Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
bmbelo
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 9:38 am

Ora bons dias.

Alguém por aqui já se deu ao trabalho de instalar um sensor de temperatura de óleo ou tem algum registo de temperaturas de óleo, cá em pt, numa das nossas monocilíndricas?

Ponho esta questão porque fiz a escolha d'óleo baseado na expectativa da minha téréré atingir a temperatura de serviço quando ando com ela. Mas isto não acontece. Ponho a hipótese do termóstato estar nas couves mas não sei até que ponto não será normal ela andar sempre fria. Parada aquece bem e rápido, a ventoinha dispara, arrefece, e fica ali no meio do manómetro, mas em andamento, seja rápido, ou moderado, anda com a água sempre fria. Andando a água fria não significa que óleo também o estejam, ou que não esteja à temperatura de serviço e é por isso que coloco esta questão. Ela bebeu-me um pouco de óleo desde a última muda e gostava de ter uma noção das temperaturas de óleo que estes motores fazem para, caso o óleo ande frio, passar para grau 15w ou mesmo 20w para controlar melhor o consumo.

Obrigado.

Cumps, Bruno Belo.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 10:39 am

Boas;
Não vejo grande necessidade de instalar um sensor de temperatura de óleo... Qual é a temperatura que atinge o líquido de refrigeração? Desde que passe a temperatura mínima (passe aquele tracinho que está em baixo no "manómetro") podes rodar sem reservas. Que óleo estás a usar?
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 11:00 am

Sim, "necessidade" também não vejo mas poderia haver algum curioso que me desse uma gama de leituras para eu ter a noção... Epah a minha marca LIGEIRAMENTE acima do mínimo - início do verde. O palito mexe um bocadinho de nada. Seja em estrada ou auto-estrada a leitura é a mesma. Só quando páro é que ele sobe um pouco mas assim que me começo a mexer arrefece muito rápido. Tou com o Motul 5000 10w40. É um pouco fino mas tb vou para para as Bélgicas e aquilo lá faz menos uns 5~8º que cá. O preço do 5000 tb é bom e n via vantagem no 5100 na altura. Estava a ponderar este agora (referi noutro tópico que tinha o 5100 mas foi engano meu....) 15w50 precisamente para tentar reduzir um pouco o consumo. Posso referir que em aproximadamente 1500kms ela bebeu uns 300~400ml de óleo. 500 destes kms foram sempre feitos acima das 4000rpm - IC e AE. Provavelmente não será um consumo exagerado até.....

Que achas?
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 11:36 am

Boas;
Se achas que a moto nunca atinge a temperatura normal de funcionamento, o ponteiro não atinge aquele ponto em que costuma estar quando se roda em condições climatéricas temperadas, podes tapar ligeiramente o radiador com uma faixa de fita americana. Já usei essa solução diversas vezes em condições climatéricas adversas e é fácil de controlar colocando mais ou menos fita.
O consumo de óleo não me surpreende nesse motor e até está bastante contido. Esse motor tem tendência para consumir óleo, mas com um consumo tão baixo, não me preocupava minimamente. O facto de usares um óleo 10W-40 pode "ajudar" a um superior consumo. Mas como já referi, não vejo motivo para preocupação.
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 11:43 am

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 919911

Tenho lá a fita e tudo, vou tapar metade do radiador e testar para ver para que valores as temperaturas vão.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 12:06 pm

Boas;
Tapar metade do radiador deve um bocado exagerado, coloca apenas uma faixa na vertical e depois vais colocando mais ou menos de acordo com as temperaturas obtidas.
Ir para o topo Ir para baixo
xltuga
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
xltuga


Moto : Teneré 660 3YF

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 2:15 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Tapar metade do radiador deve um bocado exagerado, coloca apenas uma faixa na vertical e depois vais colocando mais ou menos de acordo com as temperaturas obtidas.

Boas.

Porquê na vertical Johnny?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
https://onwheelspt.blogspot.com/
bmbelo
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 2:36 pm

É indiferente. Presumo que ele tenha dito na vertical porque é menor a área do radiador que se tapa, já que ele é mais largo que alto. O que interessa ralmente é a área do radiador que se tapa ou a área da fita utilizada.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 2:53 pm

Boas;
Referi na vertical porque é geralmente mais fácil colocar, basta virar a direcção para o lado que mais nos convém e colocá-la, cortando a fita onde queremos.
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 6:01 pm

Boas,

Eu tenho um termómetro de temperatura do óleo daqueles que substitui a vareta de ver o nível.
Pode não ser muito rigoroso mas dá para ter uma noção da temperatura do óleo.

Uso óleo motul 20w50 e posso dizer que o o liquido de refrigeração aquece mais rápido que o óleo.
Mas com este tempo um e outro pouco aquecem.
Por exemplo de inverno no percurso casa-trabalho 5+5+5+5km o óleo não vai além dos 50º.
Se meter a mota a trabalhar (fria) e esperar que aqueça até disparar a ventoínha, nessa altura o óleo ronda os 50/60º.

A temperatura média a circular normalmente é entre 60/70º de inverno e 70/80º no verão. Temperaturas aproximadas! Claro que em condições extremas as coisas variam.

Quanto a temperatura máxima do óleo, cheguei 2 vezes aos 100º. Foi no Trail Tour Praias e no reconhecimento, mas foi com areia, calor de verão e alguma brutidade.
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 919911

Este ano acho que vou tirar o termómetro quando for para os Eskimós. É que no ano passado doeu-me o coração quando fui meter a mota a trabalhar e reparei que o ponteiro andava perdido por onde não havia escala. Na Bélgica deve ser igual Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 546328

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 7:48 pm

Boas...

no outro dia fiz uns 40 km seguidos (foi em Dezembro com a minha XT600E)
e quando cheguei a casa meti-lhe um termómetro calibrado no óleo através do quadro e atingiu 75ºc

pareceu-me pouco... mas era a realidade, pois aquele termómetro não tem falhas

Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
bmbelo
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 10:54 pm

Obrigado Edgar e leitao era precisamente essa informacao que pretendia. Estas motos andam mesmo muito frias e é mais um dado a indicar que nao ha necessidade de oleos xptos. Ja cheguei a andar no estoril com 150 graus de oleo e o motor a funcionar como um relogio suíço. Nesse caso usámos Castrol RS 10w60 e mostrou-se a altura. Temperaturas de óleo até 120 serão normais, pelo que os valores que falam devo estar mais que tranquilo. Vou manter o 10w40 ja que vou para fora. A nivel de consumos de oleo, ja fizeram alguma medição? Gostava de ter uma ideia do "normal". Obrigado.

1 abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 11:14 pm

Mais olha que há casos de ultrapassar os 100ºc

eu este verão vi o óleo da minha XT parecer agua...
mas foi um caso extremo em condições muito malucas...

quanto ao usar um bom óleo... ou não... Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 546328
eu não sei qual é a fronteira do bom óleo ou não... Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 680704

Eu uso o Motul 5100 15W50 que considero um excelente óleo... (uso este actualmente)
o Shell VSX 15W50 é dos meus preferidos e que me dei bem...


Eu registo o consumo de óleo da minha menina desde o 1º km...
pode ser visto no final deste post: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2011/02/0-km-33568-km.html Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 37087

ABR Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Empty
MensagemAssunto: Re: Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo   Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Registo temperaturas de óleo / Consumo de óleo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Consumo excessivo de Oleo !!
» Consumo de oleo numa Honda?!?
» Óleo auto VS óleo moto
» consumo
» Registo de Manutenção ( XT 600 E )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: