Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas

Ir para baixo 
+14
Duncan
sergio_XT24
Beks
Luis Rosado
tiagomp91
Jorge
M4rco
Ricardo Cardim
Gil
wiGGs
Johnny_1056
webmonstro
Gonçalo
MauricioQuaresma
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Luis Rosado
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Luis Rosado


Moto : XTZ 660 TENERE

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 6:32 pm

Quando o fizerem um dos truques para se fazerem notar é ligar maximos, pois sempre bate luz no retrovisor e chama atençaõ, desde claro esta que seja um dos 10% de condutores que vão a conduzir nas filas sem levar o telefone nas mãos ... depois usar o bom senso, pois nem toda a gente esta a espera de lhe aparecer uma moto no meio do transito e acima de tudo não provocar se a pessoa não facilitar logo á primeira, se formos educados o mais provavel é responderem-nos com educação ... muitas vezes a malta de moto passa pelos carros como se estes fossem obrigados a ceder passagem, ja inclusive travei alguns espertos de moto quando me apercebo de atitudes menos corretas .. e olhem que as rodas que eu ando são grandinhas eh eh eh ..
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 9:13 pm


Eu ou meto-me na berma ou quando não dá passo pelo meio... mas regra geral ligo os 4 piscas
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 10:49 pm

Boas;
Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa.
Não estou para ir à procura de isso, mas está lá.
Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora.
Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada.
Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Cardim
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Ricardo Cardim


Moto : Xt 600 E 2002

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 11:34 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa.
Não estou para ir à procura de isso, mas está lá.
Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora.
Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada.
Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados.

Eu no código também aprendi que se pode ultrapassar desde que não se pise o traço.
Nas bermas concerteza será proibido mas será a forma mais segura para todos.
Em relação aos quatro piscar em ultimo caso será para sermos vistos e nos sinalizar.
Serve sempre para alguma coisa...

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 307869
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 12:31 am

E já agora uma questão !

Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!

Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328

É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Rolling Eyes

Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Neutral

Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Cardim
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Ricardo Cardim


Moto : Xt 600 E 2002

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 12:48 am

Gil escreveu:
E já agora uma questão !

Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!

Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328

É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Rolling Eyes

Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Neutral

Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 294891

Por aquilo que sei só é considerado "ultrapassagem" em caso de passares e de seguida te colocares tambem ao meio.
Se prosseguires na faxa da direita acho que está dentro da legalidade. Se não, sempre que alguém do meio travasse tinhas também de travar para não o passar.
Digo eu... Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 3438063878

Abraço

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 4:09 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
M4rco, lamento informar mas o teu "resumo" contém imprecisões.
Onde há traço contínuo não se pode ultrapassar, porque só pode circular um veículo por faixa. Isso está escrito algures no Código da Estrada. Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 37087

Até podes ter razão, mas relativamente às ultrapassagens, só está no código de estrada o que eu postei.


Mas vê o seguinte caso: um carro encosta à berma e tu consegues passar sem calcar o traço contínuo, mas eles está na faixa de rodagem.
A meu ver podes ultrapassar desde que não calques o traço contínuo mas se for como dizes, tens de esperar que ele arranque; isto porque ele não estacionou, apenas parou a marcha.

?! Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 11:36 am

Ricardo Cardim escreveu:
Gil escreveu:
E já agora uma questão !

Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!

Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328

É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Rolling Eyes

Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Neutral

Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 294891

Por aquilo que sei só é considerado "ultrapassagem" em caso de passares e de seguida te colocares tambem ao meio.
Se prosseguires na faxa da direita acho que está dentro da legalidade. Se não, sempre que alguém do meio travasse tinhas também de travar para não o passar.
Digo eu... Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 3438063878

Abraço

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 919911

Boas;
Isso é considerado ultrapassagem. Só não é considerado ultrapassagem, se as faixas tiverem destinos diferentes, o que não acontece nas auto-estradas.
Mas se duvidam da legalidade ou ilegalidade, façam-no à frente dum carro da BT e depois vejam qual é o resultado


M4rco escreveu:
Johnny_1056 escreveu:
Boas;
M4rco, lamento informar mas o teu "resumo" contém imprecisões.
Onde há traço contínuo não se pode ultrapassar, porque só pode circular um veículo por faixa. Isso está escrito algures no Código da Estrada. Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 37087

Até podes ter razão, mas relativamente às ultrapassagens, só está no código de estrada o que eu postei.


Mas vê o seguinte caso: um carro encosta à berma e tu consegues passar sem calcar o traço contínuo, mas eles está na faixa de rodagem.
A meu ver podes ultrapassar desde que não calques o traço contínuo mas se for como dizes, tens de esperar que ele arranque; isto porque ele não estacionou, apenas parou a marcha.

?! Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328
M4rco, não estou para ler o Código da Estrada à procura disso.
Um veículo não pode circular na berma, e se parou a marcha não é considerado ultrapassagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 12:11 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Como já referi anteriormente, algures no Código da Estrada está escrito que só pode circular um veículo por faixa.
Não estou para ir à procura de isso, mas está lá.
Em caso de sinistro por exemplo, as companhias de seguro saltam fora.
Circular nas bermas também é proibido. E os 4 piscas também não servem para rigorosamente nada.
Em Portugal vai-se tolerando, mas noutros países pode causar problemas com os gajos fardados.

Sim e verdade que e proibido andar nas bermas, mas quando iniciei a "vida de mota" disseram-me logo que a policia imbirrava menos se fossemos pela berma que pelo meio dos carros.

Os 4 piscas e apenas uma questao de visibilidade, mais especificamente a noite
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 12:12 pm

Gil escreveu:
E já agora uma questão !

Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!

Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328

É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Rolling Eyes

Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Neutral

Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 294891

Segundo o que me lembro de ler e das aulas de codigo isso é considerado ultrapassagem, se passares pela direita estas sob multa, no entanto esse carro que segue na faixa do meio tambem esta a efectuar uma contra-ordenação...
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 12:56 pm

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 680704

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 645491

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 374590

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 947804
Ir para o topo Ir para baixo
Beks
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Beks


Moto : XT600E

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 6:17 pm

Gonçalo escreveu:
Gil escreveu:
E já agora uma questão !

Na auto estrada com 3 faixas, um carro vai sempre na do meio... e nós sempre pela direita!

Se ao chegarmos perto dele, o passarmos pela direita que ja era a faixa onde iamos, dá multa Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 546328

É que no código diz que para ultrapassarmos temos que mudar de faixa Rolling Eyes

Logo se não mudamos de faixa não podem conciderar uma ultrapassagem, certo Neutral

Assim cada um vai na sua a velocidades diferentes Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 294891

Segundo o que me lembro de ler e das aulas de codigo isso é considerado ultrapassagem, se passares pela direita estas sob multa, no entanto esse carro que segue na faixa do meio tambem esta a efectuar uma contra-ordenação...


E é mesmo ilegal. Isto está no site IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf)

"Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou
mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da
direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito
ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da
marcha dos veículos que o precedem.
"

Na autoestrada, só podemos ultrapassar pela direita caso exista "filas".
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomp91
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
tiagomp91


Moto : XT660X 2006

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 9:12 pm

Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 11:01 pm

tiagomp91 escreveu:
Eu há coisa de dias ultrapassei uma scooter 125cc da GNR em duplo traço contínuo, isto obviamente sem pisar traço contínuo, ele não reagiu e eu segui viagem.

Agora é esperar que ele não tenha visto a matricula Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 796959
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_XT24
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 11:45 pm

Eu também aprendi que se pode ultrapassar desde que não pise o traço contínuo, não se pode é circular lado-a-lado... são coisas diferentes... Na auto-estrada esses animais que andam sempre na faixa do meio é que estão sujeitos a multa, pois é expressamente proibido a partir do momento que a faixa mais à direita esteja livre.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas sobre os CDI
» [Discussão] - 10 motos
» Sobre o Medo
» Dúvida sobre XT 600
» Dúvidas sobre XTX 660

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: