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| | Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? | |
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+4Johnny_1056 webmonstro Pmvpires angelo_lopes 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
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angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sex Jan 04, 2013 5:57 pm | |
| O cilindro da minha XT600 de 1987 é um 34K (da TT600). Um amigo comprou uma XT600 2KF de 1989 e o cilindro tem gravado 3AJ. Conheço outro que tem uma 3TB e o cilindro tem gravado 2KF. Alguém sabe se existem diferenças entre os cilindros? Porque será que têm referências diferentes? Eu vi AQUI a informação dos códigos de modelo Yamaha Este cilindro que está na minha é o original | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sex Jan 04, 2013 6:27 pm | |
| O da minha 3tb de 1994 é 3AJ | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sex Jan 04, 2013 6:57 pm | |
| Boas penso que houve alterações para melhorar a refrigeração do cilindro , alhetas maiores , isso a partir do 3aj juntamente com a passagem do guarda-lamas para junto da roda não sei se há outras alteraçõees mas acho que não, jÁ agora as 3tbem diante têm a cabeça 2kf | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sex Jan 04, 2013 7:23 pm | |
| Boas; Assim que puder, vou ver qual é o que a minha tem. Teoricamente, de acordo com a tabela que mostraste, a minha deve ter um cilindro igual ao teu. O que me lembro, das informações que obtive no tempo em que me apaixonei por ela, é que basicamente os italianos tinham pegado nas sobras da tua moto para fazer a minha, a 1ª TT Belgarda... | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sex Jan 04, 2013 10:12 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Assim que puder, vou ver qual é o que a minha tem. Teoricamente, de acordo com a tabela que mostraste, a minha deve ter um cilindro igual ao teu. O que me lembro, das informações que obtive no tempo em que me apaixonei por ela, é que basicamente os italianos tinham pegado nas sobras da tua moto para fazer a minha, a 1ª TT Belgarda... Se puderes ver isso agradeço poque no Fórum Inglês Ténéré dizem que o cilindro é em Nikasil. Num 4 tempos big bore, ... que medo | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sáb Jan 05, 2013 1:15 am | |
| Boas; Se é por esse motivo, tenho quase a certeza absoluta que podes estar descansado. Duvido mesmo que alguém pense em Nikasil para um monocilíndrico "gordo" refrigerado a ar... E também porque quando era puto e tinha o "castigo" de trabalhar nas férias numa oficina de motos, uma das que mais "mexeu" comigo foi exactamente uma 2KF azul que foi o principal veículo durante um Verão inteiro. Decidiu-se reparar esse motor no fim de andar a gastar quase 1 litro de óleo diariamente. O cilindro estava tão ovalizado que foi complicado arranjar um pistão que servisse. Logo isso é impossível com Nikasil. Curiosamente, um dos pisa-papéis que tenho em casa é exactamente o conjunto biela / cavilhão / pistão dessa moto, com um desgaste assustador e que muita gente põe em causa que o motor estivesse a funcionar bem antes de ser reparado. Tal foi a "panca" que essa moto me causou... | |
| | | tiagomp91
Moto : XT660X 2006
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sáb Jan 05, 2013 10:40 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Se é por esse motivo, tenho quase a certeza absoluta que podes estar descansado. Duvido mesmo que alguém pense em Nikasil para um monocilíndrico "gordo" refrigerado a ar... E também porque quando era puto e tinha o "castigo" de trabalhar nas férias numa oficina de motos, uma das que mais "mexeu" comigo foi exactamente uma 2KF azul que foi o principal veículo durante um Verão inteiro. Decidiu-se reparar esse motor no fim de andar a gastar quase 1 litro de óleo diariamente. O cilindro estava tão ovalizado que foi complicado arranjar um pistão que servisse. Logo isso é impossível com Nikasil. Curiosamente, um dos pisa-papéis que tenho em casa é exactamente o conjunto biela / cavilhão / pistão dessa moto, com um desgaste assustador e que muita gente põe em causa que o motor estivesse a funcionar bem antes de ser reparado. Tal foi a "panca" que essa moto me causou... Mas esse cilindro foi rectificado? Se foi então não deve ser mesmo nikasil, pois rectificar um cilindro desses dizem não compensar, então compra-se logo novo. Eu tb já podia ter um pisa papeis de um piston que a minha gilera typhoon 50 destruiu completamente, mas esse deixou mesmo de pegar. | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Sáb Jan 05, 2013 3:23 pm | |
| Boas; Angelo, o cilindro da minha é um 3AJ, e a moto é de 1994, das primeiras "Belgarda" que sairam. | |
| | | Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| | | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 10:04 am | |
| - angelo_lopes escreveu:
Conheço outro que tem uma 3TB e o cilindro tem gravado 2KF.
Acho que isso não é possível porque segundo sei nunca existiu cilidros que digam 2KF o que diz 2KF em todas (ou quase todas) é a zona das válvulas do cilindro Segundo vi... deveria dizer 34L | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 10:18 am | |
| - tiagomp91 escreveu:
- Mas esse cilindro foi rectificado? Se foi então não deve ser mesmo nikasil, pois rectificar um cilindro desses dizem não compensar, então compra-se logo novo. Eu tb já podia ter um pisa papeis de um piston que a minha gilera typhoon 50 destruiu completamente, mas esse deixou mesmo de pegar.
Um cilindro em Nikasil não pode ser rectificado. O Nikasil é uma liga de níquel electrodepositada nas paredes do cilindro. Se o cilindro for rectificado, perde o revestimento. É como se fosse em cromo-níquel. Em Espanha, Barcelona, há ou havia uma Empresa para onde se enviavam os cilindros para ser novamente revestidos, e isso ficava bem mais barato do que comprar um cilindro novo. Salvo erro levavam 100 ou 150 Euros. Um cilindro de Nikasil pode ser alargado para levar uma camisa de ferro e um pistão de rectificação; 0,25, 0,50, 0,75 ou mesmo 1.00 mm consoante o desgaste. A vantagem do Nikasil é o baixo desgaste e baixo atrito. Nos cilindros de alumínio como a condutividade é superior, o motor arrrefece melhor. O problema é mesmo o preço. Fica muito mais barato mandar rectificar e meter um pistão de 1ª ou mesmo 2ª rectificação do que mandar "dar o banho". Como uma Moto com 25 anos não é (ou não deve ser) para korridas, eu preferia que o meu não fosse em Nikasil. Vou esperar para ver o cilindro e depois posto aqui, mas agora só depois do fim de Janeiro. @ Johnny_1056, @ Fernando BritoObrigado. Vamos esperar para ver - Edgar escreveu:
- angelo_lopes escreveu:
Conheço outro que tem uma 3TB e o cilindro tem gravado 2KF.
Acho que isso não é possível porque segundo sei nunca existiu cilidros que digam 2KF
o que diz 2KF em todas (ou quase todas) é a zona das válvulas do cilindro É possível que ele tenha visto no sítio errado. A zona das válvulas do cilindro chama-se culassa, e o que tem por cima é a tampa das válvulas Abraço, | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 10:27 am | |
| boas nunca sei escrever culaçça Eu no próximo sábado vou tentar encontrar uma 2KF para ver o que diz no cilindro ABR | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 10:30 am | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 10:37 am | |
| Boas; Durante o fim de semana fui recolhendo alguma informação, inclusivamente falei com o mecânico que trabalhava na oficina na época em que foi reparado o motor da tal 2KF que referi anteriormente, e confirma-se que o cilindro tem camisa de ferro. Esse mecânico está farto de mexer em motores XT 600 e nunca viu nenhum cilindro com Nikasil. Inclusivamente a Yamaha tem pistões de rectificação até mais 1.5mm, a Wiseco até mais 2.0mm. Angelo, acho que podes abrir o motor à vontade e não te preocupares com isso. Aliás, motores refrigerados a ar com camisa a Nikasil, só me lembro das moto-serras... | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Os cilindros 2KF, 34K, 3AJ são diferentes? Seg Jan 07, 2013 11:31 am | |
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