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| | Retirar peso na XT660Z Ténéré | |
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+10Pmvpires javleitao Jarod Moutinho webmonstro Guerra Marco constantino Johnny_1056 Flat_Out Edgar 14 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qua Out 09, 2013 8:50 pm | |
| Boas; Guerra, permite-me que discorde de ti... As trail estão cada vez mais pesadas e uma Super Ténéré 750 pesa pouco mais de 200 kg "a seco" o que significará um peso próximo do que apresentas em ordem de marcha. Podes dizer que as motos melhoraram muito a sua ergonomia e distribuição de peso o que faz com que sejam mais fáceis de manobrar e conduzir, mas os "kilos" estão lá. Baixar uma moto à frente ou subir-lhe a traseira faz com que fique com uma geometria mais "agressiva", mais fácil de inserir em curva e de mudar de direcção, mas atenção que provoca diminuição da estabilidade. É o tipo de modificação que faço em quase todas as motos que possuo. Quanto às jantes de supermotard, fazem com que se sintam mais as irregularidades e em mau piso podem ser "demolidoras", a minha TT está com jantes de supermotard e tem reacções que o pessoal das trail nem imagina. Tanto que é um dos motivos porque gostei bastante da XT660R e detestei a XT660X, a pseudo-supermotard não tem vantagens evidentes em alcatrão e obviamente perde na versatilidade. É possível tirar peso, mas a partir dum certo ponto as coisas ficam complicadas e demasiado onerosas. Na moto em questão, a coisa mais fácil começa logo por ser o escape, substituindo o original por uma linha mais simples e leve traz ganhos consideráveis. | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| | | | Migpedro
Moto : XTZ 660 Ténere
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qua Out 09, 2013 9:01 pm | |
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| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qua Out 09, 2013 9:11 pm | |
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| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qua Out 09, 2013 11:49 pm | |
| - Guerra escreveu:
- Estás a caminhar pelos caminhos tenebrosos do Demo! Esses pensamentos são negros e frios como as trevas da noite do mar...são a semente da discórdia!
Vê lá no que te metes... Já pensei sim em gastar uns trocos valentes neste tipo de alterações, mas a verdade é que depois de andar em passeios com a XT e no final do dia , faço sempre um resumo mental do dia e tento imaginar o que fazia falta na moto, mais potencia melhor suspensão menos peso etc , e no final acabo sempre por pensar que embora essas coisas são sempre bemvindas a única coisa que penso que realmente faz falta é mais conforto, nunca me fez falta nada do resto, eu dava dinheiro sim por um pouco mais de conforto (protecção e assento melhores) | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qui Out 10, 2013 1:50 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Guerra, permite-me que discorde de ti... As trail estão cada vez mais pesadas e uma Super Ténéré 750 pesa pouco mais de 200 kg "a seco" o que significará um peso próximo do que apresentas em ordem de marcha. Podes dizer que as motos melhoraram muito a sua ergonomia e distribuição de peso o que faz com que sejam mais fáceis de manobrar e conduzir, mas os "kilos" estão lá. Bom, a minha XTZ diz no livrete que pesa a seco 226. Mais Oleo e liquido fica nos 230, com gasolina fica com mais de 250Kg. E não só o livrete, mas como sabes lido com muitas motos e volta meia estou a mexer ou a experimentar BMWs 800, Teneres 660, KTM 990 e até Africa Twins e NADA tem o peso da Supér Ténéré 750. Basta tentar levantar a moto do descanso para perceber a bizarria de peso que aquilo tem... A BMW 1200 é pouco mais pesada que a Ténéré, mas por ter um centro de gravidade brilhante também parece mais leve, mas aí é pura ilusão Um dia andas na minha XTZ 750 e logo a seguir sentas-te numa Africa Twin... a sensação que tens é que vais numa maxi-scooter Não sei o que queres dizer com as trails estarem cada vez mais pesadas... queres dizer que ha trails cada vez maiores e com mais CCs? Isso sem, é verdade. Mas estão cada vez mais leves porque, por exemplo uma BMW F800cc de hoje pesa quase 30Kg a menos que uma XTZ750 dos anos 90. Era isso que queria dizer E depois tenho lido aí uns números sobre a KTM 1190 e a nova BMW 1200GS que ou são mentira ou são MUITO bons...na casa dos 225Kg. - Johnny_1056 escreveu:
Baixar uma moto à frente ou subir-lhe a traseira faz com que fique com uma geometria mais "agressiva", mais fácil de inserir em curva e de mudar de direcção, mas atenção que provoca diminuição da estabilidade. É o tipo de modificação que faço em quase todas as motos que possuo. Sim, e se for esse estilo de condução que se quer obter, matam-se 2 coelhos de uma cajadada! Mas quando falei em baixar motos nem estava a sugerir alterar a geometria... basta baixar à frente e atrás. Normalmente baixa-se 1cm na frente para cada 2,5 atrás, mas isso varia com a moto, claro. O angulo da forqueta e a distancia entre eixos é que vai ditar essa relação. Ate tive o cuidado de dizer para não começarem ja a falar de geometrias e nao sei quê porque estava a fazer um mero exercício de "truques para tirar "peso" à moto" Já sabia que alguém havia de vir pegar no tema da geometria - webmonstro escreveu:
- ... penso que realmente faz falta é mais conforto, nunca me fez falta nada do resto, eu dava dinheiro sim por um pouco mais de conforto (protecção e assento melhores)
Estás a falar com a pessoa certa. Já viste as nossas XTs? Posso dar-te umas dicas para melhorares muito o conforto na moto. temos de falar | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qui Out 10, 2013 9:51 am | |
| Boas; Guerra, as diferenças de peso, geralmente devem-se a métodos distintos de pesagem. Enquanto as marcas apresentam pesos "mesmo a seco", sem óleo nas suspensões, ácido na bateria e esse tipo de coisas para apresentar valores mais simpáticos; nas fichas de homologação o valor é obtido com a moto em plenas condições de circulação, excepto combustível. É natural que sintas uma maior facilidade de condução na Africa Twin em relação à Super Ténéré, a Honda foi sendo apurada enquanto a Yamaha se manteve inalterada desde o seu aparecimento. Ahhh, afinal estavas a referir-te a baixar a moto na sua totalidades... Desse modo ficas com um centro de gravidade mais baixo e eventualmente uma maior distância entre eixos (isso é um "tratamento comum às motos de motocross transformadas para enduro), a moto fica mais estável e por vezes só aparentemente mais fácil de conduzir porque pode ficar pouco reactiva. Mas isso é um tema demasiado "denso" para se discutir desta forma. Off Topic: Na revista REV aparece uma XT preta com carenagem de dois faróis e suspensão invertida numa foto relativa ao Travel Event, és capaz de saber de que moto se trata... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Qui Out 10, 2013 10:17 am | |
| - Guerra escreveu:
- webmonstro escreveu:
- ... penso que realmente faz falta é mais conforto, nunca me fez falta nada do resto, eu dava dinheiro sim por um pouco mais de conforto (protecção e assento melhores)
Estás a falar com a pessoa certa. Já viste as nossas XTs? Posso dar-te umas dicas para melhorares muito o conforto na moto. temos de falar
Epa eu queria mesmo era um banco mais confortável, talvez com uns "inserts" de gel ou uma capa de resto a carenagem que vocese usam não substituem os plasticos do depósito pois se fosse matava dois coelhos com um só queijo | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Sex Out 11, 2013 10:03 am | |
| Johnny, vou ver da Rev...essa descrição que fizeste da moto soa-me a familiar Webmonstro, nós modificámos os bancos às nossas. Por acaso estão muito mais confortáveis, tanto ergonomia como conforto da espuma. Agora numa BMW F800 que andamos a preparar fomos um bocado mais longe e usámos "espuma de memória" para aumentar ainda mais o conforto. Aquilo faz 95% o efeito do gel, que é 70,02421 vezes mais caro. ...E estamos em vias de conseguir arranjar esses plásticos laterais relativamente baratos. Precisavas dos 2? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Sex Out 11, 2013 11:05 am | |
| - Guerra escreveu:
- Johnny, vou ver da Rev...essa descrição que fizeste da moto soa-me a familiar
Webmonstro, nós modificámos os bancos às nossas. Por acaso estão muito mais confortáveis, tanto ergonomia como conforto da espuma. Agora numa BMW F800 que andamos a preparar fomos um bocado mais longe e usámos "espuma de memória" para aumentar ainda mais o conforto. Aquilo faz 95% o efeito do gel, que é 70,02421 vezes mais caro.
...E estamos em vias de conseguir arranjar esses plásticos laterais relativamente baratos. Precisavas dos 2? Tambem já vi isso da espuma de memória, mas o problema é que é necessário algum tempo para ajustar o banco à medida do .... "bum bum" e depois modificar novamente e voltar a fazer e refazer e isso demora tempo , que é coisa que não tenho muito, eventualmente estive a pensar em arranjar outro banco para servir de experiencia . Ou ver as capas que há no ebay vamos ver IPlasticos dealmente sim preciso dos dois o de um dos lados está reparável pouco danificado o do outro lado falta parte do reforço interior e parte da ponta inferiror onde encaixa no depósito Lá está se estivesse tempo dedicava-me a recuperá-los , mas se houver a bom preço possivelmnete trocava-os | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Dom Out 13, 2013 12:50 pm | |
| - javleitao escreveu:
- ...
Entretanto já retirei mais 3,5kg (escape). Qual foi o escape que colocaste... | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Dom Out 13, 2013 9:09 pm | |
| - Jorge. escreveu:
- javleitao escreveu:
- ...
Entretanto já retirei mais 3,5kg (escape). Qual foi o escape que colocaste...
Arrow Paris Dakar Ficou com um som agradável após ter levado com uma pilinha flauta pelo traseiro | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Seg Out 14, 2013 2:29 am | |
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| | | Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Ter Out 15, 2013 1:15 am | |
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| | | Guerra
| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré Ter Out 15, 2013 6:14 pm | |
| Webmonstro, isso da espuma de memória não é bem como estás a dizer. Ainda não não estamos especialistas na matéria (começámos agora os testes) mas na GS800 que andamos a artilhar usámos essa espuma e...pá, aquilo de memória só tem o nome. É uma espuma super mole, super parecida com o gel... eu pelo menos para mim não vou querer outra coisa | |
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| Assunto: Re: Retirar peso na XT660Z Ténéré | |
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| | | | Retirar peso na XT660Z Ténéré | |
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