha moto gastava +/- 1lt aos mil sem fazer fumo algum, e digo gastava porque segui o conselho do webmonstro e coloquei-lhe oleo mineral e já não sinto que esteja a gastar mas tambem é verdade que só andei uns 300 ou 400 kms...  

Obr
Nuno_Dias

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 9:45 am

Vou ter que criar-te um pouco mais de confusão.  
Eu já tive essas motas todas que referes. Actualmente tenho uma TA600 de 96. Quando experimentei não sentia que fosse vitaminada para os dois cilindros. A primeira e unica alteração que fiz, foi mudar a panela de escape. A mota fica outra! De seguida meti uns pneus cardados, e praticamente só faço mato com ela. Claro que aqui a questão do kit de unhas também é importante, mas isso é como tudo. Eu não fico envergonhado junto das restantes trails, á excepção da KTM.
Se quiseres e como o Jorge já se disponibilizou para fazeres um test drive, e está a um preço canhão. Depois podes fazer na minha (não está á venda) e tiras ilações para fazeres a escolha que mais gostas.
Melhor do que isto nem num Stand... 

Agora das opções que referes:
AT/XTZ750- Demasiado caras. Manutenção mais cara, AT mais apta para TT do que a XTZ750, AT perde em estrada para a XTZ. Ambas com boa protecção aerodinamica. Mais pesadas. Ambas um pouco gulosas.
XTZ660- Na minha opinião...Motor pouco vivo, gastam oleo, embora não seja critico, razoavel no TT e estrada em andamentos calmos. Monocilindrico e com mais vibração.
Transalp - (Só falo da minha porque não andei noutra) - Motor vivo com alma, boas em TT especialmente para pessoas com estatura média baixa (nem é o meu caso que tenho 1.80), bons consumos, e mecanica barata (tal como na XTZ) razoavel em andamentos calmos em estrada. Boa protecção aerodinamica e bastante confortavel.

Com qualquer uma (XTZ vs TA), ficarás muito bem servido para o que retendes, desde que estejam em condições. Será uma questão de gosto pessoal e com as diferenças que referi. Eu pessoalmente e já tive as duas, a minha escolha iria para a Transalp. Axo-a ligeiramente melhor em tudo.

Espero ter (des)ajudado!  

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 9:53 am

ricardo30portela escreveu:

o que me dizem??

Só para acrescentar: Li melhor o teu post: Tens razão em tudo o que referes dos outros modelos.
O úniico problema crónico das TA, são as da primeira geração (farol quadrado) que avariam os CDI's (tem dois), isto devido ao seu posicionamento não ser o mais correcto. A boa noticia é que existe quem os repare e ficam bem mais em conta. Depois é mudar o local e tens mota para uma vida.

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 11:07 am

Jorge. escreveu:

Sim Ricardo, a minha moto gastava +/- 1lt aos mil sem fazer fumo algum, e digo gastava porque segui o conselho do webmonstro e coloquei-lhe oleo mineral e já não sinto que esteja a gastar mas tambem é verdade que só andei uns 300 ou 400 kms...  

Obr
Isso do oleo sintético é bom demais para estas motas , elas querem é porrada e mau trato !!!

http://www.duasantas.web.pt
Jorge

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 8:52 pm

webmonstro escreveu:

Isso do oleo sintético é bom demais para estas motas , elas querem é porrada e mau trato !!!

Pelos vistos...  
ricardo30portela

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 10:53 pm

Nuno_Dias escreveu:
Vou ter que criar-te um pouco mais de confusão.  

Nuno acredita que baralhaste mesmo as coisas  

Obrigado pela partilha.

Referes que fazes na grande maioria TT com a Transalp, ela parece-me mais baixa que a XTZ ao solo... confirmas?

Eu acho que vou tirar um fim de semana e combinar com vocês (Nuno e Jorge) para dar uma voltinha de 15/30min e experimentar qual gosto mais!!!

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   Ter Nov 26, 2013 11:04 pm

webmonstro escreveu:
Jorge. escreveu:

Obr

Eu já usei:
Motul 3000 20w50 - mineral
Motul 5100 10w50 - semi sintético
Putoline 15w50 - semi sintético

O que gostei mais foi o 10w50 semi sintético.

O próximo será o Castrol Power 1 racing 10w50 sintético

MensagemAssunto: Re: Trocar a XT 600   

Trocar a XT 600
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: