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 Yamalube X Mobil

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4 participantes
AutorMensagem
rummi
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rummi


Moto : Mula Bis-cape

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MensagemAssunto: Yamalube X Mobil   Yamalube X Mobil Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 3:33 pm

Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida útil das máquinas

Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas

Densidade indica o peso de uma certa quantidade de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.

Para conferir-lhes certas propriedades especiais ou melhorar alguma já existentes, porém em grau insuficiente, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.

Os principais tipos de aditivos são: anti-oxidantes, anti-corrosivos, anti-ferrugem, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para uso de seu motor várias são as classificações, sendo as principais API – American Petroleum Institute e SAE – Society of Automotive Engineers.

Classificação API:
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Classificação SAE:

Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Obs.: a letra “W” vem do inglês “winter” que significa inverno.
Yamalube X Mobil Oleovstempo

API: SL / SAE: 20W-50

A YAMALUBE GARANTE O USO EM CONDIÇÕES EXTREMA DE ATÉ TRES MIL KM, DESDE QUE SE MONITORE O NIVEL E SE NECESSÁRIO COMPLETE COM ÓLEO DO MESMO TIPO.



API: SF / SAE 20W-50

POR SUA QUALIFICAÇÃO NA TABELA DE EVOLUÇÕA API SF RECOMENDA FAZER A TROCA A CADA UM MIL KM.



DUVIDAS:

Uma moto antiga também pode usar um óleo de última geração ?
Sim. Você pode usar um óleo que possua um nível de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante para o seu motor. O inverso é que não é recomendado. No entanto, recomenda-se que, ao colocar esse óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e, desta forma, tendem a obstruir o filtro em um período mais curto. Após a realização desse procedimento, você pode voltar a seguir os períodos de troca usuais e garantir uma melhor lubrificação do sua moto.

Escuto dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. Isso é verdade?
Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido.
É normal um consumo do óleo depois de umas centenas de quilômetros rodados, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que moto nova consome óleo, ainda que não seja percebido pela vareta de medição.

Qual o nível correto do óleo na moto?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e perca de rendimento, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando, também, o catalisador no sistema de descarga da moto.
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Johnny_1056
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Johnny_1056


Moto : Yamaha

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MensagemAssunto: Re: Yamalube X Mobil   Yamalube X Mobil Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 5:08 pm

Boas;
É um resumo bastante simplista, apesar de ter algumas informações. Mas afinal qual é a tua dúvida? Estás indeciso sobre que marca usar?
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Gonçalo
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Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

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MensagemAssunto: Re: Yamalube X Mobil   Yamalube X Mobil Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 5:31 pm


PElo que entendi, quanto maior a viscosidade melhor certo?

Acabei por não entender tao bem qual o melhor tipo de oleo... sintetico, mineral, semi-sintetico, etc

E pelo que me parece, para portugal o mais indicado pode ser o 15w40, tendo em conta a amplitude de temperatura que demonstra o grafico.

Muito bom este tópico
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: Yamalube X Mobil   Yamalube X Mobil Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 7:08 pm

rummi escreveu:

Qual o nível correto do óleo na moto?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e perca de rendimento, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando, também, o catalisador no sistema de descarga da moto.

Muita gente não sabe isto Yamalube X Mobil 353512
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MensagemAssunto: Re: Yamalube X Mobil   Yamalube X Mobil Icon_minitime

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