Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mapas Google para Ozi ou Orux

Ir para baixo 
+2
Caneira
webmonstro
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 12:18 pm

Boas
Tenho andado a ver mapas melhores para utilização na moto, pessoalmente uso o OziExplorer num GPS "Generico" a correr WinCE 6

Tambem se pode criar os mapas desta forma para o OruxMaps em Android

Até aqui usava os mapas Militares M888 , mas alem de serem muito desactualizados são tambem muito confusos, pois têm demasiado informação

Estou a usar o Google Terrain , que tem bastantes, não todos mas os principais caminhos, alem das estradas, localidades etc

um exemplo o mesmo local em diferentes mapas :
Mapa militar :
Mapas Google para Ozi ou Orux Sxvp

Mapa Google Terrain:
Mapas Google para Ozi ou Orux Ppj9

Mapa OSM:
Mapas Google para Ozi ou Orux Ymt9



Para criar os mapas em versão OFFLINE usamos o MOBAC MoBile Atlas Creator
http://mobac.sourceforge.net/

Da seguinte forma :
1º criamos uma visão +/- da zona que queremos
2º escolhemos a " fonte " dos mapas na opção "Map Source" - neste caso Google Terrain
3º Escolhemos o nível de zoom - neste caso o mais alto para este tipo de mapa : 15
4º De forma a os mapas individuais não ficarem demasiados grandes vamos a "Settings" e na opção "Map Size"
escolhemos um valor aproximado ao que usamos nos mapas militares e que funcionam bem no aparelho ou seja
colocamos o valor de 5336
5º na opção "Atlas Content " clicamos em "new" e escolhemos o formato "Oziexplorer PNG&Map" ou para Orux escolher a opção "ORUXMAPS SQLlite "

6º Escolhemos com o Rato a zona que queremos descarregar - neste caso zona centro - e clicamos em
"Add Selection"
Fica escolhido uma "Layer" e os respectivos mapas da zona

Agora basta clicar em "Create Atlas" e pronto o atlas será criado
Mapas Google para Ozi ou Orux O83q


Depois no caso do Orux Maps basta copiar os mapas para o cartão do aparelho

No caso do Oziexplorer basta converter para o formato do Oziexplorer CE com o conversor habitual do programa o "img2ozf"

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 12:50 pm

Infelizmente a ultima versão do MOBAC não tem como fonte os mapas da Google
mas é possível acrescentar-los

basta descarrecar um ficheiro ZIP deste local :

http://miocool.com/forums/download/file.php?id=123&sid=5669f3f4359f10addca47a1b5c471e84

e descompactar os ficheiros nele contidos para a pasta "mapsources" do MOBAC e eles ficam disponíveis
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Caneira
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
Caneira



Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 1:19 pm

Cheira-me que vai ser um tópico que irei acompanhar. Começo por dizer que nem conhecia o Google Terrain, como se acede a esse "modo" ?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 1:56 pm

Caneira escreveu:
Cheira-me que vai ser um tópico que irei acompanhar. Começo por dizer que nem conhecia o Google Terrain, como se acede a esse "modo" ?

o Modo terrain aplica uma "Layer" ou camada com o relevo do terreno e altera o esquema de cores o que os deixa com mais visibilidade
para activar em qualquer mapa google basta colocar o rato sobre a janela no canto superior direito e da lista que aparece escolher a camapa "Terreno"
assim:
[img]Mapas Google para Ozi ou Orux Yywp [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Caneira
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
Caneira



Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 2:08 pm

Ok. Mas acho que já tenho a nova versão do google maps e já não encontro essa opção disponível. Apenas a opção satélite. Alguém confirma??
Ir para o topo Ir para baixo
ACordeiro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 2:23 pm

Muito bom tópico!! Mapas Google para Ozi ou Orux 12626 

Eu como utilizo o Oruxmaps no Android, faço logo através dele o descarregamento do mapa. E sim utilizo muitas vezes
o Google terrain. É dos melhores.

Pena é a luminosidade do tlm não ser a melhor para visualizar durante o dia em andamento. Mas pronto não se pode ter tudo.

Boa continuação...

Mapas Google para Ozi ou Orux 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 4:51 pm

Caneira escreveu:
Ok. Mas acho que já tenho a nova versão do google maps e já não encontro essa opção disponível. Apenas a opção satélite. Alguém confirma??

o google maps é universal e igual pois é um serviço online
é justamente ao colocar o rato sobre a opção satelite (ATENÇÂO sem clicar) é que aparecem as opções em baixo como fotografias tansito , metrologia e "Terreno"
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Caneira
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
Caneira



Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 4:59 pm

webmonstro escreveu:
Caneira escreveu:
Ok. Mas acho que já tenho a nova versão do google maps e já não encontro essa opção disponível. Apenas a opção satélite. Alguém confirma??

o google maps é universal e igual pois é um serviço online
é justamente ao colocar o rato sobre a opção satelite (ATENÇÂO sem clicar)  é que aparecem as opções em baixo como fotografias  tansito , metrologia e "Terreno"

Penso que não tenho essa opção, estou realmente na nova versão do google maps.

Vê aqui:

Mapas Google para Ozi ou Orux V0hd
Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 7:12 pm

Isso parece ser a versão do Windows 8, experimenta correr em Desktop Mode, no Chrome / Safari / Firefox em vez de no IE Mapas Google para Ozi ou Orux 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
chambas
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
chambas


Moto : XTZ 750

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 9:34 am

Caneira escreveu:
webmonstro escreveu:
Caneira escreveu:
Ok. Mas acho que já tenho a nova versão do google maps e já não encontro essa opção disponível. Apenas a opção satélite. Alguém confirma??

o google maps é universal e igual pois é um serviço online
é justamente ao colocar o rato sobre a opção satelite (ATENÇÂO sem clicar)  é que aparecem as opções em baixo como fotografias  tansito , metrologia e "Terreno"

Penso que não tenho essa opção, estou realmente na nova versão do google maps.

Vê aqui:


Boas, isso é a nova versão do google maps. Para passares para a antiga vais ao canto superior direito e na rodina (icon) tens a opção classic maps. É escolheres essa e depois tens do lado direito os vários tipos de layers.
Ir para o topo Ir para baixo
chambas
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
chambas


Moto : XTZ 750

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 9:37 am

Para quem quiser mais mapas que acho que foram tirados do google maps e já estão calibrados vejam este post:
http://pandistadonorte.blogspot.pt/2012/04/preparar-um-panda-para-expedicoes-7.html
São é muitos gigas. :P
Ir para o topo Ir para baixo
Caneira
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
Caneira



Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 9:40 am

chambas escreveu:
Boas, isso é a nova versão do google maps. Para passares para a antiga vais ao canto superior direito e na rodina (icon) tens a opção classic maps. É escolheres essa e depois tens do lado direito os vários tipos de layers.

Era isto mesmo! Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 9:45 am

chambas escreveu:
Para quem quiser mais mapas que acho que foram tirados do google maps e já estão calibrados vejam este post:
http://pandistadonorte.blogspot.pt/2012/04/preparar-um-panda-para-expedicoes-7.html
São é muitos gigas. :P

Pois já conhecia esse blog e isso são imagens reais "ortofotos" ou seja como o google earth, pessoalmente já fiz algumas experiencias e penso que não têm nem a melhor visibilidade
Alem disso são imagens muito grandes e muitas vezes o arvoredo esconde muitos caminhos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 11:22 am

ACordeiro escreveu:
Muito bom tópico!!  Mapas Google para Ozi ou Orux 12626 

Eu como utilizo o Oruxmaps no Android, faço logo através dele o descarregamento do mapa. E sim utilizo muitas vezes
o Google terrain. É dos melhores.

Pena é a luminosidade do tlm não ser a melhor para visualizar durante o dia em andamento. Mas pronto não se pode ter tudo.

Boa continuação...

Mapas Google para Ozi ou Orux 919911 

vou agora testar com uma alternativa , vou inverter as cores do mapa para ver se melhora a visibilidade delas

ou seja antes de criar o mapa para o Ozi pego na imagem (png) e faço a inversão de cores assim :
[img]Mapas Google para Ozi ou Orux E0rv [/img]

vou usar um que faça todas as imagens de seguida "batch" neste caso o imagemagik

http://www.imagemagick.org/script/index.php
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
ACordeiro
Mapas Google para Ozi ou Orux Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 11:25 am

webmonstro escreveu:
ACordeiro escreveu:
Muito bom tópico!!  Mapas Google para Ozi ou Orux 12626 

Eu como utilizo o Oruxmaps no Android, faço logo através dele o descarregamento do mapa. E sim utilizo muitas vezes
o Google terrain. É dos melhores.

Pena é a luminosidade do tlm não ser a melhor para visualizar durante o dia em andamento. Mas pronto não se pode ter tudo.

Boa continuação...

Mapas Google para Ozi ou Orux 919911 

vou agora testar com uma alternativa , vou inverter as cores do mapa para ver se melhora a visibilidade delas

ou seja antes de criar o mapa para o Ozi pego na imagem (png) e faço a inversão de cores assim :
Mapas Google para Ozi ou Orux <a href=Mapas Google para Ozi ou Orux E0rv " />

vou usar um que faça todas as imagens de seguida "batch"  neste caso o imagemagik

http://www.imagemagick.org/script/index.php

Bela dica.  Mapas Google para Ozi ou Orux 656644 

Também tenho que experimentar!!

Mapas Google para Ozi ou Orux 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mapas Google para Ozi ou Orux Empty
MensagemAssunto: Re: Mapas Google para Ozi ou Orux   Mapas Google para Ozi ou Orux Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mapas Google para Ozi ou Orux
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mapas e Navegação para Oregon 550t
» Alternativa ao Google para criação de tracks
» Como usar o ORUX - pequeno manual
» Mapas topo da Ciclonatur
» Rotas e mapas do mundo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo, :: Navegação-
Ir para: