Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge

Ir para baixo 
+7
Paulo Neto
Jorge
jsantosvco
rui durao
Jarod
webmonstro
javier.dercole
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
javier.dercole
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
javier.dercole


Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeTer Ago 27, 2013 1:35 pm

Para "arrumar a casa" um pouco, criei este novo tópico no seguimento deste: http://www.clubextportugal.com/t5708-vendida-xt660z-tenere-de-2009

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 9a29

Respondendo a algumas das questões do tópico anterior:

Jarod escreveu:
Fixe, é a 450x?
Não, são muito parecidas mas esta é a G650 X Challenge. Uma mistura engraçada entre Enduro e Trail.

webmonstro escreveu:
Boas
é uma G650X chalenge
fizeram a moto em 3 "sabores"

X contry X chalange e X moto

Para mim é uma das melhores series da BMW e também talvez a que menos se parece com uma "BMW"
talvez por isso nunca tenha vendido muito , só as fabricaram entre 2006-2009
e é possivelmente a única concorrente directo da XT660R / XT660X

Tem o mesmo motor Rotax das G650 dakar/sertão (atenção a fuga de agua pela bomba fora isso são muito fiáveis )

Claro que a BMW teve que "por a mão" num bom conceito e inclui uma "mola" traseira a ar
ou seja não tem mola mas sim uma espécie de câmara de ar (como os CaMIÕES)que permite regluação PELA PRESsÃO DE AR

Atenção à pala que protege o dito amortecedor da lama
Há relatos que nos 1ºs modelos roça na câmara até a danificar !

Muitos substituiem na por um classico mola / amortecedor

em relação à Teneré deves sentir falta da protecção aeodinâmica

mas já agora qual a tua comparação entre os dois modelos ??
Temos um connoisseur!Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 12626 

O tema da bomba de água, desconhecia, mas isso até me aconteceu com a XT660Z... Vou investigar!
A suspensão traseira original, sim, é a ar, e é a mesma que é utilizada na HP2 onde aparentemente até funciona (deve funcionar melhor com mais peso??). Neste modelo é uma droga! Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 735173  Foi a primeira coisa que mudei:nod3: . Sobre a review, ainda não andei muito com ela... no entanto, logo à noite, se tiver tempo, logo escrevo aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeTer Ago 27, 2013 2:25 pm

A questão da bomba de agua é  commun a todos estes motores rotax e tem normalmente a haver com a junta
mas pesno que nesta moto é necessário tirar o braço traseiro para tirar a bomba de agua ??? (sem certezas)

é melhor verificar o torque nos parafusos e usar sempre anticongelante de qualidade
provavelmente não terás problemas

A questão do amortecedor não é tanto que não funcione mas a questão que se houver uma pequena fuga tem de ser repor o que obriga a mais uma verificação (que muitos consideram desnecessário) , e há que evitar que ande com pouco ar para evitar desgaste da borracha, alem do referido "Mud flap" que tende a roçar no amortecedor originando mais desgaste.

E lá está mais complicação para pouca vantagem efectiva

há tambem relatos de algumas situações com electrónica mas pronto sempre é uma BM.....Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 225406 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 225406

De referir que a mota é muito parecida com a mais recente Husqvarna Terra 650 , mas a Terra tem suspensão classica e um pouco mais de potencia (mas o motor é basicamente o mesmo)
Entretanto esta Husky com a nova compra da husky pela KTM vai deixar de ser produzida portanto é possivel que a BMW faça a sua versão desse modelo e a KTM tambem, ou então não


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jarod
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeTer Ago 27, 2013 9:44 pm

Mal postei vi logo que seria a 650 mas não me apeteceu mudar! Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 547227 

Boa sorte com ela, deve-se mexer bem! Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 547227 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
rui durao
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
rui durao


Moto : Yamaha XT660Z tenere

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeTer Ago 27, 2013 10:51 pm

Deve ser uma ganda máquina, mas as teneres são bem mais giras Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 449138 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 449138 

boa sorte Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
javier.dercole
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
javier.dercole


Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeTer Ago 27, 2013 11:28 pm

A ideia era simples... tinha a Tenere de novo operacional depois da minha desaventura em terras africanas, no entanto, mesmo depois de um trambolhão do caraças, fiquei com o bichinho do offroad... A Tenere é uma optima 50/50, mas, o peso não ajuda muito...
Foi então que encontrei esta mota, que apenas conhecia de relatos no ADVRider, mas que sempre despertou a minha atenção.Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 745409 

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 8vli

O motor é o 650 que equipava as GS 650, mas com menos peso e mais potência (53cv), e em teoria, com a mesma fiabilidade. Quadro tubular, braço oscilante em aluminio, suspensão invertida Marzocchi, travões brembo, etc, etc.

