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| | Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas | |
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+14Duncan sergio_XT24 Beks Luis Rosado tiagomp91 Jorge M4rco Ricardo Cardim Gil wiGGs Johnny_1056 webmonstro Gonçalo MauricioQuaresma 18 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Sáb Jan 12, 2013 6:32 pm | |
| Quando o fizerem um dos truques para se fazerem notar é ligar maximos, pois sempre bate luz no retrovisor e chama atençaõ, desde claro esta que seja um dos 10% de condutores que vão a conduzir nas filas sem levar o telefone nas mãos ... depois usar o bom senso, pois nem toda a gente esta a espera de lhe aparecer uma moto no meio do transito e acima de tudo não provocar se a pessoa não facilitar logo á primeira, se formos educados o mais provavel é responderem-nos com educação ... muitas vezes a malta de moto passa pelos carros como se estes fossem obrigados a ceder passagem, ja inclusive travei alguns espertos de moto quando me apercebo de atitudes menos corretas .. e olhem que as rodas que eu ando são grandinhas eh eh eh .. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Sáb Jan 12, 2013 9:13 pm | |
| Eu ou meto-me na berma ou quando não dá passo pelo meio... mas regra geral ligo os 4 piscas
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Sáb Jan 12, 2013 10:49 pm | |
| Boas; Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa. Não estou para ir à procura de isso, mas está lá. Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora. Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada. Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados. | |
| | | Ricardo Cardim
Moto : Xt 600 E 2002
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Sáb Jan 12, 2013 11:34 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa. Não estou para ir à procura de isso, mas está lá. Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora. Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada. Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados. Eu no código também aprendi que se pode ultrapassar desde que não se pise o traço. Nas bermas concerteza será proibido mas será a forma mais segura para todos. Em relação aos quatro piscar em ultimo caso será para sermos vistos e nos sinalizar. Serve sempre para alguma coisa... | |
| | | Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 12:31 am | |
| E já agora uma questão ! Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita! Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes | |
| | | Ricardo Cardim
Moto : Xt 600 E 2002
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 12:48 am | |
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| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 4:09 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
M4rco, lamento informar mas o teu "resumo" contém imprecisões. Onde há traço contínuo não se pode ultrapassar, porque só pode circular um veículo por faixa. Isso está escrito algures no Código da Estrada. Até podes ter razão, mas relativamente às ultrapassagens, só está no código de estrada o que eu postei. Mas vê o seguinte caso: um carro encosta à berma e tu consegues passar sem calcar o traço contínuo, mas eles está na faixa de rodagem. A meu ver podes ultrapassar desde que não calques o traço contínuo mas se for como dizes, tens de esperar que ele arranque; isto porque ele não estacionou, apenas parou a marcha. ?! | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 11:36 am | |
| - Ricardo Cardim escreveu:
- Gil escreveu:
- E já agora uma questão !
Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!
Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa
É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa
Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo
Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Por aquilo que sei só é considerado "ultrapassagem" em caso de passares e de seguida te colocares tambem ao meio. Se prosseguires na faxa da direita acho que está dentro da legalidade. Se não, sempre que alguém do meio travasse tinhas também de travar para não o passar. Digo eu...
Abraço
Boas; Isso é considerado ultrapassagem. Só não é considerado ultrapassagem, se as faixas tiverem destinos diferentes, o que não acontece nas auto-estradas. Mas se duvidam da legalidade ou ilegalidade, façam-no à frente dum carro da BT e depois vejam qual é o resultado - M4rco escreveu:
- Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
M4rco, lamento informar mas o teu "resumo" contém imprecisões. Onde há traço contínuo não se pode ultrapassar, porque só pode circular um veículo por faixa. Isso está escrito algures no Código da Estrada. Até podes ter razão, mas relativamente às ultrapassagens, só está no código de estrada o que eu postei.
Mas vê o seguinte caso: um carro encosta à berma e tu consegues passar sem calcar o traço contínuo, mas eles está na faixa de rodagem. A meu ver podes ultrapassar desde que não calques o traço contínuo mas se for como dizes, tens de esperar que ele arranque; isto porque ele não estacionou, apenas parou a marcha.
?! M4rco, não estou para ler o Código da Estrada à procura disso. Um veículo não pode circular na berma, e se parou a marcha não é considerado ultrapassagem. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 12:11 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa. Não estou para ir à procura de isso, mas está lá. Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora. Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada. Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados. Sim e verdade que e proibido andar nas bermas, mas quando iniciei a "vida de mota" disseram-me logo que a policia imbirrava menos se fossemos pela berma que pelo meio dos carros. Os 4 piscas e apenas uma questao de visibilidade, mais especificamente a noite | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 12:12 pm | |
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| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 12:56 pm | |
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| | | Beks
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 6:17 pm | |
| - Gonçalo escreveu:
- Gil escreveu:
- E já agora uma questão !
Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!
Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa
É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa
Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo
Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Segundo o que me lembro de ler e das aulas de codigo isso é considerado ultrapassagem, se passares pela direita estas sob multa, no entanto esse carro que segue na faixa do meio tambem esta a efectuar uma contra-ordenação... E é mesmo ilegal. Isto está no site IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf) " Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem. " Na autoestrada, só podemos ultrapassar pela direita caso exista "filas". | |
| | | tiagomp91
Moto : XT660X 2006
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 9:12 pm | |
| Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem. | |
| | | Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 11:01 pm | |
| - tiagomp91 escreveu:
- Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem.
Agora é esperar que ele não tenha visto a matricula | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas Dom Jan 13, 2013 11:45 pm | |
| Eu também aprendi que se pode ultrapassar desde que não pise o traço contínuo, não se pode é circular lado-a-lado... são coisas diferentes... Na auto-estrada esses animais que andam sempre na faixa do meio é que estão sujeitos a multa, pois é expressamente proibido a partir do momento que a faixa mais à direita esteja livre. | |
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