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 Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas

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AutorMensagem
MauricioQuaresma

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Moto : XT 350z -Mini Ténéré

MensagemAssunto: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sex Jan 11, 2013 9:03 pm

O motociclo é o nosso veiculo de eleição para pequenas deslocações dentro das cidades , e apresenta bastantes vantagens mais do que discutidas , tais como consumo, preços mautenção, rapidez, segurança entre muitos outros .







Para quem está sentado numa posição baixa, dentro de um carro, ver uma moto a passar a 10,15 km por hora, pode parecer algo extremamente irresponsavel , mas eu vejo exactamente o contrario .

Na moto , não temos o sentimento de segurança , que TODOS os condutores tomam por garantido , NÓS não temos zonas de choque, ou zonas de amortecimento , e por isso somos obrigados a tomar controle e parte desse controle está na forma como interagimos na estrada , com os outros carros .
E é esse controle que nos dá o sentimento de segurança sem ser preciso de aço à nossa volta .

Se pensarmos que a largura do nosso veiculo não mais do que o tamanho de ombro a ombro , isso dará em média talvez 90cm .
A média de espaços entre dois carros dará talvez 150cm a 200cm , o que dá uma margem bastante confortavel .
Devido à altura que temos , conseguimos tambem um campo de visão bastante abrangente, conseguindo encontrar espaços e monitorizando a transito que circula à nossa frente .

Logo não acho que seja algo irresponsavel . Pelo contrario até penso ser algo natural.


De cada vez que me sento na moto, estou a tomar a minah vida nas mãos , e mesmo que esteja envolvido num acidente , a responsabilidade será minha pois é a minha responsablidade de evitar que isso aconteça .

Não será mais perigoso ficar sentado numa fila de transito do que em movimento ?
Qual o pior tipo de acidente numa moto? Não é uma traseirada , em que um objecto com 2 toneladas normalmente nos salta para cima sem estarmos à espera ? A probabilidade de ficar por baixo do carro é muito alta .



Fazendo troca de faixas remove-se essa probabilidade .

Gostaria de lançar a discussão sobre a legalidade, legitimidade , vantagens ou desvantagens de cortar faixas no transito .




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Gonçalo

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Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sex Jan 11, 2013 11:11 pm

Brutal esta discussao, ja tinha visto o video, irreal a situaçao.

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sex Jan 11, 2013 11:39 pm

quando a fila está parada ou quase, sim passo no meio,mas quando a fila está em movimento rápido , não não o faço porque o condutor de automóvel não está à espera de ver alguem surgir por aquele espaço
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sex Jan 11, 2013 11:54 pm

Boas;
Legal não é, legítimo também não deve ser porque não há qualquer critério que se possa usar para tornar legal.
Vantagens... imensas, faz da moto o melhor veículo para fintar o trânsito, permite-lhe uma rapidez incontestável.
Perigo, por vezes pode ser perigoso, principalmente quando o transito começa a ficar "impaciente" com muitos condutores a espreitar e a mudar de via.
Em certos países é tolerado, mas há países onde pode dar direito a multas bastante caras.
Acho quem anda de moto, já tirou partido desta característica especial da moto. Excepto aqueles que andam de moto, mas não sabem.
Já o fiz muitas vezes e algumas a arriscar. Acima de tudo deixo o conselho: façam-no, mas tenham cuidado e não abusem da sorte.
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wiGGs

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Moto : XT 660 X

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 1:04 am

Em Portugal os polícias são os próprios a fazê-lo, já assisti mais do que uma vez! E em outros países as motas são respeitadas como algo importante onde por exemplo num semáforo existe um espaço próprio logo na frente para as motas serem as primeras a arrancar. e não é permitido aos carros lá parar.

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Andar de Moto é mais que uma atração, É uma paixão.    
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Gil

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Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 11:44 am


Se houver um carro da Policia na fila, não faço, porque não sei se é legal ou não Rolling Eyes

Se não houver e tiver com pressa ou farto de filas de trânsito, faço

Porque eu não ando de XT para ficar nas filas ! Para isso andava de carro

_________________
XT600E  (2001-2014)

XTZ660Ténéré  (2014)
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Ricardo Cardim

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Moto : Xt 600 E 2002

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 12:20 pm

Para mim é legitimo fazê-lo, deste que o faça-mos de uma forma consciente e cuidadosa.

Sem nunca esquecer essa tal impaciência dos carros que mudam de faixa por vezes quase sem olhar.
E também do "chico-espertismo" de muito condutores que ao se sentirem impotentes perante uma fila colocam-se o mais ao centro possível para que mais ninguém passe. Por vezes dando pequenas guinádas para "assustar".
Por outro lado já me aconteceu estar numa fila de carro e passarem motas entre carros a velocidades completamente inaceitáveis.
Portanto...
Para Fazê-lo; devagar e de preferência só mesmo quando o trânsito estiver parado. Carros em movimento podem significar mais mudanças de faixa.

Abraço

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M4rco

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Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 2:28 pm

SECÇÃO V ALGUMAS MANOBRAS EM ESPECIAL SUBSECÇÃO I PRINCÍPIO GERAL

Artigo 35.º
Disposição comum
1 - O condutor só pode efetuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.

SUBSECÇÃO II ULTRAPASSAGEM

Artigo 36.º
Regra geral
1 - A ultrapassagem deve efetuar-se pela esquerda.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250.

Artigo 37.º
Exceções
1 - Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de direção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de rodagem.
2 - Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e:
a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;
b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa de refúgio para peões.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Artigo 38.º
Realização da manobra
1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.
3 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Artigo 39.º
Obrigação de facultar a ultrapassagem
1 - Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita ou, nos casos previstos no n.º 1 do artigo 37.º, para a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Artigo 40.º
Veículos de marcha lenta
1 - Fora das localidades, em vias cuja faixa de rodagem só tenha uma via de trânsito afeta a cada sentido, os condutores de automóveis pesados, de veículos agrícolas, de máquinas industriais, de veículos de tração animal ou de outros veículos que transitem em marcha lenta devem manter em relação aos veículos que os precedem uma distância não inferior a 50 m que permita a sua ultrapassagem com segurança.
2 - Não é aplicável o disposto no número anterior sempre que os condutores dos veículos aí referidos se preparem para fazer uma ultrapassagem e tenham assinalado devidamente a sua intenção.
3 - Sempre que a largura livre da faixa de rodagem, o seu perfil ou o estado de conservação da via não permitam que a ultrapassagem se faça em termos normais com a necessária segurança, os condutores dos veículos referidos no n.º 1 devem reduzir a velocidade e parar, se necessário, para facilitar a ultrapassagem.
4 - Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 3 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Artigo 41.º
Ultrapassagens proibidas
1 - É proibida a ultrapassagem:
a) Nas lombas;
b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente;
g) Sempre que a largura da faixa de rodagem seja insuficiente.
2 - É proibida a ultrapassagem de um veículo que esteja a ultrapassar um terceiro.
3 - Não é aplicável o disposto nas alíneas a) a c) e e) do n.º 1 e no n.º 2 sempre que na faixa de rodagem sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido, desde que a ultrapassagem se não faça pela parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido oposto.
4 - Não é, igualmente, aplicável o disposto na alínea c) do n.º 1 sempre que a ultrapassagem se faça pela direita nos termos do n.º 1 do artigo 37.º
5 - Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 120 a € 600.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Resumindo:

Podemos ultrapassar pela esquerda sem pisar o contínuo, desde que não ponhamos os outros em perigo.
Podemos ultrapassar pela direita, em condições especiais e desde que não ponhamos os outros em perigo.
... (leiam o disposto nos artigos acima.)

Façam pisca antes das ultrapassagens e olhem para todo o lado para não serem abalroados !!!






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Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
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M4rco

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Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 3:22 pm



Neste video há a zona de velocípedes mesmo junto ao semáforo como referio o wiGGs !!!


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Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 3:31 pm

Boas;
M4rco, lamento informar mas o teu "resumo" contém imprecisões.
Onde há traço contínuo não se pode ultrapassar, porque só pode circular um veículo por faixa. Isso está escrito algures no Código da Estrada.
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Gonçalo

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Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 4:38 pm


Na escola de conduçao lembrome de referirem que podiamos ultrapassar pela esquerda desde que não tocassemos no traço continuo

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Ricardo Cardim

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Moto : Xt 600 E 2002

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 4:43 pm

Gonçalo escreveu:

Na escola de conduçao lembrome de referirem que podiamos ultrapassar pela esquerda desde que não tocassemos no traço continuo

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 5:07 pm

Gonçalo escreveu:

Na escola de conduçao lembrome de referirem que podiamos ultrapassar pela esquerda desde que não tocassemos no traço continuo

Talequalmente o que o M4rco postou ... e ainda acrescentou; "...desde que não ponhamos os outros em perigo."



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tiagomp91

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Moto : XT660X 2006

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 5:12 pm

Eu também aprendi que se pode ultrapassar sem pisar o traço contínuo.
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Gonçalo

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Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    Sab Jan 12, 2013 6:14 pm

Jorge. escreveu:
Gonçalo escreveu:

Na escola de conduçao lembrome de referirem que podiamos ultrapassar pela esquerda desde que não tocassemos no traço continuo

Talequalmente o que o M4rco postou ... e ainda acrescentou; "...desde que não ponhamos os outros em perigo."




Eu acrescentei a minha informaçao com a resposta do johnny, qual esta mais correcta não sei... mas na escola de conduçao disseram isso

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MensagemAssunto: Re: Discussão sobre a legalidade, legitimidade e vantagens de cortar faixas    

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