Quando a experimentei pela primeira vez, ia caindo mal me puz em cima dela... Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 715610  Acontece que a altura do banco é tal que não chegava com os pezinhos ao chão, e a porcaria da suspensão a ar que lhe meteram aparentemente tinha pouco ar... Com isto, quando me ponho em cima dela a suspensão desce, e o como o descanço está em baixo, a mota é capultada para o lado oposto de tal forma que quando consegui por o pé no chão, a mota já fazia um angulo de 45º...

Já em casa tentei acertar a pressão do "amortecedor", mas não me consegui habituar aquilo... Quando travava, a traseira subia tanto que eu quase era projectado para fora da mota... E acho que aquilo saltava demasiado... qualquer irregularidade e a roda traseira parece que perdia tracção...

Conclusão: trocar por isto!

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Pkir

E, já que estava a mexer...

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 8msh

... e tinha conseguido bons resultados, a baixo custo, na Tenere, aproveitei para lhe colocar também as molas progressivas na frente:

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 4kk9

A diferença na suspensão traseira é brutal, e a frente ficou um pouco melhor do que já estava.


Para terminar, tentando comparar com a Tenere:

  • O motor da BMW é mais potente em baixas e não "bate" como na Yamaha. Mais fácil de dosear também.
  • A agilidade da BMW é muito maior... Mas com menos 50kg não se esperava outra coisa.
  • A protecção aerodinamica na BMW não existe... Mesmo assim, consigo andar relativamente confortável até os 110, 120km/h. Levo directamente com o vento mas não faz algum buffeting que sentia de vez em quando com a Tenere, especialmente com o capacete com pala. Mas é um ponto que tenho na lista de melhoras!
  • O consumo na BMW é ainda mais baixo do que na Tenere! Com esta consigo baixar dos 5 l/km, o que nunca consegui com a Tenere.
  • A Tenere tem o dobro da autonomia... A BMW tem um deposito de 9 litros... Um Portugal não chateia, em viagem sim... Mais um tema para a lista de mods futuros!
  • O subquadro da BWM é de aluminio. Porreiro para poupar no peso, mau para a resistencia quando se lhe coloca carga em cima... A construção da estrutura de suporte para os alforges vai ter de ser muito bem pensada... Em curso!
  • O peso... 150kg contra os 200 da Tenere...


O pouco que andei com ela, tenho gostado bastante e transmite-me muito mais confiança em fora de estrada. Tenho é de a testar melhor em areia, mas o pouquinho que fizemos no TrailOut, portamo-nos muito bem! Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 294891

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 84716 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 84716  Agora ela quer é andamento!Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 84716 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 84716
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 9:19 am

Boas
em quanto te ficou o amortecedor ??

Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
javier.dercole
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
javier.dercole


Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 9:45 am

webmonstro escreveu:
Boas
em quanto te ficou o amortecedor ??

Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
O amortecedor, comprei este: http://calsport.co.uk/products/categories/suspension-and-handling/hyperpro-shocks-and-springs/BM06-0AD. O valor esta no site + portes de envio.

A protecção do farol, acho que é da touratech, sim, quando escurece faz reflexo e incomoda um pouco... Mas como até protege qualquer coisa e não ando muito de noite..., e já vinha com a mota...

Vejo que conheces bem a mota. Já tiveste alguma? Uma das coisas que quero alterar, mas ainda não sei bem como, é o descanso... É demasiado comprido para a mota, e mesmo em superfícies planas, a mota fica "vai não vai", quase a cair... O meu problema é que é feito em alumínio, senão era só cortar e soldar... Para soldar alumínio, primeiro não tenho máquina para tal, segundo, levantam-se questões sobre a robustez com que ira ficar...
Ir para o topo Ir para baixo
jsantosvco
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
jsantosvco


Moto : super tenere 750 xtz

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 10:06 am

tive o prazer de rolar na companhia desta BMW no passeio do Guerra em Santarém, e parece-me:Laughing:  uma mota muito bem concebida, além de ser quase tão bonita como a ST 750...
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 11:42 am


Bem Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 1130193320 ... essa moto está muito bem equipada com uns Hyperpro! Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 660860 

Gostei do pormenor do amortecedor vir numa caixa xpto com almofadinha e tudo... é muito à frente. Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 4276145973 

Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 11:48 am

javier.dercole escreveu:
webmonstro escreveu:
Boas
em quanto te ficou o amortecedor ??

Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
O amortecedor, comprei este: http://calsport.co.uk/products/categories/suspension-and-handling/hyperpro-shocks-and-springs/BM06-0AD. O valor esta no site + portes de envio.

A protecção do farol, acho que é da touratech, sim, quando escurece faz reflexo e incomoda um pouco... Mas como até protege qualquer coisa e não ando muito de noite...,  e já vinha com a mota...

Vejo que conheces bem a mota. Já tiveste alguma? Uma das coisas que quero alterar, mas ainda não sei bem como, é o descanso... É demasiado comprido para a mota, e mesmo em superfícies planas, a mota fica "vai não vai", quase a cair... O meu problema é que é feito em alumínio, senão era só cortar e soldar... Para soldar alumínio, primeiro não tenho máquina para tal, segundo, levantam-se questões sobre a robustez com que ira ficar...
nunca tive nenhuma mas sempre gostei da mota e esteva à uns anos a ver várias, entretanto comprei na altura uma mota de estrada e nunca segui essa linha.


O descanso em princípio podes encortar na ponta pois não vai enfraquecer por isso (fará força em "compressão" portanto, o facto de ser mais curto não deve enfraquecer leva isso a alguem que solde aluminuio e resoldam o pé novamente depois de cortar (tens é ver bem o ângulo ideal do corte )

Há quem não goste do pedal das mudanças (demasiado forte em caso de queda pode partir o veio!)
normalmente substituem-no por um em ferro ou então fazem uns furos nele de maneira a que se caíres parte o pedal e não o veio


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
javier.dercole
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
javier.dercole


Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 12:27 pm

webmonstro escreveu:

nunca tive nenhuma  mas sempre gostei da mota e esteva à uns anos a ver várias, entretanto comprei na altura uma mota de estrada e nunca segui essa linha.


O descanso em princípio podes encortar na ponta pois não vai enfraquecer por isso (fará força em "compressão" portanto, o facto de ser mais curto não deve enfraquecer leva isso a alguem que solde aluminuio e resoldam o pé novamente depois de cortar (tens é ver bem o ângulo ideal do corte )

Há quem não goste do pedal das mudanças (demasiado forte em caso de queda pode partir o veio!)
normalmente substituem-no por um em ferro ou então fazem uns furos nele de maneira a que se caíres parte o pedal e não o veio

Sobre o descanso, sim, era algo desse género que tinha em mente. E mesmo que acabe por ceder, sendo em baixo, a mota não deve cair! Sobre o quanto cortar, acho que vai ter na base da tentativa/erro...

Sobre o pedal das mudanças, li o mesmo. Mas acho que não vou alterar nada ai... Como tenho as crashbars, estas alem de protegerem o motor, acho que tem ângulo  suficiente para evitar (evitar não, minimizar!) que a zona do pedal bata em algo.

Nas próximas semanas vou tentar fazer o mod do descanso, e construir uma estrutura para os alforges que não coloque toda a pressão no subquadro de alumínio...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Neto
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 12:36 pm

o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.

os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.

estou a ver que vale bem a pena reparar o meu.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 12:48 pm

Paulo Neto escreveu:
o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.

os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.

estou a ver que vale bem a pena reparar o meu.
Mas não é a mesma coisa... se calhar para o uso que nós damos chega e sobra ter uns reparados... Question 

Tenho intenção de fazer o mesmo que tu e comentei isso com O Deitado (mecânico de competição) e o conselho dele foi, Jorge tenta antes comprar uns Hyperpro em 2º mão que ficas mais bem servido, mesmo que esteja a precisar de reparação vale a pena... Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 964551
Ir para o topo Ir para baixo
javier.dercole
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
javier.dercole


Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:10 pm

Paulo Neto escreveu:
o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.

os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.

estou a ver que vale bem a pena reparar o meu.

Dá uma vista de olhos nos preços das Ohlins... Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 572882858 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 572882858  Vais ver que as Hyperpro até são baratas!


Jorge. escreveu:

Mas não é a mesma coisa... se calhar para o uso que nós damos chega e sobra ter uns reparados... Question 
As Hyperpro, Ohlins e afins são melhores do que as outras, mas se for para dar uma voltita soft de vez em quando, as de origem normalmente chegam e sobram! No meu caso, troquei porque tinha aquela coisa a ar...
Já na frente, umas molas progressivas ajudam bastante (na Tenere notei uma grande diferença) e o custo não é muito elevado (100-150€ já com o óleo).
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:23 pm

javier.dercole escreveu:
Paulo Neto escreveu:
o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.

os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.

estou a ver que vale bem a pena reparar o meu.
Dá uma vista de olhos nos preços das Ohlins... Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 572882858 Depois da Tenere, uma G650 X Challenge 572882858  Vais ver que as Hyperpro até são baratas!


Jorge. escreveu:

Mas não é a mesma coisa... se calhar para o uso que nós damos chega e sobra ter uns reparados... Question 
As Hyperpro, Ohlins e afins são melhores do que as outras, mas se for para dar uma voltita soft de vez em quando, as de origem normalmente chegam e sobram! No meu caso, troquei porque tinha aquela coisa a ar...
Já na frente, umas molas progressivas ajudam bastante (na Tenere notei uma grande diferença) e o custo não é muito elevado (100-150€ já com o óleo).
Onde é que compraste as tuas molas já com óleo?
Vou ter de trocar o óleo na minha e aproveito para trocar as molas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Empty
MensagemAssunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge   Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Depois da Tenere, uma G650 X Challenge
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Uma ténéré 660 depois de uma xt600
» Danos na minha Super Ténéré depois de roubo
» Fuga de oleo XT 600
» O antes e o depois (xt 350)
» Levantar a moto depois de cair

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: