Boas,
Aqui vai uma ajuda de umas dicas que retirei de outro forum
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Pontos a ter em atenção:
1 - Batente da direcção. Revela sempre as quedas que a moto deu e a violência das mesmas.
2 - Parafusos do motor (se não tiverem muito bem definidos as seis faces dos parafusos significa que o motor ou já foi aberto muitas vezes ou foi mal aberto). Ver também se esta junta da tampa da embraiagem "baba" óleo.
3 - Junda do motor. Se tiver marcas de borrado de cola significa que a cabeça já foi aberta, ou para mudersegmentos/pistão, ou por uma junta da cabeçla queimada.
4 - Ferrugem dentro do depósito. Este depósito é em metal e com os anos tende a ganhar ferrugem. Se for excessiva, leva ferrugem para dentro do carburador (entupindo-o e danificando-o) e até para dentro do cilindro.
5 - Fugas de escape. Procura manchas de carvão/fumo à volta do anel do colector de escape. Ouve-se bem com a moto a trabalhar
6 - Canhão. Estes canhões da Yamaha eram os melhores amigos dos amigos do alheio. Verifica se a chave não tem muita folga, e se não tens que dar jeitos à chave para rodar o canhão.
7 - Escape. Verifica se não está podre ou roto e se não faz muito barulho (se for o de origem)
8 - Discos de travão. Verifica o nível das pastilhas e se o disco não está muito gasto. Passa com o dedo na superficie e verifica se não tem muitos ondulados e se a borda não está muito mais saliente que o resto do disco
9 - Cubos das rodas. Pegando na roda por cima com a moto nesta posição, faz movimentos para a frente e para trás para ver se os rolamentos das rodas não estão gastos ou gripados. A roda não deve ter alguma folga.
10 - Bielas da suspensão. Verifica se o amortecedor não chia muito quando empurras a moto para baixo.
11 - Retentores da suspensão. Verifica se não tem manchas de óleo.
12 - Kit de transmissão. Vê se os dentes não estão torotos demais na cremalheira e no pinhão de ataque, e se a corrente não tem folga demais ou se não está gripada (com os elos presos).
Deixei aqui os principais pontos a ver nesta moto, para poder tomar uma decisão mais fundamentada. Verifique todos estes pontos com atenção, pois são os vitais na moto, e são aqueles que lhe farão gastar mais ou menos dinheiro no futuro.
Boa sorte