Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas

Ir para baixo 
+14
Duncan
sergio_XT24
Beks
Luis Rosado
tiagomp91
Jorge
M4rco
Ricardo Cardim
Gil
wiGGs
Johnny_1056
webmonstro
Gonçalo
MauricioQuaresma
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
M4rco
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 1:04 am

Beks escreveu:
E é mesmo ilegal. Isto está no site IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf)

"Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou
mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da
direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito
ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da
marcha dos veículos que o precedem.
"

Na autoestrada, só podemos ultrapassar pela direita caso exista "filas".

Numa estrada de 2 faixas só podes usar a(s) da(s) esquerda(s) se fores a ultrapassar. Caso contrário estás a transgredir (que é o que a maior parte dos portugueses faz), és obrigado pelo código a circular na faixa mais à direita.

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 964551
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomp91
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
tiagomp91


Moto : XT660X 2006

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 11:45 am

Gil escreveu:
tiagomp91 escreveu:
Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem.

Agora é esperar que ele não tenha visto a matricula Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 796959
Bem não me digas uma coisa dessas...
Ir para o topo Ir para baixo
Duncan
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 12:40 pm

tiagomp91 escreveu:
Gil escreveu:
tiagomp91 escreveu:
Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem.

Agora é esperar que ele não tenha visto a matricula Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 796959
Bem não me digas uma coisa dessas...

Eu não me preocupava com isso "habitualmente" os colegas GNR de duas rodas não costumam multar! Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 353512
Mas nos dias de crise de hoje já não digo nada!!! Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 680704 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 680704

Há uns tempos ia a ultrapassar um carro aí em traço continuo e apanhei mesmo de frente um GNR... pedi desculpa com a mão e ele riu-se... até hoje nada de multa e já foi há mais de meio ano! Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 84716
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro P.
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Pedro P.


Moto : XT600e

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 1:11 pm

Eu na minha curta vida de motociclista (+-3 meses) ainda não me sinto á vontade para circular entre carros e uso a XT todos os dis para ir de Almada-Alfragide e quando saio do trabalho pelas 19h00 ai meus amigos...e quando está a chover então.
Actualmente já tenho mais confiança e para não fugir ao tópico posso dizer que na primeira semana na saida da ponte para Almada tive medo/receio e fui em frente na A2 para o seixal .
Actualmente entro onde tds os motociclistas entram em Almada passando por cima do continuo...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 1:23 pm

Deixo aqui mais um vídeo muito interessante sobre este tema. (está em inglês mas dá para por legendas em inglês para quem não perceber o que os gajos dizem Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 353512 )
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 2:49 pm

Boas;

Vou tentar transmitir o que eu acho sobre o que o Mauricio perguntou;

Legalidade; Dentro dos possiveis tento andar dentro da legalidade, mas se para minha segurança for necessário transpo-la, faco-o.

Legitimidade, Vão ler como falsa modestia, mas muito dificilmente aconteceria comigo uma situação semelhante ao video, não me sinto seguro enquanto não vir um veículo parado em segurança atrás de mim(e mesmo assim)... faria tudo o que estivesse ao meu alcance (fô-se ou não legal) para não me acontecer!

Vantagens; Uma moto é sinónimo disso mesmo... ou seja, dificilmente eu fico parado no transito e aproveito-me sempre do veículo (moto) que tenho em mãos... ainda só não passei por cima do carro da frente, tudo o resto já aconteceu...


Resumindo; Da mesma forma que só mulheres ferteis deveriam ter votado a lei do aborto, tambem sobre legislações sobre motos, as mesmas deveriam ser feitas por quem as conhece e vive no dia a dia os seus problemas, senão acho que é como as regras para peões serem legisladas por pessoas que andam de cadeira de rodas... opinião pessoal!


Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomp91
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
tiagomp91


Moto : XT660X 2006

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 5:05 pm

Acho que não me devo preocupar muito mas qualquer das maneiras vou tentar tirar isso a limpo com algum conect a ver se há lá algo com a minha matricula...
Qualquer das maneiras a multa não seria muito grave, no máximo grave, mas também ainda ninguém conseguiu confirmar aqui se se pode ou não ultrapassar sem pisar o traço contínuo.
Se ninguém conseguir confirmar na 5ª vou a escola de condução onde estou a tirar a D e confirmo isso, se não me esquecer. cumpts
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 5:36 pm

É aqui ?? que é o video do dia ?? Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 796959


Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 6:11 pm

Edgar escreveu:
É aqui ?? que é o video do dia ?? Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 796959




Apesar de não ter colhõ... mates para passar no meio do transito a 140km, fiquei com um profundo respeito por este senhor... mais pela sua filosofia Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 12626 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 12626 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 12626

Mike... Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 656644


Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 6:18 pm


No Brasil vale tudo Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 945103 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 945103

120 km/h por entre os carros Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 1130193320
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 7:04 pm

Boas;
Peço desculpa, mas estou farto da discussão de legalidades / ilegalidades.
Deixo-vos este clássico:
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 5:19 pm

Boas...

peço "desculpa" pelo off topic
mas honestamente prefiro ficar na ignorância sobre esse assunto...
e embora goste de ler todos os tópicos... neste caso nem uma frase li Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 3438063878

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 6:00 pm

Boas;
Edgar, não se trata de ficar na ignorância ou não.
Parte-se do princípio que quem anda de moto acaba por tirar partido da mobilidade que este maravilhoso veículo proporciona. Em situações puramente teóricas, há coisas que não acontecem ou nunca sequer se deveriam questionar ou sequer passar pela cabeça.
Deixo um exemplo simples: ao aproximar dum cruzamento com semáforos e este estiver vermelho, acho que todos tentamos alcançar a linha do semáforo para arrancar primeiro e até protegermo-nos dum eventual embate por trás. Isso acaba por não ser uma manobra legal, mas é daquelas coisas que se faz de forma consensual.
Andar entre filas também se faz com regularidade, mas está proibido, só deve circular um veículo por fila. Do mesmo modo que é proibido circular a par com outra moto.
As próprias autoridades vão sendo tolerantes e desde que não se "estique muito a corda" não vai havendo problemas.

O video que postei anterior pode ter sido descabido, mas representa um modo extremo de circular no trânsito e foi possivelmente o primeiro caso famoso de alguém que o documentou em video. Não pretendo de qualquer forma, incentivar a este tipo de comportamento.
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomp91
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
tiagomp91


Moto : XT660X 2006

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 8:25 pm

Estou aqui com o livro de código entre mãos e o que diz sobre linha contínua é o seguinte:
"Linha Contínua: significa para o condutor proibição de a pisar ou transpor e, bem assim, o dever de transitar à sua direita quando aquela fizer separação de sentidos de trânsito.
Os condutores podem ultrapassar outros veículos desde que não pisem ou transponham o traço contínuo"

Ou seja podemos ultrapassar desde que não se pise ou transponha, cumpts
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo30portela
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 15, 2013 9:43 pm

Exacto tiago,

Eu estou neste momento a tirar a minha carta de condução e ainda hoje apareceu-me uma questão nos testes, em que perguntava se eu poderia ultrapassar uma motocicleta que circulava numa estrada com 2 vias de transito e 1 faixa de rodagem e que existia risco continuo e um sinal de proibição de ultrapassagem.

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 C14a

E a resposta é SIM, pode-se ultrapassar desde que não se transponha o risco.

Outra que perguntei ao meu instrutor, vou a circular numa estrada com 3 faixas de rodagem, na qual eu vou na faixa da direita mantendo uma velocidade constante, e existe um veiculo a uma velocidade inferior na faixa de rodagem central. Quem está mal? (Sou eu que "ultrapasso pela direita" ou o outro veiculo que não circula o mais a direita possivel.)

A resposta foi: Quem está mal é o veiculo que vai na faixa do meio, porque têm de circular o mais a direita possível, SEMPRE. E neste caso, uma ultrapassagem só é considerada "ultrapassagem" se formos no meio... ultrapassar pela direita e voltarmos ao meio!

Outra, um veiculo que circule em missão urgente de socorro TÊM de ceder a passagem a qualquer veiculo numa entrada da auto estrada...



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas sobre os CDI
» [Discussão] - 10 motos
» Sobre o Medo
» Dúvida sobre XT 600
» Dúvidas sobre XTX 660

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: