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| | Despres na Yamaha | |
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+4Johnny_1056 webmonstro Jarod gabe_twin 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
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rix
Moto : xt 600 e
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 12:39 pm | |
| para ver um campeão português tinham de chamar o Patrão!!! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 2:45 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ... ...
O Hélder Rodrigues pode ter cometido alguns erros, mas nunca conseguiu obter as condições daqueles que realmente aparecem logo à partida como candidatos à vitória. O Helder pode ser talvez um dos melhores... mas a equipa que ele escolheu não esteve à altura desse desafio Esquecerem-se de trocar os pneus depois duma ligação... e a mota não pegar no inicio da 1ª etapa... é tudo erros de quem anda a ver os outros... peço desculpa... mas temos que chamar os "bois" pelos nomes... - Johnny_1056 escreveu:
- ... ...
Quanto a ficar com os restos, também não será bem assim, foi Campeão do Mundo em 2011!!! ... ... Ganhou os treinos do Dakar... toda a gente sabe que isso é apenas o treino do Dakar... e só ganhou porque a KTM não quis ter um piloto de topo a ganhar isso Volto a dizer... Dakar é Dakar... e que se lixe os bairrismos... eu quero é ver 3 ou 4 Canecos seguidos e com a concorrência toda morta ao estilo do Peterhansel Mas admite-se ver a Mota mais resistente e mais rápida no 6º lugar algo tem estado mal da parte de quem a conduz.... ou escolhe equipas... 6º lugar | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 3:06 pm | |
| Épa isso são memórias de tempos que já lá vão
Atá à bem pouco tempo a KTM era a unica moto +450 a competir ! chegou a competir comas 990 e as 690 enquanto as outras marcas usavam as 450 assim era fácil ganhar ano após ano !
Não há neste momento nenhuma moto "mais Rápida" do que outra (pelo menos siginificativamente ) pois se olharem são todas 450 de um só cilindro , que diferença pode haver de marca para marca ?
A KTM só continua a dominar porque é a que mais condições dá "out-of-the-box" ou seja para um privado ou semi-privado é mais fácil e barato ser competitivo com KTM do que desenvolver toda a estrutura com outra moto !
O "dakar" é pouco mais do que ter uma estrutura e equipa mais completa e mais eficás (mais $$$) Quem tem isso vai ter muitas hipóstese de ganhar
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 3:50 pm | |
| Boas; Edgar, não se trata de bairrismos. E o que referes como a equipa que escolheu pode não ser bem assim; se calhar foi a equipa possível tendo em conta diversas condicionantes. Há coisas que podem parecer erros de principiante, mas que podem ser causados por diversos factores, basta haver um atraso do veículo de assistência para que não seja possível trocar de pneus e pôr a moto no "Parque Fechado" dentro do tempo limite estipulado pela organização.
Ok... Admito que o Dakar é a prova raínha e que pode eclipsar o restante campeonato (tal como acontece com as 24 Horas de Le Mans nos automóveis ou o Bol d'Or que houve uma fase em que nem sequer contava apara o Campeonato de Resistência), mas faz parte dum campeonato onde correm muitos pilotos e onde o Hélder foi o melhor.
A Yamaha durante muito tempo desleixou-se e reduziu a estrutura de rally-raids e no meio disso apareceu uma marca que se impôs, a KTM que veio mostrar como se fazer as coisas.
Gosto muito da Yamaha, mas não tenho problema nenhum em admitir os seus erros a nível de política desportiva, e o Dakar tem sido um deles.
Gostei de ver o Peterhansel ganhar, principalmente porque tinha adversários a altura, mas não tenho problema nenhum em admitir que tinha condições de topo que mais nenhuma equipa proporcionava. E no fim de o ter visto abalroar um motociclista, sinto enojado e estimo bem que ele se ph#oda.
Saudosos tempos em que alguém como o Jean Claude Olivier procurou um Aventureiro daqueles a sério que se tinha insscrito com uma DT 125 LC Ypvs para lhe demonstrar o seu respeito e oferecer toda a ajuda que lhe possa facultar. Isso sim, são os tempos em que falo com orgulho da amrca que tanto aprecio.
P.S. Só mais uma nota em relação ao que escreveu o Rix, não acredito que o Mário Patrão possa vir a ganhar um Dakar, mas merece todo o respeito. Foi a única Suzuki inscrita, uma estrutura que se pode considerar amadora perante a concorrência e conseguiu acabar. Certamente com outras condições podia ter ido mais longe. | |
| | | gabe_twin
Moto : XRV Africa Twin 750
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 4:12 pm | |
| (uma pequena nota: dá gosto vir a este fórum, vcs realmente sabem do que falam, têm background para isso, e muita paixão por este bichinho que nos move! ) | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 5:22 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
Gosto muito da Yamaha, mas não tenho problema nenhum em admitir os seus erros a nível de política desportiva, e o Dakar tem sido um deles.
Não esquecer que Yamaha não é um poço sem fundo e isto tudo sai caro No tempo em que a Yamaha dominava o dakar , deixou a MOTOGP (então 500cc) ser dominado pela Honda, p.ex. Entretanto investiram mais no MOTOGP e faltou o dinheiro para outras competições , é normal KTM no Motocross sempre foi fraca a nivel de Motocross e supercross (campionato USA ) enquanto outras marcas apostavam forte aí !(Kawasaki yamaha etc) KTM e as europeiras sempre apostaram no enduro p.ex. O dinheiro não estica e não dá para todas as competições ao mesmo tempo há que defenir prioridades e simplesmente é isso que tem acontecido Reafirmo, hoje estas competições são apenas demonstrações de $$$$ e vontades não reflectem as capacidades dos modelos de produção porque não existe relação quase nenhum com esses modelos ! Não há nem um unica peça destas Yamaha que seja identico às que existem nas XTR ou XTZ actualmente à venda ! Isso para mim fez perder toda a magia e diferença que a prova tinha As unicas motos que têm alguma relação são as YZ-F 450 (nem a WR que outro motor de cilindro "normal") Portanto pouco diferente é da situação dos carros em que as antigas BMW Xraid são agora os Mini Rally-raid e o Pro-truck Chevloret do Robby Gorden é agora um Hummer , mudam os plasticos e já está A equipa faz a moto para o fabricante e não o contrário ! Nuno | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 6:59 pm | |
| Boas; Vamos lá por partes! Calma!! A Yamaha nunca deixou o MotoGP para se dedicar ao Dakar. A estrutura de velocidade sempre foi independente da estrutura do Dakar, enquanto a velocidade era comandada pelo Japão, a estrutura de todo-terreno sempre esteve mais ligada à Europa, principalmente na FraDakar, tal como o fez durante o princípio da década de 90 com duas equipas "oficiais" (a de Roberts e a de Agostini) enquanto a Yamaha derreteu a concorrência com o binómio XTZ - Peterhansel e a Yamaha Belgarda também estava nas primeiras posições. Alguém se lembra das Yamaha patrocinadas pelas Chesterfield? Eram "italianas", tal como as XTZ 660 com que correu o nosso Pedro Amado. A KTM sempre teve uma palavra a dizer no motocross, tal como a Husqvarna, só que passaram por períodos muito complicados no final da década de 80 e princípios da de 90. Conseguindo estabilidade económica voltaram aos grandes palcos mundiais, até que decidiram investir na única área que nunca tinham conquistado, os rally-raid. E admitamos, fizeram-no de modo magistral. Concordo plenamente que o envolvimento das fábricas a nível oficial e a corrida ao "armamento" fizeram com que se perdesse a "magia" do Dakar. Actualmente é impossível ver um privado conseguir lutar pela vitória. Lembrem-se que a Yamaha perdeu o Cyril Neveu porque era uma estrutura privada (a tal francesa) e a Honda criou uma estrutura oficial cheia de recursos, mas que nem asim conseguiu grande coisa. No meio disto tudo, apareceram uns alemães com uns mamutes e um piloto pigmeu que veio reformular o Dakar, Gaston Rahier e BMW. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Sex maio 31, 2013 10:40 pm | |
| Sim claro... é tudo verdades e realidades - webmonstro escreveu:
Não há nem um unica peça destas Yamaha que seja identico às que existem nas XTR ou XTZ actualmente à venda !
Isso para mim fez perder toda a magia e diferença que a prova tinha
Pois... agora é que disseste o que eu necessitava de ouvir... a magia do Dakar já não vai voltar tirando um ou outro particular ABR | |
| | | Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Dom Jun 02, 2013 3:22 pm | |
| Na verdade não se pode pedir mais a qualquer um dos portugueses, todos fizeram das tripas coração só para terem orçamentos que lhes permitissem estar à partida do Dakar. Desde o pioneiro António Lopes até ao mais recente Mário Patrão, todos eles lutaram contra o facto de sermos de um país pequeno que tem um mercado reduzido e onde as grandes marcas nacionais, Galp, EDP, PT, etc apenas apoiam em determinadas situações e quase sempre por influência directa ou indirecta de alguém bem colocado. Posso até dar um exemplo, o Miguel Barbosa filho do Carlos Barbosa tem apoios para o TT, para a velocidade e agora para os ralis, da BP Ultimate, da TMN, etc, enquanto outros bem melhores nada conseguem. O que é por exemplo feito do rali TransIbérico (a famosa ex-Baja 1000)? Simples, fizeram o Rali até Marrocos e disseram que deu prejuízo. Acredito. Mas no ano seguinte em vez de optarem pelo modelo antigo meteram os €€€ todos no rali de portugal porque dava mais retorno?! E assim se foi a nossa maior prova de TT em termos de participação estrangeira.
Quanto à Yamaha, todo o sucesso que teve no passado foi devido à Yamaha França, e é normal que apoiem os pilotos franceses em 1º lugar. O Dakar teve toda a sua origem em França e isso pesa.
Não gosto do Cyril mas do Marc também me custa gostar, porque já houve um ano que foi apanhado a trocar de pneu numa zona proibida. Enfim, gosto dos nossos e das motas, mas gosto de todos os que andam depressa e bem pela sua qualidade enquanto riders. Até o Peterhansel me desiludiu quando mandou um piloto de mota ao chão dentro de um rio. Enfim. Mas o que mais gosto no Dakar são os amadores, verdadeiros heróis movidos por uma paixão imensa e com as melhores histórias para se ouvir. Eles sim são a verdadeira alma do Dakar sempre esquecidos pela TV que precisa de dar retorno a quem lhe paga, RedBull, etc. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Dom Jun 02, 2013 4:28 pm | |
| - Flat_Out escreveu:
Quanto à Yamaha, todo o sucesso que teve no passado foi devido à Yamaha França, e é normal que apoiem os pilotos franceses em 1º lugar. O Dakar teve toda a sua origem em França e isso pesa.
Olhem que isso não é bem assim... quando se fala no Hélder Rodrigues... não é bem assim o David Frétigné não tem dado uma para a caixa... e nos últimos anos que o Hélder Rodrigues esteve na Yamaha... teve todo o apoio da Yamaha France... e estou a falar das palavras que ouvi da boca do Hélder Rodrigues numa entrevista na TV O Helder recusou parte desse apoio... pois queria que todo o desenvolvimento e preparação fosse feita em Portugal e por Portugueses... A penas o dinheiro que gastaram as carradas era dos Franceses e depois foi a festa que vimos... mota que não trabalhava no primeiro dia... etc etc... era um tal de perder Dakares logo na 1ª etapa pareciam umas galinhas sem cabeça 2 anos seguidos... são 100% profissionais... o que necessitarem têm... treinam e vivem para fazer aquilo que querem o ano inteiro... correm o mundo inteiro, para fazer o campeonato do mundo TT Não percebo o que o Hélder não tinha... que os outros tinham ABR | |
| | | Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Dom Jun 02, 2013 10:23 pm | |
| Edgar, penso estares a ser injusto, pois a Yamaha France apenas deu algum apoio. O Hélder recusou há 2 anos a nova YZ e teve razão pois bateu todas as YZ oficiais da Yamaha France nesse ano. Talvez devas ler alguns livros com relatos de portugueses que fizeram o Dakar para perceberes como trataram os portugueses no Dakar. Na realidade a Yamaha não merece os dois podium's do Hélder pois pouco ou nada fez a nível oficial nos últimos anos. E Edgar falas do €€€ gasto... qual €€€? Pode-se lá comparar o orçamento do Hélder com por ex o dos pilotos da KTM. A KTM tem ganho porque investe para que nada falhe e a Yamaha investe apenas à espera de um milagre. Gosto da Yamaha sobretudo pelo seu passado mas gosto muito da KTM pelo que deu aos Rally Raids e ao Dakar em especial nos últimos anos. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Dom Jun 02, 2013 10:38 pm | |
| Pois... não sei que livros leste... mas duvido que saibas quais é que eu li... Simplesmente não ganharam... e andaram a comer pó duma Aprilia que andava na frente... Um Stephane Peterhansel... apresentava-se com uma mota velha... um mecânico de confiança que tinha idade de ser pai dele... leva um aguadeiro que ficava em 2ª lugar dormia numa tenda ao lado da mota e as provas ganham-se dentro das pistas... Peço desculpa estar a ser chato... talvez esteja a perder o bom-senso quando se fala em Dakar talvez deve-se estar calado para não dizer baboseiras... mas ando revoltado e zangado por ver só falhanços atrás de falhanços O ano passado nem vi um único minuto sobre aquilo que chamam Dakar ABR | |
| | | Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Dom Jun 02, 2013 11:32 pm | |
| Onde tu vês falhanços eu vejo conquistas, Roma e Pavia não se fizeram num dia. É apenas a minha opinião e voltando ao €€€, o Ruben Faria no programa "5 para a meia noite" explicou bem as diferenças de orçamentos, e quando ele fala no orçamento para ganhar fala em 1 milhão!!! O Hélder nunca teve 1 milhão. O próprio Hélder quando foi para a Honda explicou a diferença entre ter uma equipa de 2 ou 3 e uma equipa de 30 ou 40. Não estou a dizer que é melhor que o Cyril ou o Coma (que me parecem estar noutro patamar), mas tem muito valor, e dois terceiros lugares não caem do céu sem muito trabalho e qualidade.
Ainda sobre a Aprilia de que falas, era pilotada por um piloto que corria em casa e que depois desse ano não fez mais nada. Mas isso pouco me importa, até porque o Dakar não é e nunca foi 100% justo e honesto, e muitas coisas podem e têm condicionado resultados. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Despres na Yamaha Seg Jun 03, 2013 12:08 am | |
| - Flat_Out escreveu:
- Onde tu vês falhanços eu vejo conquistas,
OK tenho que concordar... são dois 3º lugares eu vou-me calar pois só ando a escrever baboseiras | |
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| Assunto: Re: Despres na Yamaha | |
